Relação preço/qualidade será q justifica na maior parte das vezes ???

valium

New Member
Boas !!
Procurei por um tópico semelhante, mas n encontrei, caso exista, ficam desde já as minhas desculpas pela repetição !!!
Ando de bike há uns anitos, andei até aos meus 16,17, e dp deixei até ao meu ano passado, 3 anos que n andei !!!
Na altura, como agora sou eu que faço tudo na minha bike, execpto enraiar, ainda n tive pachorra p aprender, adiante.
Tinha ainda peças antigas, q já n existem, desv shimano stx-rc, rst 461, primórdios das susps ....
Voltei a andar, algumas peças foram-se estragando, fui mudando, e lá esta o porque deste tópico, até que enfim :twisted:
Passei de 8 p 9 mudanças, optei por uns manipulos deore, fiz 3000 km, um pouco agressivos, e sempre funcionaram bem, tive uma pedaleira Stx-rc até a uma semana atrás, fiz cerca de 8000km ao todo, e até ao momento em que a tirei da bike, nunca se queixo, execpto falta de massa, tirando isso....
A susp rst 461 ainda trabalha, nada de extradionario, mas porta-se bem, e olhem que tenho uma reba na minha bike principal :mrgreen:

Depois disto tudo, pergunto-me algumas vezes, até pq as vezes tenho umas passagens e "quero" muita coisa, e boa (cara), e dp opto por outras menos boas (menos caras), e que me deixam bastante sastisfeito, se certas coisas, mto caras, ou então caras p mim, compensam !!!
Atenção que n sou maniaco do peso, apenas por curiosidade vejo o peso das coisas q mudo, e das novas. E opto por ser um pouco mais pesado e mais resistente !!!!

Talvez seja também por gostar de ver até onde aguentam certas coisas mais baratas, e apelidades de gamas médias, baixas por as marcas !!!!!

Será tudo uma questão de marketing ou a minha falta t€mpo p ver melhores coisas ????

Cumprimentos e bem hajam !!!
 

Wolve

New Member
Às vezes a gama média/baixa não tem a ver com fiabilidade mas com funcionamento. Eu enquanto andei às voltinhas no Monsanto, Sintra e algumas maratonas, o meu desviador traseiro Shimano Acera chegou perfeitamente, 1700 kms, sem problemas. Mas outro dia participei numa prova de XC do regional e, depois de uma descida bastante rápida e saltitante, saltou-me a corrente e enrolou-se no eixo pedaleiro. Agora tás a ver numa prova em que o tempo conta, parar para desenrolar a corrente... perde-se o entusiasmo. Se calhar com um Deore ou LX isso não acontece. Tem a ver também com o que fazes faz com a bike. Quando comprei a minha trazia uma suspensão SRSubtour XC60. Para cross country normal funcionava lindamente, mas quando apanhava singletracks muito ingremes e irregulares, a frente começava a saltar e depois quem tinha que saltar da bike era eu para não aterrar no chão. :cry: Aquilo não amortecia nada, só tinha molas. Comprei uma Manitou Black usada e, quando a experimentei, parecia que tinha comprado outra bicicleta. :D Mas há muita gente que compra caro só para se exibir, porque não tem necessidade, para aquilo que fazem, de montar certo material. Às vezes nem pernas têm...

Até...
 

jota

Member
Eu quando compro é mesmo para durar! Quando deixei de andar de bike, peguei nas minhas peças todas e guardei tudo embrulhado e marcado, porque sabia que um dia a doença voltava! No fim de 2005, a doença voltou! Arranjei um quadro e uma suspensão e desembrulhei as peças antigas e volta lá andar! Só para terem uma ideia, os pneus são uns Hutchinson Cameleon com 6 anos (pelo menos), o manipulo do desviador da frente é um STX-Rc (nem sei a idade) e o outro um deore com cinco anos! O desviador traseiro tem pelo menos 6 anos e os pedais idem! Com isto tudo, quero dizer que não tenho a ultima moda, mas o material desde que bem conservado e afinado dura milhares de quilómetros! Eu tenho amigos com bikes deste ano que andam cheios de problemas e a minha sempre fiavel! Desde uma Prowler que já vai na terceira escora traseira, a outra que já trocou a pinça dianteira de uns travões XT, etc... Enfim!
 

Morg

Member
Re: Relação preço/qualidade será q justifica na maior parte das vezes ???

Tenho uma Hardrock Sport com quase tudo de origem, apenas troquei o avanço e o guiador por causa da posição de condução.

Comprei em Novembro de 2004 e por esta altura deve ter mais de 6.000 km. Já fiz uma dúzia de maratonas e neste momento só há uma peça que trocava, a suspensão RST Gila T5 que está com muitas folgas.
Estamos a falar da bike mais barata da specialized, com acera e por aí.....

Acho que a questão é mesmo saber qual é o nosso objectivo ao fazer BTT.
Até hoje tenho participado nas maratonas com o objectivo principal de
chegar ao fim, acho que depende mais do meu treino que da bike.

Na minha opinião, a bike apenas precisa de ter um nível de qualidade mínimo, o qual muitas pessoas pensam que seja o XT ou XTR. No meu caso acho que um Acera e uma bike de 14Kg servem perfeitamente para o uso que lhe dou.
Se o meu objectivo fosse chegar na frente, provavelmente precisava de algo melhor, mas isso tb implicava não parar nos abastecimentos, não parar para ajudar um desconhecido que teve um problema na bike, enfim, coisas que eu não prescindo nestes convívios.

É claro que quando pego na Cannondale de estrada, com 8 Kg, as diferenças são abismais, mas aí os meu objectivo é acompanhar bikes desta gama e que seria impossível com uma bicicleta de 13/14 Kg e olhem que eu já tentei!!!!!!!!!!!!

Todos sabemos que só podemos andar a 120 Km/h num carro e compramos carros que andam a mais de 200, acho que se passa o mesmo nas bikes.

Resumindo...........A escolha da bike ou componentes deve ser feita consoante os objectivos que temos para eles.

Quando sentir que tenho preparação física para outros ritmos, nessa altura compro uma bike que me o permita.

Ver bikes de 500 contos em ppl que anda 1 vez por mês é como ver velhos num ferrari e uma loira de 30 anos ao lado...........
 

Jepas

Super Moderador
Muito sinceramente, se o tivermos compensa sempre...

nem mais, se é o que queremos e podemos ter...

falo por mim, desde o básico da Shimano ao XTR, consegue-se sempre afinação, mas nada se compara em fiabilidade e peso. O mesmo com suspensões, rodas, pneus, material de qualidade é material durável e fiável, não só leve ou caro.

Jepas
 

L.Ramos

Super Moderador
:twisted:
a qualidade paga-se... e a exclusividade também :!:

claro que compensa ter material topo de gama em termos de qualidade... mas por vezes a relação preço qualidade não se justifica nos topos de gama (que são mais caros para serem exclusivos :lol:)

Se formos comparar a diferença entre os sistema Acera e o XTR notamos inumeras diferenças, desde logo o peso, a qualidade de material, a resistência ao esforço, à facilidade de utilização... e à beleza :roll:. mas se formos pela relação qualidade/preço... se calhar a gama XT justifica a escolha, porque aqui não estamos a pagar o preço da exclusividade... e a diferença continua a ser grande em relação ao Acera... assim o investimento seria mais acertado...
O que não quer dizer que para uma utilização mais calma o Acera não seja uma boa opção :!:

Em relação às suspenções tenho a mesma visão :!:
Não quer dizer que uma suspenção da gama média/baixa não sirva para uma utilização mais calma, em percursos sem grandes irregularidades e num ritmo de passeio.
Mas assim que se começa a puxar um pouco mais por elas, com utilizações mais intensas ou em percursos muito irregulares e com descidas à mistura... a qualidade do material mais caro aparece... e mais uma vez não é necessário ser um topo de gama, pois aí estamos a pagar a exclusividade :lol:
 

Alf

Active Member
sinceramente acho que é escusado ter coisas boas de mais para a utilização dada. eu tenho Alivio, um sr suntour e uma bicicleta de 14 kg. os outros, do meu grupo, tem XTR, XT e LX, e suspensões FOX e Roch shox tora. vou tão longe como eles. que eu saiba, chegamos todos ao fim ao mesmo tempo e olhem que a diferença de peso chega perto dos 3KG!!! para mim chega. quando trocar a transmissão vai ser para uma LX, provavelmente, mas enquanto durar, o alivio chega. mais pesado... mais pernas!!!
 

valium

New Member
boas !!!
Precisamente, acho q devemos primeiro ter pernas, e só depois bike para elas, pois ter uma grande máquina e não ter pernas, é o mesmo que ter um ferrari e não ter € p gasolina.......
Pessoalmente gosto de "ver", testar o material, até as últimas, de preferência, de gamas mais baixas, alivio, por ex !!!!
Acho que devemos ter máquinas de acordo com as nossas pernas e andamentos, pois o que vejo, e muito nos passeios, é que o pessoal com melhores bikes, fica para trás, nem sempre, a pessoal que tem pernas para a máquina que tem, "topos de gama", mas vê-se que têm uso, e pessoal com bikes fracas, shimanos aceras, alivios, e mais baixo aindas, susp de marcas como rst, sr suntour, e que acabam mais cedo, como é, é ou não das pernas ????

cumprimentos !!!
 

burlamaqui

New Member
se me quizerem oferecer uma bike, então aceito com xtr e outras gamas altas

pelo uso que dou á minha bike cerca de 3 a 4 vezes semanais, esta tem tido muito trabalho, equipada com diore, já não é muito mau.
o uso é simplesmente em passeios cujo o objectivo é apenas chegar ao fim e ir almoçar.
Se gostava de ter outros componentes mais caros? Claro que sim, e quem não gostaria?
se despendo de bastantes euros para a equipar com gama alta? Não, não me compensa para o uso que lhe dou.
 

José Martins

Administrator
Amigos,já foi prácticamente tudo referido aqui.
Se eu pudesse (leia-se se me saisse o euromilhões, era moço para comprar a S-Works de carbono, pelo prazer de a ter, por saber que é uma grande máquina, e por achá-la, em termos de design, do melhor que por aí existe.
No entanto, iria continuar a fazer exactamente o mesmo; é que ainda não descobri nenhuma bicicleta que troxesse um kit de perninhas para pedalar.
Eu costumo dizer que de deve apostar numa relação qualidade preço, vocacionada para o fim que pretendemos.
Um exemplo: a minha Orbea Compas, com um nivel de equipamento em tudo igual ao de uma Specialized que vi, custava menos 240€. Não penso que as lêtras a dizer "specialized" valham tanto.
Em suma, cada um é como é, tem o que pode ou quer e o mais importante é que se retire prazer dessa actividade que nos leva a escrever tanto neste site.

Um grande bem haja.
 

diaz

Member
boas

embora este tópico não tenha resposta a 120 dias vou responder a mesma, porque não considero iniciar um novo tópico xD

Concordo com o que aqui já foi dito, pessoalmente acho a gama XT mais equilibrada, mas admito que a LX neste momento SLX desse perfeitamente para mim e para quase toda a gente deste forum ( sem ofensa )

penso que só em casos de competição se justifica ter o topo de gama da marca para não acusar fadiga e para contribuir para o factor peso. E claro se um dia quisermos vender a bike temos sempre la aqueles componentes que dificilmente ficam por vender a um bom preço, agora, que toda a gente tem de concordar é o seguinte: quando vemos passar por nós um caramelo que tem uma bike a anos luz da nossa e que não a merece porque é um nabo a andar é um nabo a fazer a manutenção ( não saber remendar camaras de ar) apetece gritar xD

dei este exemplo porque já passei por isso e mete impressão. Passado uns meses troca de bike para uma ainda melhor, neste caso FS e nos ficamos a olhar para aquilo e a pensar, porra se eu tivesse este fox dhx adaptado na minha HT isso é que era saltar "vaos" de escadas sem me preocupar com o aro xD :twisted:

já que estamos para levar isto para o gozo e quando perguntamos a esse individu-o, então que desviador traseiro tens agora na bike e ele vira-se para nós, ah é um deore XL e nós :shock: :shock: :shock: :shock: wtf ?

LX ?

e ele convicto: XL !

E nós calamo-nos e vamo-nos rir assim que viramos costas.

:D
 

Picão

New Member
Sinceramente não sei se o que vou dizer já foi dito ou não mas eu acredito sinceramente que a qualidade paga-se umas vezes mais descabidamente do que outras e então se tiver-mos à procura de tirar peso... ui ui... não sei se por exemplo a diferença de € de um xt para um xtr será mesmo compensante em desenpenho ou peso mas a verdade é que existe uma grande diferença em €€€€... como este exemplo muitos outros..
 

msantos1708

New Member
Raramente discuto em tópicos, leio, tenho a minha opinião mas sigo... mas este tópico foi desenterrado porquê, se vocês pudessem não tinham também uma??
Pelos vistos em vez de se andarem a divertir no monte, estão mais preocupados com as bicicletas que os outros têm.
Bem faz o velho que tem um ferrari e anda com uma loura ao lado...

Cumprimentos e vão mas é divertir-se
Manuel Santos
 

INTERCEPTOR

New Member
Viva a liberdade de expressão :!:
Os componentes das bikes, ao peso, são vendidos quase ao preço do ouro. :shock:
É claro que a sua aquisição é sempre justificável em certos casos. :roll:
Mas há outros em que é mais caro "passear a bike" do que "passear de bike". :choneh:
 

JD

New Member
Boas

Li o tópico todo e cheguei a conclusão que se falou pouco do conforto.
Pelo menos no que diz respeito a quadros e suspensões penso que o investimento compensa e muito para o factor conforto, e digo isto porque tendo passado por uma bike do intermarche, depois por uma ht da orbea em que a suspensão era um calhau com dois olhos, e agora estando em vias de deixar uma mondraker fs a dar as últimas com uma marzocchi para passar para algo bem melhor, aquilo que noto é que quanto mais se investe no material mais conforto se obtém.
Agora que ás vezes se vêem bikes mal aproveitadas, vêem-se, mas se calhar também é porque o dono procura conforto para além da fiabilidade, beleza, exclusividade,etc

E aqui estão os meus 0,05€

cumps
 
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