Quem é que fica sensibilizado com os incêndios em Portugal?

telmo gomes 23

New Member
Digam neste tópico o que tem a dizer sobre os incêndios em Portugal!
Coloquem fotos, vídeos e digam o que tem a dizer sobre estes acidentes….:fpalm:

 

NSilvaXP

New Member
São uma catástrofe!
Ainda mais quando se consegue perceber, claramente, que muitos são provocados por bestas que insistem em atirar a beata do cigarro janela fora para não sujar o cinzeiro do carro!

Muito há ainda a dizer, mas deixo outro continuar.
 

bruno Duque

New Member
muito mau. muitas vezes aki em Fátima, custame pedalar em sitios queimados. Nao se houve "bicharada" nem o vento a passar nas arvores, so o barulhos das minhas crossmax slr.
Custame muito e quem os ateia deva ter vergonha. como diz o WENNING 1982, so me apetece dizer -------
 

Madman

New Member
a mim só me apetece dizer asneiras....

2x
Por vezes fico com o "ditador mode" activo!!
Por mim, pegava nos anormais que fazem isso e juntava-os a fogueira, como é claro todos aqueles que fazem sem querer a esses queimava apenas os cabelos do c*...e dois pares de estalos vah!!!
 

Giro

New Member
Acho que todos os bttistas ficam, afinal não é nada bonito andar no meio de uma "paisagem" queimada...
 

cokenim

Member
Giro será mesmo?Será que os animais que abandonam todo o tipo de lixo se importam com os incêndios?Afinal acaba por limpar a porcaria que eles fazem!
 

NSilvaXP

New Member
Esse, Coke, é outro problema - que se relaciona com o primeiro pois o lixo pode provocar incêndios!
No entanto estamos a falar doutro tipo da mesma família de bestas.
De certeza que em casa deles não atiram todo o tipo de porcarias para o chão... ou se calhar...
 

cokenim

Member
Eu acredito que negligência humana, e malucos a atear fogos é uma pequena percentagem. Comparado com os interesses económicos e mafiosos que por este pais existe.Há muito investimento privado feito em aeronaves para combate a incêndios.Apagar fogo tornou-se negócio.E para isso é preciso ateá-lo. Ninguém me convence do contrário.Eu não acredito que sejam ovnis que andam por ai a largar bombas incendiárias,como já vi relatos.
 

Ferrugem

New Member
Aqui perto, no concelho de albergaria- a- velha já ardeu muito, agora anda arder no estaleiro da biomassa de madeira na zona industrial de albergaria pelo o que diseram vai demorar muito apagar, deu no jornal da noite.
Desejo a todos os bombeiros força e coragem
 

Gun_Hugo_Dale

New Member
http://economico.sapo.pt/noticias/morreu-um-bombeiro-em-s-pedro-do-sul_96551.html

Hoje, um bombeiro de Alcobaça, faleceu, conforme está no link acima mencionado.
Pobre coitado, a servir Portugal e demais colegas de profissão, acabou por falecer, e outro colega dele, ficou gravemente ferido, até ardeu um camião dos Bombeiros, só Deus sabe quem faz isto, e com sorte, pode ser que os culpados sejam todos descobertos e se faça justiça!!!

Ainda ontem, estive no Distrito de Aveiro, e o fogo andava a cerca de 10/15km de distância, isto se for em linha recta, porque via-se muito perto!! e para os lados de Viseu, conforme tem mostrado nas noticias, ainda pior, cerca de 300km arderam e continuam...
Os carros parados, fosse onde fosse, ficaram todos carregados de cinza

Como diz o Coke, isto tem a ver com negócios, tambem acredito nisso, alguns empresários tentam comprar terrenos, o dono não quer vender, então toma lá disto...arranjam alguem que faça o serviço por eles, pagam-lhes e ateiam o fogo, malditos...!!!
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiros

Se há coisa que me revolta são os incêndios.

Se uma pequena percentagem ocorre por "causas naturais" ou "acidente", a grande maioria ocorre por "negligência" ou pelo simples pirómano/incendiário/criminoso/assassino.

Vi algures nas notícias, que a PJ tinha apanhado dois "suspeitos" de causarem inúmeros incêndios.

Na minha opinião, acho que só são contabilizados os "suspeitos" que são de facto detidos pelas forças da lei (PJ/PSP/GNR), porque se for a população a apanhar um ANIMAL desses, acho que o gajo vai parar direitinho ao churrasco.

Não sou gajo de fomentar a violência, mas se um gajo desses for parar ao churrasco acho que todos ficamos a ganhar.

Quanto aos bombeiros...

Esses desgraçados que correm riscos desmesurados e muitas das vezes os pagam com a vida.

Esses desgraçados, se lhes "arder" uma viatura, têm que fazer um peditório para comprar outra.

Esses desgraçados, na sua grande maioria voluntários.

Esses desgraçados que merecem todo o nosso apoio e respeito, e que muitas vezes são mal tratados pelos nossos "governantes" e até mesmo pela população.

Força para os bombeiros e "churrasco" para os "OUTROS".

Um abraço

NY

ny
 
Boas

Cada vez que um pirómano é apanhado, o castigo deveria ser de tal maneira pesado Ex: (andar a limpar as matas por eles queimadas desde as 8 da manhã até ás 8H00 da noite e além da alimentação terem direito a 1 um litro de água (sÓ um) para beber duranta a tarefa,

Talvez os incêndios reduzisem a 1/3, porque nem todos são provocados por malvadez.
 

cokenim

Member
Escandaloso é estes crimes e outros ainda mais graves, terem leis tão benevolentes e um sistema judicial podre.Ainda a semana passada,foi noticia na comunicação social que um individuo que está em prisão preventiva por ter Morto um segurança de uma estação de serviço ao ser surpreendido em flagrante em pleno assalto irá ser posto em liberdade.Atingiu o limite da prisão preventiva.Com os incendiários é a mesma coisa.Mas a culpa é da sociedade que quando chega as eleições limita-se a seguir uma cor partidária eternamente,sem ligar ao seu programa eleitoral.Programa esse que contempla estas benesses para os criminosos.Não esquecer que os criminosos também votam dentro das prisões.E os políticos procuram esses votos.Enquanto a nossa podre classe politica está a legislar com todas as mordomias os desgraçados dos bombeiros lutam no inferno dos incêndios.
 

debil

Member
Boas pessoal hoje fui fazer um pequeno treino e resolvi subir ao alto da Srªdo Minho em Viana do Castelo e o meu espanto foi que a paisagem que vi numa visita minha a quinze dias atraz já não hesistia.Estava tudo queimado.Lá no alto para qualquer lado que se olha só se vê fumo a levantar do solo.
Ontem tambem fui a serra de Arga dar um passeio de carro e encontrei o mesmo panorama.UMA TRISTEZA.
Tambem não sou do tipo de fazer justiça pelas proprias mãos mas acho que as leis relativas a este tipo de crime são muito brandas.Para estes casos pedia-se um pouco de salazarismo nas leis e tal como já foi dito em cima um churrasco de vez em quando em que o protagonista era o incendiario talvez deixa-se os outros pensar duas vezes.
Força para os bombeiros que muitas vezes não podem fazer nada pois os acessos as vezes são impossiveis e eles limitam-se a proteger as casa.
Tambem já ouvi um comentario e que concordo plenamente que o estado devia adaptar os submarinos que comprou para combate aos incendios pois aqueles milhões de euros dever servir para alguma coisa não?
Bem malta havia muito para dizer sobre este assunto mas fica apenas aqui este meu humilde relato.
Sempre que arde uns simples metros de floresta ,Pinhal ou Eucaliptal morre sempre um pouco da humanidade e esses criminosos não percebem isso,todo o sistema é afectado.

Abraço a todos.

debil
 

Gun_Hugo_Dale

New Member
Mais um bombeiro, neste caso, uma menina, uma jovem, de 21 anos de idade, faleceu, vitima ficou carbonizada

Os bombeiros foram rodeados pelo fogo, devido ao vento que mudou e não conseguiram, um dos feridos, ficou com 60% do corpo queimado.
Nossa Sr.ª o consiga proteger, a ver se fica bom...

As minhas condolências e de todos nós á familia da jovem, de Gondomar.

Ao pessoal, cuidado para quem anda nesses trilhos da zona do Peneda Gerês, Braga, S. João da Madeira, etc...olhos abertos!!!
 

lobo solitario

New Member
Como herdeiro de 2-3 ha de terra minhota poderei ter uma visão diferente das até agora expressas.
1- Qualquer minhoto "normal" que optasse, como eu fiz, por florestar esta área escolheria plantar eucalipto ou pinheiro bravo. Dentro de alguns anos (não muitos) poderia ganhar uma nota. O problema é que quando os romanos por aqui andavam a coordenar a construção das suas redes viárias, algumas das quais ainda nos deliciam, a floresta era essencialmente uma fagossilva. A espécie dominante era o carvalho alvarinho e, nas terras mais altas, o carvalho negral. O carvalho é uma espécie que cresce devagar e que não suscita grande apreço pelas gentes aqui da terra. Tivesse eu plantado eucalipto e o povo diria: "Muito bem. O Sotôr tem aqui uma bela bouça, um bom dinheirinho". Tivesse sido o pinheiro o escolhido, essa gente diria: "Caramba que o Sotôr vai tirar daqui umas belas traves". Como optei por carvalho como espécie dominante pois achei que era a que faria sentido, o povo pergunta ao meu vizinho: "O tipo não quer vender esta lenha? Fazia aqui um belo monte de canhotas pró lume". É evidente que eu não conto com a minha pequena floresta para subsistir mas, se precisasse, iria tentar encontrar um equilíbrio entre o número de espécies resinosas e o meu caro carvalho alvarinho. A ganância (ou necessidade desesperada??) leva a que montanhas inteiras sejam transformadas em monoculturas de eucalipto. Ainda há pouco tempo atrás passei pela zona de Águeda e fiquei desolado pela extensão do eucaliptal. Esta estratégia de alterar o que a natureza seleccionou como a solução viável (incêndios sempre os houve, mesmo antes do Homem saber fazer fogo) não é nova. Os compêndios de História do tempo da outra senhora já aplaudiam a iniciativa de D. Dinis na zona de Leiria. O problema de plantar fósforos é que tanto se pode fazer bom dinheiro como, de um dia para o outro, podemos ficar mais pobres. Ao contrário de uma floresta endógena, de predomínio de caducifólias, esta monocultura não sustém grande variedade animal ou permite o crescimento de outras árvores. Pior que o eucalipto só mesmo as exóticas invasoras que nem valor comercial possuem: acácias, ailantus e robínias. Pode ser que, a esta hora, o que vi para essas bandas de Águeda esteja pintado de negro.
2- Qualquer tipo "normal" que tivesse uma vida financeira confortável estaria, neste momento, a passear nalguma praia, a frequentar alguma esplanada ou a visitar uma qualquer atracção turística no mundo em vez de se entreter a partir as costas a limpar a sua pequena floresta de estimação. As silvas não dão tréguas, a erva seca poderia dar pelos queixos se a deixássemos descansada e os fetos estariam certamente a invadir todo o terreno. Mesmo de menor capacidade combustível, mesmo os carvalhos, castanheiros, amieiros, bétulas e árvores de fruto ardem se existe mato para causar a sua ignição. Os meus vizinhos devem achar-me ainda mais louco ao ver-me dia após dia a lutar contra essa fúria vegetal. Pensarão: "Se tivesse posto eucalipto não estaria para aí feito maluquinho a lutar contra as silvas". De facto, o meu investimento é a mais longo prazo. Espero que, quando as minhas jovens árvores cresçam, façam um ensombramento adequado de modo a atrasar o crescimento das espécies mais rasteiras. Enquanto esse dia não chega, resta-me partir o corpo. No entanto, esse dia poderá não chegar se algum fogo visitar algum vizinho que prefira eucalipto ou pinheiro e se descuide na limpeza da sua mata. O Gerês é um exemplo dessa situação. Anos consecutivos de fogos eliminaram as árvores grandes e a terra foi povoada por espécies rasteiras, vulgo mato (urze, carqueja, tojo, codeços, giestas, o número é enorme). Sempre que pegam fogo não há grande coisa a fazer. O problema é que ajudam esse fogo a chegar junto da pouca floresta que ainda existe e a matá-la definitivamente. Reflorestar? Porque não o fazem? E, se o fazem, porque põem lá pinheiro?
Apesar de "anormal" acho que, enquanto se preferir os 3% do PIB a uma floresta saudável, será difícil não ter fogos. Enquanto as actividades de silvicultura se limitarem à plantação e descuidarem a manutenção, não há saída possível. Enquanto o povo acha que o monte comunitário deverá ter erva para os cavalos, as vacas e as cabras e, periodicamente, chegar o fogo ao mato, não teremos floresta. Enquanto o povo português se limitar a atirar as culpas aos outros continuaremos a ter incêndios. Enquanto o povo português não pensar com o cérebro e, apenas com o coração e a algibeira, o país continuará a arder. Felizmente, dentro em pouco tempo, os incêndios deixarão de me causar tanta angústia pois não haverá mais nada de valioso para arder.
 
Top