Rockrider 6.5 (2013) - Nova miuda no bairro.

the_bike_guy

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A diferença entre as de entrada de gama é assim tão grande? as baínhas mais largas comparado com a XCT já devem ajudar um bocado em termos de rígidez lateral...mas por dentro muda alguma coisa?

A minha XCT é extremamente rígida no curso, até pensei que era o modelo de 80mm antes de ver o numero de série, dificilmente vai a fundo, mas sou levezinho.
 

SeteGu

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Penso que sim... se não estou em erro as XCM funciona com mola e elastómero enquanto que a XCR funciona com mola e óleo.
Já andei numa bicicleta com uma XCM de 120mm e achei bastante má... pelo que já vi no youtube, etc... tenho ideia que a XCR funciona bastante melhor...

Valha-me Deus, já que deste uma voltinha em estrada o que dizes relativamente ao bombear do amortecedor (devido à pedalada)?
 

Valha-me Deus

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Olha SeteGu... já fui um dia para o emprego nela.
No total fiz exactamente 20 kms.
Não é mto mas ja fiquei com uma ideia.

A biciclta surpreendeu-me pela positiva ao nivel do rolamento em estrada pois um dos meus receios era exactamente esse, o amortecedor traseiro.
E ainda mais sendo uma single-pivot e sem NEUF.

Bombeia mto pouco ou quase nada mesmo, se pedalar normalmente.
Claro que se comecar a puxar bombeia... mas nada de exagerado.

Eu não tenho ainda experiência e motivo de comparação pois esta é a minha primeira FS mas consigo perceber que não há ali excessos de bombeio quando puxo mais e que tornem a pedala incomodativa.

Eu peso 92/93 quilos e tenho 160 psi's no amortecedor.
Quando me sento ele recolhe cerca de um centímetro, um centímetro e meio no máximo.
O que acham?
Devo retirar ou aumentar mais os psi's do armortecedor?

Abraço
 

SeteGu

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Vê o que diz o manual... deves lá ter essa informação. Ainda assim, a olho, diria que está com pressão a mais. Creio que o SAG (os cm que o amortecedor "recolhe") ao te sentares é superior a 10%.

Por exemplo, se for 20% tem de recolher 120mm X 0,2 = 24mm.
Tens uma anilha para saber exatamente o quanto recolhe? Se não tiveres arranja daquelas abraçadeiras pretas de plástico que o efeito é o mesmo.

Em estrada podes aumentar a pressão (cuidado com o valor máximo -> manual) para diminuir o bombeio. ;)
 

Valha-me Deus

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A bicicleta não trás manual... penso eu, pois apenas trás um cd da Decathlon (que trazem todas as bicicletas) com informações gerais de segurança.
Mas neste momento tb não tenho maneira de ver pois o pc que tenho não tem drive de cd :p

Sim o amortecedor tem uma anilha... vou então fazer a medição na anilha quando me sentar e ver o valor.
Haverá alguma tabela para este amortecedor para eu saber se o tal SAG (não sei o que é o SAG mas pelo que vejo falarem por aqui penso que seja um valor que o amortecedor tem de recolher quando nos sentamos na bicicleta) é 20% ?

Já agora, outra questão SeteGu... quando me sento na bicicleta noto que a suspensão da frente recolhe bastante.
Já coloquei o ajuste da dureza no máximo mas continuo a notar que recolhe bem.
Haverá alguma possíbilidade de minorar este efeito?
Tipo... mandar colocar um óleo mais expesso, por exemplo?

Obrigado pela ajuda e desculpa estas perguntas todas mas ainda estou mto "verdinho" nestas coisas :)
 

MegaMarrocos

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A tua bike é de 120mm, aconselho a colocares o sag entre os 20/25%, e a tua suspenção e de mola, por isso nao podes colocar mais pressão de ar.
 
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SeteGu

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Podes é trocar a mola por uma mais dura. Vai à dechatlon e pergunta se te podem fazer isso. A mola que vem de origem é para um peso "médio" (tipo 70-80 kg). Mas quando dizes que afunda muito, afunda quanto?

É muito estranho não entregarem a bicicleta com os manual da suspensão, amortecedor a até da própria bicicleta... tal como quando se compra um carro ou outra coisa qualquer...

Eu não sei os valores de SAG (que é exatamente o que disseste) para esse amortecedor mas experimenta afinar para 20% ou 25% consoante o teu gosto. Também não é por aí que há problema, são apenas valores de referencia os que vêm no manual... pelo menos eu vejo-os assim.
 

dand25

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A bike ate tem bom aspecto, cuidado é com essa pedaleira, tive montes de dores de cabeça com uma ou igual ou muito identica e nao tralhei varias vezes porque nao calhou.

Quanto ao SAg da XCR mete uma abraçadeira de plastico e senta-te em cima da bike para ver o quanto a abraçadeira sobe, deverá subir cerca de 2cm se nao estou em erro.

Assim que puderes hades dizer 3 coisas:
- quanto custaram os pneus
- como se comportam no mato
- e se nao começam a ficar todos manxados com a lama.

De resto da-lhe porrada no mato que é para isso que foi feita.
 

Valha-me Deus

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Então é assim amigos... já aqui tenho os resultados das medições de SAG que fiz na suspensão e amortecedor.
Segui tb o conselho do dand25 e coloquei uma braçadeira na suspensão pois só o amortecedor tinha anilha.

Sentei-me com cuidado, evitando "atirar-me" para cima da bicicleta para que afundasse apenas com o peso do corpo.

Na frente, a XCR afundou 3,5 cm.
Na traseira estava com 150 psi's e estava a afundar 6/7 mm, agora coloquei 100 psi's e está a afundar 2 cm.

O curso exterior do amortecedor é de 5,5 cm... não será agora 2 cm de SAG demasiado???
 

Valha-me Deus

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Mais duas fotos, tiradas á pouco ;)


Não tinha ilumínação á frente por isso... essa tarefa ficou a cargo do B'Twin VI00


A minha pequena arrecadação já não leva mais nenhuma bicicleta; além da RR, contava já
com uma dobrável B'Twin Hoptown 7 e uma BH Silvertip de treckking.
 

SeteGu

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"Por exemplo, se for 20% tem de recolher 120mm X 0,2 = 24mm."

Eu não devia estar bem quando disse isto...
:lol:

Tens a certeza que são 55mm?
O teu deve ter uma destas medidas:
165/38 | 184/44 | 190/51

Em que o primeiro valor é a distancia entre os olhais do quadro (onde o amortecedor se fixa) e o segundo valor é o que o amortecedor efetivamente amortece (em mm). Em qualquer um dos casos 2 cm parece exagerado... deverá ser algo mais próximo de 1cm... fiz confusão à pouco!!
 

Valha-me Deus

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Primeiro que tudo... quero-te agradecer mais uma vez pela ajuda que me tens dado SeteGu.
Quando cheguei aqui ao fórum á uns dias não percebia nada de algumas coisas que estava a ler em relação a amortecedores e suspensões e tu e outros que aqui têm vindo, mas principalmente tu, têm me ajudado e tido pachorra para me responder a dúvidas que para vocês devem ser super básicas.
Obrigado :)


Em relação ao amortecedor... eu realmente estava a achar estranho o correcto ser os tais 24mm... com 20mm já estou a achar mto mole, se fosse os 24mm loool
Talvez com 135 ou 140 psi's deva conseguir colocar o tal 1 cm que disseste agora ;)

Tb medi os olhais (eye-to-eye) e tem 190mm.
 
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SeteGu

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Não tens de agradecer, o fórum é para isso mesmo!!

Nesse caso afina para 10-13 mm (20-25% SAG). Experimenta e usa consoante te sintas melhor tendo o devido cuidado para ver o curso que o amortecedor está a fazer. Se for facilmente ao fundo (por exemplo) tens de colocar um pouco mais de pressão, obviamente. Se só percorrer metade do curso após cada volta retiras um pouco de pressão. Ao olhar para a posição da anilha sabes o curso máximo que o amortecedor percorreu após cada volta.
 

Valha-me Deus

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Ok... vou colocá-lo talvez a 20% (10 mm) e experimento ;-)

Quanto á suspensão, ela afunda 3,5 cm.
Vou tentar arranjar molas mais rijas para lidarem melhor com o meu peso.
 

SeteGu

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Manual da suspensão - 7º a contar do principio.

Manual do amortecedor (não em concreto do E1 que não encontrei em lado nenhum)
Vê os cuidados que tens de ter no que toca à manutenção do amortecedor nomeadamente "Lubricate shock body" a cada 5h de uso (no mato). Para isso usa óleo de teflon que é o mais indicado. ;)
 

Valha-me Deus

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Hoje dei a minha primeira volta por caminhos de terra aqui na zona.
Ainda não deu para ver mta coisa pois a volta foi pequena com partes secas mas com a grande maioria mto enlameada... mas deu para ter as primeiras impressões no geral.

Primeiro que tudo...................................... que desabituado que estava de andar em terra e por caminhos sem ser estrada.
Parecia uma abécula que estava a pegar pela primeira vez numa bicicleta em caminhos de terra.
Oito anos quase nove sem andar em trilhos e só em estrada, com bicicletas citadinas e de treckking, deixaram marcas... e grandes.

Passados os primeiros momentos de anormalidades... começei a andar e a tentar perceber o que a bicicleta me transmitia neste tipos de caminhos.

No geral é excelente de guiar.
A posição de condução e geometria do quadro a proporcionar que o conjunto seja confortável e fácil.
Aliás... é que é mesmo essa a nota dominante desta bicicleta... a facilidade.
Transmite um á vontade desde o momento que nos sentamos nela.

Ao nível do amotececimento traseiro.... 5 estrelas.
O X-Fusion E1 cumpre bem a sua função.
Tenho o SAG reegulado correctamente a 20% (10mm) mas talvez dê só mais um nadinha de pressão para ficar com uns 8mm e penso que fica au point.

A suspensão da frente portou-se á altura e tornou a volta bastante confortável mas afunda demasiado para o meu peso.
Não que alguma vez tenha sentido a bicicleta queixar-se ou sentir a suspensão bater no fim mas... noto pela anilha que afunda demasiado.
Não é possível regular o SAG nesta suspensão e quando me sento está a afundar entre os 35mm e quase 40mm por isso vê-se que precisava de ter mais pressão.
Mesmo regulando a pré-carga da mola para mais rija não atenua este efeito e torna-a saltitante demais.
Por isso numa volta mais a sério e de outro tipo de irregularidades talvez seja complicado com afundar tanto por estar mto mole.

Terei mesmo de ver este ponto na bicicleta pois não gosto de ver a suspensão afundar tanto só pelo meu peso (92/93 Quilos).

Hoje fui á LDB (Loja das Bicicletas) e lá para Quarta-Feira vou lá para verem se há possíbilidade de colocarem molas mais rijas.
Não sei se ela está está com molas de dureza média mas espero que sim para ver se mando colocar umas mais possantes.

Quanto aos pneus, nada a apontar... antes pelo contrário, pareceram-me até ter bastante tração.
Parece-me ser um pneu que "papa" tudo, lamas, molhado, seco sem ser um must em qualquer um dos casos mas a não desiludir tb.


Todas estas impressões preciso confirmar numa volta maior e por caminhos mais "a sério" pois mtas opiniões podem mudar.
Para já, as primeiras impressões na terra são estas ;)

Deixo uma foto tirada no fim da pequena "brincadeira".

 
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Valha-me Deus

New Member
Já repararam na anilha dianteira na foto que coloquei acima?
Está bastante subida e não houve nenhuns desníveis exagerados na volta que dei para ficasse tão subida.
Por isso dizer que preciso ver as molas que ela trás.


Se já vier com molas rijas (vou rezar para que não) talvez tenha de pensar numa outra suspensão em conta mas que permita regular a pressão do ar colocado.
Talvez uma SR Suntour Raidon LO Air.

Que acham?
 
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