Rockrider fr6 2009

ValdoNunes

New Member
boas, estou a pensar em deixar o dirt e iniciar me no freeride, e queria saber o que acham da rockrider fr6 2009?
ja me disseram que o amortecedor n da para brincar muito, mas aquilo da para trocar depois certo?
e mais outras propostas de bikes baratas?

obg
fr6-mi10.jpg
 

pedro113

New Member
essa bicicleta já não esta a venda em nenhuma loja decatlhon apenas se encontra no site devido a não actualizarem.(podes ter sorte e arranjar numa loja mas é muito improvavel)
Deixou de ser vendida á cerca de 3meses mais o menos.
 

andrextr

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Olha nem a calhar. Tenho um colega meu que também foi a decathlon esta semana para comprar essa bike por 350€ mas já não havia esse modelo em nenhuma loja.

Entao encontrou um negocio fixe no OLX (que tinha sido postado no dia anterior), e já comprou a bike com extras por 350€. A bike tava impec, foi um excelente negocio. Aqui fica uma foto da binória:

cimg6221m.jpg


O dono original disse que o amortecedor não vale nada, e que passado uns dias "colou", ou seja, ficou agarrado no fundo e não recuperava. Por isso meteu esse Fox VanR que está na foto.

A bike é muito porreira, talvez um pouco pesada mas pronto. A suspensao nao tem grando tacto, é um pouco dura. Mas de resto tá OK :)
 

andrextr

Active Member
Queria alterar o que disse!!

A suspensão é uma bomba! O problema é que a suspa do meu colega foi revisionada recentemente (não sei onde, nem por quem) mas o gajo que a fez nao deve perceber nada de suspensões, então só meteu massa lubrificante no interior. Não meteu oleo para banhar e lubrificar o interior das pernas.

Conlcusao a bike hoje quase nem mexia a suspensão, super dura. Abri aquilo, vi que tava seca, meti 12mL de oleo 5wt dentro das jarras (como manda o manual) e voiláá!!!! Fez-se luz.

Brutalissima a suspensão! Tem um tacto super sensivel, parece a minha Rockshox Pike de mola!!

Eu bem que achava estranho essa Duro (que funciona a molas) ter um tacto tão merd0so. Alguma coisa se passava..... :D Se ainda fosse a ar ainda se compreendia ter um tacto mais perro, mas uma suspensao de molas tem sempre um tacto sensivel quando tudo está bem.
 

SeteGu

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Entretanto e passado este tempo todo... mais alguma opinião sobre esta bicicleta?

Já pensei em trocar o quadro da Coluer por um rígido mas de Enduro e passar a Epicon para 140mm, em comprar uma bicicleta de dirt (são bem mais baratas) mas nenhuma destas opções é bem o que realmente procuro...

Por isso ando a ponderar arranjar uma bicicleta de suspensão total barata para AM ou Enduro... sei que esta é para FreeRide mas desde que dê para subir qualquer coisa (apesar dos quase 18 kg) julgo que não haverá problema.

A utilização: puro divertimento!! Andar pela zona de Santarém (eventualmente Tremês) e talvez com uma ou outra saída para a Serra de Sintra, PNSAC, Serra da Boa Viagem, etc...
Basicamente seria um brinquedo e provavelmente ajudar-me-ia a evoluir tecnicamente.

Pelo que sei, de origem, tem travões hidráulicos Tektro (com discos de 203mm, salvo erro), suspensão e amortecimento com 150mm de curso, transmissão SRAM X4/X5...
Li em cima o amortecedor seria o ponto fraco da bicicleta mas, pelo menos, tem rebound... apesar de não saber, na prática, se realmente "funciona". De qualquer forma é um componente que, se for o caso, dará sempre para alterar posteriormente.

Mais ou menos dentro do género há também a Berg FSX 3. Porém parece-me muito inferior: suspensão XCM (130mm), 7v, etc...

Sei que é um tijolo por isso a minha preocupação é mesmo saber se dá para pedalar e subir qualquer coisa ou se é mesmo ao estilo DH: basicamente só para descer.
A pedaleira tem 2 pratos (bom sinal) mas como é a cassete?
 

DriveMe

Active Member
Boas.

Quanto vale uma FR6 ou a Berg? Sobre a FR6, tens um utilizador no forum que te pode ajudar.
O tópico que ele tinha era este.

Com o material que tens na Coluer, e como a suspensão dá para os 140, talvez pensasse em arranjar um quadro+amortecedor adequado em vez de pensar numa FR6 usada já com ideia de colocar outro amortecedor.
Entre os 250 e 400 encontras algumas opções, mas depende de quanto queres gastar.
 

SeteGu

Active Member
Eu também já pensei nisso... mas dessa forma, pelos mesmos valores, ficava com 2 bicicletas em vez de ficar com apenas uma. As bicicletas de que falei conseguem-se arranjar usadas por 200-400€.
Eu ainda nem sequer tenho o dinheiro todo... mas espero conseguir juntar uns 250€... 300€ no máximo. E isto porque hei-de vender umas Mavic CrossRide que lá tenho por casa.

Além de ficar apenas com uma uma nem iria ficar com uma bike "completa". É verdade que quase já tenho uma bicicleta de AM:
-suspensão Epicon até 140mm
-rodas que equipavam a Giant Trance
-pneu NN 2.25

Ainda assim teria sempre de gastar algum dinheiro adicional:
-discos maiores e talvez respetivos adaptadores
-guiador maior e avanço mais curto (talvez não fosse obrigatório mas... o guiador que tenho para AM é minúsculo e o avanço tem 90mm)
-talvez caixa de direção
-talvez espigão de selim

etc... tudo somado teria de gastar muito mais para ficar apenas com uma bike... em vez de ter duas.

Além disso a Epicon é uma suspensão razoável mas para AM preferia uma suspensão mais sensível (a mola, por exemplo). No fundo queria também experimentar algo diferente...

A ideia aqui é só ter só um brinquedo. Um dia mais tarde, se quisesse, poderia troca-la para comprar outra melhor. A Coluer ás vezes já me sabe a pouco mas também não me quero desfazer dela.

A Berg está quase excluída essencialmente por causa da suspensão (XCM). A da FR6, pelo que li neste tópico parece funcionar bem.

Acham que estou a pensar mal? Será a FR6 indicada para ir para Sintra e andar a subir e descer a serra? Não tenho pressa em subir, a prioridade é descer... mas também não queria ter de fazer todas as subidas a pé. :)

EDIT: O user Fafa já não anda pelo fórum há bastante tempo...
 
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fabio viana

Well-Known Member
É assim a fr6 não é uma maquina má para FreeRide ligeiro, mas para AM, a meu ver fica um pouco estranha.. isto porque vais notar que é uma bicicleta pesada, e mesmo a descer vais notar que ela apesar de te dar mais controlo que a tua coluer devido ao curso e o conjunto avaço/guiador, terás mais dificuldade para mudar de trajetoria, ou seja, naquelas alturas em que tens de levantar a frente.

Por isso mais vale comprar um quadro como disse o DriveMe, e com o tempo vais compondo a bicicleta.

Porque apesar de te parecer uma boa compra uma fr6, daqui a algum tempo vais querer algo melhor e depois pensas que devias ter guardado o dinheiro para comprar logo o que querias..
 

SeteGu

Active Member
Sim... esta é um pouco mais pesada... uma bicicleta de Enduro terá uns 14-15 kg. Esta tem 17-18 kg, ou seja, mais uns 3 kg. Mas posso dizer que já tive uma de 16 kg, também com amortecedor a mola (sem bloqueio nem rebound) e andei bastante tempo com ela.

Se me fartar da FR6 posso sempre vendê-la e comprar outra.

EDIT: Outro aspeto se optar por comprar só o quadro: as rodas que tenho são com eixo de 9/10mm... penso que não dão para converter (eixos maiores) mas assim de repente não tenho a certeza. São umas Giant P-XC2.
Será fácil encontrar um quadro de AM/Enduro compatível com estes eixos mais pequenos?
 
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DriveMe

Active Member
Sim, existe bastante oferta para os eixos tradicionais.

A ideia de experimentar é boa. Um gajo tira as duvidas, fica a saber realmente o que vale, e quando trocares, consegues comparar.
Mas, sinceramente, esquecia isso e procurava um quadro Prophet, Trance X, Blur LT, Pitch, Commencal 55.. o melhor é veres o mercado de usados e pesquisares o que se adequada ao que procuras. O mais certo é ires evoluindo a bicicleta, pelo que as peças que tirares podem muito bem voltar à Coluer ( e é certo que com um brinquedo novo, a Coluer fica facilmente mais tempo encostada :) ).

Quanto ao peso, aponta para abaixo dos 14kgs.
Se avançares pela troca de quadro, facilmente consegues "medir" a diferença, e a possível evolução.
 

SeteGu

Active Member
Antes de mais obrigado a todos pelas opiniões.

Encontrei um site com uma análise mas está em romeno :). Do que percebi:

Categoria: Freeride / Enduro
Quadro: b'Twin Rockrider FR6, alumínio 6061, 150 mm
Amortecedor: Kindshock 291, 190x50mm, rebound e pré-carga
Fork: Suntour Duro 150 mm, rebound e pré-carga
Guiador: Rockrider FR, 680 milímetros
Avanço: Rockrider FR 60 milímetros
Pedaleira: Truvativ Ruktion, 2 pratos
Travões: Tektro Auriga Comp, 203mm discos
Desviadores: SRAM SX4 (traseiro), Sram 3.0 (dianteiro)
Shifters: SRAM X-5
Cassete: SRAM PC 830
Hubs: Fórmula DC20 (dianteiro), Fórmula DC22 (traseiro)
Aros: X260 Disc Jalco
Pneus: Kenda Nevegal 2.35
Peso c/ pedais: 18,4 kg (salvo erro é o modelo de 2010 que é um pouco mais leve)

Vantagens:
+Preço
+Agilidade
+Quadro resistente
+Suspensão
+Travões

Desvantagens:
-Amortecedor
-Guiador curto
-Falta de guia de corrente
-Rodas pesadas e pouco resistentes
-Má para subir

Conclusão: boa para um novato.
Avaliação: 7/10

PedroTenreiro

Uma bicicleta de AM ou de Enduro FS também sobe. Até costumam ter 2 pratos e cassetes 11-36, por exemplo. Eu já tive um chasso de 16kg com amortecedor a mola e subia tudo na mesma... apenas sentia o amortecedor a bombear e muito provavelmente ia mais devagar.
Com uma de DH não... têm apenas um prato 36T e cassetes 11-26 (p. ex) e uma geometria totalmente pensada para descer.

Eu não quero que suba bem apenas que... suba. A FR6 tem dois pratos o que é um bom sinal. A geometria não deve ajudar mas também "só" tem 150mm de curso... não tem 200.

Comparando as geometrias... Downhill (Giant Glory) | FR6 | Enduro (Giant Reign). Parece-me muito mais semelhante à Reign.

A Reign (E, 160mm) tem um ângulo de direção de 65º. A tem um ângulo de 67º tal como a Giant Trance (AM; 140mm).

DriveMe

A ideia é essa... experimentar, aprender e acima de tudo divertir-me. A bicicleta em si é de Freeride mas de iniciação portanto até talvez se enquadre relativamente bem no que quero (aprender).

No fundo quero algo diferente... e daqui a uns tempos eventualmente escolher algo mais "indicado".

Sei que racionalmente não é a melhor opção... mas estou tentado em arriscar. Vou ver se consigo ter o dinheiro na mão e até lá vou pensando...
 

demorider

Active Member
Bem dando a minha modesta opinião..

Esta fr6 de freeride só tem mesmo o nome (e talvez o peso), eixos de 9mm, 150mm, ângulos de direção de 67°, etc.. É tudo tipo anti-frerride mesmo para iniciados..

Se o objectivo é experimentar o enduro, não te importas de apear nas "paredes" e pretendes manter a coluer acho que não perdes nada com a compra da fr6 (dependendo do valor que vas dar por ela) como uma segunda bicicleta.. O peso extra que tens de puxar nas subidas pode sempre ser aliviado com uma combinação de pratos mais pequenos e k7 maior.. Claro que se podesses ir para algo melhor seria o ideal mas para experimentares esta deve remediar e mais para a frente se gostares do enduro podes sempre tentar investir numa coisa melhor..

Não sei qual o orçamento máximo que estarias disposto a gastar mas por vezes aparecem no olx ou nos grupos de vendas do facebook bicicletas de enduro na casa dos 400€.. Um colega meu comprou a 2 semanas uma mondraker foxy RX salvo erro de 2008 por 380€ e estava em bom estado, foi só dar uma lubrificação e fazer uma revisão caseira a suspensão e amortecedor (que se veio a comprovar que não era necessária) e está a rolar..
 

SeteGu

Active Member
Obrigado pela opinião demorider!

No fundo era isso que queria ouvir eheh

De momento encontro duas usadas na net. Uma a 250 e outra a 350€. Para mim até 350€ já é puxado. Elas novas chegaram a estar à venda a 350€ (creio que em promoção no fim de vida). Vou ver se vendo umas rodas e continuo a juntar uns trocos. Depois verei concretamente o que encontro.

Eu já há muito que quero uma com, pelo menos, 140mm. Gosto particularmente da Giant Trance mas as mais baratas andam nos 700-800€ e com apenas 120mm. Se estiver à espera da bicicleta ideal só daqui a 10 anos...
 
Setegu na minha opinião não acho que seja grande opção a não ser que seja para 2ª bike. Essa bike não é versatil, existe melhores opções e por um valor idêntico arranjas quadro muito mais capacitado em que podes por material teu. Como já disse outra pessoa um quadro rigido AM também é uma opção válida, já tive um e é muito interessante. De suspensão total encontras por exemplo GTs a muito bom preço assim como quadros e que na minha opinião será muito mais versatil do que essa fr6, a não ser que queiras praticamente só descer. Como o nome indica FR, por si só já dá indicações do que praí vem!
 
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