Quantificação de leve?

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Viva pessoal,

Já que a unidade principal desta secção é o grama, e a propósito do que tenho visto por aqui recentemente, interrogo-me, o que é que leve?

Como é que quantificamos leve, no que concerne às bikes, de um ponto de vista claro está, de weight-weenie ?

Uma HT com 12500g é leve? e uma FS com 12500g ?

É seguramente algo muito relativo, e que varia conforme o propósito do equipamento, se calhar 15Kg é leve para uma bike de FR ou DH, mas para uma bike de XC não será seguramente.

Gostava portanto de saber se na vossa opinião existem alguns valores de peso, que se possam extrapolar como valores mínimos para passar à classe "leve" no propósito em que a bicicleta ou o componente se insere.

Eu tenho alguns valores em mente, mas para já prefiro receber algumas opiniões sobre o assunto, e exprimir o meu bitaite depois :wink:

8)
 

350plus

New Member
Ora para mim seria um coisa do género:

Valores Conservadores:

Hardtail <10 000 g
FS (Maratonas) <12 000 g
FS (Enduro/All mountain) <14 000 g
DH <16 000 g

Valores Completamente WW:

Hardtail <8000 g
FS (Maratonas) <10000 g
FS (Enduro/All mountain) Nem pensem nisso
DH Nem pensem nisso 2x :twisted:
 

crosseiro

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Actualmente o mais leve em HT, eficiente, ronda os 8800gr. Menos são bikes frágeis com material duvidoso para fazer 80km de pedra, lama e companhia.
No WW a preocupação é unicamente o peso independentemente da sua utilização.
Nas provas as HT de topo andam pelos 9 a 9.5kg.
já se imaginaram a fazer trilhos romanos com lama durante 50km com uma bike de 6kg, com Dura-ace como desviador traseiro!!!?
 

card050

Member
Re: Quantificação de leve?

HT: 10kg
FS: 11kg
Já considero isto uma bike leve...
Para ser uma bike MESMO leve... é tirar meio quilo a cada uma! :p
 

Polegar

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card050 said:
HT: 10kg
FS: 11.5kg
Já considero isto uma bike leve...
Para ser uma bike MESMO leve... é tirar meio quilo a cada uma! :p
concordo apesar de a minha com esses pesos já não ser levezinha :mrgreen:
 

skareb

Member
Para mim é assim:

cruza said:
Hardtail 9 500 g
FS (Maratonas) 11 000 g

Menos do que isto já é desafiar muito a fiabilidade e resistência dos materias, não quer dizer que não aguentem mas.....há excepções
 
HT: 9,5»10,5
FS:10,5»11,5

Quando a minha FS estiver abaixo dos 11 e meio já posso dizer que está leve :mrgreen:
 

Nuno Prazeres

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Humilde opinião:

Realmente Leve (para tamanho L):
HT: 10 kg
FS: 11 kg

Meio kg a menos para cada uma no caso de WW abonados $$$ que ainda assim dão às suas montadas algo próximo do devido abuso.

Menos do que isso em trilhos dignos desse nome parece-me ficção. São bicicletas que se destinem a feiras, museus, garagens, etc...

Excepção das excepções, será uma bike para um pro da Taça do Mundo fazer apenas uma prova curta e não muito técnica, digo eu...

Refiro o tamanho L porque em alguns modelos a diferença do L para o S chega aos 300 e tai gramas o que para esta análise me parece um valor significativo.
 

Milhas_Rev

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Para mim penso que seria assim

Hardtail: 9.54 Kg
FS(cross-country/maratonas): 10.48 Kg
FS(enduro): 11.9Kg
DH: 17lg, pois tem de resistência mínima, pra quilo não partir nos drop, road gaps e afins...

A minha trek 4500 está com 13.48kg :mrgreen:, "só" :ideia: faltam reduzir cerca de 3 kg para ficar leve :mrgreen:
 

Silvas

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Para mim seria

Hardtail: entre os 9Kg e os 10kg
FS(cross-country/maratonas): entre os 10,5Kg e os 11,5kg
FS(enduro): entre 12Kg e os 13kg
DH: entre os 17kg e os 18kg

Para mim estes pesos, dentro de cada categoria, são bastante bons.
 

nunoklein

New Member
Leve para pesar, só para ser leve, ou leve para andar regularmente?

Por exemplo, recentemente comprei um quadro de uma Trek 8500 de 2006, montei uma série de material que tinha, sem grandes preocupações quanto ao peso, suporte de garrafa, uns bons pneus, fitas anti-furo e ficou com 10.680Kg. Não é uma bike leve segundo as classificações anteriores. Mas se montar uns pneus e camaras de ar levezinhos tirar as fitas anti-furo, suporte de garrafa, conta quilómetros já fica leve, para pesar. Por isso acho que só nos pneus e camaras de ar ou liquidos anti furo dá para poupar muito peso o problema é depois.

Para mim a minha é leve no inico ficando gradualmente mais pesada com o correr dos quilómetros.
 

Vitorzip

Member
Creio que uma HardTail com menos de 10,5 kg deve ser considerada leve. Daí para menos, não será tanto a falta de fiabilidade mas sim a escolha de componentes em função da utilização e gosto de cada um. Por exemplo, uma bike que pese os 10kg com discos, passa logo a pesar 9,5kg se o proprietário gostar mais de usar V-Brakes. Existem alguns componentes que são muito leves mas perdem alguma fiabilidade, no entanto existem outros que são igualmente resistentes, com pesos-pluma. Daria um Off-Topic enorme...

Quanto á Fs de Xc, maratonas, um valor aceitavel são menos de 11,5kg.

A bike de enduro, All-Mountain, com 13kg é optimo.

Uma bike de Fr com 15 é muito leve, embora as montagens sejam muito subjectivas.

Uma de DH com menos de 18 kg entra imediatamente na minha tabela pessoal de "bikes leves"...
 

Polegar

Active Member
Vitorzip said:
Creio que uma HardTail com menos de 10,5 kg deve ser considerada leve. Daí para menos, não será tanto a falta de fiabilidade mas sim a escolha de componentes em função da utilização e gosto de cada um. Por exemplo, uma bike que pese os 10kg com discos, passa logo a pesar 9,5kg se o proprietário gostar mais de usar V-Brakes. Existem alguns componentes que são muito leves mas perdem alguma fiabilidade, no entanto existem outros que são igualmente resistentes, com pesos-pluma. Daria um Off-Topic enorme...

Quanto á Fs de Xc, maratonas, um valor aceitavel são menos de 11,5kg.

A bike de enduro, All-Mountain, com 13kg é optimo.

Uma bike de Fr com 15 é muito leve, embora as montagens sejam muito subjectivas.

Uma de DH com menos de 18 kg entra imediatamente na minha tabela pessoal de "bikes leves"...

Com esta "teoria" a minha menina vai passar para as leves acho eu :mrgreen: deve ficar ai perto dos 10,5 com discos :lol:
 

Nuno Prazeres

New Member
Vitorzip said:
Por exemplo, uma bike que pese os 10kg com discos, passa logo a pesar 9,5kg se o proprietário gostar mais de usar V-Brakes.
Cuidado... :)
Eu tenho V-brakes Avid SL com manípulos XTR e o conjunto pesa 550 gramas mais cerca de 50 a 100gr de cabo e bichas.
Admito contudo que existam combinações mais leves.

Já comprei entretanto um par de Maguras Marta SL para a nova bike e antes de cortar pesam menos de 700gr com tudo incluído.
Os Hope mini e os Avid ultimate devem andar perto.

Por outras palavras, actualmente a diferença dos dois sistemas (componentes de topo) dificilmente será superior a 200 gramas, digo eu...

Nas rodas, por teres V-Brakes o que ganhas no cubos depois perdes nos aros.
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
card050 said:
OH Ludos, e mandares aí o teu bitaite não? aaah e tal... depois digo! :p

Calma, eu vivo no Alentejo :mrgreen:

Para mim as bikes começam a ser leves quando

HT, com 100mm de curso, pesa menos que 10,5Kg
FS, com 100mm de curso, pesa menos que 11,5Kg
FS com 130, 140mm, pesa menos que 12,5Kg
 

ch0capic

New Member
A minha bike (FS) era leve... Mas agora pus-lhe o acessório obrigatório para Idanha (cágate cágate) e ficou com cerca de 11,600kg mesmo assim!!!!!

Agora a sério... Tenho visto que nisto dos pesos há duas vertentes... A do showoff (esses que metem dura-ace em BTTs) e a outra do pessoal que quer tirar peso à bike para que esta fique mais ágil e manobrável, acabando por trepar melhor. É claro que no primeiro caso roçam a estupidez acabando muitas vezes com bikes que não serão muito resistentes numa qualquer maratona...

Leve é uma bike que depois de muitos kilómetros ainda tens pernas para a fazer escalar uma inclinação... Por isso acho que o leve de uma bike depende muito da sua própria massa mas também e em maior parte das pernas que puxam por ela...

Um abraço, boas pUdaladas e até Idanha Cágate Cágate Powa!!!!!! :wink:
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
ch0capic, não me leves a mal, mas a questão que levantei foi quantificação de leve.

Uma quantificação nunca pode ser subjectiva pela perspectiva da capacidade das pernas que puxam pela massa em causa.
Só se houvesse algum tipo de proporcionalidade, como nos carros, peso da carroçaria <-> potência do motor, o que não é o caso porque todas as pessoas são diferentes.

Estamos portanto a falar exclusivamente das bicicletas, e a quantificação de leve das mesmas, segundo os padrões actuais.

Tens razão relativamente ao showoff, não especifiquei isso, mas quando abri o tópico estava a falar de quantificar o leve, dentro do razoável, sem recorrer a loucuras e materiais inseguros para a pratica de btt :wink:

Boas pedaladas.
 
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