Rescaldo 7.ª Maratona Internacional Póvoa de Varzim

Sergio82

New Member
Boas. Realizou-se esta manhã a sétima edição da Maratona Internacional da Póvoa de Varzim, tendo sido, também, a minha 6.ª participação consecutiva neste evento.
Tive uma avaria (o desviador partiu-se) e abandonei ao quilómetro 18. Felizmente a avaria ocorreu 200 ou 300 metros antes da assistência técnica, onde permaneci até que me dessem boleia para a Póvoa. Pela primeira vez, a organização decidiu manter o mesmo percurso. Como não sei ao certo como correu a prova até ao final, deixo para outros membros do fórum uma crítica mais alargada ao evento. Mas enquanto permaneci no abastecimento, notei que houve muita gente baralhada e insatisfeita... o responsável da Bikezone que fazia a assistência técnica disse-me que os primeiros participantes que tinham passado por ali já tinham uma idade um pouco avançada, e não eram propriamente atletas de topo. Vi um participante da Maratona que ficou furioso quando lhe disseram que, à sua frente, já iam pelo menos 15 pessoas, quando ele pensava que era o 3.º classificado... Sei também que houve alterações de última hora no percurso, depois de ter sido depositado entulho num trilho próximo do Campo de Tiro de Laundos; que alguns miúdos, que nada tinham a ver com a organização, encaminharam os participantes da (meia?)-maratona num sentido errado; e que, por pura maldade, foram arrancadas fitas e colocadas num caminho diferente. Mas penso que estas explicações deverão ser dadas pela organização.

Um aspeto em que falharam foi ao não terem enviado os tracks para GPS e na divulgação da extensão do percurso. Inicialmente eram 80km / 40km; a 10 de setembro, aqui no fórum, informaram que o percurso da Maratona seria de 62,5km. Um dia depois (11 set.) as distâncias passaram para 70km / 47km. E finalmente, a 17 set., as distâncias definitivas: 64,4km / 35,5km. Outra questão: a minha modalidade de pagamento era a A, que incluía uma t-shirt e uma pulseira para entrada nos três dias da PóvoaBike. Ainda iremos ter acesso a estes brindes...? :-K
 

jonyjony

New Member
boas, fui dos que andei às voltas na meia, durante mais de 15 minutos a organização após várias tentativas de contacto nunca atendeu aos telefones, pior perguntamos a uma pessoa responsável no abastecimento e a resposta, se não fosse assim o btt não tinha piada nenhuma , fiquei boca aberta sem saber o que responder. Estes senhores que gozam com o dinheiro do povo já o ano passado foi barrete , este ano barrete e meio. A mim que sou da póvoa tenho vergonha de receber colegas meus de diversos pontos desta maneira , organização ri-se porque encaixou uma boa massa , por mim nem mais um cêntimo. 50 atletas 20 minutos atrás de um caminho as motas de certeza que não foram afazer a verificação previa como é normal , enfim.
 
D

Dadosoares

Guest
Boas, eu sou novo nestas andanças, mas já participei em provas suficientes para dizer que está foi a pior de todas.
Estive inserido num grupo onde nós deram informações erradas do percurso, pior ainda, ligamos para o número de telemóvel que estava no dorsal e......nada........estavam a descansar,(deixa-me a pensar e se tivesse acontecido algo mais grave, lamentável).
Outra situação em que temos de refletir é no negócio do Btt, paguei 10 euros e tem organizações que os usam de forma a proporcionar o melhor para os betetistas o que neste caso não me parece que tenha acontecido.....um abastecimento muito fraco, do pior que já vi uma t-shirt oferecia pelo PD e pouco mais....mais uma vez lamentável.
Prova a não repetir.
 
fiz a maratona no principio vi pessoal da meia em sentido contrario que me criou alguma confusão parece que os trilhos se cruzavam , no fim vi alguns betetistas da meia maratona a queixar-se de irem parar a maratona...:confused:
 
Last edited:

garguladomonte

New Member
boas pessoal

nao posso dizer mal só por dizer nem pk os outros dizem, e como tal tenho a dizer que depois de fazer a maratona conclui que as marcações do percurso estavam irrepreensíveis, nao havia como me enganar, o abastecimento nao era do melhor mas tinha o essencial, afinal o pessoal nao vai lá para lanchar.
quanto ao percurso achei duro o suficiente principalmente devido á mta lama e agua, achei os ultimos km mto rolantes
estava marcado 65km na verdade fiz praticamente 70km
nao tive direito á t-shirt, nao sei pk

venham as fotos
 

super.byke

New Member
Olá pessoal...aqui fica o meu rescaldo cujo objetivo é ser construtivo!!!
O evento pode-se dividir em 2 partes:

- A parte do percurso onde penso que bué de gente se perdeu, "linha do comboio que em direção a Rates"

Nuca fiz esta maratona, depois de ver as fotos que disponibilizaram fiquei preocupado pelo que solicitei os tracks à organização que se comprometeu a distribuir os mesmos.
No início da semana comecei a suspeitar que algo ia mal, os tracks não chegavam e a organização que até ali tão rapidamente respondia e deixava incentivos aqui no forum deixou de responder... mau presságio...
Hoje veio a confirmar-se...

Eu tinha como objetivo fazer a Meia, mas depois da passagem pela "linha do comboio" foi a confusão total... As fitas seguiam em direção a Rates mas mais à frente encontramos setas que indicavam que ali o percurso era em sentido contrário... lá voltamos para traz e ficamos para ali a tentar perceber por onde ir... da organização não se via ninguém... muitos bttistas estavam a ver mas não sabiam o que indicar... depois de alguma confusão lá encontramos umas seta que nos tirava da "linha de comboio" e lá seguimos... para meu espanto no 1º abastecimento dizem-me que estou no trilho da Maratona!!!

O quê!!!! Maratona???? O Quê!!!!
Roguei todas as pragas imaginárias à organização... só não desisti porque não sabia o caminho... e pior... ninguém se identificou como sendo da organização... nem ninguém soube indicar um caminho de fuga...

E só posso perguntar "PORQUE NÃO DISPONIBILIZARAM A ***** OS TRACKS!!!! Tinham medo que alguém atalhasse? Eu só não queria andar perdido!!!
Vai ter sempre pessoal a atalhar independentemente de disponibilizarem tracks ou não, pois quem conhece safa-se sempre... desde que não falhe os pontos de controlo...

Não passa pela cabeça de ninguém por trilhos a cruzarem-se, se isso não aconteceu foi com essa ideia que fiquei pelo que vi...
Nos 5 cumes houve problemas... mas aqui acho que neste aspeto foi pior...

- O resto do percurso
O resto do percurso as marcações estavam boas, muitas indicações de perigo quer em descidas complicadas quer em cruzamentos... muitos trilhos difíceis, muita pedra, lama e água... mas isto é btt... desta vez queixava-se o bttista e a mecânica...

Na Franqueira mais uma vez vi 2 placas no mesmo pinheiro uma para a direita e outra para a esquerda, aqui não tinha dúvidas que foi um engraçadinho que arrancou uma algures para lançar a confusão (sem culpa para organização), mas pelas fitas foi fácil de identificar o caminho... mas mais uma vez OS TRACKS TINHA AJUDADO!!!

De resto foi das Maratonas mais duras que já fiz... o tempo da semana passada contribuiu muito... mas a organização não teve culpa...

Finalizando:
Negativo:
- Não disponibilizarem os tracks GPS
- Não entregarem no Kit o que tinham prometido
- Não terem acautelado a parte do percurso que deu asneira na "linha do comboio"
- Poucos pontos de controlo (apenas 2 na Maratona)
- Poucas mangueiras na lavagem das bikes

Positivos:
- boa sinalização sobretudo depois do 1º abastecimento
- Maratona bastante dura... mas isto é btt...
- Ponto de partida/chegada
- O fato de, pelo menos a mim, verificarem se efetivamente fiz os pontos de controlo (sim lá estavam os 2 agrafos)

Os banhos não usei pelo que não opino

Depois de terminar fiquei a pensar "será que aqueles amigos que vêm ao evento, que estão menos bem preparados e que só queriam fazer a meia, será que foram "metidos" para a Maratona???? bom, se isto aconteceu posso dizer que só pode ser MUITO MAU....
 

sete7

Member
Para dizer a verdade eu não vi ninguém perdido, mas como ia no fim do pelotão e em ritmo de passeio também não dava para me enganar. Talvez se fosse com outro ritmo teriam mais dificuldades em me orientar.

Mas uma das razões que leva o pessoal para os enganos é a quantidade de fitas que ficam nos caminhos e trilhos de outros eventos na mesma zona.
CUSTA ASSIM MUITO DEIXAR O PERCURSO LIMPO DEPOIS DO EVENTO!!! ISTO DE DEIXAREM AS FITAS JÁ ME ESTÁ A DEIXAR F*D*DO!!!
Espero é que ao menos esta organização limpe o percurso....senão estarei aqui para o denunciar!
 

spyaxman

Member
Boas malta.

fui um dos participantes que andou perdido, devido a alguém da organização me ter dito para virar la.
Passei por várias zonas bastante perigosas e uma delas em que o condutor foi impecável porque senão tinha um acidente garantido.
Uma das piores provas que já fui. Má sinalizaçao, reforços que basicamente nem parei, zona de partida com aberturas levando as pessoas a esquecerem se de fazer o Control zero.
Os banhos tinham agua quente, infelizmente não havia indicação de onde eram os mesmos.
Prova a não repetir, por 10€ penso que existe coisas melhores. Baixem o preço e tenham qualidade
 

xela

New Member
Boas.

Fui fazer a meia-maratona e das poucas provas que fiz esta sem dúvida vai ficar como uma para não repetir. Acho que o dinheiro só serviu mesmo para a empresa fazer (um bom!) lucro.
A sinalização da prova é discutível... Já vi (muito) melhores (por menos dinheiro de inscrição).

O que acho mesmo inadmissível (permitam-me a descrição forte) é não haver ninguém da organização pelo percurso! Ninguém. Nos cruzamentos da ciclovia nos cruzamentos com estradas de alcatrão acho que é inadmissível!
Ter estas pessoas nos cruzamentos evitava (mais de) metade dos enganos do pessoal. Não quero entrar sequer pela não disponibilização dos tracks porque acho isso mesmo básico. Nem que fosse só ontem.

Lamento dizê-lo e será a primeira vez mas é para não repetir.
Abraço a todos!
 

brn85

New Member
É isto que se oferece num abastecimento de uma MARATONA (não é passeio, que acaba já ali) depois de 23 KM percorridos e com mais 23KM pela frente de grande dureza? Depois de pagar 10€? Vergonhoso!!!!!!!!!!!!!!
 
Vistas agora as coisas, ainda bem que não pude ir.. Tinha voltado com um grande melão.

Pessoal é deixar de ir a esses eventos com o preço não condizente com a qualidade.. Ponto final! As organizações têm de trabalhar melhor por merecer a transferência na continha!!
Este ano participei em algumas que não valiam 5 quanto mais 10 e 12... Acho que a qualidade anda a baixar e o preço a subir. Temos de tomar atitude.
 

Rs14

Member
Nunca tinha participado nesta prova e foi a 1a e ultima vez.
Não disponibilizaram os tracks como tinham prometido.
Marcações insuficientes. Tao insuficientes que eu e mais uns quantos andávamos perdidos.
O abastecimento foi de rir...
E que m#"@§ é aquela na ciclovia???? Então vamos numa prova em que supostamente devemos ir a rasgar ao máximo e temos que parar nos cruzamentos para não levarmos com um carro em cima??? Onde andava a organização da prova??? Talvez a comer e a beber bem à pála dos 10€ que cada um de nós pagou! Vergonhoso.
 

pedrovizela

New Member
Bom dia

Participei pela segunda vez nesta maratona, e parece-me que a organização visa unicamente apanhar o valor da inscrição aos atletas, quer pelos constantes emails para fazer pagamento, quer pelas constantes publicações no forum para se efectuar pagamento.
Foi com surpresa que no momento de levantar o dorsal, simplesmente nos deram o dorsal e duas fitas... não participo pelos brindes, pois normalmente não lhes dou qualquer uso, mas estava à espera de mais, nem que fosse um voucher de 2% na clínica de fisioterapia xpto :)
Muitos colegas queixam-se que houveram bastantes enganos, não foi o meu caso, acho que não me perdi em momento algum, contudo, havia vários cruzamentos perigosos sem ninguém da organização, o que é de lamentar.
Tenho participado em alguns passeios/provas na zona da Póvoa de Varzim, e o percurso de ontem não é mais nem menos que uma compilação de percursos de vários passeios.... bikecamp, povoa 130, maratona povoa 2011, passeio solidário bombeiros da povoa... Por 10 euros, podiam ter traçado um percurso diferente...
Queixam-se que as pessoas roubam e tiram as fitas... Isso para mim não é desculpa, uma equipa de motas meia hora antes tem de fazer a verificação...
Vi fotógrafos a tirar fotos... qual o espanto quando já tenho um email com o link do fotografo xpto que quer 3,5 euros por cada fotos (para roubos já chegam os 10 euros)...
Os abastecimentos, embora só tenha parado no segundo para encher o bidão de água pareceram-me muito maus, pois não me pareceu terem nenhum alimento "doce", e nos postos de controlo deviam de ter pelo menos água.
Foi um percurso durinho pelas condições do terreno, mas btt é mesmo isto.
Acho que a organização deviam repensar os moldes em que organizam este evento.

A melhor parte da maratona foi na partida, quando o senhor do microfone começa a contagem decrescente... 10, 9, 8, 7.... partida..... :)
 

castridix

New Member
Boas, como participante da maratona em termos de marcações não tenho nada apontar, nos reforços não parei pelo que não posso opinar, na meia-maratona soube que houve um problema com o miudo que fez confusão, na ciclovia mandou em frente quando deveria ter dado indicações para virar e o pessoal da meia veio engatar no percurso da maratona mais à frente na ciclovia, foi um erro grave de um miudo que não deveria estar naquelas funções. boas pedaladas
 

rmpcunha

Member
Boas,

Participei na Meia Maratona e não percebo o engano no trajecto, talvez por ir em ritmo de passeio e por conhecer minimamente o percurso... mas confesso que achei as marcções suficientes. Não percebo o porquê de existir a necessidade da organização disponibilizar o track num percurso marcado, mas ok poderá ser considerada uma falha (mas não por mim).

O abastecimento considerei suficiente (para a meia) e gostei bastante do percurso, banho não utilizei. Estava durinho mas tendo em consideração o que choveu nos dias anteriores já era esperado.

Penso que poderiam existir mais elementos nos cruzamentos mas a grande maioria dos cruzamentos onde não estava ninguem são estradas pouco movimentadas.
 

Vash82

New Member
Viva,

Participei na Meia-Maratona, e foi a minha primeira prova. Aliás, sou tão novato nisto que foi praí a 4ª ou 5ª vez que me meti com uma bicicleta pelo mato, por isso não tenho termos de comparação para a organização da prova, assim como para a qualidade do trajecto.

Mas posso sempre dizer alguma coisa. Começo logo por criticar a falta do resto dos brindes da inscrição. Paguei os 10€ que me deveriam dar, além do que tive, uma t-shirt e um bilhete para a feira. A feira foi adiada por motivos alheios à organização, mas isso não impede que forneçam bilhetes para a nova data. E se quisermos ser chatinhos, é legítimo exigir à organização o que está em falta ou um reembolso.

Também de mau tom, depois de pagar 10€ (no mínimo) ainda vir um site de fotografia pedir 3,5€ por uma foto. Devia ser oferecida e ponto final.
No abastecimento, do prometido só faltou as barras energéticas, o resto estava lá. Também não parei lá muito tempo. Mas não há desculpa, devia haver tudo o que estava prometido e em quantidade suficiente para os atletas inscritos.

Quanto ao percurso, gostei e achei fácil orientar-me com as indicações e fitas afixadas. Foi cansativo, difícil em algumas partes, mas é isso que se quer, e no final de contas, diverti-me.
No final, mais mangueiras para lavar as bikes não faziam mal, mas nem esperei muito tempo pela minha vez. Quanto aos banhos, o espaço não era muito grande e havia fila de espera, mas ao menos água quente não me faltou.

Se é para repetir, não sei, quando for a mais provas já vou poder avaliar se estes 10€ valem a pena ou não.
Cumprimentos.
 

jmcupra

Member
Foi a 1ª vez que participei nesta prova (e penso que terá sido tambem a 1ª vez que participei numa prova da School-Eventos) por isso não posso comparar com ediçoes anteriores desta prova. Quanto a esta prova faltou :
1º-Envio dos Tracks.
2º-Bilhetes ou pulseiras para a feira PovoaBike quando esta se realizar (acho que já está marcada para o dia de São Nunca á tarde!!!!)
3º-Pessoal da organização nos Cruzamentos
4º-Reabastecimentos que pudessem ter esse nome (aquilo não sei o que lhe chamar!!!) Alem de que 1º foram anunciados 3 e depois sem qualquer explicação passaram a 2.
5º-Mais mangueiras para lavagem de bikes (não usei porque a fila era extensa...)
6º-Mais balneários, num complexo desportivo da Camara Municipal (pago por todos nós!!!) que deve ter vários balneários, devem ter reservado um Masculino e um Feminino para o pessoal da Maratona!!!! e o pessoal que esperasse (acabei tambem por ir para casa sem tomar banho).
Se compararmos esta prova com outras organizadas na Póvoa de Varzim por uma empresa diferente (começa por Bike....) e nas quais já participo há alguns anos isto está a quilometros de distancia.
Conclusão : Prova de certeza a não repetir (a 1ª quem quer cai á 2ª só cai quem quer).

Cumprimentos
 
Last edited:

jmcupra

Member
Já me esquecia faltou referir uma coisa: as Fotografias ... aquele Preço deve ser para um pack de 10 certo? Não é possivel que alguem queira vender Fotografias em formato digital a 3,5€ cada!!!!
Cumprimentos
 
Top