Todas as Marzocchi 2011 passam a ter
"3 year warranty with no service stipulations."
Acho que é um passo em frente e um sinal de confiança nos novos retentores e guarda-pós. É claro que se houver negligência por parte do utilizador, a suspensão estiver toda porca, cheia de riscos nas baínhas e com sinais evidentes de maus tratos a garantia já não serve de nada...
Efectivamente, a maioria das marcas exige, pelo menos, uma revisão por ano, numa oficina certificada pela marca, para não perder a garantia. As 100horas são, como se disse, relativas. Não é muito caro fazer uma revisão por ano...
Julgo que as marcas optaram por este sistema para garantir que as suspensões aguentam, efectivamente, uns anos de uso, sem problemas. Há, no entanto pessoal que, num ano, não chega a andar o suficiente para que se justifique uma revisão e é chato ter que gastar dinheiro sem necessidade, só para manter a garantia... Acho que houve casos destes em que foram trocados retentores, óleos e vedantes, como se de uma revisão a fundo se tratasse e que é disso que alguns se queixam. É ser um bocado cuidadoso de mais... Mais valia devolver a suspensão ao cliente, apenas com uma inspecção visual, com uma conta bem mais acessível.
Andam por aí MX-comp air( e outros modelos de outras marcas), desde 2004/5, que ainda não viram uma revisão completa, a funcionar relativamente bem. Se se tiver cuidado com a limpeza e um bocado de bom senso, as suspensões aguentam-se muito tempo sem grandes intervenções. Convem é estar atento a qualquer alteração no funcionamento ou a sinais de folgas e fugas e, nesse caso, fazer a revisão.
Se se tiver as ferramentas não custa nada fazer a revisão em casa. Caso haja dúvidas ou o manual da suspensão seja insuficiente há muita informação na net, inclusivamente neste fórum. Até um mecânico certificado da Rock Shox cá temos a esclarecer o pessoal!
Um produto novo, se é para usar intensivamente, a dar problemas dá-os logo nos primeiros tempos... Por exemplo: Houve uma série de RS Tora que tinham o vedante do botão do rebound defeituoso e o problema foi resolvido.
(Vi isto num fórum estrangeiro, nem sei se cá houve algum caso...) Era só deixar a suspensão na loja que a loja enviava para o representante e problema resolvido. Garantia é para estes casos e, depois de uma intervenção destas, dificilmente voltará a ser necessária. Não é para chegar exactamente a um dia antes de expirar a garantia e reclamar. Nessa altura já o óleo tinha fugido todo e poderia haver desgaste no interior da cartridge de rebound por estar a trabalhar em seco, escusadamente...
Ah, e produtos OEM não têm garantia. É suposto virem montados de origem numa bicicleta completa, por isso, vendidos separadamente como excedentes de uma linha de montagem, não têm garantia. Por alguma razão são mais baratos...