Rescaldo - DHU NOCTURNO - MÉRTOLA - 15 DE AGOSTO ´09

ngrn

New Member
Bom dia,

Peço Imensa desculpa por só agora fazer o rescaldo da prova que se realizou em Mértola, mas só recebi algumas fotos agora e tivemos um merecido descanço

A prova realizou-se no dia 15 de Agosto e como sabem é uma altura do ano que faz muito calor, principalmente em Mértola atingindo mesmo os 40oC. A data não foi das melhores porque havia muita gente de férias e porque estamos no ponto do País que faz mais calor mas como a Câmara Municipal insistiu que fosse realizada neste dia no âmbito de Mértola Radical, avançamos com a realização do evento.

Embora com muitas condicionantes acima mencionadas, felizmente o Paddock situava-se na zona de Cais Fluvial e deu para refrescar na hora de calor e na pausa entre os treinos. Nós (organização) tivemos o cuidado de não colocar os pilotos e comissários na hora de maior calor para que não houvesse nenhum incidente. Também tentamos ter águas frescas, sombras e cadeiras para o período de treinos que se realizou durante o dia.
Á noite, com o calor que se continuava a sentir, também foram necessárias águas frescas para refrescar os pilotos que vinham malucos a descer aquelas escadas.
No Paddock os pilotos foram brindados pelas meninas da RED BULL que ofereciam umas latas aos participantes e a quem por la passasse, bem como companhia num sofá para o piloto com melhor tempo.

Percurso:
A pista tem cerca de Quilometro com um tempo estimado de dois minutos. Este tempo é devido à malha medieval complexa que o percurso apresentava com ruelas estreitas e outras largas, a zona do castelo e várias escadas completamente diferentes, por exemplo: escadas de cavalo, escadas irregulares com degraus de 16 cm e outros degraus com 20 e 30 cm e escadas com uma inclinação brutal. Este percurso é composto por 96% de calçada e 4% de terra batida e outras pedras. Embora seja um percurso muito exigente fisicamente por ser muito técnico , optamos por colocar uns saltos em três zonas mais rápidas para cortar a velocidade e para dar mais espectáculo ao evento. Dois desses saltos eram sobre carrinhas emprestadas por um stand local que teve a amabilidade de emprestar para o evento. O primeiro salto junto ao Adro da Igreja tinha cerca de 4.5/5 metros e era um pouco maior do que o segundo que devido à velocidade atingida resolvemos encurtar para que os pilotos pudessem cortar ou seja um salto obstáculo. Este segundo salto foi o mais problemático devido a uma viatura de um morador que não respeitou o pedido para retirarem os automóveis nos dias em que se realizava a montagem e a prova. Tivemos principal cuidado para que não se danificasse o automóvel protegendo com colchões. O terceiro e ultimo salto não se pode considerar um salto mais sim um obstáculo que os pilotos tinham de transpor.
O melhor deste percurso foi que os treinos realizados no período diurno era completamente diferente no nocturno e imensos pilotos já nem se lembravam do percurso.

Iluminação:
Para criar mais dificuldade esta prova foi pensada de raiz para ser à noite para criar um ar místico numa vila cheia de história e para haver uma ligação próxima entre o piloto e Mértola.
foram utilizada as infra-estruturas da EDP, com uma luz amarela sem criar grandes conflitos luminosos para o público e para o piloto. Só em zonas mais perigosas é que foi colocado focos de Luz para que os obstáculos fossem facilmente identificados nomeadamente a zona do castelo e a passagem para o exterior, saltos, meta e paddock.

Pilotos:
Tivemos a participação de 55 pilotos do mais alto nível nacional, nomeadamente Cláudio Loureiro, Amarelo, Golias, Leandro Salgueiro, Leonel Henrique, Ivo Pereira, João Estevão, José Salgueiro entre outros. Tivemos também uma participação feminina Ana Martins que colocou todos os homens em sentido ao fazer grandes descidas.
Devido à altura do ano em que está muita gente de férias o saldo foi positivo.
Pelo que fomos constatando pelas reacções dos pilotos nos treinos e na prova foi que gostaram imenso e ficaram surpresos com as condições que Mértola oferecia. Saudaram-nos também devido às aguas frescas mas era o mínimo que se pedia num dia de verão em Mértola.

Cronometragens:
Infelizmente a empresa que contratámos para efectuar a cronometragem teve um problema com o leitor de CHIPS numa prova que tiveram e não conseguiram reparar para a nossa prova. O único problema é que foi nos enviados um mail na 5ª feira ou seja dois dias antes da prova e todas as outras empresas que trabalham no mesmo ramo devido a ser em cima da hora acrescentaram uns bons 40 ou 50% no valor. Como não tínhamos orçamento para esse “abuso de preço” falamos com a federação e pedimos mais 2 comissários sendo ao todo 5 pessoas da federação para efectuarem os tempos sem problemas. Infelizmente não é perfeito mas penso que não houve problemas.
Não referi o nome da empresa de Cronometragens para não os prejudicar pois não é o nosso intuito de o fazer.

Público:
Tivemos público em várias zonas da pista e foi muito bonito ver a muralha cheia de pessoas a ver os pilotos a descerem. Também houve muita gente que tirava fotografias aos pilotos que os perturbava mas,e apesar de pedirmos as pessoas para não tirarem fotos, o desejo de ter uma recordação do evento era mais do que muita.
Embora estejamos numa zona considerada por muitos, plana e sem descidas para a prática da modalidade, contrapondo com uma altura de festas nas terriolas vizinhas e também uma altura de férias, tivemos uma afluência de cerca de 1500 pessoas à noite para o evento. As unidades Hoteleiras da zona estiveram esgotadas neste fim-de-semana. Muitos turistas e muitos habitantes locais não quiseram perder a oportunidade de ver estes “malucos” a descerem pelas enormes escadarias. Quando estávamos a montar a pista muitos locais vieram dar ideias para o percurso pois estavam com medo que os pilotos se magoassem e davam-nos alternativas mais suaves ou seja descerem pelas ruas sem obstáculos. Quando dizíamos que o ideal era pelas escadas as pessoas assustavam-se e logo a seguir diziam que não podiam perder o evento, que tinham de ver pelos seus próprios olhos dos ditos “malucos” a descerem.
Fomos muito bem recebidos pela população de Mértola que embora com uma faixa etária muito avançada tinham um espírito muito jovem e saudaram-nos pela iniciativa para a vila.
No paddock havia muita gente a ver as máquinas dos pilotos.

Conclusão:
O saldo foi muito positivo para um primeiro ano, sabemos que existem muitos pontos para melhorar mas sabemos também que temos bons ingredientes para realizar uma excelente prova. Tivemos também logo no inicio do evento uma confirmação por parte do Sr. Vereador da Câmara Municipal que quer continuar com o evento.
Por isso no próximo ano vai -se realizar o 2º Downtown de Mértola. (mas desta vez mais fresquinho em Maio ou em Junho)
Gostaria de agradecer à Câmara Municipal de Mértola e todos os que tiveram envolvidos no evento. Aos participantes um obrigado especial pois sem eles o espectáculo não era nada.

Muito obrigado
Nuno Nóbrega
(g.ride)






































































Tempos:



 
Top