Rangir na caixa de direção (Urgente)

Anatatto

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Boas

Hoje quando vinha da minha volta deparei-me que ao rolar, ouvia-se um rangir da frente e cheguei a conclusão que era da caixa de direcção.
A bicicleta é uma berg x pro 7 e a caixa é chin haur.
Nunca foi desmontado e é de origem.

A caixa é esta:


O que poderá ser? Há alguma solução?
 

sinais

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Anatatto,

acho que a ausência de ajudas começa no facto de ninguém saber o que é um rangir. Quererás dizer ranger? :wink:

Existe folga? Nunca foi desmontado? e manutenção, nem vê-la ?
 

nina

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Boas
O nunodp levanta uma questão , que pode ser , o problema.
Mas como é tu vês se tens folga na caixa?!?
Com a bike com as duas rodas no chão, travas com a da frente, e forças a bike para frente e para trás. Se sentires algum jogo (folga) , existe a folga. Como tirar a folga?
É fácil , mas tens que ter atenção a certos promenores.
Começas por desapertar o(s) parafuso(s) laterais do avanço , de modo a que , o avanço fique solto, em seguida , vais apertando o parafuso superior da caixa de direcção até esse jogo desapareca, mas tem cuidado para não apertares demasiado, senão ....Foste....
Como é que sabes que eliminas-te a folga?
Verificas com o próprio guiador, levantando a roda da frente e rodando-o. A caixa tem que rodar bem , e não pode haver folga. Se continuar a existir folga ou a cx fica presa, é melhor pensares em substituir.
Neste ponto é preciso ter em atenção , aos elementos da caixa de direcção , que não podem entrar "tortos" ou "enjabrados" (acho que é assim que se escreve, mas dá perceber :s).

Se não tiveres folga , e continuar a fazer o ranger, vai aonde compras-te a bike (penso que seja nova) , que eles tem que te resolver o problema.
Penso que o problema de "ranger" seja derivado ao facto , de a cx não estar limpa e lubrificação suficiente, para ele funcionar correctamente.
Se não tiveres interresado em ir a SZ (sportzone) , vai a loja de bikes que tenha um bom mecânico , e explica-lhe a situação. Mas se eles fizerem isso na altura, fica para ver, porque pode ser util para ti no futuro.


Boas curvas.........dessas e das outras.........
 

Anatatto

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Boas

O ranger que noto mesmo parado quando travo a roda da frente e faço força para a frente sente-se.
O ranger é uns estalinhos que vem da caixa de direção, mas uns estalinhos(tipo um guinchar, não sei se me tão a perceber) que só se notam ao rolar ou parado a fazer isso.
Manutenção, pois... A bike tem 500km e não sinto nenhuma folga na caixa de direção. (Será já a pedir uma caixa de direção nova???) :cry:
Mas a folga nota-se como? Quando a roda tá travada e ao fazer força sobre o guiador sente-se um balançar?
 

Ptorres

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Boas
A minha tinha o mesmo problema, 1 "ranger" que parecia alastrar-se por todo o quadro como se este se estivesse a partir, e 1 pequena folga na caixa de direcção.
é o que dá a falta de lubrificação :cry:
Fui a 1 loja de bike e aproveitei para por 1 cx ja com rolamentos selados, acabou logo esse ruido irritante :D .
Espero ter ajudado
Boas pedaladas
 

NunoDP

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Os sintomas que descreves são tipicos de haver "porcaria" entre as esferas e o retentor, isso normalmente deve-se, como o Ptorres disse, à falta de lubrificação, o que acontece infelizmente muitas vezes quando o material vem da fábrica. No caso das caixas de direcção, falta de massa para isolar as esferas.

Agora, tens várias opções:

1 - Colocar rolamentos selados, que são bem mais eficientes que o sistema de esferas.

2 - Desmontas a direcção e respectivos componentes da caixa para fazeres uma limpeza e ao montar por bastante massa nisso

3 - Levas a uma oficina

4 - Se estiver na garantia, vai à loja onde compraste a bike e expôe a situação

Abraço,
 

Anatatto

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Pois a bike ainda tem pela frente mais 1 ano de garantia.
Mas se eu for a loja reclamar a garantia eles para mudarem poem novo ( mas tambem de esferas).

Mas mudar para rolamentos selados é mudar a caixa de direção toda? Neste caso como é semi-integrada mudar aquela parte de cima toda?
 

NunoDP

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Coloca essa questão na loja, pede para te mudarem ou arranjarem a caixa mas que te metam rolamentos selados. O mais certo é fazerem-te isso, terás é q pagar pelos rolamentos.
Certifica-te que essa alteração não vai afectar o resto da garantia.
 

Anatatto

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Ok eu vou questionar o problema á loja.Mas agora é o seguinte: Vai haver agora no dia 25 um passeio de btt.
Não á nada que se possa por(por exemplo, tentar por massa do lado de fora para dentro) para tentar remediar a situação? É que até sábado não consigo levar a bike á loja. :oops:
 

NunoDP

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Se ainda está na garantia aconselho-te a não mexeres, eles vêm q isso foi mexido e depois podem dizer q é má utilização e depois tens q pagar.
 

Jorge S

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Tens a certeza que é da caixa? Os estalinhos também podem ser da oscilação entre o guiador e o avanço ou entre este e o tubo da suspensão, tal como acontece com o espigão do selim quando está seco,dentro do quadro. Desaperta os parafusos, põe um pouco de massa num trapo, esfrega na parte do guiador e do tuba da susp. que ficam em contacto com o avanço, limpa muito bem e volta a montar.
 

Anatatto

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Ok

Eu vou experimentar isso.

Mas como a bike vai fazer a revisão agora aos 500km eu exponho o problema ao mecânico.
E ele que me diga o que é.
 

RicardoCupra

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eu tinha um estalar na minha xpro9 e era apenas o espigão do selim que precisava de ser apertado com mais força, é que o estalar do mesmo propagava-se pelo quadro e parecia vir da caixa da direcção ( por vezes até da pedaleira)

Aperta bem o espigão do selim, e o mesmo selim nos carris, e faz o que te disseram aqui sobre a folga na caixa de direcção.


Boa sorte!
 
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