Rescaldo - VII BTT Terrugem / Sintra - 11 Setembro 2011

Salva69

New Member
Boas,

Parece-me que fui o primeiro a chegar...... ao forum !!!
Grande empeno... e só fiz os 35Kms (que me deu 40kms).
Quando ao percurso,foi excepcional com trilhos técnicos e de muita beleza, assim como subidas de chorar.
Quanto à organização, foi muito bom, apenas um pequenissimo reparo que se calhar ate fui eu que não reparei se existiu algum ponto de água após o abastecimento, mas fiquei de facto sem água.

Parabéns e continuem porque de facto organizar um evento destes com mais de 600 participantes é obra, muitos parabéns pelo empenhamento e pela escolha dos trilhos / caminhos.

Paulo S.
 

apache voador

New Member
boas a todos

bem acho que foi uma boa manha de btt grandes paisagens pelo menos aquelas á beira mar e houve mais eheh bem escolhido o percurço que foi 58 km mas isso nao intressa,acho que pelos menos deviam tentar tirar os numeros dos frontais dos 35 e 65 km acho que todos iam gostar por mim é a minha opiniao mas nao é isso que penaliza a organizaçao,quanto á agua como fala o amigo na abertura do rescaldo como levo dois bidons vou bebendo e vou enchendo onde á pontos de agua e no percurço que fiz encontrei agua em varios sitios continuaçao de boas pedaladas :D


paulo ventura
 

Sardoal

New Member
Tudo bom neste passeio.Parabens!
Apenas um senão:O número invulgar de quedas que presenciei.
De resto já se sabia que era um passeio,não maratona(apesar de ter condições para tal).
E os passeios em geral não têm classificações.
Quanto ás quedas não creio que a culpa seja da organização.
No entanto,em eventos futuros talvez fosse melhor inicios menos rápidos.
 
Last edited:

Holy

New Member
Salva: Havia uma fonte e só via pessoal a lavar a bici lá...

Eu só me queixo de que havia um cruzamento no meio do mato e se não fosse o agricultor a dizer esquerda o pessoal ia todo pela direita (era a descer hahaha)
Houveram muitos acidentes infelizmente... Eu arranquei no grupo final e ao fim de 5km, na primeira descida cheia de tabuletas a dizerem perigo, já havia um colega com um GRANDE acidente...Segundo sei foi queda em grupo (20 colegas +-).

Quanto ao passeio se isto foi dificuldade média nem quero saber o que é alta...parece que tudo o que era pedra se juntou para me dar cabo da primeira ida da bici ao mato...
Foi muito giro mas da próxima levo uma mota. Isto foi de loucos, as subidas eram todas muito duras e as descidas muito rápidas e técnicas (alem de bastante perigosas). Mesmo que uma pessoa quisesse pedalar a subir não ia conseguir devido a outros colegas levarem as bicis na mão.

Para o ano quero ver mais umas placas de perigo e/ou abrande. E já agora mais grande maiores gigantes! Vi muito louco que quase ia morrendo a descer que nem doidos..

O pessoal tem de ter atenção que a pista não é só deles. Vamos a olhar pelos outros também.

PARA O ANO HÁ MAIS!! (e para o ano devo ir para 55km).

PS. cadê as fotos? :D
 

wilsoncycles

New Member
Bons trilhos, mas um pouco de exagero na inclinação das subidas para uma organização que diz que não é uma maratona e que lhe chama um passeio
Achei a chegada bastante triste, sem motivação nenhuma para quem chegava, não foram tirado os tempos para classificações, muito mau mesmo, se não sabem fazer mais vale ficarem quietos, ou então que seja mesmo só um passeio com guia e algo sem grandes dificuldades
Um evento para esquecer, para o ano prefiro ficar na cama a dormir
 

vmiguel

New Member
Gostei da organização. Não cheguei a ver a separação dos dois percursos, mas provavelmente distracção minha, porque as marcações eram abundantes.

Faltou apenas uma indicação do balneário das senhoras. Abastecimento e almoço bom.

Notícias do acidente, o homem ficou bem?
 

btt.arrifana

New Member
Os trilhos bem escolhidos e revelando um enorme trabalho da organização na limpeza dos mesmos, os meus parabéns.

A parte mais “dura” do percurso ficou em Mafra, mas para quem não é de Mafra posso dizer que os trilhos e as supostas grandes subidas não são nada de especial, por aqui qualquer pequeno passeio de 30 km têm quase sempre mais de 1.000mt de acumulado.

De uma maneira geral tudo muito bem assinalado ainda que tenha dado por uns “artistas” perdidos.
Verifiquei que em alguns cruzamentos existia reforço de água para quem necessita-se.

Os acidentes e verifiquei um mesmo a minha frente, não foi de todo culpa da organização mas da falta de preparação dos participantes, não é uma maratona não existem contagens de tempos é um passeio pessoal, não andem a correr, para outros tantos os 35-40km do percurso com quase 900mt de acumulado não é um passeio Cascais-Guincho, se não estão preparados não venham, evitam ter acidentes e provocar acidentes e acima de tudo prejudicam o andamento de quem quer ir montado e têm que desmontar por ter o caminho ocupado.

O único ponto negativo e já o disse na promoção do evento foi o não terem sido disponibilizados os tracks GPS antes do passeio, esperemos que para o ano este ponto possa ser corrigido.
No restante 5* para repetir para o ano.
 
Last edited:

jo4o

Member
O ponto forte deste passeio foram os trilhos muito bons e bem escolhidos. É esta a razão que me fará regressar na próxima edição.
As marcações, a vigilância e as indicações pareceram-me boas, mas também não vi a separação dos percursos (por sorte segui para o pretendido) e sem saber como, enganei-me ao quilómetro 40, aparentemente tendo feito um pequeno atalho, dado que acabei com 55km.
De resto nada de relevante, é comum ver participantes a atirar lixo despreocupadamente ou a abordar descidas perigosas (sinalizadas ou não) sem terem em conta as suas limitações.
Quanto às classificações e tempos, são desnecessários, quem quiser competir não tem falta de maratonas, XCO, XCR, etc. por todo o país.
A melhorar: mais um ou dois pontos de água no percurso maior.
 

NelsonSerra

New Member
valente empeno que apanhei!! depois de um mês de férias sem fazer nenhum apanhar logo umas subidas daquelas é de chorar.
Para mim esteve tudo bem, foi pena a queda do rapaz que caiu sozinho e que parece que ficou mesmo mal tratado.
Obrigado ao homem das bicicletas Brasil e ao seu gel que me recompôs.
 

lmgomes

New Member
Boa noite a todos!!
Fiz os 55km (ou 58 e para mim foi muito agradavel!!!As subidas fazem parte, a questão não é subir, o problema é que para a maior parte das pessoas que estavam a fazer a volta eram tecnicas de mais.
Cheguei ao fim da prova com 3.36h e fiquei a pensar: "mas não há ninguem a conometrar o tempo?".

Não acho que tenha sido uma prova dura, eu achei muito gira e só pecou por alguns erros da organização como : falta de sinais de perigo junto as arribas e um ou outro cruzamento que podia levar a enganos!

Eu por acaso vi a separação: estava junto ao segundo abastecimento(só de águas), os dos 55km continuavam em frente e os dos 35km viravam à esquerda...

Cumprimentos
 
Last edited:

atce

New Member
http://imageshack.us/photo/my-images/97/bttterrugem.jpg/ Bons dias \o

2ª prova de btt em que participo, 1ª que termino pois na anterior parti o pedal :eek: de uma forma geral gostei bastante da prova, bem sinalizada, ainda que tenha feito travagens fortes para virar em 2 locais eheh algumas subidas eram bastante tecnicas, a zona tem mta pedra e regos feitos pela agua. subidas tambem duras onde para mim foi impossivel nao desmontar. orla costeira tinha uma vista engraçada, mas nada bate a minha arrabida :b as fotos ficam para uma proxima, pois voltarei a fazer o caminho de uma forma mais tranquila. espalhei.me uma 4 vezes a subir por haver malta mais lenta à frente, 3 na mesma subida fdx.. acho que nunca me irei adaptar aos pedais de encaixe :\ caí depois ja no track dos 55km sozinho, olhei para o lado e a roda resvalou e puff, sorte que o terreno era fofinho :D por ultimo, ja apos a junçao dos 2 tracks, vinha tranquilamente atras dum dos companheiros de 35km e apos uma travagem dele assustei.me, desviei.me e entrei com a cabeça num canavial lolol mas tudo operacional! nessa altura passou um amigo dos 55km por mim, e desde entao foi sempre um picanço engraçado e saudavel ate ao final com direito a sprint dos dois na recta final de asfalto :) apesar de ser passeio, partilho da ideia que deveria ter sido feito cronometragem final, ainda que sujeitos a erros de classificaçao (atalhos, 35km a dizer k fez 55km, etc) seria sempre bom e interessante comparar tempos. é que neste momento so sei k pelo menos ultimo nao fui! fui enganado pela zona de banhos, é que fui a pé e aquela porcaria ainda era longe pa caraças..

algumas notas aos comentarios ja feitos:
*a divisao estava visivel, tal como ja foi referido num posto de abastecimento liquido (com dois rapazes na altura em que passei), onde havia duas 'placas' no chao indicando 35 e 55km com as respectivas setas de direcçao;
*existe claramente um abuso nas descidas por parte de algumas pessoas.. mais vale perder um segundo na prova que a prova num segundo!;
*100metros apos o primeiro abastecimento encontrei 3 garrafas de agua no chao. nao consigo compreender porque se continua a ver coisas destas..
*no final ouvi comentarem esse acidente, e ao que parece alguem estava mesmo mal :|
*ao amigo que refere que isto nao é cascais-guincho, sim nao é, mas todos nós temos o direito a participar nestas provas.. se queres mais competiçao tens outras opçoes. e se pensares bem, knd começaste a andar t mb nao eras 'pro' ;)

Em jeito final, acho que sao 80/20% para aspectos positivos/negativos da prova. muitos parabens à organizaçao, nao é facil acolher tantos atletas.. foi bom ver os jovens que ajudaram por lá, grande parte deles, se nao todos, em regime de voluntariado. e o preço de €9 foi algo de muito positivo tambem. deixo o mapa da prova e stats (alguma/muita! descrepancia para o acumulado, km's foram mesmo 55 ao contrario dum ciclista anterior - será que fiz algum atalho? :eek: ). um obrigado a todos!

Uploaded with ImageShack.us
 
Last edited:
Ora boas.

Muito bom percurso fiz os 55km que foram 58km (foi um bónus de 3km da organização) com trilhos bastante bons, em que alguns deles requeria alguma técnica por parte dos participantes, a nível de marcações não tenho nada a apontar, segurança, nos cruzamentos e passagens de via estava sempre gente da organização.
Finalizando quero dizer que gostei e que para o ano possivelmente voltarei para a minha 3º vez no vosso passeio, também queria desejar as rápidas melhoras a todos os acidentados, infelizmente parece que houve alguns.

Agora fico à espera de fotos, porque passei por muitos fotógrafos ao longo do percurso.

António Henriques.
 

diogoh

New Member
Ora bom dia,

Antes de mais queria agradecer a gentileza do pessoal da organização pois tive um problema com a inscrição de um atleta e devo dizer que trabalharam muito bem, rapidamente arranjaram forma de resolver a situação, 5 estrelas.

A nível do passeio, muito muito agradável, tinha de tudo, zonas de estradoes para rolar, desde subidas para desafiar a técnica (e as pernas principalmente ahah), descidas também técnicas... No geral estava sem dúvida excelente, sem nada a apontar em termos de segurança, apoio nos cruzamentos mais perigosos, os abastecimentos tambem tinham de tudo e as marcações em suficiente quantidade e bem visíveis...

Uma particularidade bastante interessante, que foi facto de, o passeio deste ano passar por poucos sítios do passeio do ano passado...

No que depender de mim, para o ano há mais ;)

Agora venham as fotos, e a cereja no topo do bolo :D

Abraços e boas pedaladas
 

SU SINTRENSE

New Member
Boa tarde
A ESCOLA DE CICLISMO SU SINTRENSE marcou presença no VII PASSEIO BTT TERRUGEM, não como participante em qualquer dos percursos mas na montagem de uma gincana para os mais novos no local da partida, estiveram poucos participantes porque o tempo que houve de divulgação foi apenas de 4 ou 5 dias manifestamente pouco mas que resultou em pleno para a divulgação da formação no ciclismo que o SU SINTRENSE pretende começar a fazer.

Na nossa opinião e vale o que vale cada um faz o que bem entende, assistimos à partida de meninos demasiado novos para fazer os 15 kms do passeio, achamos que primeiro tem de aprender muita técnica e não esrtas grandes estiradas, mas somos mesmo nós que temos a formação como defeito e não deixamos sempre de sublinhar que a bicicleta deve ser diversão não sacrifico.

Esperamos estar presentes em vários eventos do genero na zona em parcerias com os grupos organizadores. Sempre gratuitos para os participantes na gincana.

O nosso MINI BIKE PARK tem várias opções de montagens e na Terrugem estiveram apenas uma pequena parte dos obstáculos a ultrapassar
Aso sábados treinamos às 10 horas, normalmente junto às bancadas do SU Sintrense e os treinos são abertos a todos (faça sol ou faça chuva)

Agradecemos ao grupo BTT TERRUGEM SINTRA toda a colaboração prestada

ESCOLA DE CICLISMO
www.ciclismosusintrense.com

Facebook: Ciclismo SU Sintrense
 

btt.arrifana

New Member
Tracks

Um OFF TOPIC "Amigo atce a única coisa em que quero ser profissional é em chegar a casa inteiro, detesto competição, e sim todos temos o direito de participar, mas também o dever de não prejudicar os outros achando que um passeio é uma corrida, e o meu alerta (Cascais-Guinho) é para que antes de se inscreverem num passeio com 600 participantes tentem fazer um percurso igualmente difícil sozinhos, se o conseguirem venham, se não, continuem a treinar, agora nunca mas nunca ponham a vossa vida e a de outros em risco. O meu filho fez menos uma hora e meia que eu no percurso de 35km, quando vi o acidentado grave e sabendo que ele ia mais a frente senti um baque no coração que durou até o passeio terminar e saber que com ele estava tudo bem, infelizmente nem todos os pais puderam dizer o mesmo". As melhoras para todos os que sofreram acidentes em especial para o companheiro que teve que ir de ambulância.

Track de 35km
http://www.gpsies.com/map.do?fileId=kyalchircpcwowjq

Track de 55km
http://www.gpsies.com/map.do?fileId=osznorqbiwgoqklo
 
Last edited:

4u2d

New Member
Ora boas a todos,
antes de mais nada as melhoras para todos os acidentados.
como sempre aqui fica uma amostra para aguçar a curiosidade, para ver as restantes fotos é seguir o link no
fim....
0001.jpg

0002.jpg

0003.jpg

0004.jpg

0005.jpg

0006.jpg

0007.jpg

0008.jpg

0009.jpg

0010.jpg

0011.jpg

0012.jpg

0013.jpg

0014.jpg

0015.jpg

0016.jpg

0017.jpg

0018.jpg

0019.jpg


Clicar aqui para ver as restantes : http://4u2d.pt/section447336.html
------------------------------------------------------------------
 
S

seabraj

Guest
Boa tarde,
Em jeito de rescaldo aqui fica (faço parte do grupo dos 35 km, que se revelaram quase 40...)...

Positivo:

-Organização Geral;
-Percurso escolhido (momentos de paisagem de rara beleza e aqui tão perto de Lisboa...);
-Dureza e exigência técnica (talvez excessiva para se utilizar a palavra "Passeio").

Negativo:

-Sinalização do percurso (fiz parte de um grupo de considerável que se perdeu por volta do km 25 - salvo erro - );
-Pontos de abastecimento escassos;
-ainda há "gente" que teima em deixar as garrafas de plástico espalhadas pelos campos (incompreensível num passeio de domingo...);
-Não colocação de meios de socorro em locais de risco elevado óbvio (presenciei um ferido em estado grave (ou muito grave..) após uma descida de inclinação muito acentuada e numa das raras zonas asfaltadas dentro de uma pequena povoação - local onde poderia estar estacionada, com toda a facilidade, uma ambulância.
-Recepção aos participantes "morna".

Foi a minha primeira vez na Terrugem e a satisfação foi mais que positiva!
 
Top