PUF Nº 7 Albergaria-a-Velha 23 de Maio 2009

Status
Not open for further replies.

mikka_1

New Member
Como isto é pra (des)organizar e é...
Então cá vai:

-alatakontigu - Grelhada mista (malta do mikka)

Um abraço e até amanhã.

mikka
 

cagaréu

New Member
vh71av said:
Boas malta do pedal,
Uma pergunta: Há alguma hora prevista para a chegada (à meta :mrgreen:)?
È que por exemplo o nosso colega Augustoguto ainda ira trabalhas as 16H e so hoje é que nos aprecebe-mos que a malta da volta mais pequena tera que esperar pela malta dos 60km.....

em principio estaremos todos na Cascata por volta das 11:30 daí estar previsto chegar a Albergaria no maximo às 14:00 horas.
 
Amigos,

Apesar de ter manifestado interesse em ir logo no início do tópico, não tinha ainda pedido para ser incluído na lista de participantes

Se ainda for possível, gostaria de participar no passeio e almoço (gre)... com banho pelo meio para poderem almoçar sossegados :mrgreen:

Agradeço só que alguém da (des)organização me confirme se posso ir

Saludos

Rui Pereira (rmlpereira)
 

exumer

New Member
Olá Mikka e rmlpereira, não há problema, arranja-se sempre prato para mais 1, ou mais 2 neste caso :p

Um outro polo de interesse que só hoje me dei conta é que amanhã é o Rally da Automobilia, uma prova de classicos que arranca precisamente da alameda principal de Albergaria-a-Velha. Uma vez que passamos por lá no inicio do percurso a malta ainda vai poder dar uma espiada às grandes maquinas de outros tempos :yeah:

Bom, na verdade os organizadores do Rally mal tiveram conhecimento do PUF quiseram marcar para o mesmo dia para verem passar as bikes :mrgreen:

Já agora por mera curiosidade aqui fica uma informação adicional extraida do site do Classic Clube - http://www.classicclube.com/noticias/index.asp?op=1&idn=919

"(...) o ALBA , automóvel desportivo inteiramente construído em Albergaria-a-Velha, terá a honra de abrir o 6º Rali Automobilia Liberty Seguros. Conduzido pelo seu criador Engº António Augusto e acompanhado pelo Senhor Presidente do Município de Albergaria-a-Velha, Prof. João Agostinho, o ALBA percorrerá os primeiros quilómetros deste Rali, que se inicia no seu lugar de "nascimento" , fazendo assim mais uma vez história."

Abraço 8)
 

floopi

New Member
Boas, já tenho a máquina fotografica preparada, o cartão de 2Gb já está colocado para tirar centenas de fotos... Por isso vejam lá se quando passarem por um gajo vestido à civil no meio do mato se sorriem e mandam um berro, olhó floopi :twisted: (vida de empenado é assim, resta a fotografia)

Faísca, tu também vais andar de volta da reportagem não vais?

Exumer, depois de uma breve pesquisa no google, o Alba é esta máquina?
carro-portugues-alba.jpg


ou será esta? :mrgreen:
http://images.google.com/images?hl=...&um=1&sa=1&q=alba&btnG=Search+Images&aq=f&oq=
 

jfcruz

New Member
Boas Floopi,


O que irá abrir o rally será este que se encontra no Museu do Caramulo em restauro. :yeah:

2s7fl7p.jpg


Albergaria podia ter sido a Maranello Portuguesa... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Um abraço e boas pedaladas!

(heheh também gosto mais do Alba em versão avião!!!!!!!!) :mrgreen:
 

exumer

New Member
Re: PUF Nº 7 Albergaria-a-Velha 23 de Maio 2009

Bom, não querendo ir muito para o  :eek:fftopic: deixo-vos aqui algo sobre o carro Alba, já que o vamos ver amanhã. É uma peça da historia de Albergaria, que viu nascer uma das mais fantasticas maquinas de competição dos anos 50.

"Em 1952, nascia um dos mais marcantes automóveis de corrida fabricados em Portugal: o Alba. Este foi o resultado da vontade e génio de um homem de Albergaria-a-Velha, António Augusto Martins Pereira, que concebeu e produziu um dos veículos que mais marcou o panorama do desporto automóvel em Portugal nos anos cinquenta.

Rodeado de uma equipa de colaboradores exímios, com particular destaque para os próprios funcionários da sua empresa, a Indústria Metalúrgica Alba, mas também amigos como Francisco Corte Real e Ângelo Costa, António Augusto concretizou a produção de um automóvel que conheceu grandes êxitos na competição, com destaque para a vitória na classe na Taça Cidade do Porto em 1953 e no Rali Vinho do Porto em 1955, contando ainda com outras vitórias e lugares de destaque em diversas competições.

É de particular interesse o facto de o Alba ter utilizado um motor também inteiramente fabricado na Alba, o Alba Twin Cam, uma verdadeira jóia de mecânica com quatro cilindros em linha, cilindrada de 1491cc, duas árvores de cames e duas velas por cilindro. A distribuição estava ao cargo de um distribuidor Bosch de fabrico específico para este motor e a alimentação era assegurada por dois carburadores horizontais Solex 36. A potência final era de cerca de 100 CV, um valor notável para a época. De realçar que todo o motor era construído em alumínio, fazendo uso do elevado conhecimento e profissionalismo do pessoal da fábrica Alba.

Foram produzidos quatro Alba, dos quais apenas dois estão em condições de circulação. O actual exemplar, que vai estar em exibição, o OT-10-54, continua propriedade da família Martins Pereira, embora não utilize o motor Alba mas sim um motor de base Fiat/Simca de 1090cc, acoplado a uma caixa de quatro velocidades em que apenas a terceira e quarta são sincronizadas.

Este automóvel tem vindo a participar em algumas competições de clássicos e continua a assegurar um óptimo desempenho, testemunhando que o projecto nascido há mais de cinquenta anos continua vivo e a suscitar a admiração de todos."


O crédito do texto vai para o Portal dos Clássicos - http://www.portalclassicos.com/forum/showthread.php?t=3886&page=37 - , onde podem encontrar um tópico no forum que conta já com 38 páginas de fotos, textos, entrevistas com o Sr. António Augusto Martins Pereira (o "pai" e proprietario do carro) e todos os dados historicos que foi possivel reunir. Creio que será brevemente editado um livro inteiramente dedicado a esta magnifica peça de engenharia portuguesa.

O carro que o floppi postou é um dos "sobreviventes", mas o que vamos ver amanhã é o postado pelo jfcruz. Está cedido ao Museu do Caramulo onde está a ser alvo de restauro.

Em plena prova:
File0162%5B1%5D.jpg


Alba a cortar a meta como vencedor da Taça Cidade do Porto
File0133_Alba1100.jpg


Abraço  :yeah:
 

mikka_1

New Member
Olá,
Vou juntar duas paixões...

Os automóveis e as bikes!!!
Que mais pedir a esta (des)organização???

:roll:

Um abraço.

mikka
 

exumer

New Member
Não se trata de uma exposição, o rally parte é de Albergaria.

Infelizmente não vamos poder ficar a admirar as maquinas pois temos os horários já programados e não podemos atrasar-nos..

No entanto passamos pelo centro, onde estarão estacionados os bólides :wink:
 

Jogam

New Member
Pessoal, vamos arrancar hoje para cima, por volta das 16h00, e vamos ficar no Ribeirotel que fica na zona industrial...
até logo ou até amanhã.

Directamente do Alentejo (Estremoz)... Gambutas Team
 

exumer

New Member
mikka_1 said:
Olá,
Vou juntar duas paixões...

Os automóveis e as bikes!!!
Que mais pedir a esta (des)organização???

:roll:

Um abraço.

mikka

Mikka, tal como disse o jfcruz, Albergaria podia mesmo ter sido a Maranello portuguesa pa!Foi pena todos os projectos de automoveis que surgiram naquela altura não terem tido se calhar outro tipo de apoios, mas são belas maquinas das quais nós os portugueses nos devemos orgulhar.. Segundo relatos do Sr. António Augusto, este carro com carroceria e motor feito inteiramente cá (com as tais soluções completamente inovadoras da dupla arvore de cames, 2 velas por cilindro, etc) fazia os Porsches da altura comer pó :mrgreen:

Jogam said:
Pessoal, vamos arrancar hoje para cima, por volta das 16h00, e vamos ficar no Ribeirotel que fica na zona industrial...
até logo ou até amanhã.

Directamente do Alentejo (Estremoz)... Gambutas Team

Caro companheiro, penso que já têm o meu numero de telemovel, se precisarem de orientação do tipo um sitio porreiro para jantar apitem..

Senão podemos depois tomar um cafézinho breve lá pras 21h30, que a malta quer ve se se deita cedo :p

Abraço e boa viagem para cima :yeah:
 

exumer

New Member
Ah, ainda outra coisa!!

O Downtown de Lisboa fez chegar à desorganização do 7º PUF um pedido de parceria, para que se pudessem associar a um evento verdadeiramente grande, que lhes desse uma outra projecção mediatica que nunca seria possivel sem a nossa preciosa colaboração.

Decidimos aceder ao pedido e arranjamos-lhes um espaço televisivo na rtp2 a partir das 3 da tarde, durante a nossa hora do repasto.. Serão tomadas as devidas providencias para que as televisoes do salão nobre onde será servido o nosso almoço estejam sintonizados no referido canal. :mrgreen:
 

mikka_1

New Member
:eek:fftopic:
Se arranjassem maneira de se ver a qualificação da F1 isso é que era digno de uma (des)organização como a vossa...
:back2topic:
 

exumer

New Member
Arranja um radiozito tipo os que os cotas levam pra bola e ouve o relato na rádio mónaco em AM ou LW :mrgreen:

Ou melhor!!
Encostas numa casita que há ali à beira da saida da cascata e perguntas lá ao senhor se tem sporttv...
:rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl:
 

Liedson

New Member
upa upa!!!! Mais um poucos temos sessão de massagem ni final do percurso e tudo!!!!!!
Pra partir com tudo era uma menina com guarda chuva para cada um antes da partida tipo moto gp :mrgreen:
 

mikka_1

New Member
:rotfl: :rotfl: :rotfl:

Tás na tanga mas se pedir muito o "liedson" aka vh71av é menino pra por o iphone dele a bombar.
Ligado à net consultar o "live timing" ou até mesmo os sites que transmitem o evento.

Bom, chega de :eek:fftopic:

:p
 
Status
Not open for further replies.
Top