Qual o modelo da minha bicicleta?

jncunha

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Boas!

Parece um pouco estúpido estar a perguntar isto sem vos motrar uma foto da bicicleta mas só hoje é que a vou buscar a uns arrumos onde ela já está parada há uns anitos. Foi comprada ainda a moeda não era o € e custou cerca de 100 contos na altura. É uma BH Jumper azul que tem os aros da roda a amarelo e os autocolantes da marca também na mesma cor. Quando a for buscar ao fim da tarde tiro uma foto do telemóvel e meto-a aqui para tentar obter alguma ajuda :).

Obrigado.


Abraço.
 

demorider

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Boas,

Não percebi a tua dúvida.. O titulo pergunta "qual o modelo da minha bike?", mas no teu post dizes que é uma bh jumper..

BH= marca
Jumper=modelo

Completando a informação, pela descrição que fizeste da bicicleta penso que seja uma bh jumper 400..

Será igual a esta?

 

jncunha

New Member
demorider said:
Boas,

Não percebi a tua dúvida.. O titulo pergunta "qual o modelo da minha bike?", mas no teu post dizes que é uma bh jumper..

BH= marca
Jumper=modelo

Completando a informação, pela descrição que fizeste da bicicleta penso que seja uma bh jumper 400..

Será igual a esta?

Sim, realmente a forma como me exprimi não foi a melhor :p. Andava era precisamente à procura da referencia do modelo. Essa 400 que mostras não é bem igual à minha. Os autocolantes são diferentes. No entanto tudo o resto é muito semelhante. Andei a pensar em comprar uma nova. Mas tenho-a parada e bem estimada. Acham que ainda devo apostar nela mais uns tempos?
 

DaProfezzur

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Depende das voltas que queres fazer, se é para andar pela cidade ou fazer estrada serve perfeitamente. Terra só para fazer estradões, mais do que isso não me fiava.
 

jncunha

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DaProfezzur said:
Depende das voltas que queres fazer, se é para andar pela cidade ou fazer estrada serve perfeitamente. Terra só para fazer estradões, mais do que isso não me fiava.

Na zona de Bragança cheguei a fazer alguns trilhos de terra mais complicados com ela. Desde descidas e subidas acentuadas para o rio Sabor a atravessar alguns pedaços de rio ainda com água sempre a pedalar. Lá me safei. Mas agora também tenho de concordar que já se passaram muitos anos e deve estar um chaço. Não me apetecia era já gastar dinheiro :p.
 

xmeiro

Member
Boas.

Essa bicicleta vai dar perfeitamente para veres se o bicho morde.
Anda com ela uns meses e se durante a época das chuvas tiveres na mesma pica para pegar nela e ir pedalar então aproveitas as promoções que há sempre pelo fim e inicio de ano e essa volta para a arrecadação. Se o bicho não pegar, então volta para a arrecadação na mesma.

Mas agora faz-lhe uma revisão - verifica o funcionamento de mudanças e travões e certifica-te de que está segura para andar.
A unica coisa em que talvez valha a pena gastar dinheiro no imediato será meter umas camaras de ar com gel. Se já as tiver o gel está mais que seco e inutilizado, se não tiver não há coisa pior que estar sempre a ter de reparar as camaras de ar.

A ideia de que essa bicicleta não servirá para mais do que estradões numa altura em que as aptidões do ciclista também não estarão apuradas a mim parece-me absurda.
Se estás neste momento a recomeçar vai sempre haver muita situação em que optarás por desmontar e a capacidade dessa BH será, pelo menos nos primeiros tempos, sempre superior à do ciclista.

Boas pedaladas.
 

jncunha

New Member
xmeiro said:
Boas.

Essa bicicleta vai dar perfeitamente para veres se o bicho morde.
Anda com ela uns meses e se durante a época das chuvas tiveres na mesma pica para pegar nela e ir pedalar então aproveitas as promoções que há sempre pelo fim e inicio de ano e essa volta para a arrecadação. Se o bicho não pegar, então volta para a arrecadação na mesma.

Mas agora faz-lhe uma revisão - verifica o funcionamento de mudanças e travões e certifica-te de que está segura para andar.
A unica coisa em que talvez valha a pena gastar dinheiro no imediato será meter umas camaras de ar com gel. Se já as tiver o gel está mais que seco e inutilizado, se não tiver não há coisa pior que estar sempre a ter de reparar as camaras de ar.

A ideia de que essa bicicleta não servirá para mais do que estradões numa altura em que as aptidões do ciclista também não estarão apuradas a mim parece-me absurda.
Se estás neste momento a recomeçar vai sempre haver muita situação em que optarás por desmontar e a capacidade dessa BH será, pelo menos nos primeiros tempos, sempre superior à do ciclista.

Boas pedaladas.

Obrigado pela dica! Tenho a ideia que o meu pai andou a fazer das dele com a bicicleta e lhe fez alguns upgrades (bons ou maus não sei). Com o tempo ele depois comprou a dele e a minha ficou mesmo parada. Ontem não tive oportunidade mas logo tiro umas fotos. Vou apostar em dar umas voltas com esta.
 

jncunha

New Member
Bem lá consegui tirar as fotos. Ao que parece, enquanto a bicicleta esteve parada, o meu pai ainda a foi cuidando antes de comprar uma para ele. Deixo aqui umas fotos para me dizerem alguma coisa sobre ela :p (o que não vale nada, o que pode sair, etc)...

















Um dos problemas que noto que tenho um pneu demasiado largo para aquela zona do meu quadro:




Peço desculpa pela qualidade das fotos mas foram tiradas na garagem com o iPhone :(...
 

ORANGE_77

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Caro JNCunha basta pores um selim mais moderno e uns pedais de encaixe que a bicicleta fica logo com um ar mais racing...:)

Para te iniciares na modalidade a bicicleta na minha opinião serve perfeitamente existem por aí no mercado bikes a 300 € e 400 € que são uns cangalhos portanto na minha opinião se o bicho pegar melhora pro enquanto vai andando com essa e a ideia que se trocar de bicicleta vais passar a andar como ó caraças não te convenças disso eu também pensava o mesmo quando troquei o meu cangalho berg trail rock 4.0 HD de 300 € por uma KTM Phinx 4.0 de 1700 € mas na realidade senão treinares as diferenças que vais notar são poucas...
 

DaProfezzur

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Até não está muito má. Qual a medida desse pneu traseiro? Se ficares com a roda meio empenada atrás isso vai começar a raspar no quadro.

Só tens de ter atenção com esses v-brakes, se acumularem sujidade vais deixar de travar.
 

jncunha

New Member
ORANGE_77 said:
Caro JNCunha basta pores um selim mais moderno e uns pedais de encaixe que a bicicleta fica logo com um ar mais racing...

Para te iniciares na modalidade a bicicleta na minha opinião serve perfeitamente existem por aí no mercado bikes a 300 € e 400 € que são uns cangalhos portanto na minha opinião se o bicho pegar melhora pro enquanto vai andando com essa e a ideia que se trocar de bicicleta vais passar a andar como ó caraças não te convenças disso eu também pensava o mesmo quando troquei o meu cangalho berg trail rock 4.0 HD de 300 € por uma KTM Phinx 4.0 de 1700 € mas na realidade senão treinares as diferenças que vais notar são poucas...

Já tinha pensado em arranjar um selim mais deportivo se bem que acho que quem vai sofrer as consquências disso sou eu :p. Quanto aos pedais não sei se me agrada por enquanto a ideia de comprar sapatos próprios e de ter os pés presos (pelo menos por enquanto). Se bem que eu não sei como é que eles funcionam exactamente.

Quanto à bicicleta, a ideia era mesmo essa. Começar a fazer uns km's valentes com esta e quando sentir necessidade de algo melhor aí invisto. Até lá compraria algumas coisas para esta para a tentar tornar melhorzinha. No entanto também não sei até que ponto vale a pena ir tendo ela os anos que tem (suspensão, rodas, etc).


DaProfezzur said:
Até não está muito má. Qual a medida desse pneu traseiro? Se ficares com a roda meio empenada atrás isso vai começar a raspar no quadro.

Só tens de ter atenção com esses v-brakes, se acumularem sujidade vais deixar de travar.

Não faço ideia da medida do pneu mas logo posso tentar verificar e deixo-a aqui. Relativamente aos travões, experimentei dar uma volta pequena com ela e parece-me que travam bem. Suponho que o meu pai tenha trocado os manípulos e os cabos de aço recentemente. Mais uma vez, nem tenho muito bem a certeza do que falo :p.
 
Last edited:

ORANGE_77

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Se estivesse-mos a falar de um quadro moderno uma boa base talvez valesse a pena o investimento julgo que não será o caso o quadro é de marca boa mas já esta desactualizado explore a bicicleta ao máximo o investimento que fizer faço apenas numa de manutenção caso os euros não abundem para novo investimento se fosse eu faria assim por exemplo os calços deixam de travar é trocar logo aliás que são baratos coisas do género, agora investir em suspensões e coisas do género julgo que não seja boa ideia..
 

jncunha

New Member
ORANGE_77 said:
Se estivesse-mos a falar de um quadro moderno uma boa base talvez valesse a pena o investimento julgo que não será o caso o quadro é de marca boa mas já esta desactualizado explore a bicicleta ao máximo o investimento que fizer faço apenas numa de manutenção caso os euros não abundem para novo investimento se fosse eu faria assim por exemplo os calços deixam de travar é trocar logo aliás que são baratos coisas do género, agora investir em suspensões e coisas do género julgo que não seja boa ideia..

Pois, também pensei logo no quadro. Sendo muito antigo achei que a base principal era muito má para se fazer qualquer tipo de upgrade mais complexo sem estamos a falar de coisas mais básicas como pneus, selim, etc.


[COLOR=#3E3E3E]gfrmartins[/COLOR] said:
Eu não gastava mais dinheiro com ela, ia poupando esse dinheiro para uma melhor.

Obrigado pela opinião! :)


Relativamente aos pneus, como posso saber a largura de pneu indicada para o quadro?
 

PRMPGomes

Member
Relativamente aos pneus, como posso saber a largura de pneu indicada para o quadro?

Normalmente está escrito na lateral.

Deves encontrar algo do género 26 x 1.5 ou 26 x 2.00

O segundo número é o que procuras.
 

coolmike

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o tamanho indicado para o quadro terá de ser por "tentativa erro", ou entao veres a medida da escora nesse sitio e comparares com a largura que é indicada nos pneus( 2.00 p/ex refere 2pol. que são cerca de 5cm)
 

PRMPGomes

Member
Peço desculpa pela minha resposta, percebi que o pretendido era o tamanho do pneu instalado (e já não consigo apagar o post).
 

Joseelias

Well-Known Member
Concordo com muito do que foi aqui dito.

Olhando ao desviador, essa bicicleta deve de andar por volta do ano 2000. 2001 o mais tardar a menos que tenha sofrido um upgrade nesse componente o que a tornará mais antiga.

Muito sinceramente não está assim tãããão distante de muitas bicicletas vendidas hoje em dia na casa dos 300 ou 400€. A principal diferença está que essa BH apenas permite ter travões v-brake contra os agora normais travões de disco, e a suspensão terá um curso mais curto que os 100mm ou até 120mm correntes. Deverá ter no máximo 80mm mas o mais provável é que tenha +-60mm. Por outro lado até deve de ser mais leve que muitas das bicicletas actuais nessa gama de preços.

O que essa bicicleta precisa é de uma boa revisão onde para além de limpar e lubrificar os cabos desviadores e corrente, se inclua limpar e colocar massa nos cubos e caixa de direcção, e dar o mesmo tratamento à suspensão para a tornar mais funcional.

Se ela está parada há muito tempo penso que trocares os calços dos travões não será má ideia pois podem estar ressequidos e isso compromete a travagem. Tens que ver também se os pneus não mostram sinais de ressequimento.

Com esse tratamento ficarás com uma bicicleta apta para fazeres Btt, não ao nível de competição mas para regressares à modalidade, ganhares forma e avaliares se vale a pena investir numa nova. E é minha opinião que depois de lhe fazeres a manutenção e afinação para tudo funcionar como deve de ser, se não te divertires com essa não te divertirás com outra mais cara.

Concordo que não vale a pena investires muito dinheiro nela para além da manutenção pois o quadro, pelas características que tem não é, nem virá a ser um clássico, nem a ser capaz de se transformar numa bicicleta verdadeiramente moderna.
 

jncunha

New Member
[COLOR=#3E3E3E]Joseelias[/COLOR] said:
Concordo com muito do que foi aqui dito.

Olhando ao desviador, essa bicicleta deve de andar por volta do ano 2000. 2001 o mais tardar a menos que tenha sofrido um upgrade nesse componente o que a tornará mais antiga.

Muito sinceramente não está assim tãããão distante de muitas bicicletas vendidas hoje em dia na casa dos 300 ou 400€. A principal diferença está que essa BH apenas permite ter travões v-brake contra os agora normais travões de disco, e a suspensão terá um curso mais curto que os 100mm ou até 120mm correntes. Deverá ter no máximo 80mm mas o mais provável é que tenha +-60mm. Por outro lado até deve de ser mais leve que muitas das bicicletas actuais nessa gama de preços.

O que essa bicicleta precisa é de uma boa revisão onde para além de limpar e lubrificar os cabos desviadores e corrente, se inclua limpar e colocar massa nos cubos e caixa de direcção, e dar o mesmo tratamento à suspensão para a tornar mais funcional.

Se ela está parada há muito tempo penso que trocares os calços dos travões não será má ideia pois podem estar ressequidos e isso compromete a travagem. Tens que ver também se os pneus não mostram sinais de ressequimento.

Com esse tratamento ficarás com uma bicicleta apta para fazeres Btt, não ao nível de competição mas para regressares à modalidade, ganhares forma e avaliares se vale a pena investir numa nova. E é minha opinião que depois de lhe fazeres a manutenção e afinação para tudo funcionar como deve de ser, se não te divertires com essa não te divertirás com outra mais cara.

Concordo que não vale a pena investires muito dinheiro nela para além da manutenção pois o quadro, pelas características que tem não é, nem virá a ser um clássico, nem a ser capaz de se transformar numa bicicleta verdadeiramente moderna.

Obrigado pela tua opinião.
Quanto ao desviador posso dar-te quase toda a certeza que foi trocado e que não é o original da bicicleta. Penso que quando foi comprada ainda não estávamos no ano 2000. As coisas que realmente mais me preocupam são os travões, os pneus, a suspensão e as mudanças que depois de entraram ficam sempre a fazer barulho.

Para fazer a manutenção dela teria de ser pelo Porto. Recomendam algum sítio? É que para além de lubrificação queria lavar todas as peças como deve de ser. Algumas coisas têm o que me parece ser resíduos de muitos anos de terra e outras coisas...

Pelo que começo a perceber, até agora só lhe mudaria:

- Travões (se necessário)
- Pneus para um tamanho menor para não roçar no quadro
- Selim
- Pedais (valeria a pena?)

Desde já muito obrigado pela vossa ajuda.


Abraço.
 
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