Rockrider 700S

Miguel46

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SeteGu: Obrigado, vou tentar ver os videos todos para tentar aprender algumas dicas.
Em relação aos pneus, parecem me bons, mas não para o tipo de terreno em que andei, porque andei num terreno bastante seco e com uma especie de areia tipo praia (o que também contribuia para escorregar) e os Nevegal têm poucos 'dentes' e grandes.. Não seria mais aconcelhado aqueles pneus com mais dentes mas mais pequenos?

Também tenho de ter em conta que ainda não estou abituado à bicicleta, parecendo que não é uma grande diferença da antiga para esta.. E foi o primeiro contacto com o 'mato'..
Depois ainda por cima ponho-me a ver os videos do GRANDE Carecovzki e vou para o mato tentar imita-lo.. :D
Vou esperar para ver.
O problema de uma bidão mais pequeno é: Não tem capacidade para liquido quase nenhum.. Acho que se este metodo nao funcionar a unica opçao é mesmo uma mochila que de para levar agua..

rgouveia: Já comprei a bomba para afinar a suspenção e o amortecedor, vou pesquisar mais um pouco sobre isso.
 

SeteGu

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A minha experiência com bidons é pequena... acho que no mato é fácil de os perder com saltos, vegetação a roçar/bater, trepidação/buracos, etc... um amigo meu conseguiu perder o mesmo 2x. :mrgreen:
Mas se calhar também depende do tipo de suporte, não sei.

De qualquer forma prefiro usar mochila. Atenção que normalmente nas mochilas apenas é aconselhável levar água. Há quem goste de levar outras coisas...

Eu sou leve (55-60 kg) e no que toca à pressão dos pneus uso sempre no mínimo... no caso dos meus: 2 BAR.
Vê nas laterais dos pneus as pressões que podes usar e depois regula a gosto.

Outra coisa... é impossível ter um pneu que faça tudo bem... o que normalmente se consegue é um compromisso. Há pneus melhores para piso seco/compacto e outros mais indicados para piso solto/enlameado, etc...
Se queres fazer esse tipo de coisas os pneus até podem ser bons (ou não, não sei)... mas eu nunca usaria menos de 2.25 na frente como à pouco te disse...
 

Miguel46

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Pois, eu também peso por volta dos 50kg (vou ver da pressão dos pneus) usas 2BAR em terra e em estrada, também?) neste caso acho que o suporte está a segurar bem.
Se não funcionar compro uma mochila com boa relação qualidade/preço.

Porque é que é apenas aconselhavel levar água?
Eu quando faço distancias mais longas costumo levar ou powerade ou gatorade ou bebidas desse genero( no bidão) .. (Já ouvi dizer que isso faz mal..)

Isto é um bocado urgente: Não estou a conseguir afinar o amortecedor.. Na Decathlon afinaram aquilo para o meu peso mas quando cheguei a casa o amortecedor DESBLOQUEADO mal se mechia comigo em cima (a descer escadas, saltos etc) então tirei uma bocado de ar e voltei a por um bocado com a bomba propria.. Agora não sei se está bem afinado ou não! :S

Já estive a ler tópicos mas não fiquei exclarecido
 

SeteGu

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Eu uso sempre 2 BAR... mesmo em estrada (meio de transporte) muito raramente me dou ao trabalho de ir encher os pneus... mas aí obviamente que quanto mais pressão tiver melhor o rendimento da pedalada e claro... pior o conforto nos buracos. No mato, à partida, quanto menor a pressão maior a aderência e o conforto.
EDIT: Até porque normalmente costumo atalhar por pequenos caminhos de terra/trilhos.

Porque pode ganhar fungos, deixar sabor na água, etc... pelo menos vem algo assim nas instruções da minha.

É normal não mexer muito... mal seria se esgotasse o curso quase todo só assim. Isso que dizes basicamente é o SAG, ou seja, a % de curso utilizado apenas com o peso do rider. O ideal é veres no manual do amortecedor os valores de SAG que a marca indica e seguires-te mais ou menos por aí para afinar... depois até podes ajustar um pouco a gosto conforme a utilização que deres ao amortecedor. Se não tiveres o manual tenta sacar da internet.
Penso que os valores típicos andam na ordem dos 20-25% mas confirma no manual porque não tenho a certeza.

Para medires o SAG convém que tenhas uma espécie de braçadeira na zona do curso do amortecedor... isso até será útil para que vejas depois o curso do amortecedor que estás a usar nas voltas... se for pouco podes tirar um pouco mais de ar... se estiver a ir facilmente ao fundo convém meter um pouco mais. Na suspensão idem aspas... mas o SAG costuma ser um pouco menor (talvez 10-15% também já não me recordo).
 
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Miguel46

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Fantástico, no site da XFusion (marca do amortecedor) tem um calculador de pressão, sendo que tenho de preencher uma página que pede o meu peso, o peso da bike, real wheel travel (o que ponho??), o modelo O2 quê?, a percentagem de SAG (ponho quanto?)..
Em relação à ideia da braçadeira, o amortecedor já tras uma especie de argola de borracha para isso mesmo. Mas eu desconheco o curso ideal..

Preciso de ajuda:
Basicamente o que ponho nos locais desta pagina???: http://www.xfusionshox.com/product/shocks/o2-series/rl.html#calculator (sem ser o meu peso e o peso da bike, que eu sei).
 

SeteGu

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Rear wheel travel -> 120mm de curso

Select Shock -> O primeiro valor é a distância entre olhais (de um parafuso ao outro) e o segundo é o curso do amortecedor em si.

Eu diria que deve ser 168mm... mas mede ou procura no amortecedor (pode ser que lá esteja indicado).

AV significa "Additional Volume" e supostamente terá uma câmara com maior volume de ar o que pode ter vantagens. Se não disser nada no manual ou no próprio amortecedor deverá ser a versão normal.

EDIT: No SAG é um pouco a gosto... mas já que tens os valores de referencia podes experimentar com 25%, por exemplo...
Atenção que isso é um simulador e não tem em consideração a geometria da bicicleta... na prática poderá não ser exatamente assim.
 
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Miguel46

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19cm!.. 190mm, vou ter de fazer o processo de novo! Obrigado pela ajuda SeteGu ;)

Agora deu-me 6.8 bar.. Acho muito pouco o_O
 

SeteGu

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Podes também simular com um SAG de 20%. Vai dar um pouco mais.

O ideal é mesmo experimentar no mato e depois confirmar o curso máximo percorrido pelo amortecedor com a ajuda do o-ring (a tal argola de borracha).
Cuidado é no inicio com os abusos não vá estar com pouca pressão e ainda partir com um salto ou num buraco maior. :mrgreen:
Se vires que está a comer o curso todo só de dar uma voltinha soft não fazendo nada de "especial" acrescenta um pouco de ar. Se abusando um pouco não estiver a usar o curso todo pode-se retirar um pouco de ar... e assim sucessivamente.

Sem ir para o mato também dá para medir o SAG "real" mas é no mato que se ajusta ao nosso gosto.
Cuidado é para não fazer força ao entrar na bicicleta de forma a comprimir ainda mais o amortecedor... o ideal é junto a uma parede/muro e com cuidado para o amortecedor "fletir" apenas devido ao peso exercido.
 

Miguel46

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SeteGu, ela agora parece me estar afinadinha (pus a 10 bar, nem esta 'mole' nem 'dura' está meio meio).
Este fim de semana já vou fazer um trilho à maneira, depois ponho aqui fotos e talvez videos..
E muito obrigado pela ajuda ;)
 

Miguel46

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Suporte de bidão milagroso - Bikezone

Hoje o meu pai foi a Guimarães, aproveitou e foi a Bike Zone, felizmente encontrou a solução para o bidão não rebentar com o amortecedor, ou não me esfolar os joelhos ao pedalar!
Aqui ficam as fotos:



Acho que dá para perceber sem eu explicar mas basicamente é um suporte feito mesmo especificamente para as bikes com o amortecedor junto a parte de baixo do quadro (afinal à muitos casos destes), o suporte tem uma abertura de lado que permite que o bidão saia facilmente.. Não é 100% eficaz mas digamos 90% sendo que se o bidão for retirado à pressa ainda raspa um pouco no bloqueador de amortecedor (FOTOS):







Gostei muito do suporte, vamos ver agora em prática.. O que acham?
Obrigado a todos os que me ajudaram a tentar arranjar uma solução para isto, agora parece já estar resolvida!
 

SeteGu

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O bidão não fica em contacto com o amortecedor?

Se sim eu não usava... com azar ainda se estraga o botão. Se fosse eu só usaria se tivesse alguma folga (1/2 cm). O amortecedor não é uma peça fixa. Ainda que naquela zona zona acabe por se mover pouco poderá ser o suficiente para ficar danificar o botão.
 

Miguel46

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Vai ficar assim e seja o que deus quiser.. Ele toca no botão mas não faz pressão.
Duvido que aconteca alguma coisa. Vamos ver
 
Creio que não terás problemas, pois o bidão é de plástico mole.

Em relação ao amortecedor, tenta saber mais informação sobre o mesmo. Na Decathlon eles devem saber indicar-te as pressões certas. Se o manual que te deram não tem essa informação e qual deve ser o sag, então talvez haja um outro manual com essa informação. É a diferença entre teres uma "mola" que abana à toa, ou uma suspensão que trabalha como deve ser e te dá o rendimento certo.
 

SeteGu

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Numa pesquisa muito rápida -> manual B´Twin.

"For XC and Trail use you want the shock to be sagged intoits travel about 20-25%, for Enduro and and AllMountainuse about 25-35% and for the longertravel shocks for DH and Freeride use about 30-40%."
 

Miguel46

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Tens razão Miguel, eu mesmo assim pus m pouco de fita adesiva na zona onde faz pressão, de qualquer maneira não risca!
Já tinha visto SeteGu, eu tinha posto 20%.. Mas agora vou deixar a 9% / 10% bar, quando tiver oportunidade vou à decathlon.
 

SeteGu

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X-Fusion O2 RCX - Bikeradar

Bikeradar said:
With the RCX compression damping lever fully open, it’s so plush over small stuff it feels as though you’re not running enough pressure at first. Start pushing hard, though, and the new damping tune does a brilliant job of keeping travel working within its mid-stroke sweet spot most of the time.

Não é o RCX mas deve ser igual... o que muda é que tem 2 posições intermédias entre o "aberto" e bloqueado.
 
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