Rescaldo 2ª volta concelho de mafra

BOSS1

New Member
Boas.

Pessoal, Já que ninguém se chega á frente, vou eu abrir o tòpico, pode não parecer
mas ainda tivemos um bocado de trabalho, e alguma despesa (suportada por nós )

Para saber se merece a pena continuar, é importante saber das vossas opiniões.

Abraço, Luis J. Francisco.
 

musganho

New Member
Claro que merece a pena continuar!!!

Na minha opinião pessoal, achei o percurso fabuloso. Aqueles singles a chegar e a sair de Cheleiros são qualquer coisa!!!
Agora quanto à dureza foi bastante, levei um empeno daqueles............mas foi um dia bem passado e que fica na memória.

Um bem haja a todos os "saloios à descoberta"!!!
 

R.Racha

New Member
Boas...

Os meus parabens a todo o pessoal da Organização, apesar de ser de borla... ou melhor Gratis... Eheheh, demonstrou grande dedicação e empenho...

O Track estava 5 estrelas, apesar de ser um track com mais de 100kms e com um acumulado bem jeitoso, era acessivel a todos... tudo dependia da preparação de cada um e dos seus andamentos...

No meu caso foi engraçado, como não tenho GPS, acabei por ir à boleia, ora de um, ora de outro, de vez em quando lá se fazia uma subidita de "borla" (o gps enganava-se, eheh). Mas foi excelente, ainda deu para conversar com o pessoal e ainda deslumbrar umas paisagens espetaculares...

A carrinha de apoio com fruta e água deu um jeitão...

O unico ponto negativo que destaco foi o facto de, eu ter sido atacado por 2 cães onde um deles me mordeu na aldeia de Calvos... e que bela dentada, até rasgou a pele ( até dá para contar quantos dentes tinha a boca do cão...), enfim a minha maré de azar continua... e neste caso a organização pouco ou nada poderia fazer...

Concluindo:

O circuito foi excelente, com tracks, singles, subidas, descidas e paisagens dignas de revistas da especialidade...
Continuem com o bom trabalho... podem contar comigo para o próximo evento...

Os meus Parabens...

Um abraço

R.Racha
(Team Nucleo Bike)
 

Carlos Morais

New Member
Boas Boss

Para ti não terá sido um bom dia, como sei pelos motivos particulares e deve te ter custado muito não poderes estar no terreno a partilhar connosco aquilo que foi deliniado por ti...mas...

Fica para a história mais 1 dia de "Fabulástico" BTT... admiro o vosso espírito,a vossa dedicação e preseverança no sentido de descobrir e manter os trilhos cicláveis do nosso concelho e não só. No que me toca a mim também já me sinto também um pouco "saloio".
No que respeita à volta deste ano e como sabes arranquei na "versão light"(Eu, o Pedro ,Luis e o Hugo) ou seja de Ribeira d'Ilhas para a Cachoeira e ainda fizemos uma incursão ao trilho que vai da Foz do Lizandro a S. Julião, mesmo assim fizemos 62,5 Km até à Povoa da Galega sendo que o resto até à Cachoeira já foi na carrinha do amigo Luis que foi um companheiro que fez o trajecto connosco(já não havia força para mais).
Espero que continuem com este esforço que é organizar um evento desta grandeza e comigo podes contar para ajudar dentro das possibilidades(um bocadinho a cada um e as coisas andam).

1 Grande abraço e agora já a seguir vem aí mais uma FEXPOMALVEIRA.
Carlos Morais
 
Last edited:

jlalmeida

New Member
Antes de tudo quero mesmo deixar aqui um grande obrigado às minhas companheiras de aventura que sofreram a bom sofrer mas tive o privilégio de as ver chegar comigo ao fim com 109 km nas pernas e muitos metros de acumulado de paredes. Foram excepcionais na valentia . Ao Luís Ricardo (Meco) o meu abraço e o meu lamento por ele não poder cumprir até final este verdadeiro empeno mas uma enorme indisposição o acompanhou durante muitos kms e o impediu de continuar para além dos 75 kms. Via-se que estava a sofrer e já não conseguia comer ou beber sendo que tomou uma decisão sensata de pedir à organização para o ir buscar. Obrigado NOKAS, Obrigado CLARA
Quanto ao passeio vou tentar deixar aqui alguma história que cada um dos outros 3 participantes ajudará a contar e enriquecer.
Começo pela organização. Esta organização foi impecável, sabem porquê? Pq só a senti no inicio, quando solicitámos apoio para o Luís e no fim quando chegámos pq até lá tinham o comando do meu carro que alguém encontrou caído ao lado do carro.
Seriamente falando, desenharam um percurso fabuloso, duro, com algumas partes que gostei menos, principalmente as sucessivas travessias do Lizandro (se não estou enganado) por entre canaviais mas faz parte.
É um percurso desenhado à volta do concelho e que ou se desce ou se sobe, penso que no fim tínhamos quase o mesmo acumulado de subidas e de descidas (espantástico) :lol: :lol: :lol: , verdadinha!!!!.
6 da manhã sair da cama, 8h chegada à Cachoeira, 8:30 organização desejava-nos sorte e bom passeio. A partir daqui foi percorrer trilhos muito bons , muito duros e alguns muito técnicos, outros até que a prudência mandou fazer a pé para evitar que o “passeio” tivesse percalços
De serra em serra, de pomar em pomar, de aldeia em aldeia, com alguma brincadeira pelo meio, a Clara já via a vida dela a andar para trás pq só começámos a soltar as línguas lá para as 10:00 :lol: :lol: :lol: .
Por volta das 13:00 chegávamos a Ribamar onde parámos para abastecermos as barrigas e os reservatórios, por ali estava a parar muita gente com quem íamos rindo e brincando e até tirando umas fotos que devem aparecer pela net.
Abastecidos regressámos ao caminho, apreciámos o esplendor da arriba sobre Ribeira de Ilhas, embrenhamos novamente para o interior e alguém passou por nós e disse “começa aqui o verdadeiro empeno”, ui que animador depois de almoço ;) :lol: :lol: . Se assim tem de ser que seja. Ele tinha alguma razão. Fomos andando e o Luís começava a das mostras de alguma indisposição, parámos um pouco para tentar que se recompusesse, desculpa Luís mas enquanto tu te debatias com o “Gregório” :lol: :lol: :lol: nós divertíamo-nos a tirar fotos e na brincadeira os 3, na verdade nada mais podíamos fazer por ti do que esperar que arribasses. Lá demos corda aos pedais e fomos subindo, descendo, subindo , sem grandes sobressaltos até que o Luís decidiu deixa-nos avançar para cair sozinho num buraco cheio de silvas , só para não nos rir-mos dele :lol: :lol: :lol:, Piada é q eu tinha avisado a Ana, “cuidado não cais para a direita, ela “rabujou” comigo e lá seguimos, dei por falta do Luís e gritei e ele não respondia, voltei atrás e ele já lá vinha com cara de poucos amigos a tirar picos *lol. Por esta altura o sol alto já fazia estragos na moleirinha da Clara que já trocava aboboreiras com batateiras e perguntava se já havia plantas da batata frita :lol: :lol: :lol: (ora Clara toda a gente sabe que não) :lol: :lol: :lol: as pescadinhas também não nasceram de rabo na boca :lol: :lol: :lol:.
Por volta das 16 e muitos minutos chegámos a BOCO, isso mesmo, ao café Simões, aí é que o Luís disse que não dava mais, tratámos das coisas com a organização que se prontificou a ir buscá-lo , ele lá se “gregoriou” mais um pouco despedimo-nos (com lencinhos brancos e tudo) e partimos os 3. Nem ele imagina o empeno que perdeu FOGO. Se até aí tinha sido duro , a partir daqui a coisa “melhorou”. As meninas começaram a dar sinais de algum cansaço acumulado, o caso não era para menos. Lá continuámos naquele infernal sobe-desce-sobe. Era muito desgastante, talvez mais para elas por estarem menos preparadas fisicamente, mas eu também ia sentindo a dureza. Por essa altura que já estaríamos perto da Malveira, devo registar um single de muitos metros, sempre a descer, em que deixei as meninas para trás e desci aquilo a gozar a bom gozar. É um daqueles sigles que se apanham poucas vezes na vida, com tanto de técnico como de perigoso, simplesmente fabuloso, pedra atrás de pedra, drop após drop, curva seguida de outra, fabuloso!
O cansaço acumulava-se e a minha vida começava a correr perigo, comecei a escolher a árvore onde poderia vir a ser linchado, estava tentado a escolher uma baixinha para …. não ficar pendurado muito alto. A situação complicava-se, as raparigas acumulavam cansaço e impaciência, eu só lhes dizia que faltava pouco, para aí 10 kms, o problema é que faltavam sempre 10 kms :lol: :lol: :lol: a dada altura apareceu o “Carpinteiro” (a Clara parecia ter uma visão: aquele não é o homem da mota da organização?") na sua mota e disse que o total rondava 112 e o conta kms da Ana mascava 91 :lol: :lol: :lol:. Nessa altura até a linha do comboio serviria :lol: :lol: :lol: . Mas o tipo lá disse quue já não havia mais subidas, nisso ele foi bom, só por isso já não fui linchado. Continuámos o percurso até ao seu final onde por volta das 20:00 e de onde “fugimos” o mais rápido possível para tomar um bom banho repor energias com um bom jantar.
A registar: muitos arranhões das silvas e um verdadeiro empeno; uma satisfação enorme por ter-mos concluído a aventura, zero avarias, maravilhosos trilhos, fenomenal companhia.
Ps: Netinha, quem é amigo quem é? O avozinho, pois claro *lol que prometeu um empeno e cumpriu. T’avisei rapariga *lolol
ps1: muito haveria mais para escrever mas não quero ques digam q escrevi tudo e não lhes dou oportunidades para contarem a sua versão dos acontecimentos.
 
Last edited:

jlalmeida

New Member
Uns amigalhaços tiraram uma fotos lá pelas bandas de Ribamar e eu gostava de obter para mostrar ao meu netinho pra ele deixar de me ter respeito :D:D:D
 

musganho

New Member
A foto está já disponivel no "ponto de encontro" - "Lisboa e Vale do Tejo" - "100 mão btt klub (venda do pinheiro/malveira)"
 

jlalmeida

New Member
Claro que merece a pena continuar!!!

Na minha opinião pessoal, achei o percurso fabuloso. Aqueles singles a chegar e a sair de Cheleiros são qualquer coisa!!!
Agora quanto à dureza foi bastante, levei um empeno daqueles............mas foi um dia bem passado e que fica na memória.

Um bem haja a todos os "saloios à descoberta"!!!

Sim deve ser isso, Cheleiros, fabuloso!!!!!!!
 

Ninja

Member
Os meus parabéns à Organização de ter colocado à disposição esta oportunidade de ter um dia cheio de BTT. E que dia espectacular.
Percurso muito bom, bem marcado :lol: , o tempo ajudou - não teve o inferno que podia estar, pessoal da organização presente em alguns pontos do percurso, paisagens fantáticas, passagens por verdadeiras aldeias saloias - parecia, por vezes, uma viagem no tempo. ADOREI!

Foi bom rever alguns amigos, e fazer outros. Obrigado a todos os que pedalaram e conviveram comigo.

3 Pontos a melhorar:
1. O ponto de chegada devia coincidir com o ponto de partida. Aquele par de kms foram os que me custaram mais...
2. Podia ter sido evitado um single perto da praia que ficava a poucos centimetros da ravina, sem qualquer protecção. No entanto existia alternativa poucos metros ao lado, foi a que escolhi.
3. Ao km 82: Estradões cheios de entulho que dificultavam em muito a progressão (a subir). Vim a saber que, o entulho teria sido despejado há poucos dias atrás - facto totalmente alheio à organização.

Nota Muito Positiva, Recomendo e vou repetir.
 

JorgePedroso

New Member
Bom dia,

Foi, efectivamente, um empeno daqueles. Tiro ao chapéu às duas senhoras que terminaram o percurso. Muitos parabéns. À organização, está tudo dito. Muito obrigado pelo dia espectacular que me proporcionaram. Os Saloios quando toca a organizar, fazem-no com muito profissionalismo. O trajecto foi muito bem escolhido exceptuando uma situação, da qual são alheios ;), a subida para o Funchal devido ao vazamento recente de entulho.

Em relação à foto de grupo, envio-a por email a quem quiser.

Para o ano, lá estarei.

Sinto orgulho de ser natural deste concelho.

Cumps
 

JoãoLopes

New Member
Boas!!

Participei e digo sinceramente que nunca tinha participado num percurso tão bom como este! Espectacular e duro :D!

Quanto á organização 5 estrelas! Carrinha a dar assistência, mota nos trilhos a dar assistência!

Quanto aos pontos negativos, apenas tenho um e é exterior aos saloios, aquele entulho:mad: la tive que ir experimentar o chão :D


Venha o próximo!
 
No meu caso acordei bem cedo, pelas 4h45m e as 8h ja estava na cachoeira. Depois do arranque correu tudo muito bem até que o meu colega de aventuras resolveu atirar-se ao chão aos 16kms o que o impossibilitou de comtinuar a volta devido a um ferimento num braço resultante da queda. Mas nestes inventos as pessoas são sempre subeijamente jenerosas, de forma que um senhor que mais tarde fiquei a saber que se chama Nuno, se prontificou logo a ligar para um amigo para nos ir buscar. Foi então que numa carrinha o sr. Marco Lourenço nos levou até ao carro, e depois muito gentilmente nos disponibilizou a propria casa para nós podermos tomar um banho maravilha, o qual queria agradecer em meu nome e em nome do meu colega Miguel. Depois foi passar pelo hospital de Torres Vedras onde o Miguel foi levar uns quantos pontos no braço, e como o tempo não para aproveitamos para almoçar tambem por Torres Vedras.
Ou seja desta vez não correu lá pelo melhor mas o espirito de entreajuda ajudou a que tudo nos fosse mais facil de ultrapassar.
Um especial agradecimento ao amigo Nuno e ao amigo Marco Lourenço pela ajuda que nos foi prestada.
Mas nos não nos deixamos levar por vecidos e assim que possivel queremos fazer "a voltinha toda" mas esperamos que desta vez a sorte nos fassa um acompanhamento mais procimo.
 

jlalmeida

New Member
Eu também pensei um pouco naquele entulho, acreditem q pensei. E pensei assim, afinal não é entulho sujo, foi espalhado convenientemente, tapou os regos que por lá existiriam e depois de estar compactado até é capaz de dar alguma solidez áquelas paredes. Assim esparamos. Por outro lado ao ir par ali não foi despejado por aí num quanquer outro sítio ao monte. Acaba por ser uma espécie de reciclagem de materiais.

É verdade amigo, as duas "meninas" :D:D que tive o grato prazer acompanhar do inicio ao fim portaram-se que nem homens :D:D:D verdadeiras guerreiras, que o diga o "homem da mota" quando lhes disse que faltavam bastantes kms :D:D , se elas pudessem roubavam-lhe a motoreta. Nessa hora já estavamos quase a avistar a Malveira e depois foi "um pulinho" :D:D:D .
Ontem estavam em melhores condições q eu :D:D.
 

hmorgado

Member
Boas.
...
Para saber se merece a pena continuar, é importante saber das vossas opiniões.
...

Boas,

A resposta é SIM, claro que vale a pena continuar a proporcionar um excelente dia de BTT a todos aqueles que se propuseram a fazer esta volta.

À saída da margem sul contava com a companhia de 4 amigos para mais um dia de BTT, chegados à Cachoeira foi largar os carros pegar nas bikes e arrancar para o "empeno" ou não...!!!

Inicio lento para aquecer convenientemente os músculos, que iriam ter o primeiro teste na subida do Socorro. Subida à serra do Socorro a dar já uma "certa luta", o corpo começa-se a sentir no seu meio natural preferido e as sensações eram boas, no fim da subida o grupo de 5 dividiu-se, seguindo 3 na dianteira e 2 um pouco mais atrás, descida do Socorro alucinante, mas sempre com "tino" para que a aventura não tivesse um final forçado.

A média começou a aumentar e entre subidas durinhas, descidas mais técnicas, menos técnicas, havia de tudo para todos os gostos e "kit's de unhas", os km’s iam passando e foi com prazer que avistámos lá no horizonte o mar... o almoço já não estava longe, sendo que já antes tínhamos reposto líquidos no abastecimento "surpresa" que os Saloios à Descoberta tinham +/- no km37, chegamos a Ribamar e decidimos parar de forma a repor energias, telefonema para o grupo que vinha atrás a dar as coordenadas do local de repasto e lá nos encontramos de novo no Restaurante.

Eles chegaram, mas decidiram que dali para a frente fariam o percurso de uma forma mais suave e assim sendo enquanto eles ficaram de volta dos pregos, sopas e afins... nós seguimos o traço do GPS, aproveitando para desfrutar dos bonitos trilhos na orla marítima, descemos à praia, onde foi muito difícil de sair, as paisagens eram tão booniittasss :).

Após o almoço a escolha de trilhos evidenciou um excelente trabalho, pois tivemos tempo suficiente para fazer a digestão sem encarar com uma daquelas subidas de "morte", pelo meio de canaviais, areais, e riachos, ora atravessa para um lado ora atravessa para outro, lá íamos molhando o pezinho, o que até sabia bem apesar do sol não ter sido muito forte, estava lá e fazia-se sentir.

Segundo abastecimento, recolocação de líquidos nos bidons, dois dedos de conversa e siga para os últimos km’s, onde as pernas já não respondiam e a mente já só pensava em chegar, estava oficialmente em piloto-automático, os últimos 10km apesar de serem os últimos não foi sinónimo de uma chagada calma e descansada, subida que até seria simples com outra condição física e com menos km’s acumulados nas pernas, tornou-se em algo tortuoso, olhava para o GPS e pensava só faltam 2,5km mas será que são sempre a subir?!?!?

Chegada à Cachoeira, repor líquidos com a melhor bebida do mundo e siga para casa.

Obrigado a todos os que fazem com que estes dias sejam possíveis, organizando estas voltas.
Agradeço também àqueles que me acompanharam em mais esta "maluquice".

Cumps.
HM
 

Castanheira

New Member
Boa Tarde
O Morgado disse tudo, mas gostava de acrescentar:
"Quanto á organização 5 estrelas! Carrinha a dar assistência, mota nos trilhos a dar assistência!"
E nunca nos perderam de vista mesmo aqueles que desestiram e regressaram pela estrada depois do almoço, pelos seus motivos.
Tomara muitas maratonas organizadas terem o mesmo espirito de assistencia, muito bem dá gosto de voltar a participar.
 

diogomota

Member
Ora então.... cá vai!!!!
Como de costume, quando vou para estes passeios de cento e tal kms, parece que é sempre quando estou em pior forma, mas eu gosto de castigar o cabedal :mrgreen:
Em relação à organização acho que nada mais há para acrescentar, só quem não conheçe os "Saloios à descoberta" é que poderia duvidar do sucesso deste evento. O percurso foi espectacular ( apesar de ter gostado mais do da edição antrerior, acho que tinha melhores singles tracks) bastante durinho :s aquele single a descer até Cheleiros... vai lá vai!!! nunca desejei tanto que um trilho termina-se, já não sentia os braços :s depois na subida também em single, lá tivemos que desatascar o Miguel que tinha caido dentro da ribeira que estava seca e cheia de pedras, teve bastante sorte em não se ter aleijado.
Queria deixar uma palavra tambem para o meu irmão que nunca tinha feito mais de 60 kms e só anda ao fim de semana, desta vez fez os 110 kms que até abriu o bico :mrgreen: valeram a pena as minhas dicas do costume " 30% fisico 70% psicológico " .
Isto tudo para dizer que podem continuar, e que para o ano estou aí outra vez:yeah:
 

tuca

New Member
Boas

Pese embora os meus colegas do SantaMalta já tenham efectuado os justos comentários, cabe-me tambem felicitar a Organzação desta prova pela forma como recebeu, organizou e acompanhou todos os participantes.

Os relatos acima ilustram tudo isto, a par de um percurso muito duro e variado, em que o companheirismo esteve sempre presente.

Pese embora este ano não me tenha sido possível completar todo o percurso em BTT, pois a seguir a Ribamar regressamos por estrada, conto voltar para o ano para tentar concluir a versão BTT.

O meu muito obrigado a toda a Organização e em especial a todos os que nos acompanharam neste excelente dia .

TUCA
 

jginja

New Member
Viva pessoal.
Antes de mais um obrigado à organização. Obrigado pelo trabalho desenvolvido em prol do BTT concelhio.
Passeios desta envergadura, e ainda por cima grátis, não há muitos.
Carrinha de apoio com abastecimento, espartano mas suficiente. Mota de assistência técnica nos trilhos é a primeira vez que vejo.
Estão de parabéns.

No meu caso em concreto saí de Mafra com mais um companheiro do pedal ás 7h30 e chegámos à Cachoeira ás 8h20. Foi um bom aquecimento!
O programa das festas era fazer até Ribamar ou até ao almoço, dependendo do que chegasse primeiro, e depois regressar a casa, em Mafra, por outros trilhos.
Assim ocorreu. Cheguei a casa com 90km cerca das 14h00.

Os trilhos escolhidos pela organização eram todos espectaculares. Só não gostei muito da descida da Serra do Socorro. Não me dou muito bem com altas velocidades naquele piso.
Alguns deles já são meus conhecidos, contudo é sempre emocionante revisitá-los.

Agradeço também ao Jorge Pedroso, que fez a gentileza de guiar o grupo.

Boas pedaladas
 

jlalmeida

New Member
:D Nem se atrevam a dizer mal do single que desce para Cheleiros
:D:D
Aquela coisa é fabulosa. Depois o outro que se lhe segiu é maravilhoso , quase plano mas com muita condução. O que sobe logo a seguir é q é complicado pq se se perde o equilibrio... pimba para a silvas :D
 

Tiago Sousa

New Member
Óptimo passeio e empeno continuem por muitos anos e com o mesmo espírito.... bem hajam os "Saloios"

Até para o ano

Tiago
 
Top