Rock Shox Reba SL Dual Air (manutenção)

Bom dia.

Tenho acompanhado este tópico com algum interesse porque estou também a pensar em fazer a revisão à minha Sid Race, que pelo que sei é muito identica à Reba.
Deixo uma pergunta, a quem possa responder ou saiba.
Pode-se ou não utilizar spray de silicone nas pernas?
Eu não uso mas gostava de saber.
 

klaser

Well-Known Member
Eu uso e há tempos penso que o VT disse que as borrachas "gostavam" desse spray...pelo menos as borrachas não ressecam,mas o mais importante é de vez em quando fazer uma inspeção às bainhas,ou seja,tirá-las e ver como estão as esponjas que ficam abaixo dos retentores,porque se esta estiver muito impregnada de sujeira,não há spray por cima que ajude,pode vir a riscar as pernas por fora...
Já agora esse sujeira de fora normalmente não entra em contato com a parte interior das pernas,por isso riscos interiores são causados por falta de manutenção mesmo.A única maneira penso se ao encher as câmaras com a suspensão suja e sem querer metermos lá pra dentro uns grão de areia...Não sei se isso acontece,na teoria penso que sim,mas o VT pode dizer de sua ampla experiência...
 
Ah e esqueci-me de referir que a Sid continua Air 3, 3 camaras de ar, 2 positivas e 1 negativa.

Parece-me que vai haver pelo menos mais uma Reba com essas características.
A pressão de ar na perna direita é também uma forma de variar a velocidade do rebound.
 

klaser

Well-Known Member
Olha eu era homem pra testar..apesar de ser "bloqueadormaníaco",tirar o MOCO só pra fazer um teste não mataria ninguém...Não há uma tampas em plástico,penso ser da Tora ou coisa parecida,que dá pra por ali ?
 

klaser

Well-Known Member
Obrigado...sim essa tampa anti MOCO by Mecânico eu conheço,mas era só pra fazer um teste,não valia a pena tar a mandar fazer uma tampa dessas pra não usar definitivamente...
 

oliana

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As borrachas gostam do spray de silicone. Claro as proteje. Eu uso em todo o lado na bicicleta. O que pode não ser o correto é impregnar as bainhas com ele. As bainhas funcionam com a lubrificação das esponjas interiores. Porque não colocam oleo igual por fora depois tudo limpo? E depois de aplicar o que quer que seja é bom que se limpe bem para não haver acumulação de detritos.
Quanto a mim o silicone tem mais poder de colagem de sujidade e consequentemente haver perigo de frição dessa sujidade nas bainhas e guarda pós.

VT! Diz de tua justiça!.
 
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Epá.... tanta solicitação... tou lixado...

Manter limpo, sem dúvida
Manter alguma lubrificação, ou o óleo (igual ao das copas) ou o Silicone (embora também ache que agarra um pouco de porcaria)

Nada como usar o bom senso e manter a coisa limpa e estarem atentos a mudanças no comportamento e no aspecto.

VT
 

andrextr

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Já agora, para quem não quiser gastar 20 ou 30€ num kit com meia duzia de o-rings a 10centimos cada um aqui fica um esquema com os o-rings que podem ser adquiridos numa loja da especialidade a meia duzia de centimos. Este esquema é valido para Rebas, Pikes, Recons... Comprar o-rings de nitrilo... Os o-ring são em unidades standart métricas, onde o primeiro numero é o diametro interno, e o segundo a espessura (cross section).

recon20orings.jpg


De salientar o mais importante, o o-ring do rebound 12x3.5mm, que das 3 rockshox que tive (Recon, Pike, Domain) sempre teve fuga. E pelo que sei é cronico das RS... Os sintomas é a suspensão deixa de fazer os ultimos mm de curso, há hidraulic lock, e o damping fica afectado (rebound inconsistente ou perca do bloqueio). Este o-ring 12x3.5mm pelo que sei também é equivalente para as Domains, para a semana já vou testar isso. Um abrç

PS: Tambem há um gajo que vende o kit completo no ebay a 8€ aqui.
 
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Klab

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Grande post, um enorme bem haja, um gajo em tempo de crise pode poupar umas boas massas na revisão da suspensão, a minha já está a necessitar, vou comprar o kit ao amigo do ebay e vou fazer eu a revisão :)
 

oliana

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Acho que se pedires na Patocycles fica mais barato. O meu ultimo kit com vedantes interiores e guarda pós ficou por 47 euros. Pra alem disso há uns no ebay que têm vedantes fora da medida.
 

JMPR

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Boas de novo

Isto de a malta andar a pedir conselhos a quem trabalha com a marca e a assiste e depois ir comprar o material no ebay ou fora do país, não posso concordar. Eu fiz exactamente o contrário. Analisei lá fora 1º e comprei cá dentro depois mais barato por sinal. Estive e senti-me muito mais confortável a solicitar depois ajuda a quem me podia ajudar. Mas isto é apenas a minha maneira de ser e ver as coisas. Da mesma forma, fui a uma loja da Specialized fazer o teste de sentar o rabo para ver a medida do cujo e claro que depois nada mais do que adquirir o banco lá. Aliás, na loja onde normalmente compro as cenas da bicla, já tinha comprado 4 bancos sem que nenhum me satisfizesse, pelo que a minha obrigação seria comprar onde me souberam informar.
Mas é um desabafo. Cada um sabe de si.

boas voltas
 

tfmc

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Boas amigos, antes de mais deixem-me felicitar todos os intervenientes neste tópico bastante esclarecedor e rico em informação.

Tenho neste momento uma reba SL, já à uns tempos que faço a manutenção às minhas suspensões, não por uma questão de poupar uns €'s (também, mas não a principal), simplesmente sou daquelas pessoas que gosta de fazer as coisas (por vezes fica pior que feito por um profissional ou tenho que refazer as coisas.... eheh), mas faz parte do meu ser, não sei se gosto mais de andar de bike ou de lhe fazer a manutenção (há malucos para tudo ;) ).
Deparei-me com um problema (como muitos casos aqui comprei a reba em 2ª mão) e como não sei a utilização/manutenção que a mesma teve, este fim de semana estive de volta dela, já tinha os óleos, por isso apenas a desmontei, tirei o oleo todo, e verifiquei bainhas e orings a suspensão não tinha qualquer problema, cameras com pressões diferentes sem problemas, bainhas e orings tudo em ordem, montei tudo.
Quando para minha surpresa quando coloquei o ar na câmara - ao passar para a + verifiquei que efectivamente depois da revisão tenho uma passagem de pressão entre as duas???
Isto pode-se dever a algum oring que tenha ficado danificado na montagem?

Existe uma casa especialista neste tipo de material na zona de Alcantara, se alguém precisar do numero é só pedir, pois não me parece que seja permitido colocar o numero da mesma por aqui!
 

marcoalmeida18

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Boas, nao sou muito entendido nisso mas a mim já me aconteceu algo idêntico. A acertar o ar da camara positiva com uma bombam manhosa tive uma fuga e la se foi o ar todo fora da camara volto a encher e a mesma situação que tu mistura de ar das camaras. conclusão segundo a loja, um o-ring fora do sitio. E segundo me disseram deves por sempre primeiro ar na camara positiva e so depois na negativa.

Como disse não sou muito entendido na materia por isso espera por mais opinioes.
 
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oliana

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JMPR. Eu também me sinto muito mais à vontade em comprar em Portugal. Infelizmente só há pouco tempo parece que a concorrência que nos é oferecida na internet começou a mudar certas mentalidades. Opção igual...fico em Portugal! Mas não vale a pena essa discussão em certas opções, pois muitos aqui no forum sabem quanto poupam ao comprar lá fora.

Tfmc. Reza (entre aspas) para que seja mesmo só um "reles" o-ring danificado, que pode acontecer. O outro motivo não poderia ser boa notícia! Principalmente se ela encolhe durante uma saída. Muda os vedantes todos. De certeza que isso se vai resolver. Isso nada tem a ver com a qualidade da bomba se ela colocar o ar em quantidade igual em cada camara.
Também tenho uma sl e tem sido uma grande companheira de trilhos há 5 anos.
 
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marcoalmeida18

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BAinhas desgastadas REba race 2008

Ja agora aproveito o topico para perguntar e esclarecer uma duvida.
Tenho uma Rock Shox reba race de 2008 e esta semana quando ia fazer uma saida notei uma cor esbranquiçada na bainha do lado direito. Caiu-me logo tudo aos pes. Pois lá foi a suspensao à vida. O que venho perguntar é se me compensa mandar reparar, ou seja bainhas e sei la mais o que, ou comprar uma nova. Alguem tem uma estimativa do valor das bainha/reparação, e que nao me dava jeito comprar de momento uma nova, mas se tiver que ser que remedio... mas esta tera de aguentar assim mais uns dois meses...
Agradeço desde já o esclarecimento
 
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tfmc

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Caro Oliana, em relação ao mais caro bainhas estou descansado (acho eu...), quando fiz a dita limpeza estava tudo como manda a "lei" 0 riscos.

Como referi antes de a abrir ela tinha pressões diferentes e não tinha problema nenhum (nem de fugas nem de "misturas" de pressão), da bomba não acredito que seja uma vez que foi sempre a mesma que utilizei e é a primeira vez que tal sucede.

Na quarta de manha lá vou eu correr para a loja dos vedantes eheheh...
depois dou o feedback.

Em relação à pressão primeiro a + e depois a - não sei se será por aí, mas vou já experimentar
 

tfmc

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E segundo me disseram deves por sempre primeiro ar na camara positiva e so depois na negativa

Caro amigo marcoalmeida18, nem mais, problema resolvido camera + primeiro e depois a negativa, à partida problema resolvido.

Amanha darei o veredicto final.
 

tfmc

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Após volta de apenas 1 hora parece estar tudo Ok, pressões diferente mantidas em camaras diferentes a passagem de 100mm para 120mm (optimo up grade a custo 0).

Mais uma vez obrigado ao marcoalmeida18 pela dica de encher primeiro a camara + e depois a - (sim pode ser uma coisa basica, mas eu estava a fazer ao contrario e já estava com stress).

Abraço
 
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