Rockrider 8.3

PFCJ

Member
Pá o espigão ficou aí mesmo a matar por acaso ;).

Agora é dar-lhe uso ( entende isto para o lado bom :D )

Abraço
 

Miguel79

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Por acaso ficou mesmo bem o espigão! ;)
Gosto das cenas da Hylix,o meu guiador até agora tem-se comportado 5*.
Abraço.
 
Após algum tempo sem postar no forum, existem novidades:

Em relação ao rolamento gripado da caixa de direcção, o mesmo foi trocado, juntamente com toda a caixa de direcção!
Mais uma boa garantia a la Decathlon :)

Para os interessados, a caixa custava 35.99€
 
Em termos de incompatibilidades e medidas estranhas, penso que esteja safo. As medidas são todas standard, rolamentos ao que me parece, relativamente fáceis de arranjar...
Parece-me bem :D
 

Rei do BTT

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Olá, Ricardo_Martins. Tenho estado a acompanhar este tópico, que acho particularmente interessante, uma vez que também tenho uma Rockrider 8.3!

Há novidades? No início do tópico, vi que a bicicleta vinha equipada com uns pneus Geax Gato. Na minha 8.3, os pneus de fábrica são uns Hutchinson Phyton. A sua bicicleta também vinha de fábrica com os Hutchinson ou com os Geax? Caso tenha vindo de fábrica com os Hutchinson porque trocou pelos Geax? Eu vi um conjunto de 2xGeax Gato+Líquido Tubeless por 30 € na Decathlon, é uma boa compra?

Obrigado e cumprimentos.
 
Rei do BTT, novidades, existem algumas.
Mais logo com um bocado de tempo posso fazer mais umas análises.
Não tenho tido tempo para me dedicar ao meu cantinho...

Prometo que logo falo mais acerca das tuas perguntas :D
 
Conforme prometido:

Análise aos pneus Hutchinson Phyton 2.0 (versão Sport - Origem)

Atenção, nunca é demais relembrar, esta é a minha opinião, fundada no meu estilo de condução.

Dtw3FXf.jpg


Em relação a estes pneus, que equipavam a bicicleta de origem, não existe muito a dizer, isto porque os tirei bastante cedo (cerca de 300km feitos)
Estes pneus são óptimos roladores. O perfil dos tacos é perfeito para rolar, e digo, até hoje, foram os melhores pneus que tive para rolar em estrada.
Em relação a fora da estrada, são péssimos. Os tacos laterais (quais tacos?) são bastante pequenos, o que cria uma certa dificuldade em curvar, principalmente em terreno instável.
Acredito que esta versão não seja a melhor, a borracha (plástico) não é a melhor... Cai bastantes vezes a subir com pedra, cascalho, porque por muito perdia tracção. Resumindo:

Pontos positivos:
-Bastante rolantes em alcatrão
-Numa versão superior, penso em TR, talvez sejam uma boa opção para colocar atrás em maratonas rolantes

Pontos negativos:
-Não consegui converter (para mim é uma dor de cabeça)
-Furam com bastante facilidade (novos, foram conhecer um raminho de tojos que estava no chão, foi tiro e queda)
-Para a frente são simplesmente pneus suicidas
-Os tacos laterais não deixam transmitir segurança ao curvar.

PS: Os pneus foram usados com câmara de ar, sempre a 40psi. Testei umas vezes 35psi, mas retirou a única coisa realmente boa que o pneu tinha, o factor rolante.
 
Análise aos Pneus Geax Gato TNT 2.1

Quando retirei os Python, já estávamos à porta do inverno (Novembro/Dezembro), logo teria de comprar uns pneus para a lama.
(relembro que a zona onde ando é uma zona propicia a lama, barro)

Após muita pesquisa, e sorte, descobri estes pneus em promoção na Decathlon. 2 pneus TNT, mais liquido por 40€ pareceu-me uma boa aposta na altura.



Como esperado, foram bastante fáceis de converter. Sempre me falaram da Geax como marca "segura" e realmente, fiquei espantado com a qualidade do pneu em si.
As paredes laterais são bastante grossas e fortes (têm o seu custo, o peso...). A borracha, uma maravilha. Fizeram o inverno todo e o de traz está 1/2 uso e o da frente está como novo.
São pneus completamente alérgicos a lama, evacuam a lama com muita facilidade. São óptimos para maratonas em que as condições sejam extremamente más.
O pneu à frente, é um pouco falso, principalmente em piso seco com areia/gravilha solta. Andei sempre com ele à frente e atrás, mas sempre com cuidado redobrado.
Atrás, é bastante razoável. Nunca me deu grandes problemas de tracção. Em termos de problemas de perdas de ar, furos, rasgos, foi mesmo zero. Impecável! Para terem noção, com os pneus convertidos chegava a rectificar o ar dos pneus de mês a mês, por vezes mais... 5 estrelas nesse aspecto.Andava sempre com pressões de 32/30psi. Resumindo:

Pontos positivos:
-Preço qualidade muito bom
-Óptimos para inverno, principalmente atrás. zero de acumulação de lama
-Para converter, 5 estrelas, não perdem nenhum ar
-Montar e esquecer.
-Para o pneu que é, até rolam bem. Não são pneus maus para rolar, mas também não são excelentes.

Pontos negativos:
-São feitos para piso invernal, logo para piso seco não dá, são falsos devido à falta de tacos. Desenrascam, mas experimentando outros, é para esquecer.
-À frente, mesmo de inverno são um pouco falsos. Não dá para grandes aventuras.
-O peso...
 
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Rei do BTT

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Olá, Ricardo_Martins!

Em primeiro lugar, agradeço as completas análises que fez em relação aos pneus. Acho que estão muito esclarecedoras! São muito úteis para quem as lê!

Em relação aos Hutchinson Python, posso completar a sua análise, já que os tenho na minha 8.3 desde que a comprei (têm neste momento quase 2500 km).

Além de muito rolantes, destaco como uma grande vantagem dos Python o facto de serem muito duradouros. O da frente está quase novo e o de trás está a 50%. Muito bom! Tendo em conta que já fizeram quase 2500 km em todo o tipo de terreno (à exceção de neve e gelo). Para além de que levam muita porrada!

Em termos de resistência aos furos, não são bons, mas também não são maus. O da frente já levou 5 remendos e o de trás uns 2 remendos. Um furo em cada 2 meses, em média.

Confirmo a falta de aderência à frente referida pelo Ricardo_Martins, em terrenos menos "suaves".

Podiam ser mais leves, especialmente pelo tipo e dimensões dos pneus em questão. 660 gramas cada pneu, pesados por mim.

Espero ter sido útil. Cumprimentos.
 

Rei do BTT

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Olá, Ricardo_Martins!

Vi que na sua Rockrider 8.3 trocou os punhos de origem pelos ESI Grips. Gostava de saber a sua opinião em relação a estes punhos, comparativamente com os que vinham com a bicicleta, de origem. Se vale mesmo a pena esta troca, ou não...

Também reparei que trocou o guiador por um reto e com maior largura. O que me pode dizer acerca dessa troca? Notou melhorias nas subidas? Há muitas desvantagens?

Obrigado e cumprimentos.
 
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