Problema RS Recon

Rui'Zao

New Member
Boa Tarde.

Adquiri uma KTM ultra sport de 2011 á três semanas (nova) e estou super satisfeito com ela, apesar de só ter precorrido 370 kms (mais coisa, menos coisa).
Acontece que acho que o funcionamento da minha suspensão no minimo estranho apesar de já me ter dirigido á loja e me terem dito que tudo estava bem e que a pressão era a adquada ao meu peso.

O que noto de estranho é depois de fazer alguns quilometros em terreno plano, se parar e sair da bicicleta a suspensão não volta ao curso inicial, ou seja mantem-se na mesma posição (dá até ideia de não ter força para voltar, até porque só se a puxar com as mãos é que ela volta)
Outra coisa que acho bastante estranha é:
Uma subida bastante acentuada (pode ser com terreno mais ao menos bom, por exemplo uma estrada de paralelos) em que me levante e faça força na dianteira a suspensão baixa toda (fica praticamente sem curso) e até ajuda na subida, mas quando chego a terreno plano ela não volta ao curso normal, dá ideia de que encrava. É preciso parar de novo e puxa-la para cima.

Será este comportamento normal ou terei mesmo algum problema com a suspensão?
 
T

toninhonet

Guest
Boa tarde.
A mim acontece-me o mesmo , tenho uma forqueta ROCK SHOX SID RLT, e nas súbidas fica praticamente sem curso voltando ao normal puxando ou quando estiver parada. Acho que tem a ver como se coloca as pressões ... para regular deve-se fazer reset tirar o ar todo na negativa, e depois tirar todo na positiva , para colocar novamente as pressões adequadas ao peso é primeiro na positiva e depois na negativa ( ao contrário ).
 

Rui'Zao

New Member
eu não queria andar a inventar muito lá, tenho medo de depois ter problemas, mas de facto na loja disseram-me estar tudo bem...
Alguem me pode explicar o processo?
 

Pinflas

Member
Isso de normal não tem nada, nunca vi uma suspensão a ficar quase "colada", nem com as suspensoes de ferro de 5 ou 7 kilos lol. Isso passa-se qualquer coisa... apertem com os vendedores
 

Brohymn

New Member
Tenho uma RS Recon SL 100mm e um colega meu tem outra e confirmo que isso Não é normal.

Tal como o Pinflas diz, nem numa suspensão de ferro.... lol ... nem do continente... lol

Aperta com o vendedor... Diz que vais contactar a KTM a reportar o sucedido ou algo do genero. Se realmente acontece assim como dizes e tudo esta bem regulado a loja é pura e simplesmente incompetente.

Se fosse a ti não saía da loja até me resolverem o problema...

Espero que consigas resolver o problema :D
Cumprimentos
 

tiagofernandex

New Member
Boas. Olha tenho exactamente a mesma bicicleta que tu , comprada praticamente na mesma altura, e mais ou menos com os mesmo kms também! loool

Bem quanto ao problema é estranho, isso nao me acontece na minha. Sabes medir o sag? É que eu nao me guio muito pelas indicaçoes que vêem na suspensao pros varios tipos de peso.

Provavelmente, é a minha bomba de ar da suspensao que mede mal, porque eu metendo a pressao indicada na suspensao pro meu peso, eu sentado em cima da bike o curso vai praticamente a meio! E o normal é ir aprox. a 20% do curso se nao me engano.

Mas às vezes até pode ser isso, teres muito pouco ar pro teu peso, experimenta meter algum a mais e experimentar se faz o mesmo!

Cumps.
 

Marco Nunes

Active Member
Boas. Essa Recon tem camara positiva e negativa (ar)? Se sim, uma coisa que poderá estar a acontercer é a camara negativa (baixo) ter pressão superior á camara positiva e daí ela não recuperar como deveria. Se apenas tem camara positiva (cima), poderá não ter a pressão de ar suficiente (se o vendedor diz que está bem!!!!....................) e parada por vezes pode parecer bem, mas em andamento ....... falhar o desempenho. Também pode ter percas de pressão pela válvula. Costumas inserir constantemente ar na Recon? Se nada disto resultar, acho que deverias insistir com o vendedor e accionar a garantia, pois algo se passa com a suspensão.

Fica bem.
 

edununo

Well-Known Member
As Recon têm câmara positiva e negativa mas apenas têm uma válvula. Logo ao encher ficam ambas a câmaras com a mesma pressão. Não é como nas Rebas e Sids em que dá para colocar diferentes pressões nas câmaras.

An extremely durable spring system. The positive and negative air spring chambers are simultaneously filled to equal air pressures through a single Schrader valve, simplifying suspension setup while retaining the light weight and plush ride quality of Dual Air.

in:

http://www.sram.com/rockshox/technologies/201
 

Mach 4

New Member
Retorno lento = "Tartaruga"

Rui'Zao,


Isso parece demonstrar que tens a tua suspensão muito "presa".
Já viste em que posição tens o "Rebound" (retorno)?
Verifica se está regulado mais para o lado da lebre ou da tartaruga?
Vê lá se não será disso.

Podes também consultar o especialista aqui do fórum, o VT.
 
Last edited:

PedroTenreiro

Active Member
Também acho que o "problema" deve estar no rebound.
Ela sobe devagarinho ou não sobe de todo?

Se sobe devagarinho, pode ser o rebound que está todo definido para uma recuperação mais lenta. Experimenta girar a peça toda para o lado da lebre.
Se não sobe de todo... aí deve ser mais complicado. Isso pode ser sintoma de falta de pressão na câmara positiva.
 

Rui'Zao

New Member
Peço desculpa por não responder mais cedo, mas só agora tive oportunidade de vir ao forum.
Bem, de facto não sei ajustar a pressão e foi por isso mesmo que me dirigi á loja (na altura até pensei que tivesse perdido ar, pois nos primeiros dias não fazia aquilo) e foi de novo ajustada e até se verificou que não tinha perdido nenhuma pressão.
Nesse mesmo dia andei com ela e continuou igual pelo que decidi colocar a questão aqui no forum.
Quanto ao rebound, normalmente tenho-o na tartaruga, mas já exprimentei com ele na lebre e acontece exactamente o mesmo.
Eu tenho 76 quilogramas e nas subidas mais ingremes (apenas quando me levanto) em que coloco maior parte do peso na dianteira, ela "bate" mesmo no limite e depois é mesmo necessario parar para a fazer "voltar".
Em andamento comigo sentado na posição normal ela fica a meio do curso (penso que aqui até não esteja mal) mas quando paro ela sobe um pouco mas não completamente (de outra maneira: em andamento anda a 50%, quando paro fica a 25/30% e o resto não sobe)
 
Last edited:

cogamer

New Member
Olá Rui'Zao,

Também tenho uma Recon. Pelo que li parece-me que não é normal esse comportamento da suspensão. No teu lugar iria de imediato à loja reclamar e pedir substituição ou reparação. A tua suspensão pode ter uma anomalia grave que possa comprometer a tua segurança, não facilites.
 

Marco Nunes

Active Member
Boas.
Também poderá ser algum retentor ou o-ring danificado e estar a deixar passar ar para onde não deveria. O melhor será levares novamente á loja e insistires com o vendedor e accionares a garantia para que se resolva o problema.

Fica bem.
 

Pinflas

Member
E já está a demorar muito a levar á loja, aperta com eles, não deixes que digam que é normal, mostra o problema e eles tem que fazer alguma coisa.
 

H2O's

New Member
Tenho uma suspenção igual à tua com cerca de 2000 km e algum "mau trato" e nunca me fez tal coisa, se está na garantia, não esperes mais...

Abraço e boas pedaladas... Depois de arranjares isso.
 

Rui'Zao

New Member
na altura passei pela loja, mas como precisava da bibicleta ficou combinado passar por lá quando desse, vai para a proxima semana.
 
Top