Quando eu vejo, que há aí gajos pá.. Fico Chateado!

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
... é isso mesmo, quando eu vejo pá, que há aí gajos, pedalam pedalam. pedalam pedalam, e deitam as garrafas de água vazias e as embalagens de barras energéticas e gel vazias para o chão e poluem a natureza fico chateado, pois com certeza que fico chateado.

Julgava que o pessoal do btt era amigo do ambiente, todavia eu não sou ninguém para condenar as atitudes dos outros, eu não apanho o lixo que os outros deixam no chão, pode ser que a organização dos passeios e maratonas o faça quando forem tirar a marcação do percurso.

Ainda assim acho que devíamos tentar sensibilizar ainda mais o pessoal para esta questão, nos abastecimentos costumam estar baldes do lixo, e mesmo assim o pessoal deita as coisas para o chão, aí um gajo ainda pode dar o desconto de terem pressa, mas pronto....

Lembrem-se que se gostam de os trilhos que a natureza vos oferece, perservem a integridade do ambiente e enquanto puderem não poluam.

Boas pedaladas e pouca poluição.
 

sergiobtt

New Member
bem, Ludos, ontem fui pra lixeira, desculpa, serra de canelas em V.N.Gaia, o ppl dizia que tinha lá uns singles fixes e tal e coisa, toca a ir lá...
tirando o circuito onde supostamente (?!!?) se fazem os campeonatos, o resto é tudo do pior, então junto às estradas, nem sei como ninguem furou :roll: parece o "faroeste" do entulho...
Quanto aos singles, estavam mt cavados da àgua dos últimos temporais, deu pra andar de escorrega, hehehe
Enfim, quanto mais perto dos centros, pior..., la pra xima é qué fixe!
Comigo, o lixo vai sempre atrás (no camel)!!!
boas boltas,
SA
 

turtle

New Member
estes topico ate parece que vem de proposito do que me aconteceu este sabado...

garrafas e objectos maiores nao mas os papeizitos das barras energeticas apanhei aos montes espalhados por alguns sitios em que passei enquanto andavamos a caça de fotos...

tb sou a favor da limpeza junto da natureza e nem me venham com a desculpa de que ao fim de muitos kms os papeis ja pesam toneladas que isso comigo nao pega....grrrrrr

caixotes para colocar lixo nao faltavam por isso a desculpa de falta de recipientes tb nao e valida....grrrrrr

resumindo...eu axo que nem pensam no que estao a fazer qd deitam o lixo para o xao...

sera que pensam que e biodegradavel????naaaaaaa.....desiludam-se desse pensamento e procurem o caixote do lixo mais proximo...

jinhos
fura-turtle-pink
 

Djinha

New Member
É verdade!!! fico furiosa quando vejo bttistas a jogar papeis e outros objectos poluentes para o chão ou para o mato :evil: :evil:

Talvez as organizações de passeios e maratonas tenham que passar a punir mais rigorosamente os infractores (muito embora seja muito dificil conseguir controlar quem joga lixo para o chão)....

...o melhor mesmo é manter os trilhos limpos :D

sejem limpos!!! :wink: :wink:
 

doc

Member
E não há necessidade, qual é o problema de carregar os papeis das barras :?: pesa assim tanto :?: Um lenço de papel ainda vai que não vá, já é mau mas pronto, como é biodegradável desfaz-se num mês, enquanto qualquer embalagem de plástico demora cerca de 50 anos a se desfazer (aprendi isto no zoomarine, muito informativo e interressante).
Será que não incomoda as pessoas que quando lá passarrem outra vez vejam as marcas que deixaram?
É tudo uma questão de civismo, se não jogamos os papeis no chão na nossa casa, porque é que temos que jogar onde pertence a todos?
Bem, as futuras gerações já vão estando melhores formadas que nós, eu já vou aprendendo a reciclar cenas com o meu puto de 5 anos (esse gajo aí ao lado com a caneca), pode ser que o ambiente se safe com eles :!:
 

Peso-Pluma

New Member
Pois ai está um assunto interessante.
Eu não é normal mandar papeis para o chão quer a fazer BTT quer fora do BTT, nos passeios da BTTour(em todos) é raro ver alguém a mandar papel de barras para o chão ou outra coisa qualquer, so se caiu e ele não deu por nada, eu geralmente quando vejo alguém a mandar algum papel de barra para o chão eu apanho e se ele vir melhor...(aqui só no btt).
Nas provas já é outra coisa, ai eu mando os papeis e garrafas para o chão pois no próprio sitio estão lá pessoas para apanhar..
Quanto às maratonas não faço a minima ideia.

abraços

peso-pluma
 

TheTraveler

Active Member
Infelizmente a mentalidade ainda é assim, tudo pró chão e prá rua.
Basta só ver os cinzeiros dos carros do pessoal que fuma, grande parte deles tão limpinhos porque a beata foi jogada pra fora que é pra não sujar lá dentro. Pelo que ouvi ontem a parte da beata demora só 300 anos a decompor, até que nem é muito. Com sorte desaparece logo graças ao incêndio que provocou quando caíu dentro da moita que tinhas uns pastos secos. Mas num país que voam beatas dos carros da polícia até que é normal... quem me dera ter tirado fotos a tempo quando vi essas situações, belo exemplo que eles dão (sem generalizar, como em tudo, há excepções).
Fico Fo**do com esta gente, dasse.
Aí pelos campos é normal a sujidade, já viram bem o peso de carregar o lixo atrás??? Principalmente das embalagens vazias que pesam muito mais quando vazias do que quando estavam cheias. Cenas cheias carregam tudo sem problemas, mas vazias é que não, só o trabalho que isso dá. É mais facil depois vir reclamar que o governo e as autarquias não tratam das limpezas dos percursos (e do país em geral).
Ainda ontem fui aos pontões da marina de Albufeira passear um pouco num suposto passeio romãntico que deixou de o ser devido á enorme quantidade de lixo existente por entre aquelas pedras. Os pescadores de domingo (amantes da natureza tal como alguns dos bttistas que provocaram esta thread) deixam lá o lixinho todo que tinham carregado cheio sem problemas nenhuns, vazio de volta é que não... só o peso até assusta.
E os cartuchos vazios das espingardas dos outros amantes da natureza que caçam aos domingos.
É tanta coisa que não dá pra falar de tudo, o webhost reclamava de excesso de tráfego :lol: .

Vá lá que ainda há os que conseguem reparar nestas coisas e começar threads destas para chamar um pouco a atenção do pessoal, é sempre bom falar disto. E, já que tamos numa boa onda e a falar da natureza dêem lá um cliquezinho aqui ---> e depois de novo no site que não custa nada, caridade grátis.


**Grande parte deste post foi escrito enquanto enquanto imitava um personagem do fernando rocha, o joãozinho. Para quem não se lembra é:
f**a-se ca**lho f**a-se, f**a-se ca**lho f**a-se, f**a-se ca**lho f**a-se, **
 

Navid Imani

New Member
Acreditam que este ano andei completamente perdido na Maratona
de Portalegre a partir do km 85, e só encontrei o caminho de novo
quando encontrei um rasto de lixo ! LOL !

Abraços !
 

Fireblade

New Member
Navid...LOL :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Bem,
Eu nao vou dizer que estou inocente,
Pois nao estou...
Ja mandei papeis para o chao...
Principalmente quando a pressa ERA muita...
Actualmente ja nao o faço :D
Felizmente claro...
Temos também de ver bem o que deitamos para o chao!!
Se for um simples papel como ja disseram antes,
este é biodegradavel, nao há problema nenhum,
agora se for papeis das barras e outras coisas isso ja nao!

É tudo uma questao de civismo,
civismo que devemos começar ja a transmitir aos mais novos,
Pois eles sao o futuro...sao os nossos futuros bttistas e cidadãos... :D

boas pedaladas e curvas....destas e das outras :wink:
 

Peso-Pluma

New Member
Navid havia uma parte da maratona de Portalegre em que as fitas já tinham desaparecido....e foi logo num 'cruzamento'...

abraços

peso-pluma
 

Paulo M

Member
Embora exista ainda muita gentinha aporcalhada a atirar tudo para o chão, penso que as mentalidades estão a mudar (pena ser muito lentamente). Hoje em dia algumas crianças ensiam os pais a não atirar papeis para o chão.
Cabe a nós dar-mos um pouco de educação a essa gente que pensa que podem sujar e deixar rasto (como as lesmas) onde quwer que vão.
Um abraço e pouca poluição.
 

bixo

New Member
Fireblade said:
Temos também de ver bem o que deitamos para o chao!!
Se for um simples papel como ja disseram antes,
este é biodegradavel, nao há problema nenhum,
agora se for papeis das barras e outras coisas isso ja nao!
Oi!
Fireblade penso que a questão não é o ser ou não biodegradavel, eu não curto ir a uma praia,trilho com lixo seja lá qual for.
Se nas nossas cassas não atiramos com o lixo para o chão, se não somos porcos etc...penso que ao ar livre a cena é a mesma, é por no caixote do lixo como em casa. O nosso planeta é a casa de todos nós, se todos fizermos a nossa parte contribuimos um pouco para uma casa mais limpa. :D
bjs
 

celkrad

New Member
Pois pois isto é sempre tudo mt bonito,
mas se todos em toda a parte do mundo decidissemos por ex. deitar para o chão um simples caraço de uva, já viram bem a quantidade de porcaria que se fazia em apenas uns minutinhos.
Não estou esento de culpas...mas fico mt chateado por certas mentalidades ainda existirem..o que me deixa mt triste.
Ainda bem que existem foruns que pelo menos nos deixam a pensar nem que seja 5 segundos...
proponho o seguinte...
quando lermos estas mensagens...respondermos em seguida, mais que não seja para mostrar-mos a nós próprios que não somos assim tão porcos...

abraços :twisted: :twisted:
 

forasteiro

New Member
Boas

Como estamos no início de um novo ano, deu-me para andar a remexer o baú e então encontrei estas fotos:

Isto acontece num trilho que eu muito utilizava, nas minhas voltas, que faz parte dos Caminhos de Fátima (Caminho do Tejo). Quem já fez este percurso, provavelmente já deve ter reparado nesta situação.

O lixo neste local era tanto, que levou a Autarquia, nesta caso a Junta de Freguesia, a colocar um recipiente e um aviso próprio, para que não deitassem o lixo no chão. :oops: :oops: :( :( :( [-X
imgp02273oy.jpg


Mas vá lá…desta vez os poluentes eram outros seres, que não os utilizadores de bicicleta. :lol: :lol: :lol: :roll:
imgp02304qz.jpg


BOMA ANO A TODOS...e sem lixo
 

biculas

New Member
Pois é, os porcos não estão em extinção, há aí muitos que andam de bicicleta e tudo. E não é só nos passeios de biciclçeta que se joga lixo para o chão, por exemplo o que me chocou um pouco, foi quando participei no raid de Monchique, por todo o percurso, vi muitas cameras de ar abandonadas, fura-se, troca-se e depois deixa-se a velha no local, uma autentica vergonha, ou será que a camera de ar estragada, pesa mais que a suplente?, e não foi só as camaras de ar, as garrafas de água de plástico, que eram oferecidas nos abastecimentos também eram atiradas para o chão. Cada vez há mais falta de civismo, é pena,porque a razão primordial do BTT é a contemplação da natureza, mas quem o pratica hoje em dia não pensa assim, só pensa na competição, e no peso a mais que carrega e que tem que se disfazer dele, é pena que se esteja a perder isso a favor do show-off e da competição. E mais não digo porque não vale a pena.
 
B

BeasT

Guest
TheTraveler said:
Kitos said:
:evil: Até fraldas já apanhei no meio do trilho... FRALDAS!!! :evil:
Chama-se a isso um trilho de m*rda :mrgreen:

lol :shock:

para ser honesto essas acçoes estao muito mais relacionadas com o ppl das maratonas/passeios/xc que nao passam sem o seu abastecimentozinho, e de referir que normalmente esse pessoal é mais velho que a media do resto dos praticantes, o que da que pensar....
 

fg

New Member
ó beast...

Por favor,serás capaz de explicar melhor essa tua teoria? Em que factos te baseias, fizeste algum estudo detalhado sobre o assunto? Conheces muita malta mais velha, do XC, passeios, maratonas que faça isso? Quantos? Quem?Quantas vezes? E os outros? Mais novos, do freeride, do pedestrianismo, da orientação, dos jipes, dos cavalos.... também fazem? Mais ou menos? Conheces também muita malta dessa? Conta aí ao pessoal? :roll:

É que isto de mandar bocas para o ar..... é fácil!
:evil:
Ficamos à espera da sustentação dessa teoria.
 
Top