RCZ..mais uma!:D

eaoitava

Utilizador Banido
Desculpem lá qualquer coisinha :twisted: mas o que tem o pedaleiro :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?:

Eu uso um mais moderno, mais leve e quem sabe mais bonito, mas já levou rolamentos 2 vezes e se calhar tem metade dos km's desse do Fitibomba :mrgreen:

sei que esse é pesado, não é topo de gama, mas o Fitibomba já disse que é para andar até precisar de reforma, concordo com a opinião dele a 100% :yeah:

A minha opinião não é para melindrar ninguém é apenas a minha opinião :mrgreen:
 

fitibomba

New Member
Ora fui hoje fazer o Raid das Marés..e fiquei muito contente com as prestações do quadro.

Tinha receio de me mandar para os 80km sem nunca ter dado uma volta na bike...mas lá fui com um espirito aventureiro e correu tudo bem. Desconforto zero, dores nas costas também não. ( e viva o tamanho certo :lol:)


Ficou uma bike super ágil..a subir então nota-se uma grande diferença relativamente ao meu antigo.


Quanto ao peso da bicha...para já fica como está. Sei que existem certas adaptações que baixariam bastante o peso mas não sou um grande vidrado nesse assunto.

Quando certos componentes forem para a reforma aproveito então para mudar para melhor e porque não mais leve. :wink:


eaoitava, de facto o pedaleiro é um valente trambolho..pegando na bike parece que tem uma âncora atrás..mas lá está...até ao momento problemas ZERO. Quando sucumbir então pensarei no assunto :twisted:

abraço
 

elv1s

Member
Não me acredito que o pedaleiro pese mais que 1100gr.

Essa sensação de "ancora" atrás, deve-se à suspensão leve, e rodas pesadas com cassete pesada atrás, daí o ponto de equilibrio seja mais atrás. Porque o pedaleiro está no meio.
 

Le0n1x

New Member
Boas,

Muito fixe que ficou a bike...

Sim o pedaleiro pesa +/- 1,300 kg e se ainda não te deu problema estás com sorte porque o meu está cheio de folga e conheço mais dois casos assim como o meu...

Agora é curtir a bike e dar-lhe km...
 

Fábio A.

New Member
elv1s said:
Essa sensação de "ancora" atrás, deve-se à suspensão leve, e rodas pesadas com cassete pesada atrás, daí o ponto de equilibrio seja mais atrás.

Suspensão leve e rodas pesadas ?
O que é que consideras uma suspensão leve e umas rodas pesadas ?..

E já agora, fitibomba, que cassete tens? Não disseste na lista de componentes :wink:

Cumpz
 

elv1s

Member
Eu tenho uma recon que deve pesar 2kg. ou perto. a reba deve ser 400gr mais leve que a minha. embora a reba não seja uma referencia em peso, já é um valor de respeito.

A cassete também percebi pelas fotos que seria deore de 32 ou 34 dentes.(pesadotas) E também notava a minha bike pesada de traseira quando andava com essa cassete.

Rodas pesadas... 1940de aros,cubos e raios, mais fitas, mais apertos(+140gr) =2080gr + 350-400(aprox) de cassete + 400x2(camaras com liquido)=3230gr.

Camaras fora e adaptar a tubeless fica barato e bem mais leve.

Há cassetes bem mais leves e não muito caras.

Acho que não é o pedaleiro que irá alterar em muito o ponto de equilibrio onde se faz sentir o peso atrás.
 

fitibomba

New Member
Viva!

Quanto a converter a tubeless para já é uma opção riscada do baralho dado que tenho pneus IrC e segundo o site da notubes não são recomendados os irc por terem paredes finas. Como os pneus são novos/semi novos, para já fica sem efeito.

Mas é uma opção a considerar no futuro :wink:
 

Fabio Abreu

New Member
elv1s said:
A cassete também percebi pelas fotos que seria deore de 32 ou 34 dentes.(pesadotas) E também notava a minha bike pesada de traseira quando andava com essa cassete.

Rodas pesadas... 1940de aros,cubos e raios, mais fitas, mais apertos(+140gr) =2080gr + 350-400(aprox) de cassete + 400x2(camaras com liquido)=3230gr.

Ora vejamos a cassete deore pesa umas 350g ?? uma xt por exemplo pesa umas 290g ??, uma diferença minima de 60g (para quem nao liga muito aos pesos, como é o meu caso) e notavas a bike mais pesada quando andavas com uma cassete deore? umas 200 ou 300g a menos ainda se nota quando se levanta uma bike agora 60 gramas....

Não esquecer que a roda de traz é a mesma que a da frente (pouco mais pesada pelo cubo) mas se é pesada atraz também irá ser pesada ha frente!

Se o fitibomba nota um maior peso atraz (isto acontece praticamente em todas as bikes não será propriamente pela cassete, nem pelas rodas pois a roda de traz apenas pesa um pouco mais que a da frente (isto acontece em qualquer bike) nem do pedaleiro como disseste pois está mais ou menos no centro da bike apesar de se notar o peso mais atraz, mas sim pela suspensao ser algo leve (1650g +-)

Digo eu....

Abraços :wink:
 

elv1s

Member
uma xt 11-32 pesa, por exemplo 256gr. Uma deore 11-34 se n me engano, quase 400gr... Estamos a falar de quase 150gr de diferença, para além que nas rodas de gama baixa os cubos traseiros pesam sempre mais umas 150-200gr que os cubos da frente.

Ora, nestas condições temos mais 300-400gr na roda traseira.

E sim é essa a minha ideia, a reba já é "algo leve".
 

Fabio Abreu

New Member
Sendo assim peço desculpa, fui procurar o peso das cassetes e encontrei a Deore por 350g e a XT 11.34 por 296g e nos pesos que encontrei a diferença era minima e nao justificava o peso a mais atraz a nao ser a suspensao leve ha frente.
Agora com 300/400g ja se nota a diferença.

Mas onde se nota uma grande diferença ao rolar da bike nem é tanto no peso mas sim numas rodas boas (as crossride ja rolam bastante bem) e claro, nas pernas :twisted:
 

fitibomba

New Member
Boas!

Ora 500km feitos desde a montagem do quadro só tenho a dizer maravilhas dele. De facto a geometria dele encaixa bem nas subidas mais íngremes.

No entanto reparei num pormenor que achei curioso. Já não é a primeira vez que ao pedalar bato com o calcanhar na escora traseira. Não é sempre, depende da posição do calcanhar (devido aquela variação de ângulo no cleat). :shock:

Nunca me aconteceu nada do género mas achei curioso.

Aproveito e deixo aqui uma foto da bike após o tratamento no spa da maratona da póvoa. :twisted: Peço desculpa pela qualidade mas foi tirada com o telemovel.

Abraços

 

CD

New Member
fitibomba said:
No entanto reparei num pormenor que achei curioso. Já não é a primeira vez que ao pedalar bato com o calcanhar na escora traseira. Não é sempre, depende da posição do calcanhar (devido aquela variação de ângulo no cleat). :shock:

Comigo acontece o mesmo, mas resolvi esta questão pondo também uma protecção de escora do lado esquerdo.

CD
 

fitibomba

New Member
Tentei rever a posição dos cleats e verificar se algo estava errado e de facto não está.

pelos vistos é algo que acontece devido ao ângulo de movimento que o calcanhar tem quando está encaixado.

Para não ficar com a escora arranhada coloquei uma protecção transparente tipo aquele plástico de encapar livros mas mais espesso. É uma fita adesiva transparente da marca Tesa que utilizei também para proteger o tubo diagonal da projecção de pedras da roda da frente.
 

fitibomba

New Member
Boas!

Após umas voltas cheguei à conclusão que o espigão de selim com recuo foi uma má escolha dado que aqueles 10mm até me fazem falta :mrsock: Andava com o selim totalmente chegado à frente e isso já era abusar dos carris do mesmo.

Sendo assim adquiri um espigão kcnc em boas condições a um preço igualmente bom :) Devo dizer que parece um brinquedo de tão leve que é :lol:

Adquiri também uma protecção de escora menos artesanal e aproveitei para "arrumar" o painel de instrumentos (guiador) utilizando para isso um suporte de ciclómetro no avanço.

Ficam aí algumas fotos

Abraços







 

VTR

New Member
...Para não ficar com a escora arranhada coloquei uma protecção transparente tipo aquele plástico de encapar livros mas mais espesso. É uma fita adesiva transparente da marca Tesa que utilizei também para proteger o tubo diagonal da projecção de pedras da roda da frente.

Antes de mais, muitos parabéns pela bela máquina que possui.

A fita adesiva que indica em caso de mudança sai facilmente do quadro sem danificar a pintura do mesmo?

Obrigado! :)
 

fitibomba

New Member
Viva!

Obrigado pelo comentário :mrgreen:

Sim a fita sai com toda a facilidade. Não deixa vestígios de cola quando retirada sequer. Considero uma boa aposta dado que fornece a protecção desejada da pintura do quadro, não se nota porque é transparente e é muito barato dado que custou cerca de 3€ o rolo.

Cumprimentos
 

VTR

New Member
Obrigado pela dica. Em relação à bike é bem verdade.... linda!

Relativamente à fita em questão, pode-me indicar o link para a mesma (se existir). Menciona que é grossa/espessa. Deduzo também que esta seja larga!
É que eu sou "originario" do ciclismo de estrada (onde se anda todo limpinho incluindo a bicicleta) e eu não tenho vontade nenhuma de lhe estar a picar o quadro todo!

Mais uma vez obrigado!
 

pedro113

New Member
Não aprece estar assim tão pesada parece ser o peso certo para os componentes que tem

já viste... rodas pneus pedaleira???
Vai para esse peso 12.200gr
 
Top