Pura Desilusão e Confusão e Muitas Dúvidas

Ogait

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À meio ano sofri exactamente do mesmo problema que tu (tinha até 350€ para gastar, e não mais), por isso na altura comprei (novo) o melhor (ou menos mau, dependendo da perspectiva) que podia fazer com esse dinheiro.

Uma Berg Trail 4.0 modelo de 2012. Paguei 300€ na altura, na SZ hoje o modelo de 2013 custa 500€, cuja diferença são apenas o travões hidráulicos (que tens na Probike a 75€ da Avid).

http:// www.bergcycles.com /product/mountain/trail-enduro/trail-40 (tira os espaços)

Fiz 500 km na bicicleta até agora, e posso-te dizer que grande parte foi em percursos muito duros (gravilha, pedras, etc). A verdade é que tem aguentado bastante bem. Sinto-me naturalmente limitado quando vou a provas face aos outros concorrentes, mas dá para matar bem o bichinho.

A Rock Rider 5.3 que mostras parece-me muito má para o preço que custa. Não sou nenhum especialista mas parece-me ter demasiado equipamento de 2ª para o preço. Não te consigo apresentar sugestões, eu se fosse a ti, aproveitava por uma promoção qualquer (como a que eu fiz, que arranjei a bicla mais barata porque ia dar lugar à de 2013) ou comprava usado.
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Fica contudo o aviso. Se começares a gostar realmente "da coisa", vais gastar muito mais dinheiro do que pensas.

O dinheiro que eu entretanto já gastei foi em:

- Pedais de encaixe + sapatos (pelo menos 100€)
- Calções almofadados, jersey etc (pelo menos 30€)
- Queres BTT? Então tens de comprar cameras de dar e uma bomba como deve ser (20€).
- Gostas imenso de andar de bicla mas não sabes às quantas andas? Ciclo computador, 20€.
- Bidão/Suporte, 10€
- Capacete, 25€
- Se começares a fazer BTT como deve ser vais reparar que não ter discos mecânicos te vai fazer muita confusão, motivo pelo qual tenciono gastar 80€ (como te disse) num kit completo já sangrado (é só encaixar)

Conclusão, depois de isto tudo, em meio ano, praticamente não usei a bicla de 300€ (500 km não é nada), mas já gastei outros 300€. Não te quero desanimar, só não quero que depois fiques frustrado..

Isto é tudo preço de material ultra barato, mas dá para teres uma ideia.
 
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jayme

New Member
Olha que estás enganado, numa pesquisa rápida que fiz, na única coisa que a RR. 5.3 perde em relação a essa berg é não ter travões hidráulicos, de resto é superior por exemplo:
- suspensão srsuntour XCR (a berg tem a XCM que é inferior)
- transmissão sram x5 que é equivalente ao deore (a berg tem acera que é inferior)
 

Joseelias

Well-Known Member
O colega Ogait tem razão em relação aos acessórios.

Mas da lista que ele ali enumerou os absolutamente essenciais são o capacete, a grade e o bidão, a bomba e um câmara de ar e uma caixa de remendos pois por vezes podes furar os dois pneus, ou ter um segundo furo no passeio. Consegues isso por 50€ ou até menos.

Os altamente recomendáveis, são os calções almofadados e umas luvas que podem ficar por 25€ se comprares na Sport Zone. Aliás, há uns calções na SZ por +-19€ com um almofadado azul espesso que servem bastante bem. A licra não é da mais elástica mas desde que os vistas sem esticar o material à "maluca" são bons. Se não gostares de usar a licra podes sempre vestir uns calções normais por cima.

A partir daqui já começa a ser dispensável. Os jerseys podem ser giros e até práticos, mas uma t-shirt serve bem. O ciclocomputador dá-te umas noções sobre a tua forma fisica e evolução, mas se fores com amigos podes sempre no fim perguntar quanto quilómetros fizeram e em quanto tempo. Se andares na estrada sozinho basta saber quantos quilómetros percorreste (desde mapas de estradas até à internet consegues esses dados) e levares um relógio com cronómetro e ficas a saber o tempo e com umas contas, a média de velocidade. As luzes apenas se andares à noite, e tens que ver se a tua bicicleta tem reflectores pois vais querer evitar ser multado pela policia. E especialmente atropelado por um carro...

Os pedais e sapatos de encaixe são já para uma liga um bocado mais puxada e apenas para um futuro próximo. Nada para considerar já. Não apenas pelo preço mas porque exigem alguma experiência de Btt, e mesmo assim nem toda a gente se habitua a usar. É algo em que só deves de pensar se vieres a sentir essa falta, e não por influência de outros.

E acredita que no Btt a malta é bombardeada a torto e a direito pelo entusiasmo de outros e pela publicidade e novidades das marcas... Mais dificil que trepar certos trilhos é aguentar a pressão consumista deste desporto. :D

Por isso mantém a cabeça fria, não te desanimes e acredita que se não te divertires com uma bicicleta de 300€ não te ias divertir com uma de 3.000€. O material ajuda a praticar, mas o entusiasmo está dentro de ti.
 

Joseelias

Well-Known Member
Esqueci de mencionar os óculos. Na Decathlon têm uns que funcionam bem por 10€. Os óculos estão entre o equipamento essencial e o altamente recomendável. Eu não dispenso em absoluto pois em Btt podemos levar com um ramo na cara ao que somamos os insectos que também nos podem afectar na estrada. Mas há quem não use.
 

TLouro

Member
Boas Jonix,

Apesar de já estar quase tudo dito, aqui ficam os meus bitaites:

1- A diferença entre uma bike de "marca" e uma bike de marca "branca" é basicamente o quadro, porque os componentes principais têm as suas próprias marcas (p. ex: a transmissão shimano/sram, a suspensão suntour, os travões avid, etc) que acabam por ser as mesmas em todas as bikes. Por outro lado, a marca a "paga-se" e por regra para o mesmo preço, uma bike de "marca" vem pior equipada que uma bike de marca "branca".

2- De uma bike de hipermercado (de 100€) para a RR 5.3 tens uma diferença abismal em termos de fiabilidade. Da RR 5.3 para uma bike de 2000€ tens uma diferença abismal de peso (e da perfomance de alguns componentes), mas não tens uma diferença significativa de fiabilidade. Há cerca de 7 anos comprei uma bike por cerca de 450€ com equipamento equiparado à RR 5.3 (a suspensão também era uma XCR) e aquilo tem sido um tanque: pesado mas resistente! Mais por gosto do que por necessidade, os upgrades foram tantos que já não tenho nada de origem. Acabei por "remontar" a bike no estado quase original e continua a aguentar bem os passeios dominicais de BTT (a sério) de 50km.

3- Se fizeres a manutenção caseira (a limpeza assídua da transmissão e das bainhas da suspensão é fundamental) cujo custo é praticamente nulo, não é suposto teres que trocar material nos próximos 2000km. E quando tiveres que fazê-lo, se comprares na net e trocares em casa chegas a poupar 50% relativamente a uma loja convencional. Alguns números por alto: um pneu pode fazer 2000km atrás e bem mais à frente e custa na net a partir de 10€/12€ (p ex. schwalbe); um conjunto cassete/corrente pode durar 3000km e custa na net a partir de 25€ (p. ex. shimano Deore). Se comparares com custo anual de um ginásio, a bike sai bem mais barata...

4- O Ogait tocou num ponto importante: parecendo que não, o equipamento acessório (calções, capacete, luvas, etc) custa dinheiro... Claro que na SZ ou na Decathlon arranjas material relativamente em conta, mas comprar tudo de uma vez é puxado.

5- Estamos a entrar na época das promoções porque começam a surgir os modelos de 2014. Fica atento porque surgem negócios bem interessantes nesta altura. Experimenta também sites na net (p. ex probike, bikediscount, canyon) onde por vezes também tens bons negócios.

Em suma, desde que escolhas com cuidado, esse orçamento permite-te ter uma bike perfeitamente fiável. Claro que não vai ser leve e que a performance de alguns componentes não será espetacular, mas de certeza que não te vai deixar ficar mal!

Cumps

Edit: ainda não tinha visto os dois últimos posts do companheiro Joseelias que subscrevo em absoluto!
 
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Miguel79

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Eu avançava para a 5.3,já é uma boa bicicleta e já vai dar para fazer o bichinho crescer ainda mais!!!
Depois com o tempo e conforme as possibilidades vais metendo a bicicleta ao teu gosto!
Abraço e boas pedaladas quando tiveres a bike!
 

keeper

Member
Viva,

não vou dizer quase nada de novo, mas pelo menos ficas com mais uma opinião de alguém que como tu também não tinha/tem assim tanto dinheiro para gastar numa bike. Está praticamente a fazer um ano que comprei uma Berg Trailrock 2.4 em promoção, por cerca de 300€ (preço original era de 360€), e estou satisfeito. Costumo ir a passeios/provas (geralmente 1 por mês) e andar com amigos nos restantes fins-de-semana e até agora sem problemas. A suspensão levou uma revisão para tirar a lama, areias, etc que apanhou no inverno passado. De resto, é fazer a limpeza necessária em casa. Quanto a assistência/manutenção podes sempre fazer noutro sítio. Eu por exemplo fui a SZ para a 1ª revisão que era gratuita e depois levei-a à BikeZone.

Claro que gostaria de ter algo menos pesado, uma suspensão melhor, etc, etc, mas à falta de €€€ não há milagres. E como diz 1 colega meu: não tenhas pernas (que é o meu caso :p) e não é a bicicleta que te vai fazer andar mais. E como diz outro, quanto mais caro o material, se o estragares também mais caro te sai a reparar/comprar outro. Por isso, se não tens oportunidade de melhor, como eu tb não tive, avança e depois logo se vê. Nunca se sabe quando não virão dias melhores ;)

Quanto a dinheiro gasto em acessórios, componentes, roupas, etc, é como aqui disseram. Se calhar já gastei os tais 300€ extra mas tb o gastava se tivesse comprado uma bicicleta mais cara...
 

Mangelovsky

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Com esse orçamento, eu compraria antes uma usada.

Dessa forma podes evitar pormenores maus que essas bicicletas têm, como por exemplo:

- travões de disco mecânicos (muito pouca potência e peso elevado)
- forqueta Suntour XCM e XCR (conhecidas por ganharem folgas, avarias no sistema de bloqueio, etc.)
- pedaleiro com eixo quadra (peso alto e possíveis folgas)

Não digo que todas as bicicletas sugeridas tenham todas estes "defeitos", (confesso que não estive para abrir todos os links) e que consigas fugir de todos ao comprar uma usada. Também não digo que estes "defeitos" sejam acontecimentos certos, são apenas prováveis (especialmente o da forqueta). Uma usada ao mesmo preço que uma nova terá também, no geral, componentes de uma gama superior que vão permitir que o peso global seja bastante inferior. Procura uma bicicleta com poucos anos e usa o fórum para te aconselhares. Com a febre das rodas 29" estamos numa boa altura para conseguir bons negócios.
 

commendatore

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Eu já fui proprietário de uma BERG. Tenho tópico dela e tudo neste fórum. Procura por "Trailrock 9.0"
Comprei-a em promoção por 399 euros.
Vinha toda DEORE, com travões hidráulicos e uma dessas suspensões de baixa gama.
Sofreu alguns upgrades com o tempo, mas nunca me deixou ficar mal.

na altura pesquisei, pesquisei e voltei a pesquisar e se quisesse ir para uma Specialized equivalente nem 700 euros a pagavam e tirando a marca não era melhor em nada. Até alguns componentes ficavam um modelo abaixo dos equipavam a minha.
Podem não ter marca sonante, mas tanto com uma RockRider como com uma BERG, Qüer e por aí fora ficas bem servido e nada ficam atrás das outras.
 

mack1

Active Member
Amigo também te vou dar a minha opinião. Tal como foi dito ignorar lojas como a SZ e Dechatlon é um erro. Consegues as mesmas bicicletas por valores mais baixos onde apenas o quadro difere.

Vou te dar o meu exemplo apesar de no meu caso o orçamento ser ~500€ e o objectivo ser uma 29er ainda não comprei porque muito provavelmente haverá promoções na Sport Zone quer para escoar stocks de 2013 quer para implementar a venda os modelos 2014. Aguardar com calma pelas promoções ou até quem sabe pelas campanhas 0% juros ( Para mim poderá ser fundamental na escolha e que poderá dar a folga necessária para a compra do restante equipamento) que muito provavelmente vão acontecer ainda este mês. Por exemplo, saiu hoje a campanha 50% em cartão nas bicicletas GT na SZ. Ando lá fisgado numa Berg Trail 4.5 29er que já a vi a 699€ e neste momento está a 599€, se descer mais um pouquinho....PUMBA. Que a escolha de um modelo não seja impeditiva de não praticares o BTT. Se tiveres calma e andares em cima das promoções certamente farás bom negócio, não podes é abdicar de uma ou outra loja que no final até podem ser a solução ideal.

Boa sorte na escolha
 

Diogo112

Member
JonixTT, vou deixar a minha singela opinião, não falo de cor, mas percebo imenso as tuas limitações, compra o melhor dentro daquilo que é o teu limite, não percas a cabeça, a diversão vem de dentro de ti, nunca jamais subestimes marcas como a Decathlon ou Sportzone, a diferença as concorrentes dentro dos mesmos segmentos são sempre mais caras, falo com conhecimento de causa (mas numa gama de qualidade superior), para além dessas marcas podes também encontrar outras marcas de bicicletas (não conceituadas) com preços até bastante interessantes dentro das tuas limitações orçamentais.

Portanto pondera bem o que pretendes adquirir para não te arrependeres mais tarde, eu adoro a politica do BBB (Bom, bonito e barato).
 

Diogo112

Member
O equipamento complementar do ciclista: Calções razoáveis, a camisola de bonita de ciclismo pode ser mais tarde, na decathlon tem umas básicas que para já serve, capacete decente, um colete refletor dos carros, uma luz frontal decente (tipo led 900 lumens para veres e seres visto) para andares à noite e um led pisca vermelho para trás deve ser para já suficiente. Não esquecer os consumíveis câmaras de ar, bomba, remendos, kit de desmontas e chaves diversas para a bicicleta e oleo para a corrente.

Periféricos da bicicleta: bolsa de selim, grade de bidon e bidon, o resto é montar na bike e andar.
 

ktm excr

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Boas Jonix. Acompanhei o teu tópico, e deixo a minha opinião, que vale o que vale. Como já foi aqui dito, depende da utilização que queiras dar ao veiculo e não vás em ondas de momento, pq a seu tempo lá chegarás:D. Tenho tido alguns amigos a iniciarem-se nos passeios de bicicleta e há de tudo. No que posso ajudar é que tenho pelo menos 2, que compraram na sportzone bicicletas até 300 euros e estão satisfeitos, um deles inclusive, faz os mesmo percursos que nós com muito calhau , subidas, buracos e nunca menos de 70 Kms, e....tem 49 aninhos, revisões? WD 40 na corrente, equipamento, calções normais da berg, (nada de licras e afins) com jersey (agora) do mais simples e sapatilha confortável. Não vale a pena ires muito para além disso, aconselho um pulsometro dos baratos e está a andar de mota. Tb comecei assim o resto tem vindo por acréscimo, mas demorou muito tempo a chegar. Para que n te sintas o parente pobre, o que interessa é a diversão e o prazer que possas tirar dos passeios e da companhia. Eu ainda hoje ando com uma bicicleta inferior a todos os outros e divirto-me À fartazana, claro que não vão perder pela demora :p:cool: tenho outros que compraram topos de gama, arrastam-se, não se divertem e alguns ne nunca mais tocaram nelas. Ahhhh, só mais uma coisa, isso das assistências é uma tanga, pois cada profissional é como é, n tem nada a ver com a loja onde compras, tem sim a ver com o conhecimento e brio de quem lá estiver, mas se conheceres algum mecânico com oficina própria, podes ter sempre um pouco mais de atenção nos €. Atenção, podes encontrar nos usados coisas boas até esses valores.
 

ktm excr

New Member
Diogo112, eu como sou das cavernas:D, tenho logo 2 "cambras" de ar montadas (sobrepostas) furos é coisa que n sei, há tempo:D, logo n transporto nada ehehheheheh, só aguinha e barrinhas:p.
 

Bessa74

New Member
Amigo Jonix, já fui à assistência da decathlon aqui na Maia algumas vezes, posso dizer-te que os técnicos são incansáveis, muito simpaticos e profissionais em tudo o que fazem. Quanto a garantias, lembro-te que a Decathlon dá garantia vitalícia a todos os quadros que vende. Se é para dar umas voltas com os amigos ao fim de semana, uma Rockrider ou Berg chegam perfeitamente.
 

FMCurto

Active Member
JonixTT, se leste tudo o que está para trás já deves ter percebido a esta hora que nem sempre há consenso entre o que é bom,melhor ou mau por isso tens de ser mesmo tu a avaliar.
Num fórum similar a este mas nos "states" está um post com um link e a indicação para quem se está a iniciar ler, deixo-te aqui o link pq é dos mais sensatos que já vi e responde provavelmente à maioria das tuas perguntas:

Some answers to just about any bike forum post I’ve ever read
 
Last edited:
Amigo Bessa74, nem todos os quadros da decathlon têm garantia vitalícia, atenção :p

Jonix, pensa é no companheirismo e diversão que isto do BTT te vai trazer... Não te rales com o equipamento e afins. Ainda no ultimo passeio levei bigode de bikes que custavam 5 vezes menos que a minha...
 

JonixTT

New Member
Quero agradecer a todos pelos vossos comentários, que sem dúvida me ajudaram bastante.
Depois de tanto pesquisar e depois destes comentários, ontem ao final da noite resolvi avançar para a Decathlon.
Infelizmente o meu orçamento por questões de natureza maior, ficou reduzido aos 300 euros, só apenas e só.

Em promoção estava a "RR 5.2 2012". Não sei se fiz bem ou mal, mas optei por essa, e foi á conta porque os extras não são baratos.
Tive de comprar o capacete, meti cameras de ar com liquido anti-furo, o bidon com suporte, uma almofada de selim mais confortavel (para desenrascar), e uma bomba para encher. E lá se foi o orçamento mesmo no limite máximo.

Eles forem rápidos a afinar, e ainda trouxe para casa ontem, e pude finalmente começar a dar as primeiras "mini-pedaladas".

Sinceramente, não notei nada de diferente para a RR 8.0 que tinha testado do meu amigo, mas claro, ainda estou mega-hiper-verde-nabo ( lol ).

A sensação meu amigos, foi excelente, fiquei com um sorriso de orelha a orelha :)

No entanto uma coisa muita estranha aconteceu, e se possivel gostaria de perguntar a vossa experiência, e se estou a faze-lo no post errado, peço desculpa. Quando terminei os meus FELIZES primeiros 20 minutos de pedalar detectei duas coisas:
1 - Havia mudanças que ao passar faziam (TRACK TRACK), nao percebi se era normal, ou se realmente nao afinaram nada na Decathlon e devo lá voltar hoje?

2 - Quando acabei a voltinha curta de 20m, após um bocado detectei que esta na mão direita com pouca força, e se esticava os dedos e braço e pressionava ligeiramente contra a parede, a mão e braço começavam a tremer. É normal, devido á falta de hábito?
 
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