Rock Shox RS1 com rodas "antigas"

Boa noite,

Tenho algumas duvidas sobre quais as diferenças nas rodas que se usam nas ditas suspensoes normais (sem ser a lefty), para as novas RS1 (invertidas).
Ou seja, pensando em comprar uma dessas suspensões, teria de trocar ou adaptar a minha roda.
Em caso de adaptar, se der :
-O que teria de fazer?
-tem algum aspecto negativo?
-fica a trabalhar a 100%?

As minhas rodas são as Roval Control de 2014, será com este exemplo que gostaria de tirar as duvivas.
"RIMSRoval Control Carbon 29, carbon disc, hookless bead, 22mm internal width, 32hRoval Front HUB Control Carbon 29, 15mm thru-axle, 32h"

Cumprimentos desde já
 

edununo

Well-Known Member
Tens de trocar o cubo para um compatível com Predictive Steering. O cubo é mais largo 10mm, sendo de 110 ao invés dos normais 100mm.
 
Ou seja, tenho de trocar o cubo, voltar a enraiar ? não há outra forma de o fazer? e os custos de uma brincadeira desta?
as rodas são novas, com garantia. Perco a garantia das rodas se o fizer?
 
Last edited:

edununo

Well-Known Member
Eu acho que as Roval têm opção para cubo Predictive Steering. É uma questão de perguntar se colocando esse cubo e com a troca feita numa loja official se a garantia se mantem. Uma coisa é certa: Suspensão + cubo + MO fica uma pipa de massa.
 
Pelo que sei não teem, ou se teem, só os modelos deste ano (as minhas teem 5 meses).
A comprar a suspensão seria em loja e com garantia, mas não era onde comprei a bicicleta e onde tenho a garantia de tudo.
Suspensão (com a venda da minha) ainda fazia o esforço, agora assim fica complicado.
 

Mr.sa

Active Member
Acho que seria um upgrade que só se fosse pelo aspecto da bicicleta faria sentido.

Pois estamos a falar de uma suspensão que em termos de performance nada trás em relação a outras de mesmo valor e ainda por cima custaria mudança de rodas, pois a garantia só cobre normalmente em coisas que não são "mexidas".

Principalmente para quem já tem uma sido brain. Sentes que ela podia trabalhar melhor ou é mesmo pela questão de aspecto?
 
Last edited:
Infelizmente não me consigo habituar ao Brain na roda da frente. Aquela primeira pancada que é "sempre minha" por vezes faz me tremer. Em curva quando essa primeira pancada é forte (areia, pedras, raizes) sai me de frente, em drops maiores não sei bem o que esperar porque não tem sempre a mesma leitura.
Pelos relatos e pelos quilometros que já fiz com a nova Rockshox, gostei do que senti e li. E se não for esta, irei para Fox.
O problema aqui é os upgrades que teria de fazer, mas este sabado vou ver se me desloco a uma loja para perceber melhor tudo isto. Um grande aspecto é a questão da garantia, rodas praticamente novas, com estes valores, e ainda com garantia.
 

nunokas

Member
Boas.

Eu sei que a RS1 é tentadora na questão estética e até acredito que tenha uma excelente leitura de terreno mas... pelos custos inerentes e tanta gordura no peso talvez desse uma olhada a outras propostas como o novo cartucho FIT4 da fox na gama factory/performance, marzzochi 320 lcr carbon e a nova dtswiss o.d.l. race/ltd.
Ou então uma sid rtc3 que te permite melhor controlo e afinação :)

Pensei que essa "pancada" que descreves para a válvula de inercia abrir e amortecer pudesse ser regulada na velocidade/sensibilidade?


cumps
 
nunokas quando ao peso, eu não sou um "doido por pesos", já nos custos tenho muita "pancada". =)
A possibilidade pode ir para o novo cartucho FIT4, já ouvi mas não experimentei. Marzzochi e dtswiss para já não estao nos planos, prefiro jogar pelo seguro (FOX), já tive e gosto.

Podes regular a velocidade e sensibilidade, mas se regulas para maior sensibilidade, perdes o Brain e o bombear na frente é quase insuportavel.

Vipauer que sistema OVR da NDTuned é esse?

ravenxtxt quem se queixou teve algum truque mágico? sei de pessoal que adora aquilo...mas para quem não vem daquele sistema... :/
 

Mr.sa

Active Member
o sistema ovr é um sistema que invés de depender de óleo é a ar. Custa 300paus, mais coisa menos coisa, e basicamente limita-te o nº de revisões que tens de fazer e trata-se de uma suspensão que fica a fazer uma leitura 5* do terreno, dito por quem a tem. Toda a gente que fez esse upgrade, fala bem dele.
 

Vipauer

Member
Vipauer que sistema OVR da NDTuned é esse?

PM Enviada sobre o assunto ;)

Atenção que eu não tenho o sistema na minha suspensão...

Unicamente andei a ver onde levar a minha Recon Gold TK a fazer a revisão...tive oportunidade de ir às instalações deles pessoalmente e fiquei surpreendido com o sistema OVR deles.
Eles tem lá uma forqueta cortada/aberta onde mostram as diferenças do sistema original e do deles.

Como oficina de manutenção de suspensões e como pessoas são 5 estrelas.
Tanto o Sr. Nuno Duarte como restante equipa muito prestáveis, no meu caso, mostrando-me tudo sobre a minha suspensão, desgaste já existente, diferença de peças com desgaste aparente e em comparação com novas...etc!

Cumprs ;)
 

ravenxtxt

Member
Um vendeu o brain.... :fpalm:....o outro meu colega tentou se adaptar ao brain.... Mas tbm conheco que diga maravilhas e que não queira outra coisa...
 
Last edited:

SPT_SPEED

Member
Boas,
sir_moreira
Na minha opinião, a não ser que tenhas uma "pior" suspensão e queiras trocar por essa, até porque te agrada a estética da mesma, eu não o faria.
Essa suspensão tem uma péssima característica se pensarmos bem. Tem a zona do curso exposta a uma altura muito inferior ao normal, o que na minha opinião, ao contornar objectos estará muito mais sujeita a danos que podem "inutilizar a curto/médio prazo a suspensão.
Mas isto sou eu...

Cumps
 

Mr.sa

Active Member
por 330paus podes resolver o teu problema com o OVR do Nuno Duarte, e ficar com um sistema que te vai reduzir os gastos anuais com a suspensão, e ficas com um sistema que funciona na perfeição. Se um dia ficar descontente com o funcionamento do meu fit4(que só agora comecei a usar e para já, tem ar a mais) será uma coisita dessas que vou meter :p

Ou seja, por muito menos dinheiro resolves o teu problema.
 
Top