Proflex 197 do Kamoes - by troika

A.M.F

New Member
agirão à mais de 20 anos que não te vejo,vou ao evento da ABRUNHEIRA,mas tenho que meter um cabo entre a tua bike e a minha para me rebocares como nas séries que fazias no Universitário.Parecias um foguete,grande camarada e grande atleta.Ainda não estive com o meu irmão,quando estiver digo-lhe que vou correr com o nosso colega Girão.
 

agirão

New Member
Na Abrunheira, diz alguma coisa! Gostava de falar contigo!

Se vires um maluco a aquecer, de Alfarelos para a Abrunheira, sou eu!
 

Kamoes

Active Member
Ora boa noite amigos!

Venho aqui relatar então esta ida a Fátima em BTT:

Sábado, 29 de Maio.



A noite já dormida, ao contrário do normal, foi muito calma, tendo eu adormecido pouco depois de entrar no Vale dos Lençóis. É pouco comum, porque raramente consigo adormecer a horas decentes quando no dia seguinte temos um evento ciclístico em grupo. Foi óptimo porque pude descansar devidamente.

:)

Ponto de Encontro: Escola Secundária Madeira Torres, ás 9 horas.

Eram 8h10 quando cheguei á escola, não havia sinal de nenhum andarilho com duas rodas, nem dos respectivos cavaleiros...Cheguei muito cedo, porque não fui para a escola a pedalar, tendo o meu pai me levado na carrinha, não fosse o empeno acumular e não conseguir terminar a jornada. Decidi não arriscar, e fui junto com a Proflex na farrunca de 4 rodas. :fcpalm:



Um pouco antes da hora combinada, começam a aparecer os guerreiros.
Primeiro, o Professor organizador e um amigo, chegaram de carro. :D
Ajudei-os a montar as suas belissimas montadas (duas FS bem equipadas), eis se não quando,por obra e graça de Deus(faz sentido o uso desta expressão, já que éramos então peregrinos) aparecem dois valentes, o renatoxilva e o Honda... não de carro, mas já montados nas suas bicicletas e com alguns km já feitos (Valentes). :shock:


Passado também uns minutos, e já fora da hora, aparecem outros compadres que nos iam ajudar a aquecer no início da viagem, acompanhando os peregrinos. :D

Depois de todas as apresentações, cumprimentos e conversas de ocasião, lá começámos a ciclar... Calmamente, porque não sabíamos o que nos esperava.

Sempre muita conversa, até que pouco depois de entrarmos em terra (fazendo jus á viagem, em BTT) o meu Karma traseiro se lembra de furar. :(

Parámos, e depois de dar á bomba e esperarmos que o líquido selasse o furo (o que não veio a acontecer) , depois de uns metros com a roda sempre a esvaziar, o senhor Honda saca da sua cola milagrosa, que em pouco tempo selou o furo (Obrigado!), ajudada por pequenas impurezas do solo como pó e pequeníssimas pedras. :laugh:


Mais uns km feitos, talvez já perto dos 10, parámos, e comecei a sangrar pelo nariz. Mais um pouquinho, depois de estancada a hemorragia, seguimos e acabámos por nos despedir dos compadres de companhia, seguindo apenas 5 valentes em direcção á meta do dia, Santarém.

Toda a viagem decorreu sem incidentes, com a maior parte do piso sendo muito rolante, com 3/5 do grupo a soar as estopinhas para acompanhar os cavalões, Sr.Renato e Honda... :mrgreen:

Almoçámos umas sandes e uns sumos, e seguimos, sempre a rolar... atrás dos 2 cavalões.
Para terminar a viagem, uma bela subida para entrar em Santarém.

Como o Sr. Honda é meio maluco, deixou-nos em Santarém e voltou para trás, fazendo o caminho todo até casa sozinho, quando já tinha 100km nas pernas. :shock:

Para nós 4 que ficámos em Santarém, foi entrar na pensão, tomar banho, sair para visitar aquela bonita zona, jantar e depois voltar e ir dormir...
Não houve tempo para mais, porque o empeno assim o obrigava. :D


Domingo, 30 de Maio.

Acordámos cedo para tomar o pequeno almoço na pensão, tratámos de guardar tudo e fomos esperar o Sr. Honda, que há estava a chegar (desta vez de carro :twisted:) para nos acompanhar para Fátima.

Pouco depois das 8h30 lá começámos a viagem.
Eram dores nas pernas, nos braços, nas costas, e sobretudo as dores do selim, que estavam lá todas :shock:
Os primeiros km foram feitos devagar, para habituar novamente o corpo á máquina...

Parámos várias vezes para abastecer os bidons de água, e para dar de comer ao estômago. Uma delas, na nascente do Alviela, um sítio muito bonito, com a água super transparente.

E quem diz que depois queríamos continuar?


Sorte sorte, foi logo a subir, depois daquela belíssima paragem!

Passado uns km, com subidas bem longas e puxadas, comecei outra vez a sangrar do nariz. Lá parámos, e voltei ao normal... Seguimos viagem... e demos com o ponto alto da jornada, a subida de um grandessíssimo monte de pedras e calhaus, o PNSAC. :shock:

Sempre a subir, num single digno duma prova de verdadeiro XCO, la testámos a nossa técnica...
Fizemos muitos km a subir, perdi-lhes sinceramente a conta...

Foi tanta a pedra, calhau, os degraus a subir, a força que fazíamos, que cheguei ao topo da subida exausto... depois uma curta descida, também ela cheia de calhaus, onde empanquei entre 2 calhaus com a roda da frente, por já nem ter força para a levantar... Segui em cima da bicicleta, e finalmente, tinha acabado a subida. Parámos naquele topo, já em estrada, para reagrupar e descansar do esforço. :shock:

E mais uma vez, voltei a sangrar do nariz. Seguimos, ainda não tinha estancado. :fcpalm:

Foi uma escolha estúpida, porque acabei por perder também a descida do dia, um outro single cheio de pedra solta... onde tinha que constantemente parar para cuspir sangue, perdendo a concentração no trilho. :(
Parámos num café e lá reabastecemos... a mente, o estômago e os bidons de água.

Ainda nos faltavam mais de 30km, estes já com uma baixa dificuldade.

Uma ou outra subida maior, um caminho mais inclinado a subir, pouco a descer... e muita pedra á mistura. Seguimos o caminho de Fátima... e numa descida seguia eu com o Honda, quando ele se lembra também ficar com o pneu traseiro rasgado.

Tentei ligar para o "grupo da frente", e depois de várias tentativas, liga-me o Renato a dizer que tinha furado.

2 furos num espaço de tempo curtíssimo.
Depois de lá metermos a câmara de ar, seguimos para apanhar os outros, que estavam á sombra já á nossa espera.

Depois disso ainda tivemos mais uma subida bem puxada, com pouca inclinação mas muito longa...




Por fim, chegámos finalmente ao Santuário de Fátima!
145km depois, 2 dias, e com mais de 9horas de bicicleta.

E o Honda e o Renato ainda voltaram de bicicleta para Santarém, que malucos! :shock:



Fica aqui uma foto da bicicleta, tirada hoje.

phpwzc9rfpm.jpg


Já foi reparado o problema. Usei um elástico normal para segurar o conta-km. Duvido que dure muito tempo, a ver vamos.



Resultado:

A Proflex portou-se muito bem, a par com o empenado do dono.

Registaram-se 3 furos, duas quedas a baixa velocidade para o lado esquerdo(uma delas OTB, e nenhuma minha) e no final o o-ring que segura o meu conta-km partiu-se (só dei por ele em casa).

Foi a volta em que levei mais porrada nas costas, culpa do meu quadro super rijo... uma FS tinha ali ajudado imenso.

Quem sabe, um dia destes, já não me queixe deste problema :mrgreen:

As CrossMax passaram com distinção, foi cacetada atrás de cacetada, nem riscos nem empenos! :D Fenomenal!


É, portanto, uma experiência a repetir!
Talvez, já para o ano, vá fazer os Caminhos de Santiago!
É este o meu tipo de BTT, muito longo, descansado, e a testar os (meus) limites de resistência.

Foi uma experiência fenomenal. Aconselho a todos :D


Quero agradecer ao Professor que organizou esta viagem, e a todos os que fizeram parte do grupo fantástico que seguiu este Fim de Semana para Fátima comigo.
Agradeço também o apoio daqui do Fórum ;)

Um grande OBRIGADO!

Abraço.
Marco Camoes.


PS: Estive uma hora e tal a escrever isto, não tinha visto os últimos comentários portanto...
Mais uma vez, muito obrigado a todos!


GiantFreerider, obrigado pelo esclarecimento! Tenho cá um desses adaptadores... agora deixaste-me confuso... em princípio mantenho-me nos 160mm para trás.

Professor Agirão, obrigado ;)

Faia, amigo, fotos tenho agora no PC, mas não as vou carregar aqui. Há mais pessoas nas fotos, e como deves perceber, não as vou expor sem consentimento.
 
Last edited:

A.M.F

New Member
O teu aquecimento vai ser 1 hora,com alongamentos etc.Vais fazer algumas rectas de 1000 para partir com os primeiros.Eu vou nas minhas calmas,a semana passada desalinhei um pouco o meu chassi,a descarregar uma placa vibrante.A tábua escapou,fiquei com a placa de 80 kg nos braços e para safar os pés enrolei-me nela até que bati com o ripado nela e agora ando com as costelas um pouco doridas.Mas para domingo tudo passa.
Essa prova no ano passado era para fazer,mas fui ao inter-freguesias de Coimbra para Souselas,que não houve nada,que mais tarde essa treta de competição deu fiasco e acabou.A organização era fraca,era uns tipos inventores que a Câmara de Coimbra arranjou para fazer as inter freguesias.É uma pena os atletas andarem à procura da organização.
 

nuno faia

New Member
eh pá,a julgar pelas tuas palavras,deve ter sido excelente!gostava mesmo de ter ido com voces,mas como sabes tinha o convite para monsanto,e a minha suspençao ainda nao veio da garantia!nao deu mesmo,mas para a proxima gostava de vos acompanhar!
essa do sangrar pelo nariz é que está aqui a deixar-me algo preocupado,isso é normal?costuma acontecer-te?
bom rescaldo,pena nao haver mais fotos!
um grande abraço
nuno
 

Kamoes

Active Member
As fotos vou tentar adicionar amanhã, já é bem tarde!

....

Foi um fim de semana lindo, ias adorar!...


____________________________

O sangrar do nariz penso que tenha a ver com a sinosite que tenho.
Já não é a primeira vez que me acontece quando ando de bicicleta, e tem a ver muito com o sol...
Vou assim que possível fazer exames para ver se tá tudo bem, e ver o que posso fazer com isto!


Um aparte, que nada tem a ver, a minha posição agora no fórum até que fica bem:
"O senhor dos Orings" veio mesmo a calhar com esta história do conta-quilómetros :mrgreen:

A Proflex vai levar agora, merecidamente, a revisão na SID e restantes componentes, para estar pronta para dia 10 de Junho ir ás Estafetas, nos Arneiros!

Vai, espero, levar também uma pequena dieta com os discos e mais umas traquitangas... :D

Abraço ;)
 

A.M.F

New Member
Isso de sangrar pelo nariz,a minha filha também sangrava a qualquer momento,até que foi ao médico salvo erro ao otorino,ele fez qualquer coisa que nunca mais voltou a sangrar.
Eu não sou a pessoa mais experiente para te informar,mas aqui no forum existe pessoal mais capaz
 

xbiker

New Member
Boas!
Grande empeno amigo Kamões! :mrgreen:
Quando coloca as fotos para o pessoal ver. :wink:
Quanto ao sangrar do nariz, não te posso ajudar, até porque nem sou muito disso... Posso levar boladas e pancada que nunca sangrei... (será sorte?? :))
 

renatosilva

New Member
Ola, foi realmente um passeio muito bom!!!
Pena esse teu nariz não andar 100%

Quanto ás pancadas das costas qualquer bike que levasses irias sentir o mesmo.

Obrigado pela companhia ;)
abraço
 

Kamoes

Active Member
Boas amigos!


Já fui buscar hoje a Proflex... foi feita a revisão á suspensão e agora está super sensível como eu me habituei! :D

Mas falta trocar a transmissão... e como até gastei menos do que estava á espera... estou a pensar mudar Cassete, Corrente e quero passar então para 2 pratos!

Procuro uns TA Chinook 26-40 novos... Alguém tem?
Alguma loja com preços em conta?
Sabem quanto custam estes 2 pratos em média?
Preciso de os ter até quarta-feira para montar e ajustar para que na Quinta-Feira na prova não possa põr as culpas na bike por causa duma má prestação :mrgreen:


Abraço e obrigado!
Marco Camoes.
 

Kamoes

Active Member
Boas!

Ora como ninguém disse nada dos pratos, fui obrigado a ir indagar eu mesmo! :D

O objectivo eram os pratos Specialites TA 26-40! :D

Fui a uma loja aqui em Torres Vedras: "Epah agora só temos FSA! e só em 28-40"
"Não quero!"
:(

Fui a outra loja em Torres Vedras: "Agora só temos Stronglight!"
"Não posso, são muito caros!"
:(

Como não encontrei nada dentro de Torres, fui ligar para outra loja mais perto de mim!
"Boa tarde, por acaso não têm pratos TA 26-40?"
"Epah deixa ver... tenho tenho..."
"Qual é o preço?"
"....€"
"Fixe, então passo já aí para ir buscá-los!"
:D


Ficam as fotos dos "upgrades":

Pratos TA 26-40
phprbfgz5pm.jpg


:D


Corrente e Cassete Deore + Elo Rápido SRAM
1d60f37ef2.jpg


:)


Fora os cabos e bichas novos que não vale a pena andar aqui a pôr por serem "rascos" demais! :mrgreen:



Quando fui buscar os pratos, perguntei se precisavam mesmo de anilhas e disseram-me que não!
Todo contente vim para casa, e ao montar (acabei de remexer na bike mesmo agora) vi que fazem falta porque o prato fica com folga e não dá mesmo para apertar!

:roll:

Grande galo!

Amanhã lá vou eu procurar 4 anilhas de 2mm para colocar a fazer as vezes do prato maior.


Agora deixo aqui as fotos!
Desviador X9 e Roldanas Full Of "Nhanha"


2c35e47dbf.jpg

:#1:

Já devidamente limpo o desviador e roldanas:
9f50425eb4.jpg

:D

Cassete já montada na roda:
a852da6b9d.jpg


Cassete antiga e pratos velhos:
f3ac21575c.jpg


:tungas:
É impressionante a quantidade de lixo e nhanha que se consegue acumular nuns pratos e numa cassete :shock:

Resumo do dia:
Limpei os Manípulos Sram e troquei-lhes os cabos.
Limpei a pedaleira toda.
Troquei os pratos.
Troquei a cassete.
....
fc1729e884.jpg


E assim passei uma tarde.

Para o fim, deixo a foto da pedaleira com os novos pratos já montados(ainda que só para a foto por falta das anilhas)


:shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
1f797e0da5.jpg

Sinceramente... acho que vai ficar brutal! :mrgreen:


De salientar que esta corrente e cassete fizeram 5500km sem serem mudadas... e só para o fim é que começaram a saltar mudanças e encavalitar na cassete!
:podio:

O desviador X9 nunca levou uma única afinação e sempre a trabalhar bem! :mrgreen:
(Sram é outra loiça :D )


Ponto da situação:
Falta-me ir comprar as anilhas, amanhã monto a pedaleira... Falta-me montar a corrente nova com o elo Sram...
E afinar tudo!

Acho que vão ver o primeiro desviador Shimano SIS a trabalhar com 2 pratos!

:#1:
....(Porque eu quero, não é porque ele deixa de pôr os 3! :mrgreen:)


Abraço amigos!

Até amanhã!
 
Last edited:

agirão

New Member
Grande Marco!

Cá vai uma opinião! Fizeste excelentes escolhas! Tenho uma bike com essas coisas!

Estou sempre atento ao que escreves!

Se eu puder ser útil, apita!

Força, Marco!
 

nuno faia

New Member
eh que ganda maluco!!!amanha tens que me deixar experimentar isso!eheh!só para ver como é!gosto muito da minha avozinha!!!gosto,gosto!!!
agora vamos lá a ver é se tens perninhas para essa transmissao!eu acho que sim,mas....
um grande abraço,amigo
nuno
 

Ivo_Azenha

New Member
Ahah! Aos poucos e poucos vai ficando um canhãzinho!! O.O

Mas Marco, o prato de 40T não roça no quadro? Depois tenta dizer como é passar de um prato de 44T para um de 40T, em termos de andamento.

Uma sugestão, para resolver o problema das anilhas de uma forma "low-cost". Corta os suportes do prato de, por exemplo, 44T e depois com o dremel ou lima das-lhe um jeitinho para não ficarem tão feiotes. Isto se não precisares mais do prato, é claro!

Força nisso!

Quanto a mim isso tinha passado era só a um prato:cool::mrgreen:
 
Last edited:

xbiker

New Member
Boas!
Hehehe, isso está muito fixe!
A Proflex está a andar por bons caminhos. Já agora, quantas gramas perdeste com essa troca??
 

Kamoes

Active Member
Boas amigos!


Fica aqui o relato do final da Saga Pratos TA 26-40!
... E que saga que foi :shock:

Cheguei a casa, todo feliz da vida porque ia montar a bike e ia ficar brutal... ! :D

Dirigi-me então a uma drogaria aqui da zona para comprar as 4 anilhas! ...
O homem lá me deu as anilhas, e segui para casa!


Chega-se á hora de montar... meti as anilhas por dentro da pedaleira... e quando vou a montar o prato pequeno, Não encaixa! :shock:

O prato fica a roçar na anilha e não encaixa! (Conclusão, a anilha era muito grossa...)

..... Depois de pensar em desgastar a contra-porca dos pratos... lá acabámos por ir desgastar as anilhas para as montar do lado exterior do pedaleiro.

Tudo bem... pedaleira montada, desviador... manípulos... Bora lá pôr então os cabos e as bichas!! :D

Cortei o primeiro bocado de bicha, e vou a tentar pôr-lhe um terminal...
Qual é o meu espanto quando aquilo não entra, porque o terminal é tão grosso como a bicha ! :shock:

Acabei por não montar as bichas novas... mas montei os cabos.

Tenho então uns cabos novos montados numas bichas velhas! :kbdcat:

Vou Sexta-Feira á loja onde os comprei para pedir para mos trocarem! :evil:
O mais certo é montar também outros cabos...

Depois chegou a hora de afinar o desviador da frente... foi só perceber-lhe a manha e afinar! :D

Acabei por ficar com o parafuso que afina o curso do desviador(para o lado da talega) completamente solto! :D (Ficou mais leve e tudo :mrgreen:)



Depois foi só afinar o desviador de trás... esse já deu mais trabalho!
Mas está no ponto! :D


Dei aqui uma voltinha de 200m só para ver como funcionam os pratos e como são as relações...
Não achei nada muito mais pesado... portanto espera-se que seja uma boa aposta, e uma aposta ganha! :D

Fica agora a foto da bike de perfil! :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

phpaslcdhpm.jpg


Ficou bem engraçado...

e agora o pormenor da pedaleira com as anilhas mais "rústicas" que já se viu! :mrgreen:

phpytgfztpm.jpg


E dá para ter uma boa vista sobre o primeiro desviador Shimano SIS do MUNDO a trabalhar com 2 pratos! :mrgreen: :lol:


Conclusão:
Comprar anilhas novas, reclamar com a loja por causa dos terminais... montar cabos novos também e PEDALAR MUITO! :D


O guiador vai ser cortado também... daí a bike não estar com extensores!

Abraço amigos! :D


PS: Obrigado professor ! Por agora acho que me desenrasco sozinho, só estou á espera é de dar uma voltas na Corratec! :D

Faia: vamos ver como é que isto corre, acho que vai ficar bom!

xbiker: Sinceramente não deve ter caído muito o peso, algo á volta das 50g talvez (acho que foi maior a perda com a limpeza da bike :mrgreen:)! O que interessa é a funcionalidade...
e acho que nisso fico a ganhar muito já que consigo ter as mesmas relações com menos um prato!

(O princípio dos 2 pratos é mesmo eliminar relações iguais com mudanças diferentes!)
 
Last edited:

tiago ferreira

New Member
A tua bike ficou com aquele aspecto racing só com os 2 pratos. Está muito bonita, só aquele prolongamento do tubo de direcção é que fica mal, mas acho que já vi aqui no teu tópico que está assim para o caso de comprares outro quadro.
 

Kamoes

Active Member
Obrigado Tiago!

Nem mais, o tubo está assim mesmo para me precaver.
Assim quando trocar o quadro, posso manter a suspensão!
O aspecto é verdade que não é o melhor... mas é o mais funcional.
Tenho sempre alguma margem para outro quadro... porque não estou a pensar em manter este quadro para sempre como o principal!
(Quem sabe uma FS da berra... vamos ver :mrgreen:)... Talvez lá para o fim do ano, conforme a vida, vou mudar de profissão e pode ser que consiga fazer o maior Upgrade de sempre "nesta" bike!


Abraço ;)
 

Frei

New Member
Boas Kamoes,

Ora aí está o setup 2x9, e que bem que ficou :)

Esse X9 estava um pouco mau em termos de limpeza, e as roldanas coitadinhas, já pedem por outras...

Depois relata aí a experiência com a nova transmissão, e olha que as amilhas ficaram bem fixes :)

Cumprimentos e muitos e bons kms
 
Top Bottom