Razões para mudar a mono-prato

camponubla

Well-Known Member
Boas,

Não sei se já existe algum post específico sobre o mono-prato (busquei e não encontrei). Mas como tenho a ideia de quando o desgaste do cassette e corrente pedirem a troca, se calhar trocar de 2 pratos para 1. Acho que a minha razão principal seria tirar umas boas gramas do peso da btt.

Mas, qual é a razão o razões para usar mono-prato em vez de 2 pratos (ou três)? É só o peso ou existem mais (que eu não sei ver!)?

Quem já use mono-prato ou passou de 2( ou 3) para mono, pode por aqui sua experiência, e já agora, que tipo de relação levam de prato e cassette.

Eu levo 2x10 (pratos de 38-24 e cassette de 11-36)


Por exemplo, se eu quisesse mudar para mono, optaria por que? prato de 32 dentes e cassette de 10 com 10 dentes e 40 (ou 42)? (para passar a 11 no cassette deveria mudar o mando e o desviador traseiro, cosa que quereria evitar!)

Não se perde velocidade ponta com mono-prato?
 

fabio viana

Well-Known Member
Boas :)

Para além de retirares peso, não vejo mais nada de benéfico..

Já andei durante alguns meses com 1x9 (30 11-34) e o que conclui é que a subir, apesar de se fazer um pouco mais de força, fazem se na mesma :) , mas a descer/plano nada bate os 2 ou 3 pratos..

Eu apesar de ter comprado um guia e parafusos para um prato para a minha bicicleta e depois de andar algum tempo, notei que mesmo que seja uma maneira de simplificar a bicicleta, não traz grandes vantagens, além das gramas retiradas..

Por isso, se tens 2 pratos mantém assim, porque para mudares para a "relação da moda" e depois perder as velocidades mais leves e mais pesadas, para mim não compensa.

Cumps
 

edununo

Well-Known Member
Eu penso exactamente o contrário. Uso X01 há 2 anos e não foi para tirar peso. Em 26 usei prato 32 é em 29er prato 30. A cassete é uma 10-42. Para a minha forma física e para os locais onde ando é o ideal. Dá para chegar perto dos 40 kms / h em estrada e dá para subir tudo.
A simplicidade é o que mais gosto. Com esta transmissão utilizei pela primeira vez os gripshift. 5 estrelas.
 

pamoreira

Member
Assim de repente, vantagens são a maior simplicidade (menos um cabo, desviador e manípulo = menos coisa para desafinar e dar problemas), um aspecto mais "clean" e claro está um ganho de peso.

Experimentei 1x10 na minha bike antiga e não fiquei convencido. Para poder subir confortavelmente as "paredes" aqui pela beira, ficava muito curto para as partes mais rolantes. Vou eventualmente mudar para 1x11 na nova, mas será SRAM por causa do carreto 10 que para mim faz toda a diferença. Sai é caro se se quiser algo levezinho tipo XX1 / X01.
 

edununo

Well-Known Member
Eu já passei dos 6000 kms com a transmissão X01. A cassete ainda rola e não salta. Usei a primeira corrente até aos +- 2300 kms e agora estou a rodar 2 correntes a cada 1000. Penso que vou chegar aos 7000 kms com esta cassete.
 

DarknightOM

New Member
aqui mais um que nao troca o 1x11 da sram.

Temos que ter atenção a utilidade que se dá á bike.
ao meter apenas um prato, quer se use 11v shimano ou 11v sram, temos que saber de inicio que iremos ficar limitados a alguma coisa.
ou velocidade (caso se use um prato mais pequeno) , ou transmissão mais pesada ( caso se use um prato maior)

Tudo depende da utilidade.
Eu por experiência, comecei na 26 com 1x10 , com prato de 34T e cassete adaptada 11-42, gostei da simplicidade e chegava para uns treinos e umas provas, no entanto sempre que apanhava um estradão , era muito curta e esgotava logo.
Passado pouco tempo troquei para 27.5 , e mantive os mesmo andamentos, e pouco ou nao na 27.5 já notava ligeiramente melhor a rolar, a subir acabei por nao notar grande coisa em relação a 26.
Andei assim durante quase um ano, sempre com a duvida se metia um 36T ou mantinha o 34T , pois a rolar em maratonas facilmente esgotava tambem, mas se metesse 36T iria ficar muito pesado para algumas paredes.

Eis que mudei para 29, e novamente mesmo andamentos, a rolar melhorou e já conseguia mais velocidade sem ir em alta rotação, mas chego a uma parede e notei que o 34T na 29 já era pesadote :p
Mudei para 32T, ja ficou bom a subir , mas voltei a perder velocidade, até que acabei por gastar dinheiro e mudei para 1x11 Sram, onde mantive o 32T á frente que para mim dá para subir "tudo" e como a cassete sram tem 10t em vez dos 11t da shimano, fui ganhar a velocidade que tinha perdido na troca do 34T para o 32T.
Actualmente ando assim, e faço alguns treinos em estrada mesmo e safo-me bem, consegue-se andar a umas velocidades ja porreiras , dando um pouco de rotação passa-se dos 40km/h.
Tenho feito as maratonas e uma ou outra prova de XCO e para mim está optimo.

só uma curiosidade, este ano devo ir fazer o Troia-Sagres e como os meus colegas querem seguir a risca as origens, querem ir de bike BTT, irei levar esta mas ai com um prato de 40 ou 42t á frente :p
 

Medroso#78

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Boas,

monoprato, para mim, será novidade!!! De momento, não por opção minha, mas sim, por ser o que a bike traz. Breve dou início a uma nova fase no meu BTT (monoprato, e bike HT....) tenho 10 anos de BTT, sempre com FS.

Bem, mas isso são pormenores... a minha dúvida, o que me traz cá hoje é: monoprato, aplicar guia de corrente, ou não? Se sim, o que há por aí de confiança? ....que seja funcional, e "bunito". :D
 

Hardskin

Well-Known Member
Há bikes FS de Trail e Enduro montadas de fábrica e a circular sem guia de corrente. Numa HT será ainda menos necessário mas só tu é que poderás dizer se será esse o caso.
Eu até já ponderei em tirar o guia da minha CAPRA mas sempre tenho uma segurança psicológica e o peso é desprezível. É um e*13 TRS+ e permite retirar a corrente do prato/pedaleira quando necessário mas creio que não seja bem o que pretendes.
 

Medroso#78

Active Member
...só não quero parar "consecutivamente" para meter a corrente ao sítio. Vou testar algum tempo a ver o que decido...
 

Mr.sa

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É uma questão de opção.

Eu já tive 3x10, já passei a 1x11 com 11-42 e depois com 11-46, mas devido a alguns problemas com o material e depois de ponderar, voltei-me para o 2x11(36-26 com cassete 11-40).

Se de um lado existe a simplicidade e o peso, do outro existe o maior range e uma transmissão que funciona mais homogeneamente.

No final de contas tens de pensar o que queres, se a ideia é teres uma transmissão para provas curtas como xco ou circuito, o ideal é o 1x.

Para provas longas, o ideal é os 2pratos, isso, ou meter o eagle se preferires a simplicidade, mas a torção está lá sempre. No final de contas, uma coisa é ter combustível para queimar durante 2horas ou assim, o problema é quando vem as 3-4-5horas e fazer uma subida por essas alturas, já pode acarretar indícios de cãibras e fraqueza, e nessa altura uma "avozinha", só ajuda.

Meti 250gramas na bicicleta, mas preferi voltar aos 2x11, até porque já o uso na de estrada, logo, a habituação não será muito difícil
 

camponubla

Well-Known Member
Depois de quase 1 ano a usar prato único na minha 27.5 (passei de x2 a 1x11) posso dizer que não quero outra coisa. mais ainda, a nova 29 já a pedi com prato único.

No caso da 27.5 tenho 32T a frente e 9-44 atrás e da para tudo. Na 29 virá com o 32T a frente e vou por o 9-46 atrás. Assim a relação fica quase, quase como tinha na 27.5.

https://ibb.co/dTBdd5
 
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Medroso#78

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Já usei 3x9, há 10 anos atrás, passei para 2x9, e gostei... quando comprei a primeira 29er, comecei a usar 2x10 e mantenho... fininha, 2 pratos, é também não me vejo usar outra combinação. Na recente aquisição, 1x11, com k7 10(?)/42... ainda não testei (se Deus quiser, tenho-a cá amanhã), será tudo novo.... terei naturalmente que me habituar... não vou trocar nada... em breve se vê. Como é uma HT, e mantenho obviamente a FS, se calhar, nas minhas BIG voltas será a melhor opção. Na epic, tenho pratos 24/38, com k7 11/36, com prato 24, dificilmente uso o segundo carreto.... o 36 então...... está novo.
Outra questão, é, monoprato: trigger, ou rotativo? Vem com trigger..... sinceramente, parece-me melhor opção rotativo... :s
 
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wawando

Member
Boas,
andei com 2x10 ate ha 6meses qd troquei para 1x12 com o mesmo range (era o ponto que faltava ao 1x11 na minha opiniao).
o peso é sensivelmente o mesmo.
para mim os pontos fortes sao:
- simplicidade e
- fiabilidade:
- menos um ponto de falha e menos n situacoes de possivel falha nas transicoes a frente
- nunca me saiu a corrente no prato da frente ou falhou uma mudança!
- duracao do material (vou em 2400km com a mesma corrente, nunca fiz mais de 1000 com 2x10)
Pontoa fortes do 2x10:
- como tens mais 8 mudancas é mais facil manter sempre a mesma
cadencia
timha 24/38 e 11/36 agora 34 e 10/50 a dif de range é de meio dente :)
 

klaser

Well-Known Member
Tudo é preciso ver e experimentar para as condições que nós damos uso... range por si só não é tudo, podes ter 500% mas ter buracos enormes na transmissão, como tenho visto, diferenças de carretos com 9 dentes e por aí vai...
 

Medroso#78

Active Member
.....pois, monoprato, se calhar, o 1x12 será a melhor opção! Vamos lá ver.... vou "espremer" o 11/42, para já, com prato 32 (vem de origem), e ver. É sram X01, acredito que tenha funcionamento preciso, e suave qb. :s
 

Medroso#78

Active Member
Sou adepto do sistema de "rodar" correntes... no caso de 1x11, pretendo rodar corrente + prato. Após teste, vejo, tal e coiso, compro um prato 30, e faço mais um teste.... prefiro rolar com mais cadência, e ter sempre a possibilidade de subir TUDO. :p
 
depois com 11-46, mas devido a alguns problemas com o material e depois de ponderar, voltei-me para o 2x11(36-26 com cassete 11-40).

Que problemas tiveste com o material 11-46? Pergunto isto, porque também estou a usar (cassete sunrace).

Obrigado
 

zdjota

Member
Depende do uso, das pernas e do tipo de pedalada e terreno que queres explorar

Passei de 3 pra 2 e vale a pena so pelo facto de tirar peso na bike
Depois pela combinacao mais apropriada para o teu fisico e terreno

No geral as 2x teem um leque mais abragente, mas com as 1x e tendo cassetes de 50t ja justifica a aquisicao
Tiras peso e fica mais simples trocar de marcha, menos 1 manete a estorvar
Mais um extra sao as diversas ofertas de pratos ovais pra 1x
 
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