Talvez a culpa seja minha, que me expressei incorretamente, e acabei por induzir-vos em erro. A tradução correta para "evacuated tunel" não é "tunel de vento", mas sim "tunel de vácuo". Num tunel de vácuo, não há atmosfera (é como aquelas câmaras onde os astronautas simulam agravidade zero), logo não há quase atrito nenhum. Depois, o sistema maglev, para quem o conhece, carteriza-se por sustentar os veículos através de um campo magnético com imãns de cargas opostas, e que não se tocam fisicamente, logo também proporcionando um nível de atrito praticamente nulo. Num carro normal, cerca de 70 a 80% da potência serve apenas para fazer com que esse carro atravesse o ar da atmosfera (o Richard May explica isto tudo muito bem, quando num Top Gear leva o Veyron de 1200cv a uma pista oval enorme para bater o recorde de velocidade), e depois a restante potência serve para vencer o atrito dos pneus em contato com o solo. Nesta situação, reparem que os 2 principais obstáculos à obtenção da alta velocidade são eliminados com o sistema maglev e o tal tunel de vácuo, logo ficará muito mais fácil para um veículo atingir velocidades muito acima do normal. Num tunel desses, acredito que até um corsa 1.2 de 80cv atingisse mais de 400km/h por exemplo, estando apenas limitado ao escalonamento da caixa de velocidades. Mas já chega de vos estar aqui a dar seca com este discurso todo. Aqui vai o seguinte: