Rockrider 8 xc replica

clube Coolmenda

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Viva
A transmissão antiga era 44-32-22 / 11-34
A transmissão nova é 44-32-22 / 11-36

Mas não tenho duvida que estou a andar menos, existe um post no forum que dá explicação a isso mesmo, pelo que observa estas relações.

Um exemplo
Transmissão nova - 44 / 36 = 2533 / 32 / 32 = 2073
Transmissão antiga - 44 / 34 = 2682 / 32 /30 = 2682

è sempre assim pelo resto das transmissões a cassete de 9V tem mais velocidade que a de 10V, mesmo com a perda de peso não consigo compensar, mas como aindo só tenho a Bike á 3 semanas apesar de já ter mais de 400 km feitos ainda tento compreendar as relações da transmissão, só numa coisa está melhor subidas com muito menos esforço.
 

edununo

Well-Known Member
Não percebi nada dessas contas mas pelos dados que colocaste não há razão nenhuma pelo lado da transmissão para andares menos.
A pedaleira é exactamente igual.

Uma cassete 11-34 de 9v tem normalmente os seguintes carretos: 11-13-15-17-20-23-26-30-34
Uma 11-36 de 10V tem por norma: 11-13-15-17-19-21-24-28-32-36

As relações que te dão a velocidade mais elevada são iguais: 11-13-15-17. Depois tens mais 6 contra 5 da de 9V que te permitem andamentos mais leves e com menores saltos entre elas.
 

essence_s

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Isso de andares mais devagar é uma questão de tempo, e se já notas que sobes melhor, já é um grande upgrade!
Rolar mais rapido, tens que adequar melhor a transmissão á tua pedalada, por vezes isso varia até em bikes parecidas, com a transmissão igual.
 

FMCurto

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Pode parecer muito estúpido, mas deste-te ao trabalho de calibrar o velocímetro para as novos pneus (assumindo que o tiras-te da 8.2) ? :)
 

mrfo

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Curiosamente, quando troquei de 9 para 10 velocidades, também me acontecia ter a sensação de que andava mais rápido com o prato do meio, mas isso foi até me habituar às diferenças na relação de transmissão. O prato maior até tem menos 2 dentes e consegue-se usar em mais situações.
 

clube Coolmenda

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Boas
O velocimentro é o mesmo realmente não calibrei o mesmo dado que as rodas são as de 26" ainda que exista uma diferenca na altura do pneu não será muito grande.
Na volta de hoje já senti mais confiança nas velocidades, mas não convencido.
Alguem sabe se existe cassete SRAM de 10 com os carretos diferentes destes 11-13-15-17-19-21-24-28-32-36
 

ernez

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Com 44-11 tens que pedalar bem, ehehehe, para apanhares um 42-11, que abala mais rápido porque necessita de menos força para embalar, my theory, abraço.
 

elv1s

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Bem, eu tenho outra opinião relativamente a este assunto.

Compra de bike nova, dá mais entusiasmo, mais saídas, logo mais cansaço acumulado, e mesmo sem se notar, há uma quebra física. Daí a perda de andamento.

Outro pormenor, é que não se alterou "apenas" a transmissão. Pelo que percebi houve a troca de uma bike completa, e o que tudo isso implica, quadro, com geometria diferente, possivelmente nem o selim ficou na mesma posição tanto em altura como em recuo e inclinação, largura do guiador e posição do corpo com o comprimento do quadro/avanço... enfim tudo coisas que alteram significativamente o rendimento.

Eu tenho 2 bikes, e apesar de ter certas medidas semelhantes, noto sempre bem a diferença. E caso seja muito diferente mesmo, há efectivamente uma quebra brutal no rendimento.

Outra coisa que pode passar despercebido, é a troca de pedais e sapatos, ou mudar a posição dos encaixes no sapato.... Notei muita diferença nestas pequenas coisas... é a minha experiência pessoal.
 

ernez

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Claro que tudo isso tem influencia no rendimento, é evidente, mas a relação 44 é mais lenta se não a soubermos utilizar, nas passagens já tens que ir bem forte para que renda bem, se não arriscas-te a um desgaste maior e perda de rendimento, não é uma relação fácil.
 

clube Coolmenda

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Bom com isto tudo perdemos o inicio do topico que no fundo seria comentar a RR8XC Replica, aqui vai

Quadro bem leve e pintura bonita bem consiga no enquadramento geral, o carbono por vezes apresenta zonas baças????
Selim espectacular, confortavel e leve
Travões com a força necessaria e funcionais as paastilhas fazem algum ruido ainda a acamar
Transmissão 3X10 SramX7 funciona bem, mas gostava mais de 3X9, ainda em adpatação
Suspensão de 100mm para XC optimo, mas se forem mais agressivos será limitada, funcionamento e leitura de terreno transmite confiança
Aros... alguma dificuldade em reter o liquido antifuro mas lá vedou a coisa... com pneus tubless convem colocar o liquido certo
Os pneus rolam bem em estrada, no terreno ás vezes o da frente escorrega um pouco mas tem uma prestação aceitavel
Pedais de encaixe, tinha uns na bike antiga da Crank brot Candy comprei porque achei que encaixava com maior facilidade, mas o desgaste dos cletes era brutal e caros...estes da Xpedo impecaveis sempre á primeira desde o dia em que montei pela 1ªvez, boa afinação, soltasse rapido muito bom mesmo.
Punhos....fraquinhos, fraquinhos, a trocar já amanha
Guiador - é a primeira vez que ando com um plano parece me bom e leve apesar de ser em aluminio.

Na base uma boa Bike em preço qualidade, 10,700Kg acho muito bom.

Vamos continar na adaptação á Bike e melhorar a performançe
João
 
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clube Coolmenda

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Boas Elv1s

Efectivamente a troca de bike foi total tudo mudou , peso, quadro mais adequado o antigo era um pouco grande, o guiador era com elevação este é plano....
sem duvida tudo a ter que ser mudado e reencontarar a postura de condução e pedalar, para as novas alteração.
Ainda que não estou convencido com a gaita das 3X10 :),
 

ernez

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Fonix, tive azar com a minha, já tou a ver, fogo, veio a pesar 11,700g, já vi aqui uma de origem com o suporte de bidon e o conta km a pesar 10.300g, a tua apesar 10,700g, fogo que grande azar eu tive, acho que vou reclamar, quanto aos travões fazem uma chiadeira do caraças, os meus já tem mais de 1000km e ainda não consegui ver o que se passa com eles, o pneu da frente já era, troquei por um rocket ron, bem como guiador e avanço, o selim tambem troquei por um sell italia slr, continuo a não gostar da geometria do quadro, tenho o M e ainda não consegui adaptar os meus 1,68m a ele, o manipulo de mudança do shifter dianteiro, já pifou, não recolhia, ficava preso, as rodas já chiam por tudo o que é lado, fonix tive mesmo azar com a bike, eu que sou todo cioso com as bikes, fonix, abraços.

Ps: a bicicleta tem 1300km.
 

ernez

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É pá de inicio parecia porreira, também fui um pouco levado na cantiga da página da net, que anunciava o quadro M para medidas de 1.65 a 1.75, e até foi confirmado por quem me a vendeu.

Nas primeiras voltas, sabes como é, o pessoal diz, que é questão de hábito e tal, ehehehe, vais-te habituar, mas pronto, até gosto da bike, tem os seus pontos positivos, o quadro até é fixe, como já aqui foi dito.

Embora esteja a ter alguns problemas com ela, a garantia vai resolvendo, quanto ao quadro em breve vou trocar por outro e em S, ainda não sei é qual vou escolher, abraços.
 

clube Coolmenda

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Relativamente aos travões podes passar uma lixa fina nas pastilhas e a coisa passa, quanto á medida do quadro tenho 1,69 e comprei o M, claro que a medida de perna e braço muda em cada um de nós, adaptei me bem ao modelo, o L ficava muito grande com as pernas esticadas ficava a fazer força no meio das pernas e nos TIMTINS :).
Quanto ao guiador rodei um pouco o mesmo dado que o angulo estava para baixo e fazia diferença, apesar de plano tem um angulo ...
 

ernez

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Nada melhor do que falar com um chefe de equipa, ehehehe, hoje, lá consegui por a bike à minha medida, lá estive a medir pernas, com as tais multiplicações, lá andei de pendulo aos joelhos, ehehehe, fiz isso do guiador, rodei um pouco para cima, e a coisa la se tornou bem melhor e bem melhor mesmo, nem parece a mesma bicicleta, porreiro, só peca num pormenor, o do espigão, se fosse de carbono a bicicleta tornar-se-ia muito mais confortável.
 

ernez

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Alterações efectuadas até ao momento.

Guiador - fsa carbon - menos 80g
Avanço - shimano 75mm - ganho de +6g
Selim Sellitalia slx xp - menos 65g
cameras de ar com gel - mais 300g
pneu rocket ron 2.1 - menos 90g
Punhos KCNC - menos 75g
Espacador em carbono bbb - menos 8g
Tampa cx direcção KCNC - talvez menos 10g.

Peso actual 11.51kg


 
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clube Coolmenda

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A bike é muito dinamica isto requer mesmo é tempo para adaptação quer ás velocidades , Transmissão e mesmo á geometria, a subir é uma maquina.
Quanto custou os punhos são bem giros, seram mais macios e recebm melhor os impactos??
Vou aumentar o curso da suspensão para 120mm, irá ficar com mais capacidade de absorção das irregularidades do terreno.
 

ernez

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Também estou a pensar fazer o mesmo, passar para 120mm, os punhos são fixes, deixei de ter as mãos dermentes, tem um lado mais largo que se molda melhor à mão, são os kcnc eva, custaram 8€.
 

clube Coolmenda

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Boas

Após mais alguns KM, temos a primeira avaria:
CEPO da roda traseira Gripado..........Não é nada normal mas na garantia.......
Em reparação desde 2ªfeira já hoje é 5ªfeira............................................................:(
 
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