Raid do facho-roriz barcelos 29-04-2012

fakir

New Member
boas amigos...
com todo gosto abrirei aqui este topico deste grande evento...
apenas tenho um unico comentario a fazer,
simplesmente 5*:exacto:.
o unico aspeto a melhorar, os banhos...
o ponto do percurso a meu ver mais conseguido foi aquele single track quase a chegada...brilhante
 

brn85

New Member
Sempre se confirma o falecimento?
Eu ouvi durante vários minutos o som das ambulâncias. No final da prova ouvi esse boato mas nem queria acreditar.
Os meus sinceros sentimentos aos familiares e amigos. Que Deus esteja com eles.
 
Mas foi vitima de queda ou outra situação? Ouvi rumores na chegada que um senhor terá entrado em paragem cardíaca...

Que descanse em paz, sentimentos a todos os familiares e amigos.
 

fakir

New Member
peço desculpa pela forma com abri o rescaldo,pois nao sabia do sucedido.
apenas ha minha saida de roriz cruzei com a anbulancia e o inem ,mas nunca pensei que seria po raid.

os mais sinceros sentimentos aos familiares e amigos...
descanse em paz.
 

an1m4l

New Member
parabéns à organização. foi uma das melhores maratonas que fiz.

percurso bonito, extremamente limpo. singletracks fabulosos. muito bem marcado.

membros da organização muito simpáticos e com vontade de ajudar. reforço excelente.

muito barata. brindes ótimos (gostei da miniatura do facho) e ainda sobrou dinheiro para apoiar causas meritórias.

5 estrelas, obrigado.



ps. condolências à família e amigos do atleta que faleceu. :(
 

Pinho da Cruz

New Member
Bem, quanto ao que eu achei do passeio:

O Local é excelente para fazer maratonas, como já tinha reparado na maratona de Sta Isabelinha, há umas semanas atrás, no entanto, a organização inventou um pouco. No início, o Speaker falou, falou, falou e ainda falou mais...Era desnecessário. Se era para começar às 09:00, assim fosse. Depois, tinhamos 2 percursos, o de 30km (PASSEIO) e a maratona de 60km. Penso que a organização devia pensar que quem vai aos 30km e não aos 60km é porque não está fisicamente e muito provávelmente técnicamente evoluido...Então porque é que inventaram aquela descida espectacular, (logo depois do facho) mas esquecendo-se de colocar uma singela rampa feita de tábuas para pôr por cima da vala entre o fim do carreiro que descia e o asfalto? Não basta pôr uma tabeleta a alertar 200m antes! Se houve dinheiro para pregos no pão num passeio de 30km, haveria de certeza para uma pequena rampa, evitando que o pessoal caisse, como foi o caso.
E para quê aquele single track já no final bastante perigoso, ainda por cima, sem alguém da organização para socorrer seja quem fosse? Acho que não se justifica um sigle track daqueles num PASSEIO!
E por fim, a marcação estava muito deficiente, quantas vezes vi pessoal a sair em frente por falta de marcações visíveis! Eu próprio, já no final, num entroncamento, não havia qualquer fita ou placa a indicar o caminho. Sorte a nossa, porque já estava um senhor também com a mesma dúvida, o senhor da casa ao lado nos gritou que era para baixo...E depois vemos uns 200m à frente, uma tabuleta a indicar o caminho, quando só havia um possível!
Se calhar por ser APENAS a 3º maratona do facho, a organização ainda não limou estas falhas...

P.S- 1- Não esquecer que no meio de todos nós estava pelo menos um miúdo de 8 a 9 anos a participar, calculo que era no passeio...
2- Lamento o que aconteceu ao senhor que faleceu neste evento desportivo.
 
Last edited:

adri82pt

Member
Boas!

Foi a minha primeira vez que participei neste evento, e tenho a dizer que adorei! E ainda tive a sorte de trazer um frasco de mel para casa...huuummm

Os reforços muito bons, e apenas me equivoquei num ponto onde o trilho a seguir era paralelo à rota que seguíamos...os single tracs estavam muito bons, mas de facto uma tábuazinha naquele cruzamento logo depois do facho não era má, eu tive sorte porque o pessoal que lá estava avisou e saltei a tempo...

De facto aquele single track no final merecia alguém da organização a ajudar, e era de facto bastante perigoso, eu por duas vezes que ui ui já foste...:D
Os banhos não estavam mal, pelomenos eu tomei banho à vontade...já as casas de banho :( pronto...tive de aguentar o cubano durante prova toda...eheheh

Cumprimentos e até para o ano!

P.S.: Os meus sentimentos aos familiares e amigos do companheiro que faleceu.
 

brn85

New Member
Também fiz o "passeio" de 30KM e concordo que havia zonas muito técnicas, perigosas e intrasponíveis em cima da bike. Lembro-me de uma zona em que se passou junto a um curso de água em que havia apenas aprox. 40cm para circular (ainda por cima as ervas não permitiam distinguir bem o fim da plataforma) e um mínimo descuido podia fazer alguém cair e ficar em mau estado. Depois havia muitas zonas de mato com caminhos inventados. Se calhar há gente que gosta mas pessoalmente eu não gosto. Prefiro os caminhos e trilhos que a Natureza e o Homem se encarregou de moldar durante décadas ou séculos.
A subida para o monte do Facho gostei, várias zonas a pé mas tinha de ser. Só não tive pernas para colar ao grupo que ia uns 50 a 100m à minha frente, com muita pena minha.
As descidas que vieram depois disso foi coisa que não gosto. Eu que vinha de uma queda e não queria arriscar nada tive de fazer parte a pé, e mesmo assim à rasca para me equilibrar. Não sei o que acharia uma pessoa que estivesse a tomar contacto com o BTT pela primeira vez neste "passeio" ao ver aquela descida. Acredito que aquilo se faz bem com máquinas de competição bem equipadas, agora quem faz o "passeio" com bicicletas de 150€ só pelo lazer, com travões tipo v-brake, não sei como consegue. Eu tinha uma dessas à pouco tempo e acho que não ia ter grande sorte. Daí que a minha modesta opinião é que este tipo de terreno não faça parte de um percurso a que chamam "passeio". Para os maratonistas fará todo o sentido.
Acho que as zonas perigosas e de difícil acesso devem ser de evitar tanto quanto possível, porque em caso de acidente como é que lá chegam os meios de socorro?

A zona inicial estava muito bonita, especialmente quando se entrou por uma espécie de Quinta (pelo menos parecia uma propriedade fechada).

Nos abastecimentos estava tudo bom e em quantidade à hora da minha passagem.

A marcação do percurso com fitas brancas não ajuda na visibilidade. Lembro-me de uma situação onde não vi fita nenhuma (entroncamento) e só depois quem vinha atrás é que disse que tinha uma lá à frente e por isso era seguir. Uma cor mais viva ajudava.
Outra situação que passei foi quando cheguei a uma estrada em que quem lá estava disse que eu vinha mal, deveria ter virado à direita um pouco atrás. Eu segui sempre as fitas e vi público e gente da organização no entroncamento imediatamente antes, por isso não percebi o que se passou. O que é certo é que depois olhei para o mapa e vi que tinha feito uma volta maior e não devia.

Havia gente nos sítios mais importantes, mas havia zonas de monte de vários km em que não vi ninguém da organização. Se esses sítios tiverem zonas de perigo com eu acho que tinham devia haver lá gente.

Na chegada não me souberam dizer em que lugar fiquei nem o tempo que fiz. O tempo eu sei qual fiz, mas o lugar não. Acho que ficava bem terem essa informação para dar logo na hora. Mas se houve algum problema que o impediu também não é por isso que vem o mal ao mundo.

Fotógrafos, só vi um. Para um clube de BTT que coloca fotógrafos em quase todas as provas das redondezas estava à espera de ver uma cobertura maior no evento da casa. Mas vamos ver o que aparece.

A minha contribuição com fotos da zona de partida e meta:
https://picasaweb.google.com/107366740659957895086/3RAIDBTTDoFachoRorizBarcelos29DeAbrilDe2012

Em suma, um evento bonito, globalmente bem organizado e duro.

Agora o mais importante, e uma vez mais, os meus sentimentos à família do atleta que faleceu.
 
Last edited:

fakir

New Member
Alguem me sabe dizer quem ganhou a naratona?

quanto ao percurso dos 30 nao acho que seja assim tanto passeio....
mas ok depende do ponto de vista
 
29 de Abril de 2012

A Associação Cultural e Recreativa de Roriz lamenta profundamente o falecimento do betetista Manuel Peneda, de 55 anos, residente em Matosinhos, no passeio de BTT que hoje, dia 29 de Abril, se realizou no Monte do Facho, na freguesia de Roriz, concelho de Barcelos.

A indisposição do atleta mencionado ocorreu pelas 11 horas e 30 minutos, em pleno Monte do Facho, quando estavam percorridos 22 quilómetros do percurso. Assistido pelos Bombeiros Voluntários de Barcelos e INEM, que efectuaram manobras de suporte básico de vida, resultando as mesmas infrutíferas, tendo o mesmo acabado por falecer.

A Associação apresenta sentidas condolências a familiares e amigos do atleta, colocando-se à disposição para prestar qualquer tipo de apoio que se julgue necessário.

Por respeito aos familiares do falecido e ao próprio iremos aguardar alguns dias de luto, não publicando por esse facto qualquer rescaldo do evento. Pedimos desculpas e compreensão a todos os participantes!

O Presidente,

Leonel Miranda

ESTA INFORMAÇÃO FOI RETIRADA DO SITE OFICIALDO EVENTO.

Penso na minha humilde opinião que deverião ser dados alguns dias no rescaldo do evento,em respeito deste nosso colega.

Sei que não está fácil para a organização,degerir isto tudo,embora conheçendo pessoalmente uma grande parte do pessoal que organiza este evento,ainda ganharam mais o meu respeito,por tentarem acabar este evento da melhor forma possível.

Eu estou aqui apenas como amigo da organização,e sei que eles estão com cabeça para tudo,menos para rescaldos,deixem a poeira assentar,e logo averá muito tempo parafalarmos do evento.

EU PROPONHO EM TITULO INDIVIDUAL ,EM RESPEITO PELO NOSSO COLEGA,NÃO FALARMOS DAS QUESTÕES TÉCNICAS DO PASSEIO DURANTE 3 DIAS.

PEDALA EM PAZ AMIGO...ATÉ UM DIA
 
C

carlosbtt

Guest
Boa Noite
O grupo BttPatosBravos, apresenta as mais sentidas condulências a familiares e amigos do falecimento do nosso colega bttista Manuel Peneda.
 

rcaridade

New Member
Penso que tive o privilegio de pedalar ao seu lado, pois estávamos integrados no mesmo grupo de betetistas que abordávamos a subida ao monte do facho.

Mas neste momento só consigo expressar as minhas sentidas condolências a familiares e amigos pelo falecimento do nosso camarada betetista Manuel Peneda.

Continua a pedalar meu caro onde quer que estejas...
 
OLÁ

Como o tempo passa,de pensar,que foi há cerca de 4 anos,qur nos TRILHOS DA MARIA DA FONTE,desisti e aquele era o limite,pois a doença que me vai degenerando a visão estava a avançar a passos largos,e para minha segurança era tempo de deixar o btt,nestes 4 anos resolvi reenventar outras formas de pedalar com as dificuldades que tenho,e tem sido assim até ao sábado passado.

No sábado a pergunta de um amigo-AMANHÃ VOU AO RAID DO FACHO,QUERES VIR?

A minha resposta inicial,foi a retiçencia do custume,mas lá resolvi participar,mas com a certeza absoluta que se senti-se algum perigo desistia nem que fosse no primeiro kl.

No Domingo bem cedo lá estava-mos os dois para levantar os dorçais,chegou a partida e começa-mos a pedalar,bem no fim do pelotão,uns kl rolantes e lá começaram os trilhos,uns quantos engarafamentos,mas ia usofruindo da paisagem,afinal não estava ali para ganhar um lugar que fosse,fui continuando e a pensar isto até está a correr bem,trilhos magnificos nofantástico MONTE DO FACHO,sempre que sentia algum perigo,bike há mão,até que sem dar por isso cheguei ao abastecimento,e meus amigos,juro que pensei-RAIOS;PODIAM TER AVISADO QUE VINHA-MOS PARA O BANQUETE;QUE EM LUGAR DE LICRA TRAZIA O FATO DE GALA-erão bolas de berlim,cuantidades industriais de fruta,mas a maior maldade de todas bifanas há descrição e a bela da mini,então toca a comer que em casa é um roubo.
Chegou o momento de começar de novo a pedalar,e agora é que eram elas,afinal tinha-me vingado nas bifanas,mas lá fui seguindo,e tinha pela frente a mitica súbida do Facho,mal começo a subir ,passam por mim dois colegas da organização a voar,e compreendi que alguma coisa estava mal,e enfelizmente ao kl 22 a prova deixou de ter sentido,com um vazio enorme foi completar o percurso,mas mesmo assim ainda deu para reparar no trabalho da organização naquele fantástico singl-trek,filo todo a pé,mas não deixou de ser fantástico por isso.

EM RESUMO

uma vitória minha,foi bom estar de novo no meio do pessoal e sentir a festa do btt,foi bom ter conseguido completar o percursa
percurso fantástico,talvez um pouco puxado-te,para o pessoal do passeio,pois o trilho estava ao alcançe duma qualquer prova de uma taça
marcação-nunca me perdi
abasteçimento-do melhor que vi
banhos-a água fria deu para refrescar a memória

Mais um evento de qualidade em Barcelos,com alguns pontos a melhorar,mas foi um dia fantástico.

PARABÉNS HÁ ORGANIZAÇÃO-5 ESTRELAS

OBRIGADO LITOS PELA TUA FANTÁSTICA CAMARADAGEM.

Mais dois pontos:
1º-uma palavra de apreço para um colega do grupo ESTRELAS DA SERRA,pela força que demonstrou nesta prova,tive o previlégio de pedalar por algum tempo ao seu lado,e aprendi uma lição ,não é por termos uma deficiência que não podemos comprir os nossos sonhos,e isso faz de si um campeâo,PARABÈNS
2ºfoi bom ver dois miudos de tão tenra idade completarem a prova.

José Figueiredo
 

Rorizbtt

New Member
No passado domingo dia 29 de Abril por volta das 9 horas realizou-se, na Freguesia de Roriz pertencente ao Concelho de Barcelos, o “III Raid do Facho”. Este evento ficou marcado pelo falecimento do nosso amigo Manuel Peneda, dorsal 28, que permanecerá para sempre nas nossas memórias.

Apesar do profundo sentimento de tristeza que nos abateu, cumpre-nos fazer este rescaldo onde pretendemos descrever um pouco do que foi este Raid do Facho.
Neste dia apresentamos como principais atividades dois percursos de BTT, um com 30 km (meia-maratona) e outro com 60 km de extensão (maratona), os quais percorreram caminhos rurais e trilhos de várias freguesias do concelho de Barcelos, marcados como não podia deixar de ser, pela dificuldade física que os participantes tiveram de superar no Monte do Facho.

A atividade de BTT contou com a participação de cerca de meio milhar de atletas/betetistas, vindos de várias zonas do país e contando também com alguns participantes oriundos de Espanha. A maioria dos atletas/betetistas, quase 80%, decidiu-se por participar na meia-maratona.
As classificações podem ser consultadas na página “Classificações”

Para além do BTT este evento teve também outra atividade, denominada de “Caminhada Saudável” que consistiu numa caminha guiada que percorreu trilhos e caminhos rurais pelas encostas do Monte do Facho e que foi coordenada tecnicamente e pedagogicamente pela entidade Barcelos Saudável. A caminhada teve uma duração aproximada de uma hora e trinta minutos e contou com a participação de duas centenas de pessoas, sendo algumas acompanhantes dos participantes das atividades de BTT.

As fotos tiradas no evento podem ser consultadas no nosso facebook.

No fim foram entregues os prémios aos os vencedores e entregue o cheque solidário no valor de 471 euros, aos elementos representantes da APACI - Associação de Pais e Amigos das Crianças Inadaptadas, visto que por cada inscrição revertia 1€ a favor desta instituição.

Também foram sorteados vários brindes pelos participantes, nos quais se tentou promover alguns produtos da região. Podem também consultar o n. das Rifas sorteadas na página respetiva.

No final, os que assim desejaram, puderam participar num almoço convívio na Quinta da Granja onde ficaram a conhecer ou rever outros participantes assim como expor qualquer crítica ou recomendação à organização para assim se melhorar em futuras edições deste evento.

Caso pretendam enviar alguma sugestão/reclamação não o hesitem em fazer enviando um e-mail para rorizbtt@hotmail.com

Como não podia deixar de ser cumpre-nos agradecer a todos os que tornaram este evento possível, em especial à Camara Municipal de Barcelos, Empresa Municipal de Desportos, Junta de Freguesia de Roriz pelo apoio logistico, aos Bombeiros Voluntários de Barcelos e à GNR, à Barcelos Saudável pelo apoio na caminhada, a todos os patrocinadores (Continente, Matias&Araújo, Roriz Mel, BPI, Vitalis, La Bomba, Quinta da Granja, Eleclerc, BikeZone Barcelos, Ferrilbombas, Minipreço, Moderna pastelarias, Talho Minipreço, Confort, BikeSeven Barcelos - KTM, Fisivida, Goldnutricion, Ferreirolux, MGLS Energias Renováveis, Seissa, Frulac e FMB Desporto), a todos os voluntários que ajudaram no apoio ao evento, ao sr. Paulo Rocha pelas filmagens, e claro a todos os participaram neste evento!

Ao Sr. Manuel Peneda, um até sempre!!

Cpmts, a Organização
 

Rorizbtt

New Member
Boas malta, aqui ficam algumas imagens do que foi a 3 edição do Raid do facho

[video=youtube;3hUys4-TfjE]http://www.youtube.com/watch?v=3hUys4-TfjE&feature=relmfu[/video]


cpmts
 

Rorizbtt

New Member
Caminhada saudável

Caminhada saudável...

[video=youtube;XqGRKguK-e0]http://www.youtube.com/watch?v=XqGRKguK-e0&feature=relmfu[/video]

cpmts
 
Top