Rescaldo Maratona BTT "rota dos moinhos de real"

Polegar

Active Member
Cabe-me a mim abrir o tópico. A malta ainda deve estar muito cansada. Venho aqui dar os parabéns a organização pelo excelente evento que organizou. Percurso bem marcado, muito bonito e muito duro (45km com 1700m de acumulado mata qualquer um hehehe). Pessoas muito simpáticas nos controlos e nos abastecimentos, muita gente a controlar os cruzamentos, enfim para o ano lá estarei heheh. Infelizmente não pude ficar para os banhos e almoço pois compromissos matrimoniais assim o obrigam hehehee.

Parabéns ao Clube BTT Montemozinho/Candybike.

Humberto Luís
A.R.Novelense/Moto3Tempos
 
Todas as vossas sugestões de melhoramento serão muito bem vindas.

Cabe-nos agradecer profundamente a honra que nos deram todos os bikers ao participarem no nosso evento!

Uma palavra muito especial para a Junta de Freguesia de REAL, principalmente ao Dr. Filipe Valente, seu presidente, a todas as instituições e voluntários da freguesia que estiveram fantásticos no apoio incansável à organização da prova!

BEM HAJAM TODOS POR TUDO!
 
S

SHEYK

Guest
Muito boa Prova!

Especial destaque em agradecimentos ao BVB da zona que foram ultra prestáveis após a uma queda que sofri no inicio!!! Haja Saúde!!!

Cumprimentos à Organização, todo STAFF e claro aos BRAVOS que contribuíram para este espectacular convívio!!!!
 

artsite

New Member
Infelizmente não posso dizer o mesmo, depois de fazer todas as maratonas do campeonato do Porto, depois de saber que era a mesma organização que realizou a maratona de Meda, as expectativas eram altas.

O local de partida estava óptimo, mas o sentido de partida errado, pois todos juntos em grupo com pouca entrada entre a partida e a parte em paralelo a descer e com curvas.....muita má ideia, e pelo que soube foram alguns que cairam.

Depois o lixo no trilho, eu sei que a culpa não é minimamente da organização, mas podia evitar o mesmo, embora seja uma realidade infeliz da mentalidade de algumas pessoas lá o colocar. Depois poucos metros mais á frente telhas partidas, onde ainda existe confusão de atletas.......
Em seguida o facto de diversos locais existir muitos troncos e paus mesmo no meio do trilho, eu sei que é normal, mas evitar esse local era excelente. Diversas foram as quedas devido a isso, pelo menos um aviso para se ter cuidado.
A sinalização não posso dizer que estava má, mas podia estar bem melhor, pois num cruzamento onde era para virar á esquerda, ter apenas uma fita no meio, e ter de quase de parar para ver onde estavam as outras fitas para saber a direcção...isso não, existem maneiras melhores como as diversas setas que se encontrou noutros locais da pista que estavam excelentes, onde até o nome da maratona estava escrito.
Outro aspecto foi o facto de estar a contar com 60klm, e o espanto de muitos atletas de ter "apenas" realizado 45klm, eu nem sei, pois o meu klm estava avariado, mas o que aconteceu com o resto????Eu sei que pode acontecer muita coisa em muitos klm de pista, mas avisar era bom.

De resto, cruzamentos bem sinalizados com pessoal bem visível, muita policia que não é normal, rápida colocação dos pontos de controlo, tirando o lixo paisagem mesmo linda, onde até dava vontade de parar, e banhos quentinhos, o que nem sempre acontece não sei porque. Comidinha, óptima tendo em conta o local onde até rabanadas tinha, boa ideia.

Uma coisa, os comentários são meramente construtivos, não destrutivos, apenas para que o ano que vem seja uma maratona ainda melhor, pois mesmo tendo em conta tudo, voltava a correr, tirando os 2 furos que tive.
 
------ Citação desnecessária ------





Caro Artsite;

Como deve calcular agradecemos todas as críticas construtivas pois desejamos sempre melhorar.
Mas permita-nos alguns esclarecimentos:
1. Comparar os meios que temos na Mêda (já no 2º ano e com uma Câmara Municipal como parceira) com o que poderíamos exigir (sem sermos arrogantemente sobranceiros) de uma junta de freguesia no primeiro ano seria assaz impossível. Tentámos sempre adaptar-nos aos meios locais, seguindo uma divisa que achámos fundamental para a modalidade: levar os eventos oficiais a locais novos, angariando novos parceiros!
2. Conrcordámos inteiramente com o que refere quanto ao lixo, Permita-nos aliás que lhe diga que as lixeiras foram descobertas quando dos reconhecimentos. Participámos à Câmara Municipal de Castelo de Paiva que s e comprometeu a levantar o lixo no próximo dia 20 de Novembro. cá estaremos para ver se o fazem!
3. Evitar zonas com paus numa freguesia de 35 km2 onde 32 são área florestal, em pleno Outono, uma semana após uma tempestade e um dia após uma chuvada seria desiderato herculeano ou mesmo impossível! Os 49,7 kms (por GPS) da Maratona eram inteiramente cicláveis e assumidamente de grau 4,5 em 5.
4. Registámos um ou otro ponto menos bem fitado. em quase 50 kms julgámos não ser gravosamente criticável e aliás tivemos apenas 4 casos registados de saídas de percurso em 170 participantes.
5. A redução dos 56 kms para os 49 finais deveu-se a dois factores: à tempestade anterior que tornou um track intransitável e ao facto da altimetria acusar aos 49 cerca de 1800 de acumulado. Tomámos a decisão de encurtar e continuámos a achar que foi a correcta. Aceitámos que pensem o contrário, claro!

ficámos muito felizes por, apesar dos nossos lógicos erros, ter gostado e para nós será uma honra contar consigo quer na Mêda, quer em Real, em 2011.

fortíssimo abraço!
 
Last edited by a moderator:
Boas pessoal.
Participei na maratona e adorei o percurso, foi um dos melhores que fiz este ano e já conto com alguns.
Do ponto de vista técnico foi um dos mais exigentes que fiz, mas aí é que está a grande piada desta modalidade... Cada um deve-se adaptar às condições existentes, se o percurso está em mau estado então devemos andar mais devagar. Eu próprio não o fiz! Abusei da velocidade nas pedras e estourei uma câmara e rasguei o pneu de traz... Mas OK, uns 10min de atraso e lá o substitui... acabou por furar novamente mas são ossos do oficio!
Quando aos ramos e paus no percurso, esses poderiam ser evitados, mas temos de ter em conta que o tempo não colaborou...
Quanto ao nº de km efectivamente estavam previstos inicialmente 60km, contudo os mais atentos devem ter reparado que no gráfico da altimetria que forneceram era explicito que a maratona não chegava aos 50km. Tudo bem que os gráficos poderiam ter sido fornecidos com maior brevidade, contudo no dia anterior estavam disponíveis...
Temos de admitir fazer mais 15km depois de todo aquele acumulado seria complicado...

Como critica construtiva, sugiro que a organização no próximo evento forneça um "keyplan" (mapa com os pontos principais), para que quem não conhece os locais tenha mais facilidade em chegar... E já agora forneçam o track de GPS!

Os meus parabéns à organização pelo evento...
As bifanas estavam mto boas! E as rabanadas também!
 
Last edited:

ivan luis

New Member
Ora bem... Cá vai o meu rescaldo, pois sei que a organização, ao contrário de muitas outras, está receptivo a críticas (construtivas) por parte dos participantes.

Pois bem, em primeiro lugar as expectativas eram bastante elevadas, pois a Maratona da Mêda esteve a um óptimo nível e ficou apenas com pequeníssimas arestas por limar. Bem sei que não dispunham dos mesmos meios, mas antes e repito, antes de lá chegar eu contava com algo a um grande nível.
Em segundo lugar, a quilometragem da prova... Primeiramente, anunciaram a maratona como tendo uma extensão de 60km. Afinal de contas eram 50km, ou seja, uma redução de 17%... Podiam ter avisado antecipadamente que afinal a prova ia ser uma "meia-maratona", mas acima de tudo que iam reduzir a quilometragem por motivos de força maior. Bem sei que foram as condições meteorológicas que assim o ditaram, mas só soube que o percurso tinha sido encurtado depois de acabar a "maratona". Sinceramente fiquei com água na boca, pois espera fazer mais uns bons quilómetros! Se a prova é dura, melhor! A prova contava para o regional do Porto, por isso o nível de dificuldade tem de ser razoável.
Relativamente à altimetria também disseram que a colocariam na última semana e não erraram, mas eu fui ao site dar uma espreitadela no dia anterior e não vi nada (pelo menos que me lembre), ou seja, ia para a maratona sem saber ao certo o que me esperava. Redundâncias do tipo "Sobe e desce constante...", "dureza..." já eu sei de antemão :D Maior antecedência na publicação da altimetria seria uma boa ideia.
Em relação à partida estava num local interessante mas neste aspecto concordo com o colega Artsite. Devia ser no sentido inverso e aqui, no meu ponto de vista, mesmo que a prova não fosse encurtarada, deveriam ter colocado alguns kms de estrada para alongar o pelotão e definir melhor as posições, até para descarregar um pouco da adrenalina e nervosismo que se vai acumulando na partida, em vez de começarem com a prova logo a descer com ruas estreitas e perigosas dada a aglomeração de bttistas.
Quanto ao percurso em si esteve brutal e adorei o "sobe e desce constante", eheheh. Pena foi que as condições meterológicas estragassem um pouco a paisagem e os trilhos. As famosas descidas cheias de paus... Concordo que eram perigosas e devia haver bom senso de as fazer com cuidado redobrado. Mas também acho estranho que de um dia para o outro se junte ali tantos paus, onde alguns tinham dimensões consideráveis e não eram dois ou três...
Percurso fitado q.b. e houve um ou dois pontos, tal como referem, mais duvidosos, mas nada de grave.
A chegada à meta, podia ter sido melhor pensada... Para quem faz a maratona por lazer até apanha uma boa surpresa, pois de repente dá com a meta ao surgir de uma curva. Agora quem vai para competir, gosta de uma meta que seja bem visível e de preferência com poucas curvas para, no caso de isso acontecer, discutir a sua classificação ao sprint. Fica aqui a sugestão, pois até para o espectáculo é mais bonito. Deixo o exemplo da maratona da Mêda, onde achei que a chegada estava muito bem delineada. Deixo também a sugestão de na próxima vez colocarem uma placa perto da meta a dizer algo do tipo "faltam 500m". Algo que a meu ver se vê pouco e faz falta.
Depois achei que a meta e o local de banhos/almoço estavam demasiado distantes - algo a ser repensado.
Achei a logística demasiado pequena para receberem cerca de 200 participantes. Balneáreos de dimensão reduzida e mesas escassas para podermos almoçar.
No "menu" falavam de arroz malandro e salada de frutas... Incoerências essas que deviam ser corrigidas!

Ponto positivo também para as classificações que saíram muito rapidamente! Fiquei apenas um pouco descontente, pois não recebi nenhum saco de lembranças ou algo relativo à região. E eu sei que a organização em questão prima por estes pormenores mas... falhou um pouco.
Fico à espera das fotos, pois em Mêda não cheguei a vê-las :(

Por último, mas não menos importante, gostava de salientar o facto de todo o staff ser super simpático e prestável, algo que hoje em dia é raro. O clube BTT Monte Mozinho, neste aspecto é 5*.

PS: Deixo Um agradecimento especial ao Augusto Midão da A.R.NOVELENSE/MOTO3TEMPOS, que me emprestou as chaves dele no decorrer da prova! Se não fosse ele, ia acabar com o selim na mão :fpalm: Obrigado também pela simpatia :yeah:

Fim de testamento (ufa)!
Um abraço,
Ivan
 

Peixinhus

Active Member
Esta maratona apresentou realmente um grau de dificuldade elevado olhando aos constantes desníveis. Concordo com o Artsite no caso das marcações mas principalmente na parte dos paus de eucalipto existentes numa zona florestal (motivados pelo derrube de arvores) que estavam meios cruzados ao longo da descida, muitos foram os que lá caíram eu inclusive e com algumas mazelas. A organização desculpa-se atenuando que "Evitar zonas com paus numa freguesia de 35 km2 onde 32 são área florestal..." pois mas aquele local específico de 5 metros era bastante perigoso e a % de quedas foi alta. A dificuldade não residiu noutros locais onde existem ramos pelos trilhos mas sim naquele caso concreto. Para quem marca, e que conhece os perigos pela experiencia arrecadada ao longo da vida, facilmente decifra se podiam ou não ter limpo aquela "armadilha" , não se podem desculpar com justificações nada abonatórias para um erro crasso, que conforme referi podia ter sido grave, e uma das prioridades de qualquer organização deve ser zelar pela integridade física dos atletas.
Tudo o resto esteve a um nível bastante aceitável e gostei da simpatia das “gentes” da terra, mas não vou falar disso porque ainda estou zangado convosco :D.
Até ao próximo ano.

Abraços
 

J.P.O

New Member
Parabéns ao Clube BTT Monte Mozinho, à Junta de Freguesia de Real e a todos aqueles que, directa ou indirectamente, ajudaram a montar esta prova.

Pontos positivos:

- Partida a horas.
- Disponibilidade das classificações em 24 horas.
- Percurso fantástico. Duro, dificil, por vezes perigoso, fruto da chuva que caiu durante a noite, diversificado, nada monotóno, com paisagens deslumbrantes que mesmo o mau tempo não
conseguiu esconder.
- Elementos da organização super simpáticos, super acolhedores, super atentos e super motivadores. Não se cansaram de incentivar no inicio e durante a prova, mas não se esqueceram de agradecer e parabenizar no fim. Bonito.
- Boas marcações. É certo que um outro ponto, não eram tão visiveis levando a algumas hesitações, mas nunca ao ponto de algúém se enganar no percurso.
- Facilidade de contacto com a organização, pelo menos via facebook. Utilizei este meio de contacto e obtive resposta sempre muito célere às minhas questões.
- Bom dorsal do ponto de vista gráfico e material.
- Cruzamentos e entroncamentos mais perigosos muito bem vigiados.
- Controles rápidos e bem colocados.
- Rapidez da entrega de dorsais, naturalmente para quem chegou com pelo menos 45 minutos de antecedência.


Dois pontos a melhorar:

- Mais uma ponto de água na lavagem das bicicletas se possivel;
- Disponibilização com maior antecedência dos gráficos da altimetria (sei que as falhas de satélite estão na base do atraso verificado)


Reforços alimentares, zona de banhos, almoço e cerimónia protocolar não posso ajuizar por não presença ou não uso.

Em 2011 gostaria de regressar.

Jorge Paulo Oliveira, Vila Nova de Famalicão, 12º da Classificação Geral na Meia-maratona.
 
Boa tarde Ivan,

Po causa da muita estima pessoal que lhe nutro, desta feita assinarei a resposta de maneira pessoal, na minha qualidade institucional.
Fico muito triste com os epitetos contundentes que o Ivan utiliza, a saber, "redundâncias" e "incoerências".

Remeto a sua comparação da Mêda para a dicotomia que estabelecemos entre os meios que la temos e os meios que nos pode proporcionar com muito esforço financeiro e humano uma junta de freguesia. O BTT deve ir a sitios diferentes, levando a nossa mensagem ao portugal profundo.
Se para isso temos de apresentar provas sem tanta panóplia logística, vamos assumi-lo e faze-lo sempre com alegria e dignidade!

Quanto ao almoço, bem, relembro a si e a todos que tivemos a dedicação e estima de OFERECER, repito, OFERECER a todos os participantes o almoço, não incluindo o seu custo no valor a pagar.
Julgo ser tremendamente injusto criticar contundentemente termos alterado o arroz para massa e a salada de fruta para fruta mais rabanadas e ainda termos tido o gesto de oferecer simbolicamente um pai natal de chocolate que transportava metaforicamente o nosso agardecimento por "fazerem todos parte antecipadamente do nosso Natal!".

Os banhos e o almoço serem distantes. Bem, concordo mas é o que a freguesia tem e a não ser que tivessemos a sobranceria de exigir que construissem de raíz os balneários e um restaurante. :)

A questão da altimetria já a explicamos numa resposta anterior. realizamos uma passagem oito dias antes, uma segunda quatro dias antes e uma terceira dois dias antes e finalmente nesta conseguimos que os satélites não nos traíssem.
No sábado estava no site, onde ainda está e ainda tivemos o cuidado de plastificar miniaturas para os concorrentes na manhã de domingo.

A questão da direcção da partida. Instruções associativas para que a mesma seja a subir e a chegada a subir. a sua orientação ultrapassa o nosso juízo e capacide decisória. Quanto a poder ser num local amplo. Bem, amigo Ivan, uma cidade tem avenidas e em Real tem as ruas, caminhos e aquela pequena avenida. Só se construíssemos uma nova, grande campeão! :)
A questão da placa será corrigida nas edições de 2011 pois foi uma falha que não podemos voltar a ter.
Quilómetros de estrada para alongar o pelotão: bem, julgo que viu a tipologia geográfica do local e ou usavamos a unica estrada principal e perdíamos o fio à meada dos unicos caminhos transitáveis e não tínhamos maratona ou fazíamos como fizemos.

Quanto à distância, respeito a sua crítica mas voltaria a tomar a mesma decisão em defesa da maioria dos participantes, mesmo contra a vontade destes. O que encurtamos estava perigoso e a altimetria já ia grande. A minha maior felicidade é saber que todos estão são e salvos em casa!

quanto aos paus, foram várias as voltas do tractor da junta nos dias anteriores e permita-me um desabafo Ivan.

Sinto que nós betetistas somos cada vez mais exigentes com as organizações como se elas nadassem em dinheiro e tivessem pesosal especializado a trabalhar 24 sobre 24 horas nisto.
Quando estamos do lado de cá somos todos voluntários e damos tempo, dinheiro, dedicação e cansaço, muito cansaço, para que nada vos falte!
Não somos perfeitos, não temos a ousadia de o ser, mas temos a convicção que asumimos organizações de bom nível que queremos sempre, com a vossa ajuda, melhorar!

A questão das fotografias. tenho todo o gosto de lhas enviar se as solicitar conforme pedi a todos na Meda.

Desta feita uma vez mais decidi oferecer o video e as fotos. permita-me outro desabafo. Ouso esperar que este gesto gentil não se transforme aos olhos dos receptores desse acto de carinho numa obrigação, criticável por atraso ou qualquer esquecimento!

fico obviamente e o clube também cfeliz e honrado com todas as vossas críticas que registamos e nos ajudarão a melhorar o evento.

terminava agredecendo-lhe profundamente a sua participação nos nossos eventos de 2010, as suas sugestões e a excelente pessoa que é!

Forte abraço!

Joaquim Amândio Santos
Presidente
Clube BTT Monte Mozinho
 
Caro Peixinhus,

pedia-lhe apenas encarecidamente que aceitasse que nós não "nos desculpamos com".
Estamos numa zona de madeireiros que trabalham de segunda a sábado e veja que nas suas próprias palavras está contida a resposta à crítica: "aquele local específico de 5 metros". O jipe de controlo das fitas e das condições do percurso fez o traçado no sábado às 4 da tarde e não detectou essa anomalia.
No próximo ano faremos sair um jipe e uma moto às 5 da manhã para tentarmos colmatar a possibildidade de acontecer algo semelhante.

espero que a sua "zanga" connosco passe rápido pois te-lo no nosso evento, bem como aos outros 171 "bravos" que nos honraram com a sua presença é o incentivo para continuarmos.

Bem haja por tudo e parabéns! FORTE ABRAÇO!

forte abraço!
 

ivan luis

New Member
Dr. Amândio Santos,

Antes de mais obrigado pela atenção. São este tipo de "detalhes" que fazem a pequena grande diferença para os "outros" eventos.
Espero que não tenha levado a mal o meu comentário (penso que não), especialmente algumas das palavras que escolhi, pois em alguma altura pretendi denegrir ou relativizar todo o vosso Trabalho (Trabalho com letra maiúscula). O meu comentário visa sobretudo apontar as ligeiras (são mesmo ligeiras) falhas que no meu entender houveram para que da próxima seja ainda melhor, ou seja, a um nível que o nosso país não está habituado (ou pelo menos eu). Digo isto, pois a vossa organização prima pela simpatia pelo gosto de bem receber, em detrimento da parte monetária, coisa que nos dias de hoje começa a ser pouco visto.
É óbvio que o valor da inscrição que pagamos é muito bem empregue nos eventos que organizam, daí que aponte os aspectos menos bons, pois têm tudo para ser uma referência em Portugal a nível de organização de eventos.

Julgo ser tremendamente injusto criticar contundentemente termos alterado...
Aqui penso que não critiquei, limitei-me a dizer com subtileza que não deviam existir alterações :D Seja para bem ou para o mal.

A questão da direcção da partida. Instruções associativas para que a mesma seja a subir e a chegada a subir.
Neste ponto concordo em absoluto! Se calhar não me exprimi bem, mas o que eu quis dizer com a minha observação foi a de que a meta devia ter menos curvas antes de lá chegarmos, pois dávamos pela meta praticamente quando estávamos em cima dela! O facto de ser a subir, concordo plenamente!

Relativamente às fotos e vídeos, longe de mim querer criticar este aspecto! Prova disso foi que não tive acesso a nenhumas fotos da Mêda e nunca "apontei o dedo" :wink:

No que concerne às descidas com os paus eu não critiquei, apenas disse que deveria haver bom senso por parte dos participantes e redobrar os cuidados. Mesmo assim, os acidentes acontecem e, como sugestão, poderiam, neste caso, ter colocado alguns bombeiros no local se tal fosse possível (embora os acessos não fossem propriamente fáceis). Também concordo que o nível de exigência por parte dos participantes tem vindo a aumentar, mas penso que isso seja o reflexo da grande oferta que hoje em dia há a nível de provas.

Quanto ao resto, não me pretendo alargar muito, mas volto a referir que estou apenas a ser "exigente" porque sei que vocês são capazes de melhorar e prova disso é que estão a dar a cara, com frontalidade e com a mesma simpatia de sempre com o intuito de verem o que há a melhorar!

Ainda assim, espero que o cansaço acumulado e as horas de sono perdidas tenham valido a pena! Pessoalmente, retribui da melhor forma que pude, ou seja, participando!

Um abraço e tudo de bom!
Ivan Nascimento
 
Ivan,
´
A sua exigência só nos honra!
E tudo faremos para corrigir as questões menos bem conseguidas em 2011!
(prometo que tentaremos uma solução menos sinuosa para a chegada)
E na Mêda, bem na Mêda, lá estaremos para o CAMPEONATO NACIONAL DE XCM, em Setembro!

Fortíssimo abraço de amizade!
JAS
 

CALIGULA

New Member
Eu... gostei!

Boas Pessoal,
A minha participação resumiu-se a 2 quedas, a primeira delas "induzida" logo na primeira descida em paralelo e a segunda naquela descida de pedras - cerca do km 15? - na sequência de um furo.
A distância entre a partida e os banhos/almoço é demasiada para o meu gosto e o espaço era exíguo.
Então porquê um título destes?
Porque para além das justificações e argumentação apresentadas pela organização, tivemos trilhos espectaculares, subidas brutais como eu gosto, bons abastecimentos, gente empenhada e super-simpática, que me fizeram esquecer os aspectos menos positivos.
Também ajudou não me ter magoado nem estragado a Zenith nova!
Para o ano, mesmo sem a "construção de balneários e restaurante" sou "menino" para aparecer...
Um abraço e muita força para o BTT Monte Mozinho e para Real e suas gentes!
 

J.P.O

New Member
Sinto que nós betetistas somos cada vez mais exigentes com as organizações como se elas nadassem em dinheiro e tivessem pesosal especializado a trabalhar 24 sobre 24 horas nisto. Quando estamos do lado de cá somos todos voluntários e damos tempo, dinheiro, dedicação e cansaço, muito cansaço, para que nada vos falte!
Não somos perfeitos, não temos a ousadia de o ser, mas temos a convicção que asumimos organizações de bom nível que queremos sempre, com a vossa ajuda, melhorar!

Não podia estar mais de acordo. Um abraço e até à próxima.

Jorge Paulo Oliveira
 
Muito obrigado Calígula não só pelo seu espírito carregado de fairplay mas ainda pela compreensão!
Quero dizer que todas as sugestões e críticas aqui apontadas são para nós importantíssimas para melhorarmos cada vez mais os nossos eventos.

A vossa vinda é a razão para adorarmos organizar provas e assim continuaremos a ser!
 

quimis

New Member
Boas,

Desde já os meus sinceros parabéns a imensa organização desta Maratona!
Na minha opinião tudo esteve bem, e não fosse o São Pedro pregar a partida ainda era melhor.
Marcações impecáveis, trilhos lindíssimos, controle de passagem nos locais correctos e acima de tudo a Simpatia dos locais, esse povo genuíno como ainda há pouco.

Parabéns ao BTTMONTEMOZINHO e ao Povo de REAL.

1 Abraço e contem comigo no próximo ano.
 
Top