Rockrider 5.3 vs Trailrock 7.0 (qual a melhor compra?)

_rm_

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Já agora aproveito o tópico para pegar num facto que achei curioso, pois também não sou grande conhecedor do assunto por andar há muito pouco tempo...
Um amigo meu comprou uma 4.3 e eu experimentei, a suspensão bloqueia mas para isso tens de parar, em andamento simplesmente não funciona, ou é defeito ou é simplesmente idiota. Então uma pessoa aproxima-se de uma subida e tem de parar (e perder algum balanço) para bloquear a suspensão???

Só para terminar, eu tenho uma RR 5.3, única alteração que fiz foi colocar uns Hayes Stroker Ryde e ainda não me deixou ficar mal. Nos apenas 400km que fiz nela, já fiz algumas descidas em sintra (viúva :)) e Monsanto e sempre 5*. Atendendo à abissal diferença de preço entre esta bike e a "normalidade" que encontro, acho que ela faz perfeitamente a sua função, embora pesadota, hehe.
 

orion318

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Um amigo meu comprou uma 4.3 e eu experimentei, a suspensão bloqueia mas para isso tens de parar, em andamento simplesmente não funciona, ou é defeito ou é simplesmente idiota. Então uma pessoa aproxima-se de uma subida e tem de parar (e perder algum balanço) para bloquear a suspensão???

Só para terminar, eu tenho uma RR 5.3, única alteração que fiz foi colocar uns Hayes Stroker Ryde e ainda não me deixou ficar mal. Nos apenas 400km que fiz nela, já fiz algumas descidas em sintra (viúva :)) e Monsanto e sempre 5*. Atendendo à abissal diferença de preço entre esta bike e a "normalidade" que encontro, acho que ela faz perfeitamente a sua função, embora pesadota, hehe.

Pois exactamente..tanto uma como outra devem necessitar de um upgrade nos travões mais à frente.
Agora isso da suspensão mm para mim que não percebo nada nisso não faz muito sentido pq como é que a suspensão "sabe" que está a andar? para não deixar ser bloqueada :S
Para além dessa coisa da suspensão notaste alguma coisa na TR4.3 que te dissesse "gosto mais da minha RR"?
 
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Brunocec

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Essa da suspensão não percebi...a da RR tem um botão que roda que te permite bloquear e desbloquear a própria.
O que gosto mais na RR:
Selim de origem.
Toda a direção
Quadro
assistencia pós venda
Suspensão
Peso
...
 

Brunocec

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ÁHHHH já percebi..
O que aconteceu com esse senhor e a berg é que a suspensão não bloqueia em andamento.
Para uma subida muita gente a bloqueia e nesa berg tinhas de parar levantar todo o peso da bike e bloquear..mas pode ser defeito dessa bike.
A minha RR bloqueia em todas as condiçoes:
Sem carga, com carga, em andamento e parada.
 

orion318

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Essa da suspensão não percebi...a da RR tem um botão que roda que te permite bloquear e desbloquear a própria.
...

O que eu percebi foi que ele ao experimentar a TR 4.3 só conseguiu bloquear a suspensão ao parar a bicicleta..enquanto que na RR pode ser feito on the move.
o que estavamos (eu) aqui a questionar é o sentido que isso fazia mm em termos de funcionamento dos materiais..
 

Brunocec

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Sentido não faz absulutamente nenhum...eu pelo menos n tinha paciencia para parar para bloquear...pode ser defeito não sei...
 

orion318

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Sentido não faz absulutamente nenhum...eu pelo menos n tinha paciencia para parar para bloquear...pode ser defeito não sei...

Eu nem era o sentido util mas o de funcionamento...só se for por tar um bocado descida em andamento na altura que ele tentou bloquear e só ser bloqueável na posição mais alta...mas se for assim é parvo...algum dono de TR 4.3 confirma que se tem de parar para bloquear a suspensão?
 

tiago ferreira

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Não é defeito, é mesmo assim. Algumas suspensões de gama baixa utilizam bloqueio mecânico em vez de bloqueio hidráulico. O bloqueio mecânico não funciona se a suspensão estiver comprimida, mesmo que seja só um pouco, tem que estar totalmente "solta" para que o bloqueio consiga fazer alguma coisa.
Nas suspensões de melhor qualidade o bloqueio é hidráulico, em que se utiliza um circuito interno de óleo. Ao rodar o botão de bloqueio, o circuito de óleo é fechado e assim o óleo não consegue passar, a não ser que a suspensão leve com um impacto forte enquanto está bloqueada, aí o óleo passa à força por um circuito alternativo mais pequeno. Com o bloqueio hidráulico pode-se bloquear a suspensão mesmo que ela esteja completamente comprimida.
A Suntour XCR que equipa a Rockrider 5.3 utiliza um bloqueio hidráulico, básico, mas é hidráulico na mesma, por isso é que se consegue bloquear mesmo em andamento.
 

_rm_

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Eu tentei bloquear mesmo colocando o peso todo na traseira da bicicleta e nada, só mesmo parada e com o rabo levantado do selim.

Na minha RR bloqueia de qualquer maneira, mesmo em terrenos acidentados nunca tive qualquer problema.

Quanto a dizer que gostei mais de uma ou outra, na TR só andei mesmo uma voltinha, sinceramente pareceu-me muito idêntica. A questão da suspensão é que para mim faz uma diferença ENORME. Travões hidráulicos ambas necessitam, agora a suspensão da RR 5.3 para começar chega bem, a da TR com essa limitação não.

Eu mesmo sendo rookie utilizo bastante o bolqueio da suspensão e faz toda a diferença.
 

tiago ferreira

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Mesmo que ponhas o teu peso todo na traseira da bicicleta, existe sempre um bocadinho de peso na suspensão, o que é suficiente para impedir o bloqueio de funcionar.
 

Masil_93

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A minha rst gila pro julgo que tem bloqueio mecânico e consigo bloqueá-la em qualquer circunstância. Deve ser defeito dessa susp.
 

tiago ferreira

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A minha rst gila pro julgo que tem bloqueio mecânico e consigo bloqueá-la em qualquer circunstância. Deve ser defeito dessa susp.

Masil, a suspensão da tua Cannondale é uma RST Gila Pro TNL, certo? Se fores ao site da RST verás que a Gila TNL tem bloqueio hidráulico.
 

orion318

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Ai está como quem percebe da coisa resolve as duvidas e o problema...

Ora bem...assim sendo acho que vou mesmo para a RR 5.3...dps pronto lá terei de lhe meter uns hidraulicos mais tarde...
Ao que parece ninguem acha que ficaria melhor servido com outra.
 

tiago ferreira

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Ai está como quem percebe da coisa resolve as duvidas e o problema...

Ora bem...assim sendo acho que vou mesmo para a RR 5.3...dps pronto lá terei de lhe meter uns hidraulicos mais tarde...
Ao que parece ninguem acha que ficaria melhor servido com outra.

Não te preocupes muito com os hidráulicos por agora.
Os tektro mecânicos que vêem com a RR 5.3 travam muito bem se estiverem devidamente afinados. Eu antes tinha uns travões mecânicos Shimano e quando estavam bem afinados tinham uma potência excelente, apenas tinha que fazer um pouco mais de força na manete para ter toda a potência de travagem.
Agora tenho uns hidráulicos de gama média, são totalmente diferentes dos mecânicos, apenas uso um dedo da manete para ter toda a potência, mas enquanto tiveres os mecânicos ficas bem servido. Convém é limpares de vez em quando os discos com um desengordurante ou mesmo alcóol, porque a sujidade nos discos reduz drasticamente a potência dos travões, mesmo que estejam afinados.
 

orion318

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Sim entao para mim que tinha de apertar os travoes a 150%, por o pé no chao e mm assim as vezes era parar à rasca :p

Se calhar até prefiro ter de fazer um pouco mais força...outro dia na bike nova do meu amigo estava a rolar quase parado toquei no travao (hidraulico) e ia caindo c a "paragem brusca" lol
 
Last edited:

tiago ferreira

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Se calhar até prefiro ter de fazer um pouco mais força...

Mas também não precisas de fazer assim tanta força! Apenas tens que fazer mais força do que nuns hidráulicos.
Quando tiveres uns hidráulicos tens que "aprender" a usá-los. Se não doseares bem a manete podes surprender-te!
 

FJOTA

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E enquanto não meter hidraulicos os de disco exigem mta manutenção?
Têm de ser afinados mts vezes? É uma coisa que eu lendo umas coisas na net consiga fazer facilmente?


tem sim, os mecanicos precisam de afinaçoes, varias vezes, mas depende do uso que lhe deres.
se queres outra opiniao vai comprar a uma casa que te ofereça a manutençao, podes pagar mais, mas nao pagas as afinaçoes e ganhas amizade com pessoal das bicicletas, nessas duas sera' mais dificil.
Se fores da zona do Porto posso indicar-te umas casas.
 

orion318

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tem sim, os mecanicos precisam de afinaçoes, varias vezes, mas depende do uso que lhe deres.
se queres outra opiniao vai comprar a uma casa que te ofereça a manutençao, podes pagar mais, mas nao pagas as afinaçoes e ganhas amizade com pessoal das bicicletas, nessas duas sera' mais dificil.
Se fores da zona do Porto posso indicar-te umas casas.

Infelizmente sou da zona de cascais/sintra e por aqui não há tanta loja de bikes como no norte...as que há vendem bicicletas de um preço que eu penso que não se justifica para o nível de utilização que vou dar, muitas vezes com material que nem tem a mesma qualidade.
 
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