Boas !
Aqui vai a minha pequena analise à minha actual menina, uma RCZ Race à La Carte … :mrgreen:
Ora bem, vim de uma Specialized Hardrock Comp 2007, e no Natal passado (2008) recebi de prenda um novo quadro, o RCZ, e outros componentes .. Posto isto, já era pouco (muito pouco) o material que faltava para que ficasse com uma bicicleta completamente diferente do que era de origem … Hoje, passados pouco mais de 2 anos da compra da Hardrock, posso dizer que tenho uma nova bicicleta !
Aqui vai o material que está montado actualmente.
Quadro e Suspensão:
- Quadro: RCZ Race 2009 Branco&Vermelho 18’’
- Suspensão: Marzocchi MX Comp ETA & TAS (100mm-120mm)
Travões:
- Travões: Shimano SLX 2008 , Hidraulicos
- Discos: Alligator tipo Serra, 160mm (6f)
Rodas:
- Rodas: Fulcrum Red Metal 5
- Pneus: IRC Mythos XC II, 1.95’’
- Camaras de ar: Kenda Ultra Light + Liquido NoTubes
Transmissão:
- Manípulos Mudanças: Sram x7 Trigger 2008
- Desviador da Frente: Shimano LX 34.9
- Desviador Traseiro: Sram x7 2008
- Pedaleira: Shimano Deore LX 2008 175mm 22-32-44
- Cassete: Sram PG950 9v 11-32
- Corrente: Shimano Deore
- Pedais: Shimano SPD M520
Componentes:
- Selim: BBB Anatomic Design
- Espigão Selim: KCNC Ti Pro Lite 27.2 350mm
- Aperto de Espigão: Woodman Deathgrip SL 31.8
- Guiador: FSA XC 180 , Recto, 25.4
- Avanço: Ritchey Pro, 110mm
- Caixa de Direcção: FSA Orbit XL 2 - 1 1/ 8
- Punhos: Ritchey WCS
Passando à analise propriamente dita, aqui vai .. :lol:
Quadro – Passados dois anos da compra da minha primeira bicicleta assério, eis que chego à conclusão que tinha feito a escolha errada .. Quer dizer, não foi assim tão errada, pois não comprei nenhuma bike de DH ou algo do genero, mas sim um Hardrock .. uma máquina super robusta, que aguenta tudo e mais alguma coisa .. Mas como o que eu realmente gostava era de XC, e o HR era algo pesado e com uma geometria não tão adequada para tal, pesquisei, pesquisei e eis que encontro este tópico tão concorrido .. agradou-me acima de tudo pela sua excelente relação preço/peso … para além de ser lindo!
Falando do seu comportamento .. wow! Assim que me montei na máquina, notei uma bruta diferença em relação ao HR .. a sua geometria racing dá um grande jeitaço principalmente a subir .. do melhor que exprimentei até hoje! Mas onde realmente notei uma grande melhoria, foi na sua capacidade de arranques .. pede pernas mesmo, não sei se foi da diferença de pesos, mas isto parece que dispara.. muito bom ! A descer não notei perda de “capacidades” .. continuei a descer por onde descia, e ele comporta-se bastante bem. Quanto ao conforto, é claro que não é nenhum quadro de carbono .. mas noto que absorve algumas vibrações .. talvez devido ao “design” das suas escoras ..
Suspensão – A suspensão está a cargo de uma Marzocchi Mx Comp ETA & Tas (Travel Adjust Sistem) .. O que dizer desta “máquina de guerra” ? Todos a conhecem, pelas melhores razões .. Tem uma grande relação qualidade/preço, pois esta menina custa cerca de 200€ e é uma excelente suspensão. A minha é de 2006 ou de 2007, não sei bem, e pesa 1898gr. Vim de uma RST e as diferenças são abismais .. a primeira sensação que tive quando a exprimentei foi de “agora sim, tenho uma suspensão!”. Absorve muito bem os impactos, e o ETA dá uma grande ajuda nas subidas, pois baixa a suspensão cerca de 20/30mm e faz com que a roda da frente cole no solo, o que quer dizer que naquelas paredes não saca cavalinhos.. O sistema TAS permite alterar o curso, ou 100 ou 120 .. Na HR cheguei a usar 120mm para experimentar, mas os 100 são mais que suficientes portanto nunca uso esta função. Nas descidas dá uma grande segurança, pode-se usar e abusar dela!
Selim - Tinha um Specialized Rival, que sempre adorei.. Mas ultimamente com voltinhas mais longas, etc, e principalmente em estrada, ficava com as partes baixas dormentes! Arranjei logo a desculpa, e também por ser grande, pesado e não tão “racing”, e lá troquei pelo BBB anatomic design em branco. Este selim é lindo, relativamente barato e leve. A primeira sensaçao foi de que tinha feito porcaria, porque passei de sofá para tábua, mas meti na cabeça que era apenas uma questão de hábito e assim foi .. Hoje em voltinhas de 30 kms chego a casa muito bem mesmo, o selim tem um ar fininho mas é muito confortavel! Em voltas mais longas, de 60 para cima, ainda noto falta de calo, mas isso hade ir ao sitio.. mais uns km’s com ele e fica perfeito. Estou bastante contente com a compra, e nada arrependido. Mais info’s, há uma analise dele aqui no forum.
Travões – Escolhi os Shimano SLX pelo seu preço. Andei de olhos nos Deore, e até nos XT, até que surgiram a novidade .. Shimano SLX! Arranjei-os a um preço muito convidativo para a minha carteira, e lá avançei. Digo-vos que não estou nada arrependido! A diferença para os XT ainda era “alguma” (mais de 50€), mas em qualidade penso que está ela-por-ela portanto fiquei a ganhar… Teem uma excelente comportamento, um puder de travagem muito bom! As manetes são muito porreiras, uso 2 dedos para travar e “encaixam” lá na perfeição. Teem tambem a vantagem de se poder ajustar a manete, para travar mais para dentro (junto ao punho) ou não. Enfim, estou a adora-los ! Nunca me falharam, e já andei com MUITA lama em cima .. Os discos são uns Alligator “tipo serra”, e que pela sua forma o pessoal diz que perdem poder travagem, por isso imagino se tivesse uns discos shimano “normais”… As pastilhas vão com 1500 kms e tudo numa boa, parece que quanto mais anda, melhor trava!
Rodas - São umas Fulcrum Red Metal 5, e foi dos ultimos upgrades que fiz na RCZ.. Tinha umas Alex Rims, e notei com a troca uma diferença brutal. Estas Fulcrum rolam excelentemente bem ! Nas descidas sem pedalar chegam a ficar à frente de umas SLR ! ahah. Não tenho muito a dizer sobre elas, a não ser que fazem um conjunto brutal com este quadro .. fica algo perfeito ! Contam com mais de 1000 km’s e 0 problemas, nem empenos .. De salientar que o cubo traseiro faz um barulhinho expectacular quando se para de pedalar .. sinal de qualidade, eheh! Mais info’s, há aqui no forum um topico sobre elas!
Pneus - Os eleitos são uns IRC Mithos XC II na medida 1.95, em arame! Teem um peso expectacular de 535gr (nesta versão) e custaram-me 12€ cada .. Em kevlar pesam 480gr e custam 18€ (cada). Como podem ver teem uma excelente relação preço/peso, para não falar da sua qualidade e duração … São excelentes roladores, e duram mais de 7000 km’s ! (varios amigos meus usam-nos e duraram isso ..!). Como já disse, rolam mesmo muito bem (principalmente em terrenos “secos”), e teem um comportamento bastante bom em todo o tipo de terreno, à excepção da lama (agarra muito) .. Nas curvas teem uma grande aderência (não “resvala”) e em pedra molhada idem .. São os melhores pneus que exprimentei até hoje, quando estes baterem as botas espero ir buscar uns iguais, mas em versão kevlar. Como camaras de ar uso umas Kenda Ultra Light com liquido NoTubes, e não tenho razão de queixa.. Nunca foi preciso parar por causa de furos, e espero que assim continue!
Transmissão – Shifters e desviadores .. Optei pela Sram, porque sempre ouvi dizer maravilhas, e só posso concordar.. É realmente magnifico, e eu tenho “apenas” x7 ! Demora uma carrada de km’s para desafinar, e mesmo assim … Nunca fiquei “apiado” com este material, só tenho a dizer bem .. Bastante precisos, e funcionam que nem um relogio! Os shifters para alem de bonitos são bastante suaves, e estão a fazer conjunto com um x7 traseiro que funciona bastante bem, e com um Shimano LX dianteiro, que também não tenho nada a apontar… É material que todos vós conhecem, por isso não me vou alargar muito. A pedaleira é tambem é uma Shimano LX, muito bonita na minha opinião apesar de ter um aspecto algo ultrapassado (como já ouvi por ai). Gosto bastante mais dos crank’s XT .. mas por agora não troco nada disso, pois estou bastante satisfeito com esta. Tem um pedalar muito suave, e a passagem das mudanças idem. Recomendo! Cassete e corrente, foi do mais baratinho que havia… Deore para a corrente, e sram pg950 (12-32) para a cassete. O que dizer? Vai durando, sem qualquer problema.. Quer dizer, à dias partiu-se o elo rápido mas isso já é outra conversa … Quando trocar há-de ser por algo mais leve, sempre pouco umas 150gr neste conjunto e sem gastar balurdios! Futuramente pretendo trocar os shifters e desviador traseiro, mantendo a Sram, mas para algo mais avançado.. Twister x0 para fazer conjunto com x9 .. Há-de vir, um dia…
Os pedais são os Shimano M520, que duram à km’s e km’s .. são uns autenticos tanques de guerra, aguentam toda a *****da e mais alguma.. Nunca precisaram de manutenção, apesar de eu de vez em quando lhes lubrificar… Mas para alem de já estarem a ficar farruscos, são um pouco pesados e “grandes” .. Em principio vai ser o proximo up-grade.
Restantes componentes – O que dizer de um espigão, aperto do mesmo, guiador, avanço, caixa de direcção, e punhos? Não tenho nada a apontar.. O espigão é um KCNC Ti Pro Lite, bastante bonito e com um peso brutal.. Não é carbono, por isso não é nenhum “absorvador” de pancadas.. O aperto é um woodman, nunca deu problemas.. é bonito, e leve! Guiador, um FSA muito barato, e cortado a 56cm (penso), ficou a pesar 170gr.. penso que está optimo. Avanço, bonito e fiavel.. nada a apontar.. Caixa de direcção.. o que dizer? Zero problemas. Punhos, são uns wcs normais.. já exprimentei os Ergo e as diferenças são bem notorias! A “boça” que eles teem dão um grande conforto à mão, no entanto estes não são desconfortaveis.. Às vezes rodam um pouco, mas para alem disso gosto bastante deles! Quando rasgarem meto os Ergo pelas razões que disse acima…
A menina está com 11,600 gramas actualmente (sem os apoios v's) ..
E pronto, está concluida a minha analise.. Espero que gostem, e que opinem!
Cumpz
Ps- Não sou nenhum perito na matéria, por isso peço desde já as minhas desculpas nalgum erro "tecnico".. :mrgreen:
Aqui vai a minha pequena analise à minha actual menina, uma RCZ Race à La Carte … :mrgreen:
Ora bem, vim de uma Specialized Hardrock Comp 2007, e no Natal passado (2008) recebi de prenda um novo quadro, o RCZ, e outros componentes .. Posto isto, já era pouco (muito pouco) o material que faltava para que ficasse com uma bicicleta completamente diferente do que era de origem … Hoje, passados pouco mais de 2 anos da compra da Hardrock, posso dizer que tenho uma nova bicicleta !
Aqui vai o material que está montado actualmente.
Quadro e Suspensão:
- Quadro: RCZ Race 2009 Branco&Vermelho 18’’
- Suspensão: Marzocchi MX Comp ETA & TAS (100mm-120mm)
Travões:
- Travões: Shimano SLX 2008 , Hidraulicos
- Discos: Alligator tipo Serra, 160mm (6f)
Rodas:
- Rodas: Fulcrum Red Metal 5
- Pneus: IRC Mythos XC II, 1.95’’
- Camaras de ar: Kenda Ultra Light + Liquido NoTubes
Transmissão:
- Manípulos Mudanças: Sram x7 Trigger 2008
- Desviador da Frente: Shimano LX 34.9
- Desviador Traseiro: Sram x7 2008
- Pedaleira: Shimano Deore LX 2008 175mm 22-32-44
- Cassete: Sram PG950 9v 11-32
- Corrente: Shimano Deore
- Pedais: Shimano SPD M520
Componentes:
- Selim: BBB Anatomic Design
- Espigão Selim: KCNC Ti Pro Lite 27.2 350mm
- Aperto de Espigão: Woodman Deathgrip SL 31.8
- Guiador: FSA XC 180 , Recto, 25.4
- Avanço: Ritchey Pro, 110mm
- Caixa de Direcção: FSA Orbit XL 2 - 1 1/ 8
- Punhos: Ritchey WCS
Passando à analise propriamente dita, aqui vai .. :lol:
Quadro – Passados dois anos da compra da minha primeira bicicleta assério, eis que chego à conclusão que tinha feito a escolha errada .. Quer dizer, não foi assim tão errada, pois não comprei nenhuma bike de DH ou algo do genero, mas sim um Hardrock .. uma máquina super robusta, que aguenta tudo e mais alguma coisa .. Mas como o que eu realmente gostava era de XC, e o HR era algo pesado e com uma geometria não tão adequada para tal, pesquisei, pesquisei e eis que encontro este tópico tão concorrido .. agradou-me acima de tudo pela sua excelente relação preço/peso … para além de ser lindo!
Falando do seu comportamento .. wow! Assim que me montei na máquina, notei uma bruta diferença em relação ao HR .. a sua geometria racing dá um grande jeitaço principalmente a subir .. do melhor que exprimentei até hoje! Mas onde realmente notei uma grande melhoria, foi na sua capacidade de arranques .. pede pernas mesmo, não sei se foi da diferença de pesos, mas isto parece que dispara.. muito bom ! A descer não notei perda de “capacidades” .. continuei a descer por onde descia, e ele comporta-se bastante bem. Quanto ao conforto, é claro que não é nenhum quadro de carbono .. mas noto que absorve algumas vibrações .. talvez devido ao “design” das suas escoras ..
Suspensão – A suspensão está a cargo de uma Marzocchi Mx Comp ETA & Tas (Travel Adjust Sistem) .. O que dizer desta “máquina de guerra” ? Todos a conhecem, pelas melhores razões .. Tem uma grande relação qualidade/preço, pois esta menina custa cerca de 200€ e é uma excelente suspensão. A minha é de 2006 ou de 2007, não sei bem, e pesa 1898gr. Vim de uma RST e as diferenças são abismais .. a primeira sensação que tive quando a exprimentei foi de “agora sim, tenho uma suspensão!”. Absorve muito bem os impactos, e o ETA dá uma grande ajuda nas subidas, pois baixa a suspensão cerca de 20/30mm e faz com que a roda da frente cole no solo, o que quer dizer que naquelas paredes não saca cavalinhos.. O sistema TAS permite alterar o curso, ou 100 ou 120 .. Na HR cheguei a usar 120mm para experimentar, mas os 100 são mais que suficientes portanto nunca uso esta função. Nas descidas dá uma grande segurança, pode-se usar e abusar dela!
Selim - Tinha um Specialized Rival, que sempre adorei.. Mas ultimamente com voltinhas mais longas, etc, e principalmente em estrada, ficava com as partes baixas dormentes! Arranjei logo a desculpa, e também por ser grande, pesado e não tão “racing”, e lá troquei pelo BBB anatomic design em branco. Este selim é lindo, relativamente barato e leve. A primeira sensaçao foi de que tinha feito porcaria, porque passei de sofá para tábua, mas meti na cabeça que era apenas uma questão de hábito e assim foi .. Hoje em voltinhas de 30 kms chego a casa muito bem mesmo, o selim tem um ar fininho mas é muito confortavel! Em voltas mais longas, de 60 para cima, ainda noto falta de calo, mas isso hade ir ao sitio.. mais uns km’s com ele e fica perfeito. Estou bastante contente com a compra, e nada arrependido. Mais info’s, há uma analise dele aqui no forum.
Travões – Escolhi os Shimano SLX pelo seu preço. Andei de olhos nos Deore, e até nos XT, até que surgiram a novidade .. Shimano SLX! Arranjei-os a um preço muito convidativo para a minha carteira, e lá avançei. Digo-vos que não estou nada arrependido! A diferença para os XT ainda era “alguma” (mais de 50€), mas em qualidade penso que está ela-por-ela portanto fiquei a ganhar… Teem uma excelente comportamento, um puder de travagem muito bom! As manetes são muito porreiras, uso 2 dedos para travar e “encaixam” lá na perfeição. Teem tambem a vantagem de se poder ajustar a manete, para travar mais para dentro (junto ao punho) ou não. Enfim, estou a adora-los ! Nunca me falharam, e já andei com MUITA lama em cima .. Os discos são uns Alligator “tipo serra”, e que pela sua forma o pessoal diz que perdem poder travagem, por isso imagino se tivesse uns discos shimano “normais”… As pastilhas vão com 1500 kms e tudo numa boa, parece que quanto mais anda, melhor trava!
Rodas - São umas Fulcrum Red Metal 5, e foi dos ultimos upgrades que fiz na RCZ.. Tinha umas Alex Rims, e notei com a troca uma diferença brutal. Estas Fulcrum rolam excelentemente bem ! Nas descidas sem pedalar chegam a ficar à frente de umas SLR ! ahah. Não tenho muito a dizer sobre elas, a não ser que fazem um conjunto brutal com este quadro .. fica algo perfeito ! Contam com mais de 1000 km’s e 0 problemas, nem empenos .. De salientar que o cubo traseiro faz um barulhinho expectacular quando se para de pedalar .. sinal de qualidade, eheh! Mais info’s, há aqui no forum um topico sobre elas!
Pneus - Os eleitos são uns IRC Mithos XC II na medida 1.95, em arame! Teem um peso expectacular de 535gr (nesta versão) e custaram-me 12€ cada .. Em kevlar pesam 480gr e custam 18€ (cada). Como podem ver teem uma excelente relação preço/peso, para não falar da sua qualidade e duração … São excelentes roladores, e duram mais de 7000 km’s ! (varios amigos meus usam-nos e duraram isso ..!). Como já disse, rolam mesmo muito bem (principalmente em terrenos “secos”), e teem um comportamento bastante bom em todo o tipo de terreno, à excepção da lama (agarra muito) .. Nas curvas teem uma grande aderência (não “resvala”) e em pedra molhada idem .. São os melhores pneus que exprimentei até hoje, quando estes baterem as botas espero ir buscar uns iguais, mas em versão kevlar. Como camaras de ar uso umas Kenda Ultra Light com liquido NoTubes, e não tenho razão de queixa.. Nunca foi preciso parar por causa de furos, e espero que assim continue!
Transmissão – Shifters e desviadores .. Optei pela Sram, porque sempre ouvi dizer maravilhas, e só posso concordar.. É realmente magnifico, e eu tenho “apenas” x7 ! Demora uma carrada de km’s para desafinar, e mesmo assim … Nunca fiquei “apiado” com este material, só tenho a dizer bem .. Bastante precisos, e funcionam que nem um relogio! Os shifters para alem de bonitos são bastante suaves, e estão a fazer conjunto com um x7 traseiro que funciona bastante bem, e com um Shimano LX dianteiro, que também não tenho nada a apontar… É material que todos vós conhecem, por isso não me vou alargar muito. A pedaleira é tambem é uma Shimano LX, muito bonita na minha opinião apesar de ter um aspecto algo ultrapassado (como já ouvi por ai). Gosto bastante mais dos crank’s XT .. mas por agora não troco nada disso, pois estou bastante satisfeito com esta. Tem um pedalar muito suave, e a passagem das mudanças idem. Recomendo! Cassete e corrente, foi do mais baratinho que havia… Deore para a corrente, e sram pg950 (12-32) para a cassete. O que dizer? Vai durando, sem qualquer problema.. Quer dizer, à dias partiu-se o elo rápido mas isso já é outra conversa … Quando trocar há-de ser por algo mais leve, sempre pouco umas 150gr neste conjunto e sem gastar balurdios! Futuramente pretendo trocar os shifters e desviador traseiro, mantendo a Sram, mas para algo mais avançado.. Twister x0 para fazer conjunto com x9 .. Há-de vir, um dia…
Os pedais são os Shimano M520, que duram à km’s e km’s .. são uns autenticos tanques de guerra, aguentam toda a *****da e mais alguma.. Nunca precisaram de manutenção, apesar de eu de vez em quando lhes lubrificar… Mas para alem de já estarem a ficar farruscos, são um pouco pesados e “grandes” .. Em principio vai ser o proximo up-grade.
Restantes componentes – O que dizer de um espigão, aperto do mesmo, guiador, avanço, caixa de direcção, e punhos? Não tenho nada a apontar.. O espigão é um KCNC Ti Pro Lite, bastante bonito e com um peso brutal.. Não é carbono, por isso não é nenhum “absorvador” de pancadas.. O aperto é um woodman, nunca deu problemas.. é bonito, e leve! Guiador, um FSA muito barato, e cortado a 56cm (penso), ficou a pesar 170gr.. penso que está optimo. Avanço, bonito e fiavel.. nada a apontar.. Caixa de direcção.. o que dizer? Zero problemas. Punhos, são uns wcs normais.. já exprimentei os Ergo e as diferenças são bem notorias! A “boça” que eles teem dão um grande conforto à mão, no entanto estes não são desconfortaveis.. Às vezes rodam um pouco, mas para alem disso gosto bastante deles! Quando rasgarem meto os Ergo pelas razões que disse acima…
A menina está com 11,600 gramas actualmente (sem os apoios v's) ..
E pronto, está concluida a minha analise.. Espero que gostem, e que opinem!
Cumpz
Ps- Não sou nenhum perito na matéria, por isso peço desde já as minhas desculpas nalgum erro "tecnico".. :mrgreen:
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