[Rescaldo] II Maratona BTT Rally de Fafe

floopi

New Member
Boas tardes

Ora já em casa, já a descansar as pernas vou dar o meu contributo sobre esta maratona e abrir o tópico para que mais impressões sejam aqui "depositadas"

Foi a minha estreia em Fafe, por isso nada de comparações com os outros anos, chegados a Fafe saidos da A7 deparamo-nos com as setas que indicavam o caminho para o multiusos, a orgnização já está a ganhar pontos pensei eu...

Depois o estacionamento era mais que suficiente e com boas condições, o levantamento do dorsal fez-se sem problemas e com relativa celeridade (isto às 8h da manha)  :mrgreen:

Montar as "rodas à princesa", colocar o dorsal e estava pronto para o aquecimento  :twisted: quase que eu aqueço  :lol: :lol:

Às 9h em ponto deu-se a partida, excelente, é muito raro isto acontecer  :roll:

Quanto ao percurso, o melhor que já fiz em "provas organizadas", durinho qb, com algumas paredes, algumas descidas que exigiam muita atenção, um ou outro estradão onde se podia esticar mais as pernas, e claro paisagens fabulosas, simplesmente lindas mesmo  :mrgreen:
Marcações de uma forma geral estavam bastante bem, à excepção dos kms 20 e 32 onde "por obra do espirito santo e de mentes um bocado transviadas" as marcaçoes foram retiradas e colocadas noutros trilhos que nada tinham a ver com a prova causando assim bastante confusão entre os participantes...

Os postos de controlo estavam bons, embora ao segundo se senti-se a falta de agrafos para o agrafador  :mrgreen: :mrgreen: nada que um papel e uma caneta não resolve-se...  :mrgreen: :mrgreen:
O reabastecimento estava na quilometragem correcta e era bem constituido, mais não se podia pedir, tinha muita escolha, mesmo para os mais esquisitos...

Chegados ao final, os banhos estavam outra vez 10*, o balneário estava cheio mas tinha boas condições, e tinha ÁGUA QUENTE, é verdade...  :mrgreen:

O almoço, é que foi um bocadinho mais chato, ter de esperar 1h depois do banho tomado para almoçar foi um bocado frustante, uma hora no meu caso que sou lento, agora os primeiros classificados da meia ainda devem ter esperado mais... Acho que ir deixando entrar o pessoal à medida que iam chegando era melhor, não se esperava tanto e poupava-se nas filas...  :roll:
Quanto ao conteudo do almoço, estava bastante bom, tanto em qualidade como quantidade, o espaço de almoço tambem era bastante agradável...

Conclusão, PROVA SUPERADA, tanto para os meus objectivos pessoais como para a organização, assim para o ano com certeza terão outra vez 500 inscritos...

cumps
 
Concordo com tudo o que foi dito, o staff da prova era todo mto simpatico, as condições quer ao nivel de estacionalmento, logística e balneários estavam 5 estrelas. Pena ter que esperar mais de duas horas pelo almoço....acabei por vir embora...para a proxima nao venho tão depressa eheh
nota menos positiva para algumas falhas de marcação (culpa da organização "ou não", nos 32 km como ja foi referido havia uma peqena confusão com as fitas que levavam a um trilho com mta erva...e a continuação das fitas encontrava-se no trilho oposto..suspeito).

Parabens à organização
 

Ucraniani

Member
:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
De todas as maratonas em que participei,foi sem dúvida a melhor,tudo 5 *;podem contar comigo em edições futuras,abraço!
 

Ghozt

New Member
A Maratona de Fafe do ano passado foi uma das melhores em que participei, sendo assim aguardava com alguma espectativa a edição deste ano esperando, no mínimo, o mesmo nível de qualidade. As minhas espectativas não foram de todo defraudadas, a organização deste evento esteve excelente, posso mesmo afirmar que foi das provas mais bem organizadas em que já participei.

Em relação às marcações, conforme referido anteriormente, encontrei de facto alguns atletas que se tinham perdido e pude observar pelo menos duas fitas colocadas do lado esquerdo da pista que geravam confusão. Uma vez que tinha o track no GPS, não tive quaisquer problemas, mas se de facto se tratou de vandalismo, lamento que ainda existam pessoas que se dediquem a este tipo de infantilidades. Em relação à espera prolongada para o almoço, como tive que esperar uma hora por um colega de equipa mais atrasado não fui muito afectado pela abertura tardia do refeitório, no entanto o almoço estava ao melhor nível.

O percurso deste ano pareceu-me bastante mais duro que o do ano passado, os 42 quilómetros cansaram-me mais do que algumas maratonas de 60 que já fiz. No entanto a organização soube dosear o grau de dificuldade a um nível aceitável, mais duro que isto seria exagerado. Tenho pena que o percurso não tenha passado junto dos geradores eólicos, um dos momentos mais marcantes do ano passado.

Acho que os atletas que participaram nesta prova e que estejam envolvidos na organização de eventos têm em Fafe um grande exemplo a seguir. Para mim os melhores aspectos foram os seguintes:

- entrega dos dorsais rápida pontual e organizada
- hora da partida respeitada rigorosamente ao minuto
- pista bem preparada e quase sempre interessante ao nível da paisagem
- zonas de abastecimento bem recheadas e organizadas (não parei mas pude ver)
- voluntários presentes em todos os cruzamentos mais perigosos
- mestre de cerimónia que anunciava individualmente a chegada de cada atleta e o seu tempo de prova
- massagem gratuita realizada por profissionais (não sei porquê, mas a fila para as meninas era muito maior...)
- excelentes balneários com água quente e tudo
- excelente almoço (ainda sou do tempo em que era sempre feijoada)

Apenas achei a hora do sorteio um bocado tardia, mas compreendo que era a única hipótese de ter presentes todos os atletas, a essa hora já estava a esticar as pernas no sofá, mas tendo eu a sorte que tenho calculo que não saiu nada ao 449...

42 quilómetros - 3h e 17m, uma queda aparatosa mas sem consequências, válvula do camelbak avariada (tinha mesmo que parar para beber), desviador traseiro sempre a saltar entre primeira e segunda em plena subida, prenúncios de caimbras já na parte final...

Nada mau para quem não treina todos os fins de semana. Até para o ano!
 

montanhas

New Member
Água quente foi de todas as coisas a que mais me agradou pois de todas as m/maratonas em que participei esta foi a única em tive direito a água quente :hehe:queria deixar aqui um grande abraço a toda a organização pois estiveram excelentes em tudo eu pessoalmente não tenho pontos negativos a apontar por isso contem comigo para o M09
 

powpow

New Member
Tb participei nesta maratona fiz a distancia dos 80km.
A minha opinião é um pouco contrária as q foram aqui dadas, a começar pelos brindes, meias e t-shirt xxl. Acho sinceramente que aquando da divulgação do evento o argumento dos brindes é só para ir ao bolso dos bttistas, mas enfim e um mal quase geral ...!!

Em relação ao percusro acho q teve partes para todos os gostos eu dispensava bem as "pedreias" é só para partir a bike toda mas isso é apenas o meu gosto pessoal. De uma maneira geral gostei do percurso boas subidas, descidas alucinantes e paisagens muito bonitas. Comentava-se no almoço q o acumulodo tinha sido de 2400m ao contrário dos 1900m anunciados, alguem pode confirmar ?

O Almoço foi o q menos gostei parece-me q o prato escolhido não é o mais indicado para quando se trata de cozinhar para tanta gente, ha outras opções baratas e melhores.

Á parte disto agradou-me como sempre a camaradagem de todos os participantes e a simpatia das gentes da terra mas isto já nada tem q ver com a organização!

De 0 a 10 dou 6 acho q ha muito coisa a melhorar não sei se irei no proximo ano ....
 

rain

New Member
na minha opinião esta maratona esteve bem organizada nos mais diversos aspectos tais como:

entrega de dorsais
ambiente e organização na zona de partida e chegada
marcações ( excepto onde foram retiradas)
abastecimentos
percurso duro ,bonito e muito apetecivel (descidas)
banhos
almoços


pessoalmente fiquei um pouco saturado com as subidas nomeadamente para o ponto mais alto da maratona ,
pois com o cansaço acumulado foi uma penitencia subir aquilo quase totalmente a penantes .

balanço final muito possitivo para o ano vou tentar estar melhor preparado.
 

lipa

New Member
Também estive presente nesta prova, e após já ter participado em algumas maratonas, lamento dizer que não foi das melhores que já fui. Em termos de sinalização achei que podia estar muito melhor sinalizada, pois pela primeira vez vi-me perdida por falta de sinalização, algo que podia ser facilmente evitado.
Pena terem deixado a entrega de prémios e sorteio para as 18h, e não para as 16:30 quando tinham dito que ia ser a entrega de prémios.
De resto gostei de tudo, espero que para o ano nos surpreendam com algo ainda melhor.
 

Ucraniani

Member
Lipa tens que me dizer em quais participaste,pois melhor do que isto não é fácil,e assim fico a saber das melhores;Quanto às fitas,tenho a certeza que a organização não pode ser responsabilizada,penso que foi puro vandalismo,espero eu que não tenham sido betetistas ,pois era muito feio numa maratona de cariz não competitivo,eu não sou dos primeiros a chegar(nem para lá caminho) ,mas também gosto de saber o meu tempo,e retirar as fitas até a mim me afecta,mais não seja ter que subir mais do que devia :mrsock: ou podia... :lol:
 

BikeTo

New Member
Eu gostei... concordo com tudo de positivo que aqui foi dito... e não me perdi nenhuma vez... nem reparei nas fitas que aqui falaram.

A única coisa que realmente me desagradou foi a espera para almoçar.

Eu que sou um tipo muito mal preparado fisicamente  :mrgreen: achei a meia maratona bastante dura... dispensava algumas das paredes que me apareceram pela frente. Mas pronto devo ser eu que sou um empenado! Ou então não, dado que passei por muita boa gente a pé!

Não será melhor colocar meias maratonas mais acessiveis? Afinal são os empenados que fazem com que estes eventos tenham uma excelente moldura humana... ouvi muita boa gente dizer que tinha gostado de tudo, mas que para o ano não ia!!!!!!!!!!! Razão? A meia maratona era muito dura!

Pensem meus amigos....

Abraços
 

floopi

New Member
Boas, já andava aqui à algum tempo a "marinar" a ideia, mas preferi colocar primeiro o tópico, deixar aparecer as opiniões e só depois "descascar" numas pessoas (será que o são? :roll: ) que se fazem transportar de duas rodas neste tipo de eventos...

É costume, e quem anda nestas lides das provas organizadas já sabe que é assim, em todas as maratonas ficar acumulada uma quantidade de lixo incrivel nos trilhos por onde as respectivas provas passam, ele é garrafas de água do reforço espalhadas nos trilhos kms à frente dos abastecimentos, ele é involucros plasticos de todos os tipos e mais alguns de produtos energeticos que ingerimos para nos ajudar a chegar ao fim destas provas... Ora nesta não foi excepção, embora na minha opinião, tal prática (deitar o lixo para o chão) não se tenha notado tanto nesta maratona como em algumas onde participei...

Então é assim, o que vou dizer pode parecer um pouco injusto para a pessoa em causa, tendo em conta que existem muitos mais a faze-lo, mas alguem tem de fazer alguma coisa e temos de começar por algum lado...

Ia eu num estradão alguns (bastantes) kms depois do abastecimento da meia maratona quando passa por mim um sr (será que o é? não me parece...) numa bike mais cara que o meu carro, uma tal de LOOK com rodas Xentis de carbono, passa por mim a beber agua de uma garrafa e depois de passar sem qualquer tipo de responsabilidade civil "amaxuca" a garrafa e deita-a para a mata, ora ainda pensei em dizer algo, mas como era um daqueles PRÓS do BTT nem tempo deu para isso, tão depressa apareceu como desapareceu, mas fiquei a pensar naquela atitude e fiquei chateado, A garrafa vazia pesa assim tanto no bolso do jersey???  :evil: é triste ver pessoas deste tipo, usam os trilhos e abusam dos mesmos de uma forma muito pouco civica...

Resolvi depois de chegar descobrir quem era o sr, descobri a bike e o dorsal, aqui vai:

dorsal 367 - PAULO JORGE GONÇALVES de PONTE DE LIMA da equipa BTTERRA

Sr Paulo Jorge, shame on you!!!


Peço desculpa pelo texto tão extenso mas tinha de expressar a minha indignação... Espero que esta chamada de atenção sirva para que não volte a ter tal atitude, lembre-se que "o mundo é de todos", é um chavão mas é bem verdadeiro...

Floopi/Pedro Costa
 

Rui Mota

New Member
O resumo pessoal da minha Meia-Maratona...

A meu ver este Passeio/Prova/Maratona teve um cenário a fazer lembrar as grandes competições que faziam do local de partida um lugar muito aprazível, onde a vontade de pedalar e a bênção do padre local nos estimulava para cumprir o nosso objectivo primordial: Terminar a Meia-Maratona (45km).
Um início bastante duro fez com que fosse possivel disperçar o grande pelotão que se forma nestes eventos com mais de 400 participantes. Tentámos logo de início impôr um ritmo forte (para as nossas capacidades) e acho que não nos demos mal... As subidas iniciais (de perder o fôlego só de olhar!) custaram bastante a superar e viriam a deixar mazelas posteriormente...
Após o reforço (marmeleda, sandochas de fiambre, colas, sumoles e laranjas laminadas ) vinha o azar do dia: Parti a corrente (a 2.ª em 15 anos de pedalada), mas... acontece! Valeu a solidariedade do meu companheiro Hugo que pedalou sempre ao meu lado, senão daria por terminado a minha meia-maratona ali mesmo, uma vez que nem ferramenta levei (à confiança! ) Um elo rápido do Hugo e a sua amável assistência fez com que em 5 minutos tudo se resolvesse... mais umas subidas e as pernas já denotavam o ritmo que estavamos a praticar neste passeio com espírito de prova. As nossas inimigas caimbras fizeram questão de bater à porta, o que fez com que tivessemos de controlar o esforço e ajustar o andamento. Durante o percurso tivemos de tudo: bastantes paredes onde todos desmontavam, descidas rapidas em estradões e single tracks, descidas técnicas, mais subidas e subidas, um sobe e desce frequente, duas vacas a aparecem de frente depois de uma curva apertada, um carro quase a passar-me a ferro não controlado pela assistência, uma mulher a meter-se à frente do Hugo, ...

Rescaldo final: 41º e 42.º - eu e o meu companheiro Hugo que chegámos ao mesmo tempo)( a posição perguntei-a ao membro da porganização que me disse o tempo que tinha feito, quando cruzei a linha da meta) e um tempo de 3h e 1min.

Organização

Pontos positivos: Bons balneários, almoço bem confeccionado, reforço e assistência com águas foi suficiente.
Pontos menos favoráveis: Faltaram as massagens no final conforme prometido; Almoço apenas ter sido servido após quase três horas dos primeiros atletas chegarem; O sorteio dos prémios ser tardio, o que fez com que a maioria não tivesse presente.

P.S.: Ermesinde foi destronada no que concerne àquele aspecto que todos bem conhecemos. A liderança é agora assumida por Fafe, porque... lá sim há GAJAS BOAS! foi o que disseram os meus amigos, porque eu sou comprometido e nem olho!

Cumprimentos... para o ano tentarei estar presente e melhor preparado
Rui Mota
 

Rui Mota

New Member
Em relação so Sr. Paulo Jorge da Look que todos deviam ter visto, ou nos trilhos ou exposta perto dos balneários... além de me terem contado e confirmado esse triste acontecimento do lixo deitado para o chão (facto quase nao se verificou nesta maratona) também ele mandou uma boca muito inoportuna para um colega sair do trilho quando todos seguiam num single track a subir e a pedalar também... parece que este sr. gastou o dinheiro todo que tinha a comprar a sua Bike Look e não sobrou para comprar educação... tinha-me esquecido... a Educação não se compra !!!
 

cagaréu

New Member
floopi said:
Ia eu num estradão alguns (bastantes) kms depois do abastecimento da meia maratona quando passa por mim um sr (será que o é? não me parece...) numa bike mais cara que o meu carro, uma tal de LOOK com rodas Xentis de carbono, passa por mim a beber agua de uma garrafa e depois de passar sem qualquer tipo de responsabilidade civil "amaxuca" a garrafa e deita-a para a mata, ora ainda pensei em dizer algo, mas como era um daqueles PRÓS do BTT nem tempo deu para isso, tão depressa apareceu como desapareceu, mas fiquei a pensar naquela atitude e fiquei chateado, A garrafa vazia pesa assim tanto no bolso do jersey??? :evil: é triste ver pessoas deste tipo, usam os trilhos e abusam dos mesmos de uma forma muito pouco civica...

Resolvi depois de chegar descobrir quem era o sr, descobri a bike e o dorsal, aqui vai:

dorsal 367 - PAULO JORGE GONÇALVES de PONTE DE LIMA da equipa BTTERRA

Sr Paulo Jorge, shame on you!!!

Sendo assim temos aqui identificado mais um SELVAGEM...certamente vive no meio do lixo porque com atitudes destas so pode ser um Grande Porco
 
M

Mellissa

Guest
Bom dia!
Apesar de ter sido bastante duro (não estava à espera de passar 45kms a subir!) achei o máximo! Parabéns a todos!
Obrigado aqueles que me acompanharam! :D
Mellissa Maia
 

Cândido Morais

New Member
Eu não participei na prova, mas só posso falar negativamente, porque há um acidente a registar por culpa da organisação.
O Melo de Chaves ia em 1º na prova da maratona logo atras das motos entretanto não havia fitas e as motos tambem não sabia o caminho certo e nessa confusão de procura de fitas uma das motos chocou com o Atleta tendo que levar 10pontos no joelho,
seria importante alguem da organisação manifestar a sua versão dos factos.
 

lipa

New Member
Ucraniani posso dar o exemplo da ultima maratona que participei antes da de fafe, que foi a de montesinho essa sim a nível de sinalização estava excelente. E caso alguém tivesse tirado ou mudado a sinalização, a organização tinha vários membros a fazerem o percurso para não falharem nesse aspecto.
Como disse em termos gerais gostei da maratona de fafe, mas a meu ver a sinalização podia de facto estar melhor.
 
Olá a todos,

Então aqui vai a minha modesta opinião:

Pontos negativos:

- t-shirt de oferta tamanho XL !!! Não que não exista pessoal para as vestir, mas faltou sensibilidade na selecção... (um campo na inscrição com o tamanho a escolher resolveria a questão).

- deficiente marcação, e não foi só ao Km 30/32... para quem ia quase na frente, (após a separação das duas provas tive a oportunidade de confirmar com o pessoal dos cruzamentos que apenas tinham passado quatro participantes antes de mim) acabei uns lugares depois... bastante chateado...

- trilhos demasiado técnicos, com muita pedra e "regos", para além de paredes que ninguém as passou a não ser com as bicicletas à mão ou mesmo às costas... Bicicletas que custam muitos milhares de euros, muito personalizadas quer para embelezar, quer para tirar peso, que a sua principal função é ser um veículo que nos propicione autenticos momentos de lazer ou de actividade física, termos de ser nós a carregálas... nnnnããããããooooo!!! Sou completamente contra trilhos não cicláveis, principalmente aqueles em nos aparece um riachozinho (com um metro de profundidade...) embelezado com uma cascata... nnnnããããããooooo!!! Para tirar fotos ou vou a pé ou vou de jipe!!! Os acidentados e a equipa dos Bombeiros presentes falam por este item: vi pelo menos dois participantes com queixos bastante mal tratados, um que esbarrou ou foi abalroado por uma mota da organização e uns tantos com muitas escoriações e arranhões profundos…

- ausência de pessoal da organização em alguns cruzamentos.

- ausência ou falta de sinalização para lavagens das bicicletas (confesso que não me apercebi do local, nem vi mesmo ninguém a fazê-lo)

- tempo excessivo de espera para almoçar (mais de uma hora na fila, até pensei que o almoço era "à la carte" e nos fosse preparado por um chefe "gourmet"!!!) Ah! não é que o almoço fosse mau...

- programa demasiado extenso... (sorteios às 18h00!!!) existem outras formas de realizar este tipo de iniciativas que o pessoal em regra gosta. Exemplo: colocar uma tombola logo à chegada e à medida que os participantes chegam tiram um bilhete, sorteado ou não, onde o "speaker" divulga logo o resultado. Existe este procedimento em outras maratonas...


Pontos positivos, que também os houve:

- distribuição dos dorsais

- exactidão da hora da partida, parabéns!!! Nem sempre acontece o que é muito stressante…

- abastecimento regular, embora não seja admissível colocar-se garrafões de 5 L ou garrafas de 1,5 L num abastecimento! Só origina desperdício, e o pessoal quer chegar, pegar e andar… ao contrário, tinha que estar a fazer uma ginástica medonha para se abastecerem (recentemente aconteceu esta situação no Lusogalaico de Esposende e foi uma desgraça).

- “Speaker”, fazia um trabalho a todos os níveis assinalável, bem como a equipa de cronometristas.

- Massagens!!! Este item foi para mim o melhor ponto. Para além de bem localizado, era executado por elementos de grande profissionalismo e não só… nunca tinha sido massajado por duas ao mesmo tempo (entenda-se uma em cada perna!) fantástico…

Como conclusão, e também em resposta a outras anteriores citações, de 1 a 10, atribuo um modesto 3 (três), isto porque sou muito exigente e essencialmente se atendermos aos gastos que os participantes teem com inscrições, deslocações, manutenções das bicicletas, etc...

Julgo que muito em breve só conseguirão sobreviver as organizações que levem esta "porra" muito a sério. Acções de solidariedade apensas a estas organizações são muito bem-vindas, agora lucros que sustentem "sábios" ou sabichões" nnnnnnãããããooooo!!!

“Ucraniani” – Alte, no Algarve, Maratona do Centro, em Marrazes (Leiria), Festibike em Santarém, Rotas do Marão, em Amarante, LusoGalaico, em Esposende, Rota do Presunto, em Chaves, Rota dos Besouros, em Sepins, Arcos de Valdevez, Póvoa de Varzim…

Quanto ao lixo acumulado, embora não concorde, compete à organização recolher o lixo bem com as fitas de marcação!!!

Agora só falta oficializarem no site as classificações e os premiados no sorteio, ou ficaram com os prémios de quem não estava presente???
 
Resta saber se este tipo de "pessoas" em casa deles também fazem o mesmo.
É triste.

Relativamente ao passeio, foi tudo muito bom. A organização está de parabéns.
Para o ano, lá estarei novamente.

Romeu . dorsal 210 - LousadaBTT
 
Top Bottom