Restauro de um quadro Hardrock

Mangelovsky

New Member
Vou finalmente divulgar o que fiz no Verão passado. Decidi montar uma bike para a minha namorada e então adquiri no ebay inglês, um Specialized Hardrock Sport disc de 15" neste estado:

DSC03424.jpg

DSC03427.jpg

DSC03433.jpg

DSC03438.jpg


Como o quadro estava bastante miserável, decidi pintá-lo. Na altura, um amigo meu tinha-me mostrado uns trabalhos dele com tintas acrílicas que me tinham agradado bastante. Seguiram-se então estas fases do trabalho:

DSC03809.jpg

DSC03810.jpg





O objectivo era o trabalho ser completamente feito em casa, sem recurso a mão de obra externa. Desenhei então os autocolantes (desenho vectorial) e mandei cortar em vinil numa empresa de artes gráficas:

DSC00841.jpg


Depois de duas camadas de tinta baranca secas, colei então os autocolantes no quadro:

DSC00852.jpg

DSC00851.jpg


Seguiu-se então a camada de laranja:

DSC00853.jpg


E o posterior retirar do vinil:

DSC00854.jpg

DSC00855.jpg

DSC00864.jpg

DSC00868.jpg

DSC00869.jpg

DSC00871.jpg

DSC00872.jpg


Aplicação de verniz, um looongo tempo de espera para tudo secar e finalmente a montagem da bike:

DSC00924.jpg

DSC01231.jpg

DSC01233.jpg


Como não havia certezas da resistência que a tinta acrílica teria no quadro, decidi esperar até agora para colocar aqui as fotos e a descrição do trabalho. Após alguns meses de uso e alguns transportes em carrinha, a pintura mantém-se em boas condições no geral (à excepçãp da zona da escora direita onde já sofreu um chain suck, que danificaria qualquer pintura). Esta bike tem tido uma utilização leve, urbana e em ciclovia. Não sei se a tinta estaria ainda em tão bom estado, com uma utilização regular em btt. Em todo o caso, foi uma experiência com um resultado positivo (apesar de ter tido inúmeros contratempos). Voltaria a usar este método de pintura com máscara, mudando talvez apenas o tipo de tinta, para uma maior resistência final.

Os custos:
15€, o corte dos autocolantes (no entanto agora sei que poderia ter arranjado preços muito melhores, tendo em conta que fui eu que fiz o desenho vectorial)
cerca de 20€ em tintas, lixa e verniz (se não tivesse havido enganos, acidentes e consequentes retrocessos e a tentativa fahada de restaurar também uma pedaleira, também aqui se teria poupado algum dinheiro)
 

kaikedas

Member
muitos parabens.. ficou um espetaculo...
na segunda foto nota-se a escora toda "picada" nao decapas-te o quadro primeiro?

parabens

abraço
 

Mangelovsky

New Member
Fico contente por ver que gostam. Muito obrigado.

"Decapei" à custa da força de braços e dedos (com lixa de água de várias espessuras e muita paciência). E a pintura original da Specialized era mesmo muito resistente. O dono anterior era mesmo muito descuidado, a roçar o violento. Este género de pintura (cinzento mate) manter-se ia em perfeitas condições muitos anos, se a bike tivesse sido minha desde nova.

Houve três fases em que o quadro esteve branco. Da primeira vez tinha sido bem pintado por um colega meu, mas resolvi voltar a lixar novamente para disfarçar melhor essas zonas picadas. Quando a comecei eu a pintar pela primeira vez, a minha inexperiência fez com que disparasse tinta em excesso nalgumas zonas onde se formaram gotas. À terceira vez com o branco, foi quando acertei.

Depois sofri alguns desaires com o laranja e principalmente com o verniz. O resultado final, na minha opinião foi positivo, mas poderia ter sido melhor se tudo tivesse corrido bem à primeira. Se voltar a pintar algum quadro, acho que me vou sair melhor.

Houve uma situação engraçada com que me deparei: ao todo, as Hardrock costumam ter 4 símbolos da Specialized espalhados pelo quadro (o "S" grande). Quando desenhei os autocolantes, esqueci-me do que fica debaixo do tubo principal e só incluí lá 3. No fim de semana em que colei os autocolantes, apercebi-me que só tinha 3 e não queria que a bicicleta ficasse sem algum deles, nem queria esperar por segunda feira para ir à gráfica cortar mais um. Então resolvi decalcar em película autocolante o 4º símbolo e consegui sair-me bem ao fazê-lo. Primeiro recortei o formato básico do "S" e depois manualmente inseri aqueles pequenos recortes que fazem parecer que o "S" foi escrito com um marcador grosso. Como foi um contratempo que consegui ultrapassar na perfeição, dá-me um certo gozo olhar para o 4º "S" deste quadro.

DSC00862.jpg

DSC00848.jpg

DSC00872.jpg
 

JorgeSantos

New Member
:D

Tens uma namorada? Mas este mundo anda perdido ou quê? Tens a certeza que é mesmo do sexo feminino? :mrgreen:

Fora de brincadeiras agora ;)

Parabéns pela "montada"! Gostei de ler e ver o processo de montagem. Estranho sim a marca da bike! Vindo de ti, não esperava isso.

Quanto à cor eu bem sei em quem te inspiraste 8) (SS) Ai e tal é um laranja feio e coiso...mas passado ano e meio copiaste :lol:

Temos que marcar umas voltas!

Abraço igualmente ao dono da oficina :D

ps: Já cortaste o cabelo?
 

Mangelovsky

New Member
Hehehe!

O laranja foi a minha namorada (do sexo feminino, asseguro) que escolheu.

Quanto ao cabelo, também está cortado, talvez não muito bem, porque agora para além de fazer as minhas próprias pinturas, também corto o meu próprio cabelo :afro:

Quanto à volta, por mim é já amanhã de manhã. É só dares uma ligadela :D
 
hehehe
ate que enfim divulgaste aqui o teu trabalho.
em relaçao ao valores ainda nao pagaste o espaço utilizado para a pintura :rotfl: :rotfl:
tens de pro ai tb as minhas obras hehehe
e qual o proximo projecto??
 

Mangelovsky

New Member
É verdade, a inspiração para pintar o Hardrock, utilizando o método "máscara" com sprays de tinta acrílica, veio desta peça e da pedaleira correspondente (infelizmente não tenho fotos), pintadas pelo dono da oficina já mencionado pelo Josant:

A partir de um destes em muito mau estado:
n-XT.jpg


Ele fez isto:
DSC01347.jpg

DSC01348.jpg


A pedaleira foi lacada, porque a tinta acrílica não resiste lá (comprovado da maneira difícil na pedaleira Truvativ que se vê na minha 18ª foto (3ª a contar do fim, no 1º post do processo de pintura).


Futuros projectos na forja:

- Quadro Cannondale do kaikedas (ainda em processo de envio)

- GT Zascar LE (neste caso não vai haver pintura, mas serão só os autocolantes, pois a bike deverá regressar ao seu estado original de alumínio polido revestido a verniz).
 

verakona

New Member
sim senhor o menino esta a ficar pintor
ve la se tiras o lugar ao miguel angelo e começas a pintar os tetos das fabricas de bikes hehehe :mrgreen:
 
boas,tambem tou a restaurar uma hardrock para a minha esposa,vou amanha colar o vinil para pra finalizar a pintura, espero que fique igual a tua.
os meus parabens.
1abraço
 
Top