Projecto Limpaneves "SS"

froids

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Olá malta amiga!

Antes de mais, lamento não ter vindo dar feedback do meu projecto mais cedo, mas não tive tantas hipóteses de o fazer como pretendia.
Seja como for, o projecto está terminado, apesar de ainda não ter efectuado nenhum teste com a bike, pelo que não sei se a transmissão está tão OK quanto aparenta.

Tive algumas dificuldades em colocar a caixa de direcção, mas nada que uma prensa caseira e umas marteladas não resolvessem. Esta agradeço ao meu companheiro Hugo Castanheira ;)

Sem mais demoras, seguem algumas fotos tiradas hoje quando cheguei do trabalho.

Aspecto final do projecto...
imgp6227.jpg

Pormenor da transmissão, que conta com uma pedaleira FSA VDrive com prato de 32t e carreto DaBomb c/ 18t e corrente SRAM PC1091R HollowPin...
imgp6223p.jpg

Pormenor do carreto DaBomb e alinhamento da transmissão...
imgp6235.jpg

Aspecto geral do cockpit...
imgp6229.jpg

Pormenor do vinil que "embeleza" a testa do quadro...
imgp6228v.jpg

Outro pormenor de mais um vinil aplicado na parte posterior do tubo de selim...
imgp6238n.jpg


E a foto final, com o meu patudo mais velho a "posar" junto da máquina nova!
imgp6247n.jpg


Agradeço a especial atenção no fabrico dos vinils que fazem parte deste projecto, pois são eles que, na minha opinião, lhe dão vida!
Assim e publicamente, os meus agradecimentos ao user Adeskabir que fez um excelente trabalho, como aliás se pode ver pela qualidade e pormenor dos "tóculantes".

Neste link estão todas as fotos referentes a este meu projecto.
https://picasaweb.google.com/102105685869649773359/ProjectoSS#
Lamento não ter tirado fotos do processo de pintura e montagem, mas como já disse, foram faltando as oportunidades.

Espero que gostem e já sabem, comentem!
Todo o feedback é bem vindo.

Abraços
:xau:
 

Tomac 98

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Boas,

Grande Froids, está linda! Está sóbria mas com muita pinta. Parabéns! Desejo-te grandes pedaladas com a tua nova montada!

Abraço,

Cédric
 

froids

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Ola malta!
Obrigado pelas palavras :)

@ignite
Não foi um truque. Desmontei os 3 pratos e aproveitei somente o do meio. Os apoios para o prato pequeno (avózinha) estão lá, mas não se vêem porque ficam do lado de dentro da aranha do crank.
O prato grande (Talega) usa os mesmos parafusos que o do meio (o que está em uso).
A única questão é que como deixa de existir o prato grande e os furos de fixação são os mesmos para ambos os pratos (grande e o do meio), os parafusos ficam com folga e não apertam até final.
Para evitar isso e como não pretendia dar mais uso à talega, cortei as zonas que serviam de fixação ao prato grande, conseguindo assim o aperto total e correcto dos parafusos, sem necessidade de andar a cortar estes.

Espero ter sido explicito ;)

Abraços
:xau:
 

cmorais1

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Na minha opinião está Soberba, com muito bom aspecto, ao vivo deve ser mais bonita de certeza. Relativamente ao meu gosto pessoal, avanço invertido :) como tenho aqui uns shimano hidraulicos parados, punha travões de disco e possivelmente se a suspensão não for nada de jeito uma forquilha rígida :) hehheh mas isto era eu :) Muitos parabéns pelo teu projecto!!! Já sei a quem hei-de pedir umas dicas se meter na cabeça de aproveitar o material antigo e parado que tenho aqui em casa!! :) Boas voltas com a menina é o que é preciso!!! ;)
 

canoa

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Não te quero desmoralisar amigo mas parece-me que tiveste praí um equivoco com a colocção do tensor.
Exprimenta passar abrir mais o tensor e passar a corrente por baixo da roldana.
Espero que tenhas guardado parte dessa corrente porque vais precisar.
 

iMiguel

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O cão e' fotogénico. aaahhh espera, era para comentar a bike... Ficou excelente, a conjugação com os "tocolantes" deu-lhe outro ar.

Parabens pelo projecto. Agora isso requer é km em cima :D
 

cmorais1

New Member
Como o Canoa referiu eu também fiquei com a ideia que a corrente é por baixo do tensor, mas como não tinha a certeza, na altura não comentei.

288wgvr.jpg
 

froids

Active Member
Olá malta!

Seguem as Specs do que está montado actualmente:

Base: Quadro Scott Yecora 2001
Caixa direcção: Origem
Movimento pedaleiro: XT Octalink
Cranks: FSA VDrive c/ Prato FSA VDrive 32T
Corrente: SRAM PC1091R Hollow pin 9v
Tensor: DMR Simple Tension Seeker
Kit Single Speed: Da Bomb 9 To 1 PRO Single Speed Kit 2012 c/ 18t
Pedais: Crank Brothers Egg Beater II
Rodas: Roda Frente: AlexRims v-brake / Roda Trás: Shimano
Apertos rápidos: [strike]Origem[/strike] -> Hope QR Steel Skewers Black
Selim: Selle Italia Yutak Gel Flow
Guiador: [strike]Origem[/strike] -> Syntace Vector 31.8 680mm
Avanço: Scott 31.8 100mm
Pneumáticos: Schwalbe Nobby Nic EVO
Espigão: [strike]Origem[/strike] -> PZ Racing C3MBP MTB
Travões: Tektro
Manetes travão: Tektro
Cablagens travão / Calços: [strike]Origem[/strike] -> Clarks Pre-Lube Universal Brake Kit / Clarks 72mm Alumium Triple Contour
Aperto espigão: [strike]Origem[/strike] -> Deity Components Cinch Seatclamp 2012
Forqueta: RST

Relativamente à montagem do tensor:

A montagem do tensor de corrente está conforme as indicações do fabricante.
Ao contrário de outros que têm mola e funcionam com um movimento da mesma de "pull down", este pode ser montado de qualquer uma das formas. De qualquer maneira, o processo de montagem aconselhado pelo fabricante é mesmo como está montado.

4gqfdy.jpg

Esta informação fui buscá-la ao forum SingleSpeed Portugal, por intermédio do user Max, ao qual agradeço a disponibilidade.
Reparem no que diz a seguir ao ponto 5, em TIP, em que aconselham especificamente o sistema pull up em vez do pull down, embora ambos sejam aceites e correctos.

Abraçorros
:xau:
 

froids

Active Member
Olá pessoal.

Hoje a SS já teve o teste final no terreno. Fui dar uma voltinha com ela aqui pelos trilhos e caminhos do meu quintal.
Duas saídas durante a manhã. A primeira uns 5kms e a segunda outros 5kms para ir aos correios, quase todos feitos em caminhos de terra ehehehe
Correu tudo bem com o sistema de transmissão, nem um único estalinho, nem nada. Tudo a 100%, mesmo a puxar "á morte"
Os travões também foram uma agradável surpresa, com os calços Clarks de 3 componentes a terem um poder de travagem bastante bom e mais que suficiente para travar a máquina nas descidas, mesmo embalado.

Já tinha saudades de andar de rígida, devo confessar! Mas tive que tirar um bocadinho de ar do pneu traseiro porque parecia pedra!
A bike está muito ágil, nervosa e divertida de pilotar!
Acho que a MS vai ter um descanso mais prolongado do que inicialmente tinha previsto ehehehehe

Obrigado a todos pelas dicas e comentários!

Abraços
:xau:
 

iMiguel

Member
Isso e que e preciso. Falta fotos dela no terreno! :)

A minha chaimite foi passar ferias ao algarve ainda nao voltou... tenho que ir espreita-la :D
 

iMiguel

Member
Já li o teu blog. Está excelente. Dá vontade de pegar na minha SS e ir para o mato lol

Se algum dia vierem para o alentejo para algum passeio (des)organizado, digam alguma coisa :D
 

froids

Active Member
Obrigado pelas palavras iMiguel :D
Ora, com certeza que, quando voltar aos trilhos do Alentejo direi alguma coisa. Tenho o pessoal amigo a "solicitarem" uma repetição do G50 deste ano.

Relativamente à SSMachine levou umas rodas novas e aguarda uma nova suspa para a frente assim como um travão de disco.
As rodas são as sempre confiáveis Mavic CrossRide com cubo de disco de 6 furos e aro com parede para v-brake. Já conheço muito bem estas rodas e sei com o que posso contar. Nao sao leves mas aguentam tudo e mais um par de botas.
A suspa vai ser uma RockShock Reba RL 100mm de 2012. Estava indeciso entre optar por suspensão activa ou forqueta rigida, mas acabei por dar ouvidos ao bom senso. Eu quero ter uma bike que me permita algum conforto nos passeios que costumo fazer e uma rigida ia condicionar muito a minha diversão nas descidas e tornar os passeios "ligeiramente" mais "dolorosos"... Não sou purista o suficiente para me abster de algum conforto. Pelo menos para já!
Com a nova suspa vem uma nova caixa de direcção, uma NC17 Imperator S-Pro preta.
A travagem na frente vai ficar a cargo do Avid BB7 com rotor Hope Mono Mini Lightweigh de 160mm.

As rodas já estão montadas na bike e já vão rolar este fim de semana, mas o restante material só vai chegar durante a próxima semana, pelo que depois das coisitas montadas venho aqui meter uma foto e actualizar as specs da menina.


Abraços
:xau:
 

iMiguel

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A minha chaimite também vai levar umas rodas novas, aros ZTR Crest e cubos novatec. Podem ficar como tubeless, e o mais "engraçado" é que sendo umas 29er, tubeless ficam com um peso aproximado de 1500g :D Não ligo muito ao peso, mas as minhas rodas atuais parecem aquelas vigas das obras... pesadas como tudo :p

A tua montada, depois deste novo upgrade, fica apta para uns bons km's em cima. Fiquei curioso com esse G50. Ta no blog a referencia a volta? Fico então a aguardar o contacto para quando tiverem por ca :D
 
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