Roda 26- 9 V ou 10 V?

Luismx

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Bom Dia.

Tenho uma bike com roda 26 e 9 velocidades mas como tudo, estou a pensar em investir na bike e tenho uma duvida em relação ao sistema de mudanças que é o seguinte:

- Invisto num sistema de 10 V e tenho melhorias a vários níveis ou como é roda 26 deixo ficar com 9 V pois ao fazer a mudança só vou ter unicamente uma mudança mais leve e assim invisto noutros componentes???

Desde já agradeço a vossa ajuda a este iniciado nestes novos sistemas ......

cumprimentos e boas passeatas.
 

Jepas

Super Moderador
Se é para trocar tudo, então o melhor será fazer o upgrade para 10V, por uma razão muito simples: oferta de material. De nada serve colocar um grupo completo de 9V agora se daqui por uns tempos deixar de haver correntes, cassetes, manípulos e desviadores para trocar se for o caso. Não creio contudo que trocar para 10V seja uma melhoria a nível de performance. É verdade que existem vantagens, mas ninguém passa a andar mais com 10V do que andaria com 9V. A relação mais leve 24/36 (10V) é praticamente igual à 22/34 (9V) e a relação final também. Ganha-se isso sim em saltos menores na pedaleira (tripla).

Outra vantagem das 10V, é serem compatíveis com 9V em termos de rodas/cubos. Ou seja, o material 10V pode mais tarde migrar para outro quadro/rodas/etc.

O investimento depende da necessidade. Se for para ser mais leve, talvez seja melhor concentrar o esforço nas rodas (por exemplo). Uma suspensão de gama alta funciona melhor que uma suspensão de gama baixa e é mais leve. Mas um guiador/espigão de alumínio faz praticamente o mesmo que um guiador/espigão em carbono e custa bastante menos.
 

IceWolF

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Eu sinceramente, não mudava....

A diferença de preço, é grande.... (pior para 10V), os ganhos vão ser nulos ou mal se notam....

Depois dúvido muito que o material de 9V desapareça assim muito rápido.... visto que ainda se arranja material de 7V, e hoje em dia mal se usa... é quase tudo de 8V para cima.... e 7V já se usava quando eu era miudo... aliás tenho uma Dallas, bem velhinha, que ja usava 7V... para uma bicicleta com cerca de 20 anos... logo se 7V não desapareceu em 20 anos, dúvido que 9V vá desaparecer assim....
 
Infelizmente tudo o que for gama media para cima, irá desaparecer. Hoje em dia há 7v mas de gama baixa. Conheço muita gente que já aproveitou para comprar cassetes e correntes de 9v, para daqui a uns tempos quando precisar de trocar, não ser obrigado a fazer a troca para 10v. Para mim foi das piores "evoluções" da indústria. Sinceramente sempre achei as transições nas 9v suficientemente progressivas... Que raio, até com 8v eu me dava bem. Quanto mais estreito, mais frágil e mais fácil de desafinar.
 

Luismx

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desde já obrigado pela vossa ajuda. A minha duvida é simples, não se trata de tirar peso pois ao passar para 10v até provavelmente ganharia ainda mais peso, mas sim se teria mais vantagens do que andar com 9v e isso já percebi que não tenho por isso irei investir em melhor material(desviadores, pedaleiro e etc) com melhor qualidade.

Quanto ao material de 9 v desaparecer acho que por mais uma meia dúzia de anos ainda vamos encontrar com facilidade, mas vamos ver no que dá.

mais uma vez obrigado e cumps...
 

IceWolF

New Member
Ainda se encontra material de 7V de gama alta... pode é não haver tanta escolha, ainda a dias encontrei uma cassete de 7V da Sram toda XPTO, que custava mais de €200....
 
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