Quiz automóveis

ACPT

New Member
imaget20.jpg
 

Barão Vermelho

New Member
Ehhh Este era facil... O Ferrari F430 do filme Cars. Era um tal de Michael Schumacher que lhe dava a voz. Até percebo a ideia, mas um Ferrari com sotaque alemão... :nsei:
 

Barão Vermelho

New Member
Epá, isso é o Nissan-Motivity 400C. Tem um sistema maglev em cada pneu, que em teoria e em tunel de vento lhe propociona uma velocidade máxima de 6400kh/h!
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro HaTrED

Eles dizem.
in an evacuated tunnel, you might even reach speeds up to 6,400 km/h. Of course, this is pure theory and one that applies to bullet trains on magnetic levitation tracks…

Não achas que queriam dizer 640 km/h???

Um abraço

ny12xx
 

HaTrED

Member
Camarada ny12xx

Não debrucei muita atenção no assunto, e em particular nesse pormenor, embora ache que de facto é um valor "alucinante". Em todo o caso acho que continua a ser +rápido que o TGV!! :wink:
 

Barão Vermelho

New Member
Talvez a culpa seja minha, que me expressei incorretamente, e acabei por induzir-vos em erro. A tradução correta para "evacuated tunel" não é "tunel de vento", mas sim "tunel de vácuo". Num tunel de vácuo, não há atmosfera (é como aquelas câmaras onde os astronautas simulam agravidade zero), logo não há quase atrito nenhum. Depois, o sistema maglev, para quem o conhece, carteriza-se por sustentar os veículos através de um campo magnético com imãns de cargas opostas, e que não se tocam fisicamente, logo também proporcionando um nível de atrito praticamente nulo. Num carro normal, cerca de 70 a 80% da potência serve apenas para fazer com que esse carro atravesse o ar da atmosfera (o Richard May explica isto tudo muito bem, quando num Top Gear leva o Veyron de 1200cv a uma pista oval enorme para bater o recorde de velocidade), e depois a restante potência serve para vencer o atrito dos pneus em contato com o solo. Nesta situação, reparem que os 2 principais obstáculos à obtenção da alta velocidade são eliminados com o sistema maglev e o tal tunel de vácuo, logo ficará muito mais fácil para um veículo atingir velocidades muito acima do normal. Num tunel desses, acredito que até um corsa 1.2 de 80cv atingisse mais de 400km/h por exemplo, estando apenas limitado ao escalonamento da caixa de velocidades. Mas já chega de vos estar aqui a dar seca com este discurso todo. Aqui vai o seguinte:
cunhacar.jpg
 
Top