[Rescaldo] do Transaguieira 17-02-2008(Santa Comba Dão)

cordeiro

New Member
Olá pessoal.
da minha parte a maratona acabou p me correr muito bem :mrgreen:, :#1:
Mas nem tudo correu pelo melhor,pq aquela partida ñ teve muito sentido e as marcações poderiam estar bem melhores.
Eu e o pessoal de mortágua e mts outros k quem falei,enganaram-se :mrsock:
(para a org.)Todos erramos e temos direito a isso,mas espero q da proxima vez melhorem as marcações e ñ e muito dificil,pq basta colocar CAL nos caminhos p onde ñ devemos ir e ja ñ precisam de setas (muito poucas)de mudança de direcção.fica aqui a dica. Entendam isto como uma critica construtiva e ñ no sentido critico puro,ok? :yeah:
tirando as marcações e a partida,estava tudo do melhor e então aquele banho quentinho na piscina k o aquecimento ligado :clap:
So foi pena um colega q caiu e estava la k o ombro imobilizado(rapidas melhoras campeão)
Eu Gostei! :yeah:
 

RicardoTerminal

New Member
Re: [Rescaldo] do Transaguieira 17-02-2008(Santa Comba Dão)

Realmente foi a partida mais estranha que eu vi, termos que descer para um relvado, para depois termos que começar com a bike à mão, enfim...
De resto estava na media, as marcações não estavam assim tão más, pior eram os banhos, pois a àgua era a conta gotas, de resto foi tudo perfeito, percurso (60km) com partes lindissimas e a feijoada estava um espetáculo. :yeah:
 

cagaréu

New Member
Re: [Rescaldo] do Transaguieira 17-02-2008(Santa Comba Dão)

Pois eu tambem la estive, gostei e tirei algumas fotos, mas poucas :mrgreen:
Não achei as marcações assim tão más, mas principalmente em certas curvas era dificil ver a indicação, mesmo com o percurso no gps ainda me descuidei e segui em frente........ tambem era a descer :rotfl:

Foto Report no blog dos cagaréus

Hernâni
www.cagareus.com
 

RicardoTerminal

New Member
Re: [Rescaldo] do Transaguieira 17-02-2008(Santa Comba Dão)

Obrigado por me ter tirado uma foto, só foi pena ser de costas. :yeah:
Voçê tem uma pedalada...vai lá vai!!! :clap:
 

Hetfield

New Member
Re: [Rescaldo] do Transaguieira 17-02-2008(Santa Comba Dão)

Depois de recuperado da maratona de ontem, vamos lá então fazer a análise do evento.

Primeiro que tudo convém referir que é a primeira edição do mesmo e quero crer que algumas das pequenas falhas se deveram à falta de experiência.

Pontos menos positivos:

- Algumas marcações não estavam muito claras, havia sítios onde mais uma ou duas fitas bem colocadas faziam falta. Logo ao início na parte junto à barragem havia uma cortada à direita à saída de uma curva numa zona rápida do estradão. A zona não estava assinalada com setas e a fita via-se mal. Resultado - entre 7 a 10 minutos perdidos. Esta foi a pior situação, de resto até nem estava mal.

- Altimetria: A mim deu-me 1350m de acumulado e não 900. Eu gosto de subir, até porque a descer sou uma nulidade :oops: mas quem ia a gerir os 900m teve uma bela surpresa. :twisted:

- A zona de pedra no final. Aquilo parecia o Enduro de Erzberg (quem já viu imagens desta prova percebe o meu comentário... :wink:). Por acaso correu-me bem e não danifiquei nada, mas aquilo era demolidor. Para mim é um ponto a rever num percurso bastante interessante.

Noutra situação iria reclamar do almoço, porque faço parte do "Lobby anti-feijoada nas maratonas" :mrgreen:, mas atendendo ao preço não o vou fazer. Apesar de não ser apreciador deste prato no fim de fazer esforço, a dita até estava bastante boa. Além disso já comi muito pior e a pagar mais do dobro. Alguém falou por aí em Santarém... :roll:


E agora como não sou pessoa de só falar mal, até porque sei o trabalho que estas coisas dão, vamos aos pontos positivos que são muitos:

- Preço: €10,00 já não é um preço vulgar para inscrição numa maratona.

- Percurso: Como já disse, tirando a parte das pedras, o percurso estava excelente. Duro q.b. mas muito bem elaborado, com pouco asfalto e trilhos muito interessantes. Gostei particularmente da subida final a seguir ao singletrack do rio. :mrgreen:

- Banhos: Muito boas condições, espaço e água quente para todos. As minhas últimas experiências foram algo diferentes e apreciei o belo banho quente sem esperas no final.

- Sinalização em todos os pontos de cruzamento de estradas.

- Organização: Para uma primeira edição pareceu-me que estão definitivamente no bom caminho.


Resumindo, se houver uma nova edição em 2009 e espero bem que haja, podem contar comigo e certamente com o restante pessoal de Mortágua. Não entendam os meus reparos e do restante pessoal como uma crítica negativa, mas sim como um incentivo a melhorar aquilo que até já foi bastante bom.
 

pinguin

New Member
Re: [Rescaldo] do Transaguieira 17-02-2008(Santa Comba Dão)

Boas companheiros...
Bem, esta foi a minha primeira prova...
fiz a dos 30km que acabaram por ser 35/36 km...para primeira não esta mal e gostei de tudo...pessoal muito purreiro que encontrei pelo caminho...
ainda tive dois enganos no percurso mas safei-me bem...acho que devia ter melhor sinalizaçao no percurso...
em questão à organizaçao ate gostei mas como ainda nao fui a mais, nao posso comentar muito sobre alguns aspectos...
um voto de agradecimento à organizaçao...
cumps
 

poliveira.eng

New Member
Re: [Rescaldo] do Transaguieira 17-02-2008(Santa Comba Dão)

Ora cá vai o meu rescaldo!

Organização:
Partida atrasada 20 minutos! Para mim até deu jeito que cheguei tarde, mas quando é ao contrário também não gosto de esperar! Se se marca uma hora, cumpre-se! Pelo menos é o que eu acho!
Havia muito membro da organização sempre pronto a dar indicações e a ajudar o que foi muito bom! Muita gente nos cruzamentos, o que dá sempre outra segurança!
No percurso pecou um bocadinho a sinalização! Falamos com o organização que disse que muitas fitas foram maliciosamente retiradas na noite anterior, o que já vai sendo hábito nas provas onde vamos! É uma pena! Aproveitamos e sugerimos que para além de marcarem o caminho certo, umas plaquinhas a dizer caminho errado nos cruzamentos mais dúbios seria uma bela ideia! (o pessoal da Beselga fez isso e funciona às mil maravilhas!nunca se faz mais de 100m enganado!)

Percurso: Eh pá, ou eu estou cada vez mais miupe, ou a altimetria que tava no site dizia 900 m de acumulado?!?!?! É que o meu GPS registou o percurso ontem e para além de o gráfico não ser nada parecido, o acumulado é... O DOBRO 1800 m! Já dá para ver como era o percurso: ou subia muito, ou descia muito! É um belo percurso, eu é que não tinha pernas para ele! se fosse mais lá pro verão, ja deveria ter mais ritmo, mas ainda estamos no inverno...! Belas descidas, belos trilhos junto ao rio Dão, a parte junto ao Cris também era muito engraçada e rápida (daí o pessoal n ter visto a subida! O meu GPS bem apitou, mas eu borrifei pra ele!)

Reforços e Almoço: Gostei bastante dos reforços: simples e muito eficazes! Gostei do primeiro, assim desviado do percurso, num belo patio interior, sentei ali um bocadinho e comi uma bananinha! O segundo, então, era espetacular, pois quase nem tinhamos de descer da bicicleta se o desejassemos, pois havia umas meninas da organização que nos entregavam o que quisessemos (entre aguas, barras e queques)! À chegada era-nos entregue uma garrafinha de água que a mim me cai sempre que nem ginjas! O almoço foi bem rápido e estava bom! Não é que eu aprecie muito uma feijoada depois do esforço, mas estava boa e tinhamos a sopinha e a salada à descrição, o que compunha o ramalhete!

Banhos: Os melhores que já tomei! Até tinhamos duches e cabines individuais! Água quentinha! Muito bom! Ahhh e serviço personalizado! Quando cheguei ao edificio das piscinas uma senhora levou-me até à portinha do balneário, mas não entrou! Porque seria? ROFL

Prestação: Ora isto aqui é que foi pior, mas a culpa foi minha! Quem me manda ir fazer uma Maratona sem tomar pequeno almoço? só de ESTUPIDO! Resultado: se no inicio ainda consegui imprimir um ritmo aceitável, após o primeiro controlo fui-me abaixo completamente! Claro que depois fui tendo ponto melhores, mas também tive piores! A minha prestação foi como o percursos, um sobe e desce! Pra melhorar a coisa, ainda perdi duas barritas que estava a tencionar comer antes da ultima subida!!!
Já agora uma outra questão: Durante muito tempo fui no mesmo grupo que o Sr. Hernani dos Cagareus (que pedalada que ele tem... PORRA!), e gostava de perguntar uma coisa: COMO É NO MEIO DAQUELAS SUBIDAS VOCÊS TÊM FOLEGO PRA MANDAR BOCAS UNS AOS OUTROS!? Eu se fizesse isso, a seguir morria! Caía redondo no chão!!!

OS NÚMEROS:
Dist: 55.51 km
Acumulado em subida: 1.810 m (mas isto varia de programa pra programa)
Velocidade média em movimento: 14.5 km/h
Tempo: 4h.00m.40s
Tempo em movimento: 3h.50m.10s
Dist em subida: 22.23 (40%)
Dist em descida: 21.62 (39%)
Dist em plano: 11.66 (21%)


FINALMENTES:
Gostei, quero repetir em 2009, mas tenho de treinar mais, e não posso voltar a ir sem o pequeno almoço!
Parabéns à Organização, muito bom para uma primeira vez! Cá fico à espera das classificações!

Um grande abraço e muito boas pedaladas!
Pedro Oliveira
(dorsal 212 na TransAguieira)
 

helio69

New Member
Re: [Rescaldo] do Transaguieira 17-02-2008(Santa Comba Dão)

Vamos então ao rescaldo de mais uma participação das mulas numa maratona!

Para começar, mais um recorde batido, nomeadamente em termos de número de participantes da nossa equipa a qual contou com seis elementos.
Além dos habituais quatro (eu, o Palopes, o Javali e o Bruno) contámos ainda com a estreia do Baião (isto tem mesmo que se por alcunhas e nicks porque são três Marcos) e do Justo!

Bem, para começar, os problemas começaram a acumular-se ainda no dia anterior… Problemas esses que nos deram cabo da nossa prestação! Eu, por exemplo, decidi-me enfiar num bar cheio de fumo durante 5 horas! (É daqueles bares que têm uma assinatura num certificado relacionado com exaustão de fumos, mas a cuja pouco ou nada faz) O Justo (reforço recente) andou a jogar à bola no dia anterior que nem um doido! E o Baião participou com uma bicicleta emprestada dos tempos antigos (mas que se portou muito bem) …

Bem, preparações feitas, material aviado, telefone esquecido no carro (será importante mais à frente), e ajuntamento efectuado nas piscinas no fundo de uma rampa (a partida não teve muito sentido ali, mais valia ter sido onde foi a chegada), e a partida foi dada!

Ainda nos primeiros metros parei para ajudar o Ricardo (Folgosa bike team) que tinha um cleat a querer sair dos sapatos! E já estava, se não me bastasse os pulmões todos apanhadinhos e as duas horas de sono, ainda tinha que começar, mais uma vez, do fundo!

Lá continuámos a ultrapassar pessoal, sempre em grupo e na galhofa. No entanto os pulmões deram cabo da minha vida até ao quilómetro quinze, altura em que começámos a fazer aquela brutal subida e tudo o que era mau que estava dentro do meu organismo foi mandado para a atmosfera! A partir daí meus amigos, o corpinho, embora frágil, começou a acordar para a vida!

Eu costumo utilizar o Compgps e ele também me dá uns acumulados baixinhos. Por exemplo a travessia Castro Daire – Viseu tem na realidade um acumulado de mil trezentos e tal metros, mas o dito programa teima em dizer-me que o percurso tem apenas 940 metros de acumulado… Foi o que provavelmente aconteceu com o pessoal que marcou o percurso, porque duvido muito que o percurso tivesse 900 metros de acumulado quando nós, nos 30, subimos aquilo que subimos!

Bem, pormenores!

O reforço foi farto para nós, mas a menos que tenha existido um reforço do stock de sandes estas não terão chegado para todos!

Marcações? Para mim estavam razoáveis e nunca me perdi! O que acontece também é que por vezes o pessoal vai sem atenção ou só com atenção à roda do que vai à frente e depois é “Maria vai com as outras”! Aconteceu por exemplo na Maratona do Mondego onde se perderam só de uma vez mais de quarenta gajos!

A parte final do percurso já no centro histórico de Santa Comba Dão foi muito, muito giro… E a chegada estava muito porreira!
Recuerdos fartos, secretariado impecável, almoço cinco estrelas e banhos fora de série! Fantástico mesmo! Assim dá gosto!

Tive pena de não ir para os 60km pois a segunda parte do percurso era claramente mais bonita (e mais fácil), mas o corpo não ajudava mesmo em nada!


(fotos em breve no nosso blog, mas como sempre, avisarei o pessoal)
 

TheShadow

New Member
Re: [Rescaldo] do Transaguieira 17-02-2008(Santa Comba Dão)

Boas pessoal......

Fui com a ideia de fazer apenas os 30km visto que no dia anterior fui trabalhar das 06.00 às 14.00h e de tarde andei de moto serra na mão em cima de umas arvores, mas depois de me "picarem" um pouco (2 colegas que iam fazer os 60km) na cortada dos 30km segui em frente para os 60km.

Foi a primeira vez que fiz mais de 40km numa prova BTT e posso dizer que foi durinho.
Muitas subidas e picadas valentes.
Gostei muito do percurso e paisagens, apesar de eu não estar preparado para tanta subida .

Como sou desta zona conheço as paisagens, mas deu para ver muita coisa que não conhecia.
Foi muito bom.

Uma coisa que podia ser pensada era a hora da partida.
Se eu fosse para os 30km teria chegado por volta das 11.30 ou 12.00h o mais tardar.
Muita gente chegou um pouco tarde pois foram para os 60km e com a partida a ser feita depois das 09.00h e com o andamento menos rápido de quem não vai para competir aliado aos 30km finais serem durinhos deu num atraso considerável de muita gente.

Não me enganei vez nenhuma e vi sempre as marcações, mesmo algumas fitas que já estavam pelo chão nas bermas.

De resto só posso dizer bem do evento em geral.
Tomei banho quentinho e comi à fartazana.

Pro ano se puder e houver prova estou lá.
 

FVA

New Member
Boas,

Realmente, depois de um banho quente, nas condições que nos proporcionaram, eu consigo esquecer todos os pontos menos positivos (que são escassos) deste evento e atribuir 5** à Organização, que ainda por cima é a primeira vez que que se aventurou a tal feito :!:

Consigo esquecer o acumulado, que era bem mais dos que os 900m previstos (aqui só as pernas é que se queixaram  :mrgreen:), e também consigo esquecer a tal fita "mal" colocada na parte inicial do percurso, que fez com que uma grande parte do pessol seguisse em frente  :arrow:, eu incluído. Até consigo esquecer a queda que tive praí ao km 40, em que eu e a minha bicicleta resolvemos trocar de posição!!!!
Só não consigo esquecer aquela parte de percurso com o empedrado, na zona da linha de comboio, aí, eu esgotei o meu vocabulário de asneiredo e mal criação (ainda bem que seguia sozinho nessa parte  :mrgreen:), fiquei com as costas feitas num 8. Mas o BTT é mesmo assim, eu sei, de qualquer forma, na minha opinião, poderá ser um ponto a rever na próxima edição (que eu vou lá estar, com ou sem empedrado), era uma zona muito extensa e como alguém dizia: não havia necessidade!

De resto, acho que a organização está mesmo de parabéns: condições excelentes para a recepção dos atletas, sinalização dos cruzamentos, sempre com alguém para dar indicação, sinalização de zonas de perigo (eu devia ter prestado mais atenção a estas últimas  :mrgreen:), abastecimentos impecáveis, para todos os gostos, e gente simpática ao longo de todo o percurso. No fim, o almoço foi bem gerido e ninguém desesperou, pelo menos que eu tenha visto, à espera do seu almoço, que, diga-se de passagem, estava muito bom.

Pessoal da Arcadas BTT, continuem que estão no bom caminho.

Um abraço ao colega de Gatões, com o qual fiz "trabalho de equipa" ao longo de uma boa parte do percurso, pelo incentivo que me deu para fazer as descidas mas acentuadas  :D.


Boas pedaladas e até 2009, se resolverem reeditar o Transaguieira.
 

poliveira.eng

New Member
Re: [Rescaldo] do Transaguieira 17-02-2008(Santa Comba Dão)

helio69 said:
Tive pena de não ir para os 60km pois a segunda parte do percurso era claramente mais bonita (e mais fácil), mas o corpo não ajudava mesmo em nada!

MAIS FÁCIL???? Mais do mesmo queres tu dizer!!!! Posso-te garantir, a segunda parte, de fácil tinha muito pouco! Poderão rebater dizendo: "ah e tal, mas havia a parte da linha que era plana!" Ah pois era, mas também estava forrada com um excelente tapete de Cascalho Grosseiro que nos fez os rins em picado!!! As subidas continuaram a ser escarpadas e as descidas vertiginosa! Mais Fácil? Não me parece!!!
E pelos visto não é só a mim e aos membros da minha "equipa" que nos parece isto!

FVA said:
Só não consigo esquecer aquela parte de percurso com o empedrado, na zona da linha de comboio, aí, eu esgotei o meu vocabulário de asneiredo e mal criação (ainda bem que seguia sozinho nessa parte :mrgreen:), fiquei com as costas feitas num 8. Mas o BTT é mesmo assim, eu sei, de qualquer forma, na minha opinião, poderá ser um ponto a rever na próxima edição (que eu vou lá estar, com ou sem empredrado), era uma zona muito extensa e como alguém dizia: não havia necessidade!
 
Re: [Rescaldo] do Transaguieira 17-02-2008(Santa Comba Dão)

Olá pessoal do btt!
Depois do que li aqui até agora, não tenho muito mais a dizer:

Neg
- A marcação nalgumas pontos - aspecto facilmente corrigível no futuro.
- A partida foi uma farsa - simplesmente não existiu e poderia ter efeitos perversos!
- Altimetria subavaliada o que se repercutiu na gestão do esforço de cada um (1350 m e não 900 m) é só mais 50% do valor anunciado!

Pos
- O trajecto mesmo com aquela zona de pedra solta. Single tracks soberbos e descidas interessantes!
- A dinâmica da organização
- O almoço
- Os banhos

Lessons learned :

O PREÇO DA PARTICIPAÇÃO - já é pouco vulgar participar nestes eventos por 10 euros, com tudo o que se tem noutros eventos por 20 ou 25 euros! E isto foi o factor para se atingir o limite de participações de 250 bttistas porque haveria mais pessoal interessado.
 

TheShadow

New Member
Re: [Rescaldo] do Transaguieira 17-02-2008(Santa Comba Dão)

Acho que eram um pouco mais de 250 participantes.
O meu numero era o 250 e quando levantei o numero havia mais uns nomes abaixo (muito poucos). :D



A 2ª parte do trajecto foi de gritos.
Subidas e mais subidas.
A parte da antiga linha do comboio já conhecia e quando lá cheguei abrandei um pouco, pois é muito proficia a furos e a dar cabo das costas.

No final de contas acabei por chegar ao fim sem problemas.
Um bom teste à capacidade de sofrimento de quem não estava a pensar fazer os 60km.

Como sou da zona hão-de vir aí uns domingos que vou voltar a passar por certas zonas do percurso com a malta que anda comigo.
 

helio69

New Member
Re: [Rescaldo] do Transaguieira 17-02-2008(Santa Comba Dão)

Apenas disse que deveria ser mais fácil porque com o que se subiu na primeira parte na segunda, de modo a respeitar um acumulado de 900 a 1200 metros já não se poderia subir muito mais!

Mas posso estar enganado! :mrgreen:
 

bttmf

Member
Re: [Rescaldo] do Transaguieira 17-02-2008(Santa Comba Dão)

Gostaria de subscrever as palavras escritas até aqui, pois resumem aquilo que penso sobre este Grande evento de BTT.
É claro que houve situações (poucas) que poderiam ter sido melhoradas, em especial a sinalização, mas para uma primeira vez, estava muito bom, deixem que diga que já fui a passeios/maratonas muito mais afamadas e experientes com "gafes" muito maiores.

Em resumo, o traçado: estava excelentente (puxadinho, o meu corpo não gostou muito, mas isso é outra história :oops:), as marcações: como já disse foi a única coisa que esteve menos bem, mas também não influenciou nada, os reforços: estavam muito bem distribuídos e feitos na altura certa, os banhos foram perfeitos, só aquela recepção para os balneários...:twisted:..., o almoço: não fujiu à regra, foi excelente, quanto às diversas lembranças, bastante diversificadas e utilitárias.
Por tudo o que se passou ontem em Santa Comba Dão, só posso dizer que a organização está de parabéns e que para o ano lá estarei.
 

Antas

New Member
Re: [Rescaldo] do Transaguieira 17-02-2008(Santa Comba Dão)

Acordar às 6:30 de domingo para mais uma maratona.

Às 8 horas estava em Santa Comba, era hora de ir ao secretariado (a funcionar muito bem) pagar 10 €, levantar o dorsal e saco com ofertas, algumas bem originais e de enorme utilidade.

A partida foi ligeiramente atrasada e o local não foi o mais apropriado, acho que a Organização deve melhor no futuro.

Após a partida tivemos 2/3 km para aquecer um pouco e de seguida entrámos nos magníficos trilhos que esta Organização nos proporcionou.
Nos trilhos destaco as passagens junto aos rio e um single track depois do km 40.
Não gostei nada da passagem pela antiga linha de comboios, achei um abuso por parte da Organização a quantidade metros que tivemos de percorrer por cima de pedras soltas.

Os 58 km foram um constante sobe e desce, registei cerca de 1450 de acumulado… a Organização anunciou 900…

A sinalização pareceu-me pouca, mas eu não me enganei.

Reforços muitos bons e bem colocados.

Os banhos estavam magníficos, desde a simpatia da senhora da recepção até à água quentinha.

Por fim veio o almoço, o serviço foi rápido e a feijoada muito boa. A cerveja é que não estava fresquinha…hehehe

Na Organização destaco a simpatia e a vontade de agradar e fazer melhor por parte dos seus elementos.

Fica na agenda para 2009.

Classificação desta maratona: 4 Valores (durinha qb)
 

Paulos

New Member
Re: [Rescaldo] do Transaguieira 17-02-2008(Santa Comba Dão)

ouve quem disse que foi um quebra pernas :oops: e pelo que vi da altimetria parece ser mesmo :lol:
 

poliveira.eng

New Member
Re: [Rescaldo] do Transaguieira 17-02-2008(Santa Comba Dão)

HNP said:
Houve quem disse que foi um quebra pernas :oops: e pelo que vi da altimetria parece ser mesmo :lol:

Até apetece dizer que a altimetria tinha mais altos e baixos que a pedra solta na linha!!! :mrgreen:
 

cordeiro

New Member
Re: [Rescaldo] do Transaguieira 17-02-2008(Santa Comba Dão)

Olá pessoal.
Estava aqui a ver os vossos comentarios a este evento e lembrei-me de um pormenor q quero comunicar a organização(entendam como uma ajuda ou um modo de melhorar para a proxima maratona).
O jovem da moto q ia na frente a abrir o percurso,para alem de fazer bastante pó :mrsock:(desnecesaria/) :evil:devia procurar repor as fitas em falta no percurso q se encontravam caidas ao longo do percurso.
Ja agora,qd passei na parte da antiga linhaso rezava para q nenhum pneu rebenta-se pq os levava bem cheios,mas feliz/ resistiram. :lol:
Mas definitiva/ e um q vai ficar na agenda para o proximo ano.
Boas padaladas e até a maratona da mealhada.
 
Top