RMDVENTURA
Member
:fpalm:
op:
Parecem as novelas da TVI, os mesmos actores e a mesma história sem nada de novo!
op:
Parecem as novelas da TVI, os mesmos actores e a mesma história sem nada de novo!
grouk aconselho a ires estudar antes de mandares postas de pescada, pelos vistos es mais burro que eu, porque a aviacao civil deixou o carbono e aposta nas ligas complexas de aluminio? e vai ser o futuro pelo andar da carruagem, espera uns anos e vais ver bikes dessa liga, e as de aluminio convencional e o carbono a ficarem pelo caminho....
Bem pelo menos o forum fica animado.
Começo por dizer que não sou engenheiro de materiais.
É um facto que não vês bicicletas de carbono com 10 anos... se calhar porque em 2006 o carbono em bicicletas era uma raridade a preços absurdos? Confesso que tive anos afastado deste mundo e perdi muita evolução - recordo-me de ver numa revista de 1998 a Trek Y33 a um preço ridiculamente elevado - hoje em dia... consegues um bicicleta de carbono por quanto? 1000€?
Confesso que não estou por dentro dos materiais usados na aviação... mas gosto imenso de carros e é algo mais familiar.
Pegamos então no Mclaren F1 (de 1994) e ... feito em carbono.
Mclaren SLR... chassis em carbono.
Porshe Carrera GT/918... carbono
Ferrari Enzo e Ferrari La Ferrari: carbono
Bugatti (Veyron e Chiron: carbono)
Lexus LFA : carbono
Pagani Zonda/Huayara: carbono
A questão do carbono é o preço deste - o processo é caro e a moldagem dos "painéis" de carbono é "lenta".
A questão das ligas de alumínio na aviação é outra... e confesso que não sei sobre o assunto mas creio que a coisa será sobretudo pelo preço que o "fabrico" deste acarreta.
Por outro lado.. no segmento dos super desportivos onde os parâmetros de tempo e custo de fabrico perdem alguma relevância (devido à natureza "exótica" do mercado) o carbono é amplamente usado...
Sem desprimor pelas bicicletas... mas se a Bugatti, Mercedes, Mclaren, Porsche "confiam" no carbono... tu colocas em causa o material pela fadiga?!
Eu não sei o futuro... claro que o carbono pode ficar pelo caminho mas... com certeza não será pela "fadiga"
o carbono a ser utilizado nas corridas faz todo o sentido, afinal nao se reutilizam os veiculos, todas as epocas e tudo novo
Aqueles modelos de carrros.. não são para corridas... são superdesportivos para o "dia a dia".
E continuam as asneiras.
Nenhum desses carros é de "corridas".
O carbono não tem fadiga como os metais. Um bom quadro de carbono pode durar uma vida. O grande problema do carbono são os impactos numa pequena área. Exemplo uma queda e uma pedra pontiaguda acertar em cheio no quadro.
É pena que o carbono nas mentes de algumas pessoas ainda esteja nos anos 80/90 do século passado.
O carbono no meio automobilístico esta a sair de veículos exóticos para carros mais mundanos.
O BMW I3 já utiliza carbono na sua carroçaria.
a outra depende de quanto tempo queres manter a bicicleta, 3 anos, 5, 10? o carbono e espetacular e tal, mas tem fadiga rapida em relacao ao aco e aluminio...e se gostas de dar bastante porrada dura pouco em relacao aos outros....
mas se te decidires por uma de carbono nao e pra a pores numa redoma! diverte-te!
Nem vale a pena responder. És uma anedota. Tu própria enterras-te.
tantos homens aqui, e nao acredito que ninguem veja corridas automoveis ou estao a gozar com a minha cara
Antes demais obrigado por todas as dicas, acreditem que me têm ajudado. Dentro do limite de 1000€ tenho centrado as minhas antenções nos seguintes modelos usados:
-Specialized S-Works Stump Jump Carbono 26
-Cannondale Rize carbon 26
-Cannondale carbon Scalpel
Tenho neste momento uma S-Works Stump Jump Carbono 26 de 2012 que tem como extras: rodas slr mavic carbono e avanço ritchey tb de carbono, selin tb de carbono, segundo o dono esta a pesar 7.5Kg (duvido)
Face as alternativas e falando exclusivamente nos modelos, ficaria bem servido com a S-works? estamos a falar de 800 euros.