29er Rockshox RS-1

NAICE

New Member
Boa tarde, estou a pensar comprar uma bike com a suspensão Rockshox RS-1 mas gostava de ter algumas impressões de quem já ande a rolar com alguma. Uma vez que pessoalmente não conheço ninguém, gostava de pedir aqui no forum a quem tenha, ou já a tenha testado, a impressão pessoal.
Obrigado
 
Last edited:

fabio viana

Well-Known Member
Boas, não vai ser fácil encontrar alguém com essa suspensão, visto que é muito recente..tenta ver algumas reviews na net e vê alguns vídeos sobre pessoas funcionamento da suspensão.abraços e boas pedaladas
 

Lanwolve

New Member
A nível de funcionamento parece ser exemplar, mas tem a desvantagem do cubo ser específico.

Pelo video que vi, desmontar a roda num caso de um furo é demorado e pouco prático. Por isso fiquei admirado em ver essas suspensões no recente Cape Epic. O patrocínio deve ser muito grande...
 

ravenxtxt

Member
Boas... E verdade no Cape epic MT gente Tinha a RS_1..mesmo a equipa vencedora.. Não utilizou a RS brain...mas sim a RS_1...na minha opinião... Pelo o k já li... E vi... Devê ser excelente... Mas como todo tem prós e contras..
 
Last edited:

dedicatep

Member
Review do pinkbike, não diz muito mal da mesma...
http://www.pinkbike.com/news/first-...on-inverted-expensive-and-for-29ers-only.html

edit: e ainda relacionado com a rigidez:
"Steering stiffness: RockShox earns high marks for steering precision with the RS-1. Few if any truly lightweight forks match its tracking ability over rough ground and no 32-millimeter-stanchion 29er fork can. When descending steps and drops that subjected it to maximum travel events, the bike's front end managed to track well and we could make precise steering corrections on demand."
 
Last edited:

madvibes

New Member
Pelo que tenho lido, falam um pouco de falta de rigidez em curva, que deve ser onde existem mais força na torçao dos braços da suspençao.

quote
Lightweight cross-country forks such as the SID may not offer the same terrain-gobbling performance when pinning it though chunder, but they also don’t give up ground when leaned hard into corners. In our opinion, the price, predictable handling, lower weight, and wider range of external tuning options of the SID trump the RS-1 for cross-country use. For trail riding, meanwhile, the Pike’s impressively-refined Charger damper and stiffer chassis more than makes up for the 210g weight penalty over the RS-1.
Editor’s note:BikeRadar contacted Rockshox with our concerns over chassis stiffness. Since the RS-1 splits the difference in terms of weight between the SID and Pike – and stiffness is one of the claimed benefits of the RS-1 – we asked for comparative data on chassis stiffness between the RS-1 and a 120mm 29er Pike. After initially agreeing to supply this data, RockShox declined further requests.unquote

 

dedicatep

Member
A comparação pode não fazer assim tanto sentido, a RS-1 não se pode comparar com a pike mas sim com a SID. Quer a SID quer a RS-1 destinam-se a xc e maratonas e tem bainhas de 32mm a pike é uma suspa para Enduro e tem 35 mm nas bainhas. Por isso não me choca nada a pike ser mais rigida mesmo nao sendo em carbono.
 

NAICE

New Member
Obrigado a todos pelos comentários, apezaar dos reviews serem pouco positivos, decidi Comprar a bike com a RS-1.
Até a data não lhe encontro qualquer defeito.
 

Lanwolve

New Member
NAICE, não encontrar qualquer defeito é curto.

Bora lá a fazer uma análise do funcionamento da RS-1, já que a experiência dela é pouca por estes lados.
 

NAICE

New Member
Boa noite, não é fácil adiantar muito mais, uma vez que ainda só andei 3 vezes com a bike, e também passei de uma suspensão total roda 26, para uma 29 rígida, o que me dificulta a avaliação só da suspensão.
O único termo de comparação que eu tenho, é a minha suspeição anterior, que era uma Fox fit 32, kashima. muito sinceramente, até a data não acho que a RS-1 seja melhor ou pior que a fox, na verdade não consigo notar diferença nenhuma, com excepção do remote, que no caso da rs-1 tem um funcionamento 100% eficaz, uma vez que é hidráulico, como ponto negativo, é uma dor de cabeça montar a roda da frente, uma vez, que os braços desalinham e rodam, fiquei mesmo com a sensação, que se gripa a rosca do aperto, com muita facilidade.
Sábado vou fazer o Desafio BTTralhos, que vão ser 110 kms pela serra de sicó, e depois, talvez já dê para aprofundar mais a questão.
 

Lanwolve

New Member
Sim, essa da roda ser difícil é montar à frente é um dos contras. Por isso é que fiquei admirado por vê-las já em competição.

Vai fazendo a análise.
 

NAICE

New Member
Boa tarde, a minha primeira experiência mais a serio no desafio bttralhos, acabou por não correr muito bem, importa referir que foram 110km, com 2600 mts de acumulado, e singletracks a descer, que nunca mais acabavam, com piso molhado, uma vez que choveu bastante no dia anterior.
Ao longo do percurso, foi notando, que tinha falta de estabilidade na roda da frente, em curvas mas apertadas, de facto senti bastante falta de rigidez, e demasiada torção lateral, mas tenho dificuldade em dizer se isso se deve ao funcionamento da suspensão, ao pneu da frente, schwalbe rocket run, ou até mesmo da própria geometria da bike, seja como for acabei por dar uma valente quedo ao atravessar uma ponte de madeira, onde a roda da frente me fugiu repentinamente.
A nível de leitura de terreno, a RS-1 é de facto muito boa, e o bloqueio hidráulico, tem um funcionamento espectacular.
Para mim como conclusão final, acho que ainda não é melhor que as suspensões tradicionais, aquela falta de rigidez a curvar em descidas rápidas, parece-me que compromete demasiado o desempenho da bike.
Boas pedaladas a todos.
 
Top