Rockrider 6.5 (2013) - Nova miuda no bairro.

Valha-me Deus

New Member
Viva amigo Tico666.

Ainda não tive oportunidade de ir mesmo para o "mato", tipo Monsanto, pois comprei a bicicleta á apenas uma semana e picos.
Só dei uma volta pequena no monte aqui do bairro para experimentar.
No entanto já tenho cerca de 70 kms feitos mas aí uns 60 kms é de estrada devido a ter ido para o emprego com ela 3 vezes.
 

Valha-me Deus

New Member
Amigos... queria pedir a vossa ajuda e opinião.

Neste momento tenho montados uns Kenda Nevegal 26x2.10 e a pressão mínina a máxima recomendada é de 40 a 65 PSI's

Sei que é uma questão um pouco relativa pois depende dos pneus, do terreno, do gosto pessoal de cada um e até da bicicleta, mas... na vossa opinião e experiência, qual a pressão que acham ideal para rolar por exemplo... em single tracks?
 

commendatore

New Member
Como tu próprio indicas... depende. Pesas quanto?Tens camara de ar ou estão tubeless?
Gostas de sentir mais conforto ou mais rigidez? Muito cheio ganhas em rolamento em estrada, mas perdes aderencia, e perdes conforto. Mete algo no meio, como 50PSi. Experimenta e sente. Se achares pouco, metes mais, se achares muito, tiras.
É um pouco a olho dentro dos parâmetros que os pneus permitam.
 

the_bike_guy

New Member
Eu gosto à volta de 40-45psi, mas agora com tudo húmido há subidas cheias de pedras que tenho de meter nos 20-30 para ter aderência máxima senão escorrega por todo o lado.

Como tens FS até podes meter um pouco mais se o piso não for muito complicado, mas os pneus serão sempre a parte da suspensão com mais sensibilidade.
 

Valha-me Deus

New Member
Obrigado pelas ajudas :)
Como sou alto... peso 92/93 quilos.

É que coloquei 60 PSI's a trás e 55 PSI's á frente e gostava de saber se isto talvez seja demasiado.
Como venho habituado de pneus de estrada, roda 28" (700x35c) a funcionarem com pressões elevadas... com estes (btt) ainda não sei mto bem.
 

Valha-me Deus

New Member
Na próxima saída que fizer vou experimentar 55 a trás e 50 á frente ;)


Entretanto... umas palavras sobre este Kenda Nevegal 26x2.10 e tendo sempre como motivo de comparação os Geax Saguaro 26x2.0

Nas duas voltas que tive oportunidade de fazer nos mesmo trilhos, nos montes aqui ao pé de casa... os Nevegal deixam os Saguaro a milhas em termos de tração sobre terra, rochas, pedras, etc...
A subir nunca escorregaram, nem mesmo a pedalar subidas íngremes... parece ter toneladas de tracção disponível.
Os Saguaro mostraram alguma limitações de tracção sobre pedras e a subir as tais subidas íngremes.

Onde os Nevegal perdem á grande para os Saguaro é mesmo na capcidade de rolamento.
Com os Kenda parece que estamos a puxar um camião; e como em tudo na vida não há bela sem senão... :p
Mas pronto... a sua capacidade de "traçar" tudo com aderência compensa a sua lentidão de rolamento.


 

jcube

New Member
O amortecedor traseiro tem bloqueio?
Já agora grande máquina e na minha opinião os pneus brancos ficam muito bem aí :D
 

Valha-me Deus

New Member
Obrigado Joãopatatas ;)

Não... infelizmente o amortecedor só tem regulação da pressão do ar.
Os pneus brancos já saíram e coloquei os Kenda pretos que vinham com ela.
Embora gostasse de ver... começei a achar que era branco a mais.
 

Tico666

New Member
Quando quiseres juntar ao meu grupo... apesar de ser pequeno andamos sempre ao domingo de manha e por vezes a um dia de semana... quando as folgas assim o deixam

Belas e Monsanto é normalmente onde andamos... voltas desde 30 a 50 km... diz qualquer coisa e combinamos... costumo sair de casa a rolar.

Abraço
 

Valha-me Deus

New Member
Hoje foi de dia de uma volta por Monsanto.
A bike comporta-se lindamente para as suas humildes caracteristicas e material.

Não se mostrou á rasca com nada (mostrou-se mais o "piloto" :D ) e rolou sempre mto bem desde que saibamos as suas limitações.
No seu caso penso que a maior talvez seja mesmo a suspensão.
A XCR faz o trabalho pedido e mto bem mas é o elo mais fraco do conjunto.
Quando o ritmo aumenta e o terreno piora... a sua excessiva moleza faz com que afunde demasiado.
Embora nunca tenha batido no fundo... o ideal era que fosse um pouco mais rija.
Estou á espera que o importador da SR Suntour decida acabar com o forróbodó das festas natalícias e de fim de ano para que, finalmente, dia 14 de Janeiro abram para saber se existem molas rijas para esta suspensão.


Houve tb, no fim do dia, a instalação de uns upgrades... novo guiador mais elevado e punhos ESI.
Amanhã (hoje já) vai levar umas bichas novas, brancas, nas mudanças.

Fotos mais logo ;-)
 

EZrider

Member
Boas,

A bike está porreira, para quem quer uma FS e o orçamento não estica é uma boa escolha.

Em relação a alterações, há uma que eu teria feito logo assim que chegasse a casa. Arranjar um avanço mais pequeno. Acho que as bikes continuam a vir com avanços enormes.
Podes arranjar um nos usados baratucho aí de 60mm para veres como se comporta, esteticamente é logo outra loiça, e depois no andamento no mato vais notar muita diferença nas descidas técnicas em que tens de chegar o traseiro para trás, é muito mais fácil, do que se fores já "esticado" a rolar.
Abracitis
 

SeteGu

Active Member
Eu diria que se não foi ao fundo está bom... Se o "ritmo aumenta e o terreno piora" até seria normal que chegasse a ir ao fundo. Ainda assim se o SAG está exagerado sim... vê se dá para trocar de mola. ;) O importante é que te sintas confortável na bicicleta.
 

commendatore

New Member
SAG? A suspensão é a mola! E geralmente a malta queixa-se é delas muito rijas!Parece que até tens sorte nisso. A minha ex-suspa era tipo mola de caneta... com ou sem ajustes do rebound eram sempre dura como tudo.
 

SeteGu

Active Member
Sim commendatore, é a molas.Só existe SAG para suspensões a ar? O SAG não o curso que uma suspensão/amortecedor faz unicamente com o peso do "rider" na bicicleta (na sua posição habitual)? Também não se pode ajustar o SAG mudando a mola da suspensão em questão (em muitas dá para o fazer)?

Por acaso fui à procura da definição de SAG e não encontrei...
 

Valha-me Deus

New Member
Pois... vou ter de esperar até dia 14 para saber se posso colocar outra mola mais rija que me permita ter metade do SAG que tenho agora.


Entretanto deixo aqui, como prometido, as fotos dos upgrades que fiz ontem.


Guiador OnOff Lowrise, punhos ESI Chunky e bichas brancas mudanças.


Vista geral. Levou tb uma bolsa de selim da Pro de 1L.
 

brunofssa

New Member
Esses pneus brancos que tinhas anteriormente, davam a essa Rockrider muita personalidade! Eu gostei do que vi ;)

Com esse guiador recto, inverte agora o avanço, para além de ficar com um ar mais racing, vais notar uma melhoria ao relação ao tempo de reacção quando mudas de direcção.
 
Top