Rockshox RS-1 vale mesmo a pena???

Huahu23

New Member
Estou a pensar em comprar um bicicleta com a suspensão Rockshox RS-1. Verifico que muitas das bicicletas topo de gama vêm equipadas com esta suspensão, mas ao ler os reviews vejo sempre grandes elogios em relação á leitura do terreno, mas quando se fala de rigidez em curva encontro alguns comentários negativos relatando falta de rigidez permitindo a torção em curva. Alguém tem alguma experiência desta suspensão? Será que é mesmo uma boa suspensão ou será uma moda a suspensão invertida???
Obrigado
 

Nozes

Active Member
Se merece ou não a pena,só tu poderás dizer.

Eu não tenho nenhuma nem experimentei,mas das várias opiniões que tenho lido,consigo ver "nas entrelinhas" que há melhores opções no mercado.

A RS1 basicamente é mais pesada,mais flexível e mais cara que todas as outras da mesma categoria. Quem as usa ou quer ser diferente a qualquer custo,ou engoliu as tretas do marketing. Obviamente que os atletas de topo são pagos para as usar,é daí que vêem muitas das vendas das marcas.

Além dos mais que reconhecidos problemas de falta de rigidez,é de salientar a necessidade de cubos específicos e a facilidade de danificar as baínhas numa queda,bastante maior que numa suspensão convencional.

Pessoalmente,nem na estética me convencem,uma bike rígida fica com um aspecto extremamente descompensado com aquele matacão na frente.
 

edununo

Well-Known Member
Estou como o Nozes. Já li boas reviews e outras menos boas. Por várias vezes falam na situação da rigidez ou falta dela neste caso.

Esteticamente gosto bastante. Tenho a Mondraker Podium Pro de 2015 e vem com SID. A versão de 2016 trás a RS-1 e neste quadro fica que nem ginjas. :)



 

Mr.sa

Active Member
Se tiveres modelos parecidos da bicicleta que IAS comprar sem a rs-1 é um caso a pensar. A verdade é que se lê demasiadas duvidas nas reviews a meu ver para a considerar a melhor opção
 

Hardskin

Well-Known Member
Verifico que muitas das bicicletas topo de gama vêm equipadas com esta suspensão,

O facto de uma bicicleta vir equipada com esta suspensão, já a eleva para uma "gama de topo". O preço elevadissimo dela, só por si já é um factor incontornável e "forçado" para tal facto acontecer.
Ou seja, ser topo no preço não implica que seja topo em performance. Eu diria que seguramente, existem suspensões com desempenho superior, em modelos de "gamas mais baixas". ;)
 

ravenxtxt

Member
boas...rs-1 e uma suspensão diferente ???!!!..mas tem os seus pros e contras..com todas as outras suspensões ... nao a nada perfeito..mas tbm vai ao gosto de cada um,marca estética funcionamento...a minha opinião,gostava de ter uma sem duvida..
 

Huahu23

New Member
Decidi comprar a bicicleta com esta suspensão. Pelo que vejo o peso não é excessivo apenas mais 50gr que outras suspensões e a falta de rigidez lateral parece adenosina pois se assim fosse os nossos quadros de carbono seriam uma geringonça. Vamos ver... depois de experimentar faço uma descrição do resultado
Obrigado pela ajuda
 

Jepas

Super Moderador
Huahu23

A falta de rigidez não depende só do material, mas também (e muito) do formato invertido.
As Lefty (de topo) possuem o mesmo material e um formato invertido com uma só perna e são até conhecidas por serem extremamente rígidas lateralmente.
 

Nozes

Active Member
Jepas as Lefty são invertidas sim,mas têem 2 coroas e as baínhas trabalham em rolamentos,e é daí que provém a maior rigidez.

De qualquer modo,e não querendo menosprezar as qualidades do Huahu23,duvido que haja muitos utilizadores na nossa cena maratonista/domingueira que realmente levem o material aos limites para notar as relatadas fraquezas desta suspensão.

Quanto a pesos:

rockshox-rs1-100mm


RS1 com bloqueio






Sid 29 XX WC com bloqueio


Não são 50gr de diferença.
 

SPT_SPEED

Member
Boas, para mim o utilizador "NOZES" já disse tudo quando referiu o facto da suspensão ser mais susceptível a danos em quedas. Mas não só em quedas pois até mesmo ao passar em trilhos mais estreitos, ao contornar algum obstáculo (tipo rochas), a suspensão deixa muito a desejar. Quanto às fraquezas, também para mim acho que seriam praticamente imperceptíveis. Seja como for nunca seria alternativa para a minha bicicleta, apesar de esteticamente ser interessante e diferente. Cumps
 
Last edited:

SeteGu

Active Member
Não poderá até o embate de uma pequena pedra danificar a(s) bainha(s)?

Em cima é menos provável que alguma ressalte para lá.
 

elvales

Active Member
Nesse aspecto e para precaução haverá que colocar pelo menos um fole de protecção ou uma protecção plástica como há para as motos. Decerto já haverá no mercado quem se tenha apercebido do problema ...
 

nunokas

Member
Boas.

Em leitura de terreno penso que é do melhor que aí anda. Mas não deixa de ser uma "âncora" muito cara em relação á concorrência (e logo na própria marca com a excelente Sid) :D

Para esse valores ia mais depressa para coisas como marzocchi 320 lcr carbon, BOS dizzy, formula 33, german A xcite... Tão boas ou melhores no amortecimento e mais leves. Têm é uma fraca expressão no mercado...

Como o Nozes diz, num uso mais convencional provavelmente não se notará a falta de rigidez torsional ;)


cumps
 

RicardoCupra

New Member
Quando da compra da minha Sid andei com a mesma duvida.

Como ainda era relativamente nova no mercado a RS1 optei pela SID XX WC 29, até agora não me arrependo em nada.

No entanto, caso houvesse possibilidade na altura de ter as crossmax SL com a RS1, provavelmente teria optado por estas.
 
Top