Resistencia para subidas

elv1s

Member
A fórmula é a de kravonen
220-38=182
182-58 sendo 58 a pulsação em repouso = 124.

70% de 124=86,8.

86,8+ 58 =144,8 volta-se a somar a pulsação de repouso.

Em zonas baixas tipo 70% a diferença ainda é grande, mas quando se passa dos 80% a diferença não é assim tanta.

Eu tenho usado este método e tem resultado muito bem para mim.

90% efectivamente aumenta o consumo calórico, mas segundo estudos, também queima mais glicogénio em vez de gorduras.
Também há estudos no sentido de que também se aumenta o metabolismo, e nas horas seguintes ao exercicio se continuam a queimar mais gorduras.

O que eu tenho notado, é que com a mesma alimentação, se andar a fazer treinos a menos de 70% seja qual for o tempo, acabo por engordar(em 2 semanas), quando faço treinos a 75% ou mais, mesmo curtos, de perto de 1h de duração, acabo por emagrecer.

Resumindo, temos de estabelecer uma regra qualquer, aproveitando os indicadores da frequencia cardiaca, mantemos o mesmo método durante um longo periodo de tempo e vamos vendo como nos sentimos melhor.
Eu de momento estou a fazer o Via Simples, e funciona muito bem comigo.
O mais complicado é regrar a alimentação.
 

jopedru

New Member
:rotfl: Desculpem mas nao consigo resistir a isto!

Estou mesmo a ver os domingueiros que por aqui andam 1º a entender essas formulas cientificas, 2º mesmo que as entendam, a saberem por isso em practica! :mrgreen:

Eu acho que quem iniciou o tópico queria coisas simples, não calculos cientificos que voces pesquisam na net e sinceramente nao acredito que alguma vez tirassem resultados practicos disso! Já agora aqui fica uma dica, subir é simples desde que se durma numa camara hiperbática durante 12 horas, ah e já mes esquecia, ajuda se meterem a injeçaozinha de epo uma vez por mês!

Não entendam como gozo, apenas entendam que é para puxar a conversa para coisas realistas para quem aqui anda.
 

elv1s

Member
Para coisas simples, está o link para o site que meti, onde basta um mero curioso introduzir a idade e frequencia em repouso, que fica logo a saber os seus valores alvo.
Fica também a saber que o ideal será a Zona 2 e 3 segundo o site.

Isto pressupondo que a pessoa já tem alguns conhecimentos, ou curiosidade, pois deve ter um medidor de frequencia cardiaca...

Esta resposta, mais técnica, veio para tirar uma dúvida do user Match.

Eu quando comecei também não sabia nada, agora ainda sei muito pouco, mas tem-me ajudado a desenvolver bastante em quase 2 anos de BTT, menos 25kg de gordura, muito mais músculo, e 18200km a pedalar. Acho que já passei a fase do domingueiro, tal como outros, nem que seja um que se motivem e façam como eu.

Não sou campeão, mas vou treinando com prazer no dia-a-dia com os meus objectivos pessoais, e com estas fórmulas que ajudam a treinar saudávelmente, em vez de andar à "maluca" como até vejo alguns domingueiros, que, sem preparação nenhuma fazem grandes picos de pulsação e depois até se sentem mal... isso sim, é grave.
 

jopedru

New Member
elv1s tal como quis mencionar o post nao pretendia atingir ou ofender, esses calculos conheço-os bem, mas a ideia aqui, ou o ideal, seria manter uma linguagem simples e como tal acessivel, mas informação em excesso nao prejudica ninguem, mas pode baralhar ou provocar o desinteresse do tópico!

Abraço
 

rucaf3

New Member
Mas já agora gostava de saber o que é uma cama Hiperbática... Nunca se sabe se posso comprar um colchão desses... :mrgreen:
 

elv1s

Member
LOL

Não sei se estás a gozar, ou a sério...

Mas acho que ele queria dizer Hiperbárica...

Pelos vistos o michael jackson dormia numa, para viver até aos 150 anos...
 

rucaf3

New Member
elv1s said:
LOL

Não sei se estás a gozar, ou a sério...

Mas acho que ele queria dizer Hiperbárica...

Pelos vistos o michael jackson dormia numa, para viver até aos 150 anos...

Como não conhecia, escrevi como ele escreveu mas sabendo agora o que é prefiro ter tempo defenido pelo destino do que viver até aos 150 e mais a mais nem isso fez o outro escapar ... :mrgreen:
Pensei k fosse uma cama em que nós nos deitassemos e acordassemos como o Amstrong... Cheios de força para subir e da mesma maneira que ele... Aí sim comprava logo uma he he :mrgreen:
 

match

New Member
Elvi1> Entendi!!
Excluindo a FCR do cálculo, o valor da faixa aumenta.
Minha FCM é +- 180 e FCR 47
180x70%=126
Excluindo a FCR, 70%=140
E na prática é isso mesmo, ou seja, treinar entre 140 e 153 (70-80%) é um bom esforço. Não muito duro é nem muito moleza.
Acima disso desgasta demais, e tenho percebido esse desgaste por conta de andar muito tempo a 160bpm e acima, pra acompanhar biker mais avançados.

POr essa formula, percebi que quanto mais baixa for a FCR, menor será o valor da faixa.
Sabe me dizer porque?
É porque o coração está mais preparado e daí bate menos para o mesmo esforço?
 

elv1s

Member
Os valores baixam, assim o intervalo de trabalho vai ter uma amplitude maior.

E é importante ir ajustando os valores, para não começarmos a treinar demais por engano. Se bem que a diferença de 2 ou 3 bpm em valores baixos de pulsação não faz grande diferença.

Mas acho que é por aí. Quanto mais preparado, menos precisa de bater para o mesmo esforço. Ou seja, puxamos a 70% pelas pernas, mas o coração já não precisa bater tanto.

Atenção que para melhorar convém fazer uns treinos, 1x por semana precisamente nessa ordem de valores, dos 160, os 80-90% com o devido tempo de recuperação.

E aí torna-se fácil acompanhar os tais biker's avançados. Aliás fazê-lo sem treino pode ser prejudicial.
 
Na minha opinião ganhar resistencia em subidas implica perda de gordura e ganho de massa moscular, assim como treinar as mesmas com alguma frequencia, evitar faze-las no ritmo máximo, caso contrário surge quebra de resistencia mais cedo, ter alimentãção cuidada quanto possivel, e descnsoé igulamente fundamental
 

match

New Member
""Atenção que para melhorar convém fazer uns treinos, 1x por semana precisamente nessa ordem de valores, dos 160, os 80-90% com o devido tempo de recuperação."

Elv1> Parece-me que isso que dizes é a essência do Via Simples, ou seja, andar tb pouco tempo, mas em alto ritmo, ao invés de andar sempre de leve e com alto volume.
Ai deve entrar o recrutamento de novas fibras, etc
Ok?
 

elv1s

Member
Sim, é capaz, mas também por experiência própria. Andei durante umas semanas sempre abaixo dos 75% naquela de perder peso, e pouco perdi a mais que o normal e senti que fiquei mais lento.
 

JMSS

New Member
epah, na minha opinião faz assim uns treinozitos com pouca inclinação mas a um ritmo mais acelerado que o normal, se tiveres bicicleta ergonómica como eu tenho, faz 10 km´s diários na mudança mais pesada e vais ver que isso passa :twisted: :twisted: :twisted:
 

lycasblack

New Member
Boas
Tenho andado a fazer uns treinos nums Rolos Elite que comprei porque ja não dá para andar no fim da tarde, e já começo a ver resultados. As subidas já não custam tanto :mrgreen: No domingo passado fui subir até o Caramulinho e já notei a differença aguentei muito melhor :D Agora resta muito mais treino :wtf:
Boas pedaladas malta
 

matchh

Member
Boas
Tenho andado a fazer uns treinos nums Rolos Elite que comprei porque ja não dá para andar no fim da tarde, e já começo a ver resultados. As subidas já não custam tanto :mrgreen: No domingo passado fui subir até o Caramulinho e já notei a differença aguentei muito melhor :D Agora resta muito mais treino :wtf:
Boas pedaladas malta

Sim no Rolo dá pra fazer bons Treinos de Subidas, Treino de Força. Só não terá a inclinação igual, mas dá pra simular bem levantando a frente da bike.
No rolose treina como quer. Só é meio chato. Esse é o problema
 
Top