Re: PUF Nº 7 Albergaria-a-Velha 23 de Maio 2009
Bom, não querendo ir muito para o
fftopic: deixo-vos aqui algo sobre o carro Alba, já que o vamos ver amanhã. É uma peça da historia de Albergaria, que viu nascer uma das mais fantasticas maquinas de competição dos anos 50.
"Em 1952, nascia um dos mais marcantes automóveis de corrida fabricados em Portugal: o Alba. Este foi o resultado da vontade e génio de um homem de Albergaria-a-Velha, António Augusto Martins Pereira, que concebeu e produziu um dos veículos que mais marcou o panorama do desporto automóvel em Portugal nos anos cinquenta.
Rodeado de uma equipa de colaboradores exímios, com particular destaque para os próprios funcionários da sua empresa, a Indústria Metalúrgica Alba, mas também amigos como Francisco Corte Real e Ângelo Costa, António Augusto concretizou a produção de um automóvel que conheceu grandes êxitos na competição, com destaque para a vitória na classe na Taça Cidade do Porto em 1953 e no Rali Vinho do Porto em 1955, contando ainda com outras vitórias e lugares de destaque em diversas competições.
É de particular interesse o facto de o Alba ter utilizado um motor também inteiramente fabricado na Alba, o Alba Twin Cam, uma verdadeira jóia de mecânica com quatro cilindros em linha, cilindrada de 1491cc, duas árvores de cames e duas velas por cilindro. A distribuição estava ao cargo de um distribuidor Bosch de fabrico específico para este motor e a alimentação era assegurada por dois carburadores horizontais Solex 36. A potência final era de cerca de 100 CV, um valor notável para a época. De realçar que todo o motor era construído em alumínio, fazendo uso do elevado conhecimento e profissionalismo do pessoal da fábrica Alba.
Foram produzidos quatro Alba, dos quais apenas dois estão em condições de circulação. O actual exemplar, que vai estar em exibição, o OT-10-54, continua propriedade da família Martins Pereira, embora não utilize o motor Alba mas sim um motor de base Fiat/Simca de 1090cc, acoplado a uma caixa de quatro velocidades em que apenas a terceira e quarta são sincronizadas.
Este automóvel tem vindo a participar em algumas competições de clássicos e continua a assegurar um óptimo desempenho, testemunhando que o projecto nascido há mais de cinquenta anos continua vivo e a suscitar a admiração de todos."
O crédito do texto vai para o Portal dos Clássicos -
http://www.portalclassicos.com/forum/showthread.php?t=3886&page=37 - , onde podem encontrar um tópico no forum que conta já com 38 páginas de fotos, textos, entrevistas com o Sr. António Augusto Martins Pereira (o "pai" e proprietario do carro) e todos os dados historicos que foi possivel reunir. Creio que será brevemente editado um livro inteiramente dedicado a esta magnifica peça de engenharia portuguesa.
O carro que o floppi postou é um dos "sobreviventes", mas o que vamos ver amanhã é o postado pelo jfcruz. Está cedido ao Museu do Caramulo onde está a ser alvo de restauro.
Em plena prova:
Alba a cortar a meta como vencedor da Taça Cidade do Porto
Abraço :yeah: