Raid BTT das Masseiras - Estela - Póvoa de Varzim - 02 Fevereiro 2014

brn85

New Member
Boa tarde,Abro aqui o tópico de rescaldo deste evento para deixarem a vossa opinião e fotos/vídeos.Num percurso cheio de água tenho a apontar o seguinte, e que nada tem a ver com o percurso. Depois da cerimónia de pódio fui procurar o pão com bifana a que tinha direito, mas... foi-se. Faltou controlar este ponto (com senha ou coisa do género) porque assim houve muita gente que não comeu. Eu vim para casa cheio de fome.
 

sete7

Member
Pois...enquanto tu não comeste, alguns encheram a pança que nem vão precisar de almoço! Eu conheço alguns!
 

Sergio82

New Member
Também participei no Raid das Masseiras... fiz os 30km. Tal como anunciado, o percurso foi bastante plano - a avaliar pela altimetria, era de prever que a prova fosse fácil, o que acabou por não acontecer. Devido ao mau tempo dos últimos dias (ou semanas...) o terreno estava muito pesado, o que dificultou a vida aos participantes. Já o ano passado apanhámos uma grande chuvada na zona da Aguçadoura... isto leva-me a perguntar: não seria preferível calendarizar estes eventos lá para abril ou maio...?
Os trilhos da segunda metade do percurso (incluídos no Parque Natural do Litoral Norte, se não me engano) eram simplesmente fantásticos, mas poderíamos ter desfrutado muito mais se as condições do terreno fossem outras. Outro problema foi a localização do abastecimento - ao km 24 (a mais ou menos 7km da meta), o que não faz muito sentido. O abastecimento em si pareceu-me um pouco pobre... quando por lá passei, só havia laranjas, bananas, água e lanches. Nem as famosas bolas de berlim (aparentemente 30kg não foi o suficiente) nem produtos da Diet Sport (só estavam disponíveis no final). Segundo li aqui no fórum, bifanas, no final, só havia para alguns - mais uma vez, em quantidade insuficiente, ao que parece... Trata-se de uma situação que não deveria acontecer - afinal, todos os participantes pagam o mesmo e deviam ser todos tratados da mesma forma.
De resto, partida a horas, boas marcações, cruzamentos bem vigiados; e, claro, quase um milhar de participantes, o que fez desta prova o evento desportivo mais concorrido do concelho da Póvoa :)
 
T

Tony Monte

Guest
Boa tarde, foi a primeira "prova" em que participei, fiz os 50klm e gostei bastante do percurso, bem sinalizado...... só não gostei de não comer as bifanas, chegamos á uma da tarde á meta e fomos lavar as bikes e depois tomar banho, acabamos por chegar á zona da meta por volta das 2 horas para comer as supostas bifanas e Já estava tudo desmontado e ninguém da organização.....lamentável..... mas de resto muito bom...
 

JMCCN

New Member
Gostei do Raid das Lameiras! Furei, o que é hábito (3 participações 3 furos) e, sendo assim, optei pelos 30km de modo a chegar a tempo das bifanas;-)... mas só comi uma!
 

gteles

Member
Também estive presente. O abastecimento não faltou nada, agua q.b., laranjas, bananas, bolas de berlim (tamanho mini), barras energéticas (divididas), lanches e mais qq coisa... Fiz os 50km (os kms finais foram duros), muita agua, muita lama, muita areia e sem o prato pequeno da pedaleira (todas as "subidas" foram em segunda)!
Apesar de ter gostado de toda a prova fiquei decepcionado quando cheguei (por volta das 12:40) e fui informado que já não havia bifanas (foram servidas 1800 bifanas).Fiquei fulo pois estava esfomeado! Tirando isto esteve tudo impecável!
 

Olibrito

New Member
O evento estava, como habitualmente, muito bem marcado, o abastecimento (no qual não parei) muito bem recheado, a organização impecável, a inscrição a um preço convidativo com direito a bifana no final e a um saco com legumes frescos tradicionais da região.
Embora seja um percurso na sua maioria plano, a lama, a areia e o vento à beira mar são os principais obstáculos, como diria o colega Nelson "parecia super-cola a agarrar os pneus aos chão".
Os meus, os pneus, deixaram-me na mão por duas vezes, na primeira vez circulávamos sensivelmente ao km 20.
Fotos e rescaldo: http://filipebrito.blogspot.pt/2014/02/maratona-raid-das-masseiras-estelapovoa.html
 

edumad

Member
Participei nos 30km, muita lama e água, mas por mim tudo bem, eu gosto de brincar na lama :p Só tenho pena da bici.

Fiquei desapontado pela área da meta, carros e bicicletas a circular por todo o lado, uma confusão...

Comi 1 bifana e lamento saber que houve pessoal que não comeu. O ano passado cheguei em último nos 50km e tive direito a bifanas. Soube bem na altura pois tal como este ano foi uma molha jeitosa.

De resto a prova correu bem, pessoal nos cruzamentos, boas marcações e bom preço.
 

sete7

Member
Já o ano passado apanhámos uma grande chuvada na zona da Aguçadoura... isto leva-me a perguntar: não seria preferível calendarizar estes eventos lá para abril ou maio...?
O segredo do sucesso desta prova e exatamente por se realizar nesta altura do ano. Em abril/maio há dezenas de provas e o pessoal iria dispersar-se por esses eventos.

Quanto às bifanas, uns comeram quatro ou cinco (falta de respeito pelo próximo), outros duas e outros nenhuma....em media cada um comeu duas bifanas. Um aspeto a rever...talvez umas senhas.
 

m3stre

New Member
E além disso reforçar a zona de lavagens de bikes...

De resto,bem sinalizado, cruzamentos sempre vigiados, bom abastecimento (pouco tarde...) e muita muita lama, boas noticias para as oficinas!
 

gacomosi

Member
Foi a minha primeira vez no Raid das Masseiras e fiquei agradado na generalidade com a organização.
No entanto, alguns reparos:
-Pessoal que fez o controlo zero 5 minutos antes da partida e depois saltava pelo gradeamento e colocava-se na frente da corrida! ?!?! Nunca tinha visto isto! O pessoal levanta-se cedo, fica ali ao frio para garantir uma posição razoeável e vê-se assim ultrapassado por umas boas dezenas de "ciclistas"
-No primeiro singletrack foram também dezenas/centenas de ciclistas que atalharam passando à frente de todos os outros que se encontravam no single. Vergonhoso! Podia a organização controlar esta situação com um vigilante
-Penso que a chegada estava muito confusa pois eram carros, carrinhas e pública na zona onde estavam ainda a chegar o pessoal dos 50km. Assisti pelo menos a 2 situações de "quase acidente".

Agora as coisas boas:
-Partida a horas! Cada vez mais raro!
-Primeiros 12 km bem rolantes e espaçosos para dispersar e definir posições.
-Trilhos fantásticos! Apesar de ter apenas feito os primeiros 17km tendo avariado! :( - Obrigado desde já aos que ofereceram apoio técnico, mas era impossível resolver!
-Organização foi-me buscar ao km 21 (ainda fiz 4 a pé a empurrar a burra e a molhar os pézinhos nos rios e lagoas!)

Por este facto não vi o resto da prova, mas os membros da equipinha gostaram bastante do percurso!

Quanto às febras já se sabe!

Até para o ano!
 

trick_shots

New Member
A minha crítica negativa vai somente para os banhos.
Corria apenas um fio de água que quase só deu para tirar a lama da cara.

De resto, tudo muito bom!
Nao se gosta muito da lama e da agua aos kilos e litros... mas que dá boas histórias para contar, lá isso dá! ;)

Hoje vou ter que avaliar os possiveis danos na bike... parece-me que os calços se reduziram ao minimo...
 

jmcupra

Member
"isto leva-me a perguntar: não seria preferível calendarizar estes eventos lá para abril ou maio...?"

O Raid das Masseiras sempre foi no inicio de Fevereiro, fi-lo este ano pela 4ª vez, (sempre nos 50km) em 2011 e 2012 foi com tempo seco e 2013 e 2014 foi com chuva (este ano na prova practicamente não choveu, o terreno estava mau porque chove há mais de 2 meses... mas contra isto a organização nada pode fazer, não é? ) não se pode mudar a data das provas porque assim só havia provas de Abril a Setembro (e mesmo assim já apanhei chuva forte em Julho, o ano passado no "Raid Encostas do Facho"...). Quanto á prova para mim em termos organizativos correu bem, o Abastecimento se fosse colocado a meio do percurso para os 30Km teria de ser criado + um abastecimento para os 50km (e isso teria de implicar aumento do valor das inscrições!!!!) Quanto ás bifanas no final a mim não me afecta (é um extra e já sabemos que há pessoal que vai para estas provas para almoçar..... e não pensa nos outros por isso não se deve culpar a organização mas a falta de civismo e solidariedade de alguns....) . Quanto ao resto esteve tudo bem e para o ano se houver Raid das Masseiras eu estarei lá....pela 5ªvez.

Cumprimentos
 
Top