Questão das pulsações máximas

Fourmag

Member
Boas caros colegas do pedal,

Uma dúvida que me tem vindo a assolar nestes últimos tempos relativamente à pulsação máxima teórica/real.
Então é assim; eu tenho 31 anos e uma ppm máx. teórica ronda os 189ppm. Acontece que os treinos de atletismo baixaram-me as ppm em repouso(38ppm em Agosto2010) e tenho notado que mesmo em esforço máximo (atletismo) não ultrapassa as 177ppm. É normal uma diferença assim tão grande para a teórica de 189ppm? Isto está a complicar-me bastante os treinos de btt porque ainda ontem num treino de força no rolo até à falha muscular não consegui ir além das 160ppm. Em treinos nos trilhos não ultrapasso as 168ppm mesmo nas subidas tipo parede e a abrir. Algum entendido pode ajudar?

Cumprimentos,
Paulo Vides
 

qmark

New Member
Eu com a mesma idade vou aos 193. Larguei o aparelhometro porque apita sempre que eu abrando um bocado :p.

Li algures que a pulsação divergente dos valores normais não significa propriamente algum problema de saúde, mas esperemos pelos entendidos.
 
Até pode ser mais ou menos normal. Mas tens te sentido bem fisicamente? Isso de não conseguir atingir muito pulso pode ser um sintoma de overtraining..

cumps
 

Marco Nunes

Active Member
Boas.
Para o pouco entendido na matéria que sou, a meu ver até não é fora do normal. Normalmente num atleta de resistência o coração comporta-se e funciona de maneira diferente ao esforço e ás reacções relativamente a um atleta de velocidade. No atleta de resistência o coração bate menos vezes e é menos "explosivo", coisa oposta no atleta de velocidade em que o coração á mais explosivo e preparado para reações mais rápidas. Na minha opinião é que o teu coração ao estar habituado a treinos de resistência, acaba por ter menos batimentos mas mais prolongados, daí a diminuição de pulsações/batimentos que tens vindo a detectar. Pelo pouco conhecimento na matéria espero não me ter enganada na lógica da coisa. Claro que não há nada como um exame médico para ficares de consciência tranquila.

Fica bem.
 

srgioslva

New Member
Existe uma regra básica para calcular a pulsação máxima, que é 208-(0,7 X idade).

Logo para ti que tens 31 anos seria 186.

Mas esta é, como disse a máxima, deves treinar somente entra 60-85% desta

Quanto aos valores, é normal que com treinos, estes baixem, porque o coração é além de um orgão, um músculo e como tal com exercício, o mesmo desenvolve-se, precisando de bater menos para bombear o sangue que precisas.
 
Last edited:

MSoares

Member
Eu, que não percebo muito deste tema, o que me parece é que qualquer regra de cálculo de fc máxima é puramente teórica. Eu segundo a formula 208-(0,7 X idade) a minha fc máxima deveria ser 190.5 (25anos) e nunca consigo atingir as 180 ppm. Isto parece que é claramente subjectivo
 

Renatogas

Member
Boas caros colegas do pedal,

Uma dúvida que me tem vindo a assolar nestes últimos tempos relativamente à pulsação máxima teórica/real.
Então é assim; eu tenho 31 anos e uma ppm máx. teórica ronda os 189ppm. Acontece que os treinos de atletismo baixaram-me as ppm em repouso(38ppm em Agosto2010) e tenho notado que mesmo em esforço máximo (atletismo) não ultrapassa as 177ppm. É normal uma diferença assim tão grande para a teórica de 189ppm? Isto está a complicar-me bastante os treinos de btt porque ainda ontem num treino de força no rolo até à falha muscular não consegui ir além das 160ppm. Em treinos nos trilhos não ultrapasso as 168ppm mesmo nas subidas tipo parede e a abrir. Algum entendido pode ajudar?

Cumprimentos,
Paulo Vides

Boas Amigo.
Talvez seija sintomas de fadiga muscular...excesso de treino.
Como deves calcular os musculos demoram o seu trempo a recuperar, e por norma a pulsação tem dificultade em subir por isso um
bom treino de recuperação, sempre a seguir a um treino mais puxado.
Se hoje fazer umas series amanha tens de fazer um treino de recuperação.
Calem-me se disse alguma asneira.

Abraço e bons treinos
 

Fourmag

Member
Boas,

Obrigado a todos pela vossa opinião. Quanto ao overtraining não deve ser porque continuo com força e sinto-me bastante bem. (nestes últimos dias nem por isso devido a uma virose que ainda me está a impedir de treinar). Tento gerir os treinos da melhor forma e evito treinos de força depois das séries de corrida, às quartas e sábados. Noto que fico desgastado nos treinos de rolo mas apenas quando faço séries, geralmente treinos de 45 a 60 minutos. Penso que será mais como diz o colega Marco Nunes. Penso nos próximos tempos fazer exames e o ideal é aquele que fazem os atletas num centro de medicina desportiva mas sei que ficam caros. Vou procurar uma clínica que tenha acordo com médis e se alguém souber que avise.

Cumprimentos,
Paulo Vides
 

sporting

New Member
Boa tarde,
como ja foi referido e bém, a Fm teórica, é teórica.
como tal nao pode funcionar para todas da mesma forma.
se estiveres em boa forma e fores um "atleta de toda a vida", é normal que o teu pulso demore mais do que é normal para subir.(o teu coração para bomber x litros de sangue não percisa de bater tantas vezes, tem a ver com o diametro dos ventriculos, qt mais largos melhores, menos bate menos te cansas).
agora tb pode acontecer de nao estares assim também como penses e nao conseguires chegar à tua fcmax teorica, porque entras em défice e atinges o teu esforço máximo antes do TEORICAMENTE PREVISTO.
 
Last edited:

Erdna

New Member
Existe uma regra básica para calcular a pulsação máxima, que é 208-(0,7 X idade).

Não e muito fiavel esse metedo, pode não ser assim como diz á muitos casos que é assim, no meu caso não e aplicavel....
Posso não ter feito testes para ver FC maximo, mas vendo no pulsometro, sei como é os limites....até posso estar errado...
 
Como já muitos aqui disseram a formula teórica de calculo da pulsação máxima é mesmo isso, teórica, agora se te sentes bem e com força quer dizer que é mesmo o treino a fazer efeito e estás a ficar numa boa forma. Com o que aqui disseste se eu fosse não a ti me chateava porque deve estar tudo bem!

cumps e até ao Jamor
 

rvintem

New Member
Penso que pode ser uma questão de fadiga muscular específica, também tenho o mesmo problema...

A corrida estimula muitos grupos musculares e obriga a um esforço cardiovascular intenso mas "dividido" por todos esses grupos...assim na corrida a frequência cardíaca chega logo a valores mais altos. No entanto, tudo o que seja mais de 92-95% da FCM teórica já é um esforço muito difícil de alcançar...por exemplo também tenho 32 anos, com freq. repouso 42bpm, e a correr quando chego aos 180bpm já vou todo roto e não aguento muito tempo...o limiar anaeróbio deve andar pelas 168-171bpm. Longe das 188 teóricas...

Antes de fazer corrida um pouco mais a sério, e mesmo quando fazia BTT regularmente, quando pedalava conseguia chegar aos 170bpm e sentia aquele cansaço generalizado e também muscular, e sentia que ia em esforço mas controlado.

Agora, como não tenho treinado tanto BTT, quando chego às 160bpm já tenho as pernas a arder e não consigo manter o ritmo. Na última volta que dei raramente passava das 155bpm e no entanto andava sempre aflito das pernas. Mas ando com os mesmos tempos/potencia de antes...Penso que é mesmo uma questão de pior preparação muscular em relação à preparação cardiovascular em geral, que desenvolveu com a corrida.

Em resumo acho que a diferença vem daí...a corrida tem mais tendência para desenvolver a logo a parte cardiovascular genérica, mas para o BTT tens de treinar muito a parte muscular, e só com ela bem desenvolvida é que começa a puxar a sério pela parte cardiovascular.

Pelo menos esta é a minha experiência, que só senti depois de começar a misturar corrida e BTT...
 

Fourmag

Member
Boas,

Tem uma certa lógica aquilo que dizes. No entanto, no btt sinto-me muito bem e inclusivamente em Dezembro, penso eu, no passeio de Lousda fiz o 18.º melhor tempo e em Penafiel o 11.º. Admito que nesta última sofri bastante mas furei logo nos primeiros metros e forcei bastante o andamento para conseguir apanhar novamente o resto do pessoal.
No atletismo, sendo a modalidade praticamente nova para mim e bastante dura estou a ser acompanhado por um dos melhores treinadores e especialistas na matéria, um ex. campeão e ex. atleta olímpico.
Agora estou parado graças a uma virose que me obriga a tomar antibióticos e estar parardo quase à uma semana. Espero voltar aos treinos e fazer mais testes quanto à minha ppm máxima. Alguém conhece algum teste que poderá ser feito na bike de forma a poder determinar a freq. cardíaca máx. que seja fiável? Ou esse teste só poderá ser realizado em laboratório?

Paulo Vides
 

rvintem

New Member
Penso que isso reforça o que digo...se te sentes bem no BTT e inclusivé fazes bons tempos, porque é que não consegues fazer melhor ainda? Ou porque tens fadiga muscular (as pernas não deixam) ou porque estas no limite a nível cardiovascular (respiração ofegante, esforço, etc)...se as pulsações não são assim tão altas no esforço máximo, provavelmente será pela fadiga muscular das pernas...

Ou seja, talvez tenhas já uma boa preparação cardiovascular mas precises de trabalhar mais na parte muscular das pernas (quadriceps e afins)...mas se souberes como diz-me ;)

Já agora no atletismo como andam os teus tempos? 4min/km, 4m30?
 
V

vader

Guest
O teu coração está numa boa forma (treino de resistencia e endurance), tudo resto......treina mais.e, MELHOR !
Dito de outra forma ,neste momento, tens coração a mais ,para as pernas que tens !!!
Tens uma optima base de trabalho para evoluires a olhos vistos .
Como disse em cima treina mais e MELHOR .
 

Fourmag

Member
Boas,

rvintem, os tempos no atletismo estão a melhorar e nas séries de 1000mt faço-as para 3m14. Em prova ainda não consigo este ritmo, claro mas o objectivo é este. Fiz os 10km de Gaia em 37minutos e espero no proximo ano estar abaixo dos 35 nos 10km. Parece pouco mas não é. Evoluí muito rápido até um certo ponto mas depois demora bastante e para tirar uns segundos aos 1000mt é complicadíssimo. E repara que faço corrida 6 dias por semana e séries curtas à 4.ª e longas ao sábado.
Vader, o objectivo é melhorar e treino para isso. Mas também tenho a consciência que se abusar depressa caio no overtraining e acredita que não é fácil trabalhar 8/9h por dia e ainda treinar bike e corrida. Acho que precisava de um plano de treinos para o rolo/bike. Para o atletismo já tenho e é revisto semanalmente(conforme o cansaço) mas falta para o rolo/bike. Tenho a certeza que com um plano a evolução seria outra,como no atletismo, mas encontrar alguém que treine esta vertente de forma gratuita é quase impossível. Já contactei alguns mas pedem logo € e não fica assim tão barato. Já não chega o facto de o Duatlo/triatlo ser um desporto caro, (roupa, calçado, fato, inscrições) as provas são quase todas (80%) a mais de 300 km e os apoios são praticamente inexistentes.

Paulo Vides
 

aag

New Member
Companheiro,

Eu se estivesse no teu caso faria um teste máximo para averiguar se esses valores sobem ou não.
Em subida, depois de previo aquecimento faz um sprint de 1km, qd digo sprint é mm ao máximo, regista o valor maximo atingido na subida e apartir daí regula-te por esse valor, essa será de certeza a tua Fcmáxima real. Não te esqueças de no final fazer uma boa recuperação. De certeza que durante este teste esse valor vai subir para alem dos 160bpm... se isso não acontecer, preocupa-te em fazer uma semana de recuperação pois de certeza que alguma coisa não está bem...
Tenta fazer nas 48h anteriores ao teste 1 recuperação activa e um dia de descanso fora da bike.
Abç e da feedback's
 

Fourmag

Member
Ok. Agora só tenho que recuperar desta maldita virose. Fui hoje ouvir uma segunda opinião e pelos vistos já poderia estar recuperado se o médico (primeiro) tivesse receitado um antibiótico. Tomei-o logo de manhã, junto com outros, e as melhoras já são notórias. Vamos ver quando estou pronto para treinar. O Jamor está à porta e convém estar 100% recuperado. De certeza que já não irei estar na melhor forma mas enfim.
No último, em Outubro, fiz o 55.º absolutol e o 39.º sénior. Tenho a certeza que neste iria fazer melhor mas agora tenho as minhas dúvidas.

Paulo Vides
 
V

vader

Guest
Para teres uma noção do que custa evoluir vai ao YOUTUBE e vê os treinos em rolos do Vitor Gamito, depois podes ficar com uma noçâo do que se tem de treinar e não descansar para se atingir o tal overtraining.

BONS TREINOS.
 

rvintem

New Member
Fourmag isso é o que eu pensava, 4min/km ou menos é óptimo...até estava a ser conservativo nos tempos...são tempos excelentes, e que garantem que tens de certeza uma óptima capacidade cardiovascular! Provavelmente mais coração e pulmões do que pernas que na BTT são 90% do trabalho...talvez essa a razão para não conseguires subir tanto a frequência cardíaca. Com uns bons treinos específicos de endurance muscular és capaz de andar ainda bem mais rápido!
Bons treinos ;)
 
Top