[RESCALDO] À Descoberta De Um Mito -NOCTURNO- ValDeVez (S. Mte Agraço) 22.02.08

PMac

New Member
Bom dia,


Parece que ninguém quer fazer o rescaldo deste passeio com cerca de 24 Kms de extensão, mas como acho que merece ser referido, acabei por me incumbir de o fazer.

A noite não se apresentava nada favorável com aviso de chuva forte, quase a roçar o temporal, isto claro dando ouvidos ao que os boletins meteorológicos iam afirmando ao longo do dia.
No entanto como resido relativamente perto, resolvi arriscar, afinal se começasse a chover forte, sempre poderia dar meia volta e voltar para o conforto do lar.
Na minha cabeça estava a ideia de que seria o único maluco a arriscar um passeio nocturno, nas condições meteorológicas que se avizinhavam, mas chegado ao local depressa percebi que estava errado.
Da contagem feita, apareceram trinta e um bravos que estavam dispostos a ir "descobrir o tal do mito".


O percurso, posso dizer que estava de acordo com a orografia local, com bastante sobe e desce, e uma inevitável subida à vizinha Serra do Socorro, o terreno apresentava algumas partes com muita lama e passagem por vezes em valentes poças de água.
Com algumas partes bastante técnicas, onde a escuridão não ajudava, se não se tivesse um sistema de iluminação competente, a "coisa" podia correr pior... No entanto lá se foi evoluindo pelo traçado, sem grandes problemas de maior.
De salientar o trabalho da organização em recuperar e limpar troços do percurso para que este se fizesse por locais ainda mal explorados.
O abastecimento foi na Serra do Socorro, onde havia laranjas e maças para quem quisesse, sensivelmente a meio do passeio. O melhor sítio sem dúvida para parar e descansar, depois da violenta subida, aproveitando para ter uma vista de 360º sobre a região (mesmo que nocturna), mas o vento que se fazia sentir e o frio que causava não convidava a uma paragem muito longa.

Durante o trajecto, ocorreram alguns furos e avarias que começaram a partir o pelotão, além dos andamentos diferenciados dos vários participantes.
E é aqui que tenho um reparo a fazer, pois acho que o percurso deveria ter sido marcado com fitas e cartazes com setas, pois só o guia acho que não chega. Na descida da Serra do Socorro, tive de parar para verificar as luzes, e perdi o contacto com o grupo da frente, mal cheguei à primeira encruzilhada tive de parar e esperar que alguém que viesse atrás aparecesse, facto que não ocorreria se houvesse marcações, ou alguém a fechar o primeiro pelotão. Bem sei que é um pau de dois bicos, marcar um percurso nocturno, pois pode tornar mais afoitos alguns participantes, e havendo apenas os guias circula tudo em pelotão, sendo mais fácil de controlar. Mas se alguém fica para trás e não se dá por isso, umas indicações ajudam a seguir o trilho sem enganos, como foi o meu caso.
Perto já da chegada a Val de Vez, também me cruzei com um participante que tinha furado e parei para prestar ajuda, quando arrancamos e mal passamos pela primeira encruzilhada, ficamos novamente às "aranhas", e tivemos de optar: ou esperar pelo segundo grupo, ou ir pela Estrada Nacional, que se avistava dali. Fizemos a segunda opção, pois ficar à espera do segundo grupo com a humidade e frio que estava não era nada convidativo, e assim perdemos os últimos 3/4 kms de trilhos... Pena....

Durante todo o percurso a chuva caiu esporadicamente, talvez umas três a quatro vezes, mas também rapidamente parava.


Posso dizer que o que pecou em organização (e que foi pouco: partida atrasada e falta de sinalização dos trilhos), foi amplamente superado em hospitalidade e simpatia do nosso anfitrião Luís Gonçalves, a quem mando aqui um abraço, pois é um anfitrião de primeira água.

No final do passeio que acabou cerca das 24:00 hrs, para quem quisesse havia um local para tomar banho, lavar a bicicleta e uma estrondosa ceia à nossa espera com caldo verde, febras, entremeadas, salsichas, queijos, doçaria variada, sumos, refrigerantes, café, e mais algumas coisas de que já não me recordo!

A confraternização ainda continuou pela noite dentro para quem quisesse, os que iam arrancando ainda eram bafejados pela entrega de um saquinho com brindes!

É bom lembrar que este passeio foi gratuito, e pode parecer injusto da minha parte estar a fazer reparos a alguma coisa, mas se o faço é no sentido de melhorar o 2º passeio nocturno que já estou ansiosamente à espera que ocorra, e ainda neste ano... talvez lá para o final da Primavera (digo eu...)!


Quanto ao track GPS que a organização se dispôs a disponibilizar antes da prova, ainda não o consegui encontrar em parte alguma, se alguém me o disponibilizar gostaria que me contactassem pois gostava de o guardar, já que para o passeio, se o tivesse na altura, ter-me-ia dado um grande jeito!


PMac
 

jrod

New Member
Foi o meu primeiro "nocturno", talvez por isso não consegui encontrar o "Mito" vou treinar mais para que ele da próxima não me escape.
Mas não fiquei de mãos a abanar. Encontrei uns trilhos lindos, muita subida, (para a próxima quero descidas) muita boa disposição, muita adrenalina, muita febra, muita entremeada (e que boas estavam!!!) e o caldinho verde!!! Espectáculo.
Um obrigado aos grandes anfitriões Luís e Cidália Gonçalves.

Um recuerdo:






 

BOSS

New Member
Em primeiro lugar quero agradeçer, ao Luis e a quem colaborou com ele na preparaçao do precurso.


Segundo á Cidália, pelo caldo verde e tudo o resto (incluindo a limpeza da dos balneários que devem ter ficado lindos.???)

Para terminar, gostava de saber dos 20 ou 30 mil praticantes de BTT em Portugal quantos seriam capazes de passar

30 ou 40 horas a cortar silvas,carrascos,tirar pedras e cavar desababamentos de terras; E de seguida anunciar um passeio

com comida do melhor que há, lavagem das biclas e banhos de água quente. Tudo isto na sua própria casa e á BORLA.

MEUS AMIGOS ISTO É AMOR AO BTT
 
Top