Quadro Scott Scale 50 2009 - Racha na testa do quadro

BNeto

New Member
Boa noite,

Necessito de uma ajuda,

No final da volta de BTT de Domingo dia 21 Fevereiro de 2010 quando limpava a bicicleta, reparei numa racha com 3mm comprimento na testa do quadro. O quadro em questão é da Scott (Scale 50). A bicicleta foi adquirida em Maio 2009.Tem 2090 km e o uso que lhe dou é o Cross Country. A pergunta que faço, é se devo-me preocupar com esta questão, ou é normal isto acontecer? Temo que com o tempo e o esforço a que o quadro é submetido que a racha vá ganhando mais comprimento. Necessito de uma opinião para o que devo fazer.


p2220008.jpg



p2220010.jpg



Obrigado,

B.Neto
 
Last edited:

BikeBrother

New Member
Normal não é. Até porque isso começa com uma pequena fissura hoje e amanha já não é bem assim.

No meu entender as garantias existem justamente para estes casos. Acho que deves dirigir-te á loja onde compras-te a bike e expor a tua situação, calmamente. Não aceites a versão "isso é normal", porque isso não é verdade.

Acho que também não vale apena ficares desanimado, porque estas coisas acontecem.

Espero ter ajudado em alguma coisa.
 

nirvugo

New Member
Boas,

Eu diria mesmo que se os tipos da loja forem simpaticos solicitam imediatamente a garantia desse quadro. O único problema que poderás ter é ficares sem o quadro uns tempos até vir o novo. Conheço um tipo que também partiu um (no último ano da garantia) e agora tem um scale novo.
Boas pedaladas.
 

Skinner

New Member
Infelizmente isso nao e nada normal e so tens uma opcao: accionar a garantia.

Daqui a uns tempos essa pequena fissura pode tornar-se bem maior e por em causa a tua seguranca! Nao brinques com isso e garantia com a bike!!
 
Boas

A minha bike é igual a essa, comprei-a em Setembro de 2009 e também já tem à volta dev 2000 Km's e até hoje não notei nada de anormal, mas eu no teu caso dirigia-me já à loja a fim de accionares a garantia (é para esssa situações que elas foram feitas). Concerteza que resolvem a situação.

Boas pedaladas
 

BNeto

New Member
Boa noite,

Obrigado pelas vossas opiniões,

Já contactei a loja que me vendeu a bicicleta. Só no sábado é que consigo passar por lá com a bicicleta, pois estou a morar longe. Vou ver no que isto vai dar. No que toca a garantias de equipamentos e especialmente em tempos de crise, acho que os fabricantes tentam de tudo para fugir a estes problemas. Estou um pouco receoso do desfecho que isto possa ter.

Um abraço,

B.Neto
 

agirão

New Member
Amigos!

Vão perdoar-me outra visão do problema!

Falou-se imediatamente em garantias! Temos de analisar as situações com tranquilidade e na óptica, também, do fabricante/vendedor!

O que vou afirmar não significa que seja o caso!

E se, ao levar uma caixa de direcção, ou rolamentos, houve alguma incúria, aliás muito normal nestas situações, e se forçou a entrada da caixa/ rolamento?

Penso que será interessante colocarmos todas as perspectivas!

Desejo que a situação se resolve sem que o proprietário da bike fique prejudicado, pois também sou comprador e, isso seria terrível!

Boa sorte com esse caso!
 

TiagoVarela

New Member
Provavelmente a garantia cobre! Penso que a Scott pela marca que é não irá colocar entraves à situação, a nao ser que tenhas mexido na bicicleta.

Boa sorte!
 

Marco Nunes

Active Member
As caixas de direcção são as de origem? Não foram mudadas? Pergunto isto porque é algo normal de se fazer e no mercado existem muitas medidas deste componente. Se são as de origem ou outras de diametro igual podemos partir do principio que o problema está em alguma deficiência na direção do quadro ou algum golpe mais brusco que podes não ter reparado e que essa zona não suportou. Mas partindo do principio que fazes uma utilização normal da bike, concordo em teres ido á loja e solicitar a garantia. Se tudo correr bem penso que a marca ou o fornecedor irá trocar o teuquadro por um novo. Espero que tudo corra bem pois ás vezes estas coisas de garantias ...... e cada loja é uma loja e tem um procedimento diferente de resolver assuntos deste género. Bom, mas acredito que procederão conforme normalidade e á troca do quadro.

Fica bem
 

BNeto

New Member
Boa noite,

A suspensão de origem, a Rock Shox Tora SL 100mm, foi substituida por uma Rock Shox Reba Race Dual Air Forks – Pushloc 2009 100mm Black. Este substituição foi efectuada em um representante oficial da Scott. Esta operação foi efectuada em agosto de 2009.

Cumprimentos,

BNeto
 

BNeto

New Member
A caixa de direcção é o que? O avanço? e o tubo que liga ao avanço que vem da suspensão? O avanço que tenho é de origem. A alteração que fiz foi na suspensão.

Obrigado,

BNeto
 

klaser

Well-Known Member
Caixa de direcção no caso são as peças que permitem a união da suspensão com o quadro,permitindo o movimento para os lados sem folgas,isso sem entrar em pormenores muito técnicos...mas se a alteração foi feita numa oficina autorizada e foi uma Reba 100mm,ou seja,não foi colocada uma suspensão com curso superior ao que o quadro permite,não vejo problemas...Mas o Agirão pode ter razão,mesmo numa casa oficial ao manipular a caixa de direcção pode-se fazer asneira.De qualquer maneira essa mesma casa tem de assumir as suas responsabilidades,só que às vezes quando não se vê as coisas na hora,depois todos fogem com o rabo à seringa...
 

oliana

Active Member
Boas.
A rachadela está num sítio muito crítico. Sujeita a anormes trepidações. Todo o peso do corpo é enviado para a frente da bike nas travagens. Nas descidas, essa zona está sujeita tambem a enorme esforço. É por esses motivos que essa zona é muito reforçada. As caixas de direção sofrem e muito. Convem resolver isso pois partir totalmente essa zona em andamento não é impossivel, colocando a tua saude em risco. Creio que a Scott não colocará problemas e acabará por trocar o quadro.

Boa sorte.
 

agirão

New Member
Por vezes, ao trocar a caixa de direcção, basta esta estar um pouco inclinada para se exercer uma pressão muito grande sobre a testa da bicicleta.Eu debato-me com um problema que é o seguinte: algumas oficinas têm uma ferramenta feita artesanalmente para colocar as caixas. Eu próprio tenho uma e reparo que é muito menos precisa a colocação da caixa com esta ferramenta do que um martelo pequeno a bater num pedaço de madeira em contraplacado marítimo.

Pode parecer um off-topic mas será uma pequena achega a estas situações que são muito mais vulgares do que imaginamos.

Quanto á estaladela, partilho da opinião de Klaser e de Oliana. Esta parte da bicicleta é bastante crítica e sujeita a forças que não sei definir mas que me preocupam. No entanto, a meu ver ( também não sou técnico ) parece-me estranho e não consigo visualizar um qualquer movimento que possa produzir esta rachadela.

Atrevia-me a aconselher-te enviares uma MP ao Jepas. Ele é muito sabedor, e de forma muito consciente, destas coisas e será uma informação muito importante.

Boa sorte na resolução deste problema!
 

BNeto

New Member
Boa noite,

Eu também não encontro razão para o quadro ter estalado. Não bati com a bicicleta naquela zona. Já cai com ela de lado e raspei as escoras. Sem querer já a deixei cair no chão, mas acho que não é razão para estalar o quadro. À pouco reparei que por baixo da racha, existe uma linha de deformação do quadro, como se a mostrar por onde irá continuar a racha da testa do quadro. Vou aguardar para falar com a loja. O que me deixe triste com a situação é que gosto imenso do quadro. A cor e o design é mesmo ao meu gosto.

Obrigado,

BNeto
 
Last edited:

Joao Narciso

New Member
Boas

Na minha opinião não é normal, é reparável para desenrascar antes de partir ... senão tivesse na garantia.

Estando na garantia, têm mais é que substituir por um novo, assistências e alterações feitas no representa-te..., isso nem tem discussão.


João Tavares
 
Boas amigo, não tenho a minima duvida, que a scott te trocará o quadro sem problema, o unico problema é que possivelmente não terás um igual porque eles já não devem ter nenhum.. ficarás com um de 2010.
Mesmo possivelmente que tenhas trocado componentes sem ser numa loja especializada desde que não tenhas alterado curso da suspensão etc.. a garantia do quadro mantem-se..
Boa sorte com tudo amigo.
Cumps..
 

fmateus

New Member
só têm é que te dar a GARANTIA, pagas a marca e depois béu béu?? Olha um colega meu aconteceu-lhe o mesmo, no mesmo sitio mas com uma bicicleta de estrada da decathlon, ao fim de 3 anos apareceu-lhe a rachadura e siga um quadro novo, do novo modelo, foi garantia na hora. Por isso a Scott só te tem de fazer o mesmo!! E digo-te já que a Decathlon ganhou muitos pontos comigo à pala da garantia do meu colega.

cumps
FMateus
 
Acredito que tenha sucesso junto á autorizada Scott, até porque a assistência técnica da Scott é uma das melhores (senão a melhor!) por essas bandas...acredito que por aí tb não deve mudar muito! Mas qualquer desfecho que venha a ter acredito que você deveria "condenar" esse quadro pois ele não vai te avisar quando estiver prestes a se partir...daí é acidente na certa!
 

BNeto

New Member
Boa tarde,

Já contactei a loja onde comprei a bicicleta e o ponto de situação é o seguinte:

Envei algumas imagens detalhadas da fissura na testa do quadro e do estado geral da bicicleta. A loja pediu-me o numero do quadro e o livro da garantia. Passado um dia ou dois eles contactaram-me a informar que falaram com a Scott e a garantia do quadro já foi accionada. A Scott em um prazo de 3 semanas vai enviar um quadro novo de 2009 para troca. Informaram-me que não aconselham a andar em zonas acidentadas com o quadro assim. Foi algum defeito de fabrico que fez o quadro rachar. Agora é esperar.

Um abraço,

BNeto
 
Top