Rígida ou Full-suspension ?

V-sete

New Member
A Maratona Contra Contra não é um bom exemplo, pois não tiveste de subir e muito menos descer ...por isso sentiste que deu para desenrascar.
Eu já tive uma Specialized Epic de Suspensão total e cansei-me daquilo, pois para além de teres de fazer manutenção à suspensão dianteira terás depois fazer tb à traseira; mas a causa da troca para rígida deveu-se ao facto de ter tido alguns problemas com a suspensão traseira que não foram solucionados.
Neste momento tenho uma rígida e estou satisfeito. Além de menos manutenção, creio que com o teu orçamento irás encontrar uma bike melhor equipada. Tens de ter em conta a tua idade e condição fisica, se sentes que tens condições acho que deves optar por uma rígida e um dia quando fores mais velhote troca por uma suspenção total; pode ser que na altura já tenham encontrado a suspenção total perfeita. (que na minha opinião ainda têm muito que evoluir.
E atenção que conheço algum pessoal na casa dos 50 anos com rígidas ...

Abraço e boas pedaladas

É um ponto de vista interessante, de facto uma bicicleta rigida é mais barata e mais fácil de manter e eu não vou andar a fazer down-hill propriamente .....
 

caf_btt

New Member
Vê o site da Canyon.
Boas e baratas... não te acanhes em comprar online.
Dois colegas meus compraram e estão muito satisfeitos.

Outra dica: No forum Almada a loja da SPECIALIZED tem várias bicicletas de 2009 em promoção. MUITO boas promoções. Ontem estive lá e se não fosse a minha Maria tinha comprado uma Enduro SL em Carbono.

CAF
 

DMPN

New Member
Se te decidires por uma rigida eu ia para a rockrider 8.2, pq é uma boa bike com um material muito bom e com um preço sem concorrência.
 

cide

New Member
Eu deparei-me com esse problema a algumas semanas atrás. Depois de muito pensar entre uma HT ou FS, optei por uma FS (specialized FSR XC pro de 2009, e já tem um Fox atrás).
Relativamente à Canyon tambem foi uma marca que eu considerei mas tem o inconveniente (para quem não percebe nada de mecânica) para activar garantia ou outro problema ter de se enviar a(s) peça(s) para o representante ou até mesmo para a sede.....
Qualquer uma das situações HT ou FS é fundamental que tu gostes da bike e que te sintas bem em cima dela....

Abraço, e boa sorte.
 

Cobrakan

New Member
Eu também tive esse dilema faz pouco tempo.

Julgo que tudo se resume ao tipo de utilização que queres dar à menina. Se queres andar a curtir umas descidas vertiginosas e fazer uns saltos, então a opção é, sem duvida, uma FS, pois tens um maior controlo e transmite maior confiança. Opta por uma bike com um curso traseiro superior a 140mm. Se queres dar uma utilização tipo passeios e maratonas, com caminhos geralmente menos técnicos, podes optar por FS com cursos mais curtos atrás (90 a 120 mm) ou, se o conforto não for a preocupação principal e se achares que o corpinho aguenta, uma rígida. A vantagem da rígida é que, pelo mesmo valor, podes ter material melhor e menos peso. Se queres a bike para fazer XC, mais técnico e em que a transmissão da potência da pedalada é mais importante, então a opção é uma rígida.

Em relação a marcas é, na minha opinião, uma questão de paixão. Há quadros e marcas que nos dizem mais que outras. O meu conselho é que penses na capacidade do quadro receber futuros upgrades e teres em atenção a qualidade dos principais componentes da bike, nomeadamente travões, desviadores e suspensões.

Espero ter ajudado. Um abraço e boas pedaladas.
 

RicardoCupra

New Member
neste momento para esse preço 1000/1500 seja FS ou HT, penso que há pouco melhor do que as Radon, também alemãs...

fiquei espantado com o nivel de material das HT e preço... pesquisa um pouco na net.
 

KoTaM

Member
Alguém me diz onde é que posso ver ao vivo bicicletas Canyon e KTM ? o que acham destas marcas ?
Amigo V-sete em relação à KTM não acho nada porque já achei, hehe.
Tenho 1 KTM score rc3 2009 e estou muito satisfeito com ela ( Pudera, tambem larguei + de 2000 euros ) e recomendo esta marca a toda a malta que esteja na dúvida.
As Canyon tambem são excelentes máquinas e geralmente têm melhor relação componentes/preço mas, tens de comprar pela Net e se perceberes pouco de mecânica de Bikes quando fores às lojas não é à borliú como acontece muitas vezes a quem compra as binas nas lojas físicas.
Mas digo-te já que ficas bem servido com qualquer das 2; Deixa o coração falar + alto neste caso e compra aquela que te fique + no goto.
1 abraço e dá-lhe gás:cool:
KoTaM
 

filipe MERIDA

New Member
boas
eu tenho uma pessoa no meu grupo que tem uma specialized epic de 2009 com SLR, XTR, FOX etc etc... tudo de bom e melhor!! e sempre que qero dou uma volta nela!! e digo-te já que nao gosto!!
porqe eu gosto muito mais de sentir as pancadas, de sentir a bicicleta.. e na epic vou tao confortavel que me mete raiva :p
mas tambem a epic dele ja ta avaliada em quase 8.000euros....
mas resumindo, eu se fosse a ti comprava uma HT... ja experimentas-te ver as MERIDA´s?? á lojas que estao a fazer preços espectaculares nelas!! e digo já que é uma marca consagrada!!
vai dando uma vista de olhos na net!! i tu com 1000euros ja compras um aviao!! agora nao podes é ser deixado levar-te pelo vendedores!! discute sempre ao maximo o preço das bikes com eles!!
abraço
 

mataburacos

New Member
ressuscitando o topico...
pretendo comprar uma bike nova, mas estou indeciso.

o orçamento é baixo 400€ mais moeda menos moeda.
certamente n compro nenhum canhão seja rigida ou ST, por isso dava jeito umas dicas.

se por um lado uma rigida serve para dar a voltinha antes do trabalho, por outro sinto que a ST daria um certo jeito para as tiradas de fim de semana.
costumo fazer o caminho de fatima entre sacavem e a granja (mt buraco portanto) e tenho algum receio que a rigida me deixe ficar mal.

o orçamento so dá para a trailrock 5.0 (vá a 5.1 com jeitinho) ou equivalente da rockrider ou nas hardtail a trailrock 9.3/torah 4.6 ou rockrider 8.0
 

Jorge S

Member
Boas,

Aconselho-te a RR 8.0 ou, se quiseres poupar algum, a 5.3. Um amigo meu comprou uma 5.3 há cerca de um ano e tem-me acompanhado em todas as maratonas que fiz desde então (cerca de 10), treinos e passeios pela Serra de Silves. Até agora não teve nenhum problema, as mudanças nem sequer desafinaram, a suspensão e travões (talvez o que eu consideraria mais fraco) têm-se aguentado sem um queixume e empenos só mesmo nas pernas.
A bike é a que aparece em 1º plano na imagem (branca e vermelha):

[video=vimeo;19643377]http://vimeo.com/19643377[/video]


Boas compras.
 

Jorge S

Member
Desapareceu do site da Decathlon - deve estar a sair nova versão. Mas sei que ainda têm algumas nas lojas, de qualquer modo podes ver no site da B´Twin http://www.btwincycle.com/EN/rockrider-5-3-2011-170475622/

Se realmente optares por uma FS terás que gastar muito mais para teres uma bike minimamente eficaz e que não pese demasiado. HT de gama média com 400€, só se for usada.
 
Last edited:

nmcp

New Member
Com esse orçamento, HT. Eu tive uma RR 5.3 até à 3 meses atrás e nunca me deixou ficar mal. Muito fiável, não é nenhum canhão mas pelo preço...
Dá uma vista de olhos nos usados ou na canyon. A canyon tem preços muito bons (se não te importares de comprar online), mas nos usados és capaz de encontrar umas coisas bem jeitosas e com melhor equipamento que uma nova para o mesmo valor.
 
Top