Problema Pratos TA Chinook 10v

nirvugo

New Member
Boas,

Estou com um problema na transmissão desde que troquei os pratos TA Chinook de 9v por uns de 10v. Neste momento tenho a seguinte configuração:
- Pedaleira SLX tripla de 10v;
- Pratos (28/42) TA Chinook 10v,
- Corrente Sram 1091R,
- K7 Shimano XT 10v 11/34
- Desviador frente XT triplo
- Esticador XT10v
- Shifters SLX 3x10

Antes de trocar para a actual transmissão usava pratos Chinook de 9v pois ainda não existiam os de 10v e a única adaptação que tive de fazer foi colocar uma anilha entre o prato maior (38) e os braços da pedaleira (por dentro) para aproximar o prato do quadro pois sempre que passava do prato maior para o pequeno a corrente ficava no espaço entre os pratos. O único problema que tinha com esta configuração era que para passar no prato pequeno (28) para o maior tinha de meter a corrente no sétimo carreto da K7 senão, ou não passava, ou caía para fora da pedaleira.

Quando troquei a transmissão comprei os novos pratos Chinook para 10v e agora para além de não passar do pequeno pro grande correctamente (fica ali a "moer" e parece que não pega nos dentes e na maior parte das vezes acaba por cair pro eixo da pedaleira, parece que a corrente torce) ainda tenho o problema da corrente cair pro eixo da pedaleira sempre que passo do prato maior (42) para o pequeno (28) quando tenho a corrente entre o carreto da 1ª e o carreto da 4/5ª na K7.

Também reparei que estes pratos não permitem um cruzamento tão grande da corrente no prato pequeno porque estes pratos são mais "grossos" (abaixo dos dentes) do que os de 9v e a corrente roça no prato grande a partir do 7º carreto da K7. Com os pratos de 9v podia andar em prato pequeno e no 10º carreto da K7 sem problemas.

Tenho uma anilha espaçadora do lado direito do quadro entre este e o rolamento do eixo pedaleiro, como mandam os docs da shimano.

Alguém tem experiência com estes pratos que possa partilhar comigo e me possa ajudar a perceber o problema da passagem da corrente entre os pratos?

Obrigado.

Hugo.
 

pquintas

New Member
Boas,
Tive um problema semelhante.
Troquei a pedalaria de 3 para 2 pratos 40X26, não foi possível afinar pois estava sempre a saltar.
Tive que comprar um desviado da frente para 2 pratos. E PRONTO ... resolvido.
O meu set é Shimano XT em tudo com a diferença de ter trocado o desviador de trás de 9 para 10 e o da frente de 3 para 2. Nunca mais tive problemas.
A Shimano tem uma máxima que deve ser seguida por todos os fabricantes:
"Nós não fazemos peças, fazemos conjuntos"
No meu caso foi verdade, as adaptações são sempre más e nunca ficam a funcionar a 100%.
Um abraço e boas pedaladas!!!
 

nirvugo

New Member
Obrigado Pedro, já ponderei comprar um desviador duplo. Hoje estive de volta da bike mais um bocado e lá consegui fazer com que a corrente suba relativamente bem, levantando um pouco o desviador. Agora o principal problema é que se estiver acima da 4ª na cassete e passar para o prato pequeno a corrente cai para o eixo. A única forma que arranjei para evitar isso é "amparar" a descida da corrente com o desviador dando o toque para descer e imediatamente a seguir apertar como se fosse para subir fazendo com que a corrente encontre o caminho para o prato pequeno.

Vou mesmo comprar um desviador duplo!
 

demorider

Active Member
Boas,

Se calhar já tentaste ou talvez ate nem tenha a ver.. mas já tentaste afinar o limitador do desviador de maneira a que só desça mesmo o nesseçario para fazer a corrente descer até ao prato pequeno?
 

Baba

Member
Também me parece que a opção do demorider é a mais correcta, isso com os limites afinados não pode cair para o eixo.
Agora a nível da mudança de pratos em si acredito que fiques mais bem servido com um de 2 pratos do que com o de 3.
Abraço
 

Peixinhus

Active Member
Fiz uma conversão desse tipo numa bike de um amigo e tive esse problema inicialmente.A pedaleira é uma XT 3x10 com desviador frontal SLX puxado por baixo. Portanto passou a 2 pratos com 26/38 e quando baixava de 38 para a de 26 na 1.ª e 2.ª a corrente caia para dentro. Após algumas tentativas na altura do desviador e rectificação dos limitadores a coisa ficou a funcionar bastante bem. O segredo é a altura do desviador.

Abraços
 

nirvugo

New Member
demorider, se apertar mais o parafuso do limite inferior a corrente fica a roçar no desviador sempre que meto 1ª. Vou tentar testar melhor a questão da altura do desviador. Tenho de perder um bocado de tempo com isso e testar várias afinações.
 
Top