Reconstrução/Personalização - Formula B4 Pro

duchene

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Aqui estou eu com mais um tópico o faça você mesmo, que nunca consigo encaixar em secção nenhuma. Falta uma secção de "Projectos"... :mrgreen:

Bem, quem me conhece já sabe, e quem não conhece fica a saber: sou um engenhocas de primeira linha.
E portanto, puz-me a inventar na hora de dotar a nova multispeed de uns travões novos.

Comprei uns B4 Pro em segunda mão, já com bastante uso, folga nas manetes e tudo o que era borrachas e vedantes a precisar de substituição.

Inicialmente a ideia era só mudar os kits de consumíveis (pistões, êmbolo da bomba e membrana do depósito) e os ditos ficariam mecânicamente novos.
Mas metia-me alguma confusão colocar na bicicleta nova, uns travões com aspecto super usado.

Vai daí... olhei para a pistola de jacto de areia, e aqui vai brita!

O resultado foi este:

formula01nm6.jpg


Entretanto, depois de uma primeira visita à Damião & Oliveira, empresa de anodização, andei um dia inteiro a correr cromagens no porto para dar o merecido revestimento ás peças. Os tipos da anodização diziam que as peças eram de antimónio, os da cromagem diziam que era alumínio e chutavam-me de um lado para o outro. Na Cromagem SIPAR em Rio Tinto, indicaram-me a Cromagem Pinheiro em Pedroso, Gaia, como a solução para o meu problema. "Eles têm muitos anos disso!" disse-me quem me atendeu na SIPAR.

Se eu soubesse...

Bem, lá fui eu para os confins de Gaia à procura da cromagem.

"Sim senhor! Fazemos o serviço. Quer cor dourada? Temos o latonado. Fica a 5.5 euros a peça..." Tudo perfeito, tudo um mar de rosas!
Confesso que não andava longe do preço que estava à espera. Eram 7 peças...
Não me deram uma data concreta de entrega. "Uma semana talvez". A verdade é que no dia seguinte, sexta-feira, tinha indicação que as peças estavam prontas. Só pude ir lá na segunda, e o fim-de-semana foi passado em pulgas com a previsão do resultado. Será que ia ficar com a minha própria versão dos Magura Marta Gold?

Segunda-feira vou levantar as peças. Na produção mostraram-me uma (sei agora que foi escolhida a dedo). Fantástico! Apesar de terem dado verniz sem em pedir, parecia aquilo que eu procurava. Paguei no escritório, e enquanto a menina foi buscar o troco, fui ver as outras peças. E comecei a tirar o sorriso da cara. :evil:

Cenário global: Verniz mal dado em metade das peças. Peças que faziam conjunto (como as maxilas), tinham verniz brilhante de um lado, e fosco do outro. As peças com mais relevo, tinham sombras do banho de cobre que é dado primeiro para o dourado agarrar. Enfim... um serviço horrível.

Confrontei as funcionárias com o mau trabalho. Desfizeram-se em desculpas de que não dava para fazer melhor, era mesmo assim das peças e não dava mesmo para contornar. A cada pergunta minha lá iam perguntar à gerência e voltavam com respostas vagas. A gerência ali ao lado naturalmente ouviu a conversa toda, mas recusou-se a intrevir. Propuseram-me compensar, lacando as peças. Recusei porque a lacagem neste tipo de peças com tolerâncias apertadas e zonas roscadas, exige preparação e um cuidado especial para não empastar essas zonas.

Eu já espumava por todos os lados perante o desinteresse do outro lado em resolver a questão. Comecei a pensar nas viagens que tinha de voltar a fazer, gasolina, tempo perdido e a possibilidade de não ficar bem de novo.

Acabei por bater a porta e vir embora, zangado tanto com eles como com a minha fraqueza na hora de reclamar mais veemente. Mas o desalento de ver as peças naquele estado depois do trabalho anterior para as mandar cromar foi mais forte. Vim para casa resignado e 38 euros mais pobre.

Deixo portanto aqui o aviso: No meu caso a experiência com a Cromagem Pinheiro na Rua Heróis do Ultramar em Pedroso - Gaia, foi extremamente negativa e de uma falta de profissionalismo inqualificável, quer a assumir o erro quer na procura de soluções com o cliente. O Marketing relacional ainda não chegou a Pedroso. Devem ter ficado a pensar que não precisam de mim, que só lá fui uma vez na vida. De facto não precisam... Mas a atitude dita a filosofia...

Em casa montei o conjunto da manete, que ainda estava minimamente apresentável:

pumpsn4.jpg


E adorei o resultado e o impacto visual. Mas andava "consumido" com o facto de estar um serviço mal feito, e, perfeccionista como sou, voltei à carga, procurando agora exclusivamente por cromagens.

Ironia do destino, acabei por encontrar uma a 3 km de casa. Fui lá e expliquei o problema. Foram de um trato, que raríssimas vezes me recordo de ver. Explicaram-me os prós e contras de cada banho, discutiram entre eles diversos processos que poderiam aplicar, e chegaram ao "cúmulo" de analisar comigo os melhores locais para prender os ánodos, de forma a que não se notasse caso o banho queimasse naquela zona.

Explicaram-me que quer o banho dourado quer o latonado, tinham de levar verniz para proteger a coloração. Como não gosto de brilho nas superfícies texturadas (jacto de areia) acabei por ter de mudar a ideia do dourado e optei por cromado tradicional, mas baço. Perde 20% de exclusividade mas ganha em garantia que fica um serviço bem feito.

Fiquei com isto ainda mais revoltado com a Cromagem Pinheiro, pelo facto de não me terem informado de nada quando aceitaram o serviço. O que me levou, como já expliquei, a crer que saberiam o que faziam e confiei, com os resultados que se viram.

Mais surpresas ainda! A re-cromagem das peças fica por 25 euros e em dourado, não passaria dos 30. E tudo aqui ao lado de casa numa empresa familiar, organizada e que parece saber o que faz.

Daqui a uma hora vou buscar as peças que lá deixei ontem. Protificaram-se a fazer uma peça de teste (!!!), mas estava apertado de tempo e não pude esperar. Confio no entanto que ficará um trabalho bem feito. Revelarei o nome da empresa a seu tempo.

Vou relatando neste tópico os desenvolvimentos, que serão muito menos aborrecidos do que os parágrafos acima.

Acredito na utilidade do tópico porque irei reconstruir os travões do 0, com peças novas e de origem, o que pode vir a ser útil a mais companheiros do pedal.

Desculpem o testamento, mas sou sempre muito descritivo... :oops:

Para descomprimir, um pouco de offtopic e uma foto da destinatária dos travões:
carlsbergkp5.jpg
 

snowbike

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Muito interessante este tópico. Os meus parabéns pela recuperação que estás a fazer :yeah:

Interessei-me neste tópico, visto que tenho uns Formula B4 Gold que arranjei usados, mas o traseiro está com uma fuga. Em termos de custo para me o meterem bom novamente, irá ficar por volta dos 35 a 40€, pelo que não sei se valerá a pena.

Tenho pena que assim seja, visto que estes Formula B4 Gold têm uma cor .... :twisted: :yeah:

Depois tiro uma foto e coloco aqui para teres uma ideia :wink:

Já agora quanto te fica o custo de substituição das peças?

EDIT: Aqui vai uma foto, que infelizmente não está grande coisa, visto que o telemóvel faz chamadas e pouco mais

img000vb8.jpg


Mas ao vivo são bem mais bonitos :mrgreen:
 

varinho

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Viva,

Duchene, concerteza que há evoluções do trabalho acima descrito!!???

Gostava de saber os resultados finais do produto, pois quem sabe um dia, não farei algo do genero!
Assim ficaria a saber a onde recorrer!

Ab
 

duchene

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Viva Varinho,

Acabei por conseguir comprar uns formula ORO K18 na mesma altura que mandei anodizar os B4 e depois de tantas desventuras com eles, acabei por os despachar.

O serviço de anodização ficou feito com qualidade. Só que, contas feitas, e com os preços dos Oro a baixar cada vez mais acaba por não compensar restaurar uns travões mais antigos.
 

varinho

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Viva Duchene,

Obrigado pela disponibilidade de resposta!

Contudo numa sua mensagem mais a cima, falava que se o serviço ficasse bem feito, disponibilizava o nome/morada da empresa, por MP, certo?

Como referi, nunca se sabe, amanhã poderei precisar!

abs
 
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