Revisão Caseira Scott TC Shock

nirvugo

New Member
Boas,

Tenho uma Scott Genius de 2005 cujo amortecedor perder ar constantemente e não bloqueia completamente. Acho que não faz sentido (nos dias de hoje) pagar mais de 100€ pela revisão de um amortecedor com quase 8 anos, até porque ha uma grande hipótese de voltar ao mesmo daqui a pouco tempo pois é do conhecimento geral que estes deram muitos problemas. O que gostaria de saber é se algum dos colegas aqui do forum alguma vez desmontou um TC Shock (e voltou a montar direito) pois não encontro em lado nenhum qualquer informação a esse respeito. Consegui encontrar uma foto de um desmontado mas não há qualquer indicação do processo. Penso que não haverá nenhum segredo nem nenhuma técnica especial para o fazer mas gostava de ter alguma luz sobre o assunto.
Obrigado,

Hugo.
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro

Também já procurei e não encontrei nada.

Vê lá o que consegues fazer com isto:

p2pb8866171.jpg


Boa sorte

Um abraço

ny12xx
 

nirvugo

New Member
Eu tambem tinha visto essa imagem, aliás, esse user tem duas fotos parecidas do mesmo amortecedor, nessa está mais desmontado do que na outra. Á primeira vista não parece nada de muito técnico, o problema que posso (e devo ter) é não existir material (o-rings e retentores) para substituir pelos que devem estar danificados. Li algures num fórum que os Equalizer tem um sistema interno de pressão que é carregado com azoto (nitrogénio), mas neste caso não me parece que isso se aplique. Estou mesmo tentado a desmontar, já me mentalizei que o pior que pode acontecer é ficar com (mais) uma bike rígida, meto-lhe um tirante de aluminio a substituir o amortecedor e tá o assunto resolvido :D
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro

Parece-me que o amortecedor não tem "muitas" peças.

Pensei o mesmo que tu em relação aos o-rings, mas, podes sempre procurar nas lojas de peças auto por uns que lá caibam.

Pode ser que isto ajude:

orings.jpg


Dedica-te mas é à bricolage.

Isso feito com um tutorial e fotos é que era.

Um abraço

ny12xx
 

pipapakigrafo

New Member
Boa tarde, tenho uma SCOTT Genius RC de 2006, comprada em 2010 usada. O anterior dono não soube me dizer quando tinha sido feita a ultima revisão do amortecedor. Andei quase 2 anos com ela sem revisionar o dito. Depois de muito ler na NET perdi o amor ao dinheiro e dirigi-me a uma loja autorizada e pedi para fazer revisão. Não foi os 75€ de 100 horas de uso, nem os 150€ que sempre ouvi falar. Dois dias depois tinha uma bicicleta nova, sim nova! Acreditem a diferença que faz uma revisão ao TC. Primeiro o que eu achava que era bloqueio era na realidade um trabalhar mais "preso" e passou a ser bloqueio mesmo. Depois a bicicleta ficou bem mais agradavel e eficiente a subir com o TC aberto de tal maneira que já só fecho em alcatrão. agora praticamente só uso o TC nos 70 e 90. Atenção que tenho uma RC que faz MAX atrás de 90 imagino que numa MC seja ainda mais evidente ter o amortecedor a funcionar correctamente. O argumento de ter 8 anos não deve ser usado pois isso não invalida ser mexido por quem sabe... Eu já queria mudar de bicicleta e por um valor irrisório "comprei" uma para mais uns aninhos ;)
 

nirvugo

New Member
papapakigrafo, se não for indiscrição quanto pagaste pelo serviço? No meu caso a Scott é a segunda bike (para os dias de chuva) e por isso praticamente so anda no inverno, daí que não queira estar a investir muito dinheiro nela.
 

pipapakigrafo

New Member
Desculpa só responder agora, não recebi E-mail a informar que o tópico tinha desenvolvido. Estou mal habituado de outros foruns. Paguei cerca de 130€ mas garanto-te vale a pena. Levei a Bike toda da proxima vai só amortecedor, porque nem são eles que o fazem no local vai sempre para O Stand Jasma. Demorou 4 dias entre ir de Lx-> Margem Sul-> revisão-> Lx. Mas eles tinham pouco trabalho na altura, uma "conhecida" foi 15 dias depois e esperou que a pessoa que trata disso voltasse de férias...
 
Top