Problema Montagem desviador+pedaleira

masterz

New Member
Boa tarde

Montei uma pedaleira 175mm Deore FC-M532 e um deviador Deore FD-M531 num quadro com caixa de 68mm.

usei 2 anilhas do lado dos pratos e 1 do outro lado como diz o maual.

agora quando tento afinar as mudanças não consigo por na mais alta... Mesmo à mão o desviador n vem mais para cima.. fica no limite mecanico.

e a corrente parece que a demasiado cruzada

dá a sensação que a pedaleira está demasiado afastada do quadro e se tirasse uma das anilhas do lado dos pratos aquilo havia de resultar melhor mas ainda não experimentei..

alguem tem uma opinião??
 

klaser

Well-Known Member
Eu também depois que meti essa pedaleira nunca mais meu desviador dianteiro funcionou como dantes.É facto que essa pedaleira tem linha de corrente de 50mm,e o mais provável a anterior,como a minha,tinha a mesma linha a 47,5mm....Parece pouco mas faz diferença.Pra ver isso é medir a distância do prato do meio até a linha paralela imaginária do meio do quadro.
A mim também essa distância a mais fez a corrente ficar mais cruzada.A princípio uma simples afinação no desviador,regulando os limites resolve isso,mas no meu caso meu desviador também parece não ter limites mecânicos para conseguir as melhores afinações....Na minha entra os 3 pratos,a única coisa que não consigo meter de jeito nenhum é a avozinha se a velocidade na cassete não for igual ou inferior a 4ª....Ainda bem que não se usa mesmo a avozinha com velocidades muito além da 4 mesmo,mas por vezes em 5ª mais prato de meio quero reduzir rápido pra avozinha e nada feito.
Por acaso arranjei emprestado um desviador deore LX para ver se resolvo o problema,visto eu ter um que até faz vergonha,um SIS,e eu até penso que com esse vou conseguir uma melhor afinação...
Quanto as anilhas,tens obviamente bem como eu,2 na direita e uma na esquerda para uma caixa de 68mm.Já por mais de uma vez apeteceu-me tirar uma do lado direito,pra não ficar tão pra fora....Ainda nao o fiz,mas as consequencias são pelo menos duas: Vamos ficar com o crank direito 2,5mm mais próximos do quadro que o esquerdo.Aquele "copo" ou guarda pó central foi feito na medida par levar no meio com uma distância de 75,5mm,seja com uma caixa de 68mm mais 3 anilhas de 2,5mm ou uma caixa de 73mm mais uma anilha de 2,5mm.Se tirarmos uma,não sei se o rolamento vai roscar até o fim pois o copo vai fazer força contra devido a diminuição de espaço,aquilo parece ter um sítio justo para ficar.Tirar o copo também dá,mas não deve ser grande ideia por causa da humidade que vai entrar,a não ser nos quadro de carbone onde é tudo fechado.
Se alguém já usou só duas anilhas numa caixa de 68mm que diga como correu,se eu não der jeito com esse desviador novo sou capaz de paritr pra essa tentativa mais radical.
 

MRocha

New Member
Essa particularidade da linha de corrente tambem já tinha reparado. Deixa a corrente um pouco torcida, mas nada de muito grave. Não convem andar a fazer trocas de anilhas, porque andar com os pedais descentrados, para alem de ser esquisito, pode ter consequências a nível de joelhos e costas. Já andei com uma bicla em que a pedaleira estava descentrada e entortei um dos carris do selim, por causa de ir inclinado para o lado.

Eu já montei essa pedaleira e esse desviador e funcionou bem.
Primeiro tentei com um desviador lx de 96 cheio de folgas e não deu :mrgreen: Fui então obrigado a comprar o deore e, depois de o afinar com a altura e com o alinhamento correctos, ficou impecável. Tive que perder um bocado de tempo com as afinações, é claro. 1mm na altura do desviador ou um ligeiro desalinhamento fazem toda a diferença. Os parafusos que regulam as posições extremas do desviador tambem devem estar no ponto. Com os parafusos todos desapertados o desviador consegue por a corrente para fora do prato grande, pelo que, se a corrente não chega ao prato grande, como diz o masterz , é um problema de afinação e não de incompatibilidade.

Com tempo e paciência isso resolve-se
 

klaser

Well-Known Member
Pois,mas não é à toa que há desviadores onde também vem lá mencionado a linha de corrente,há 47,5 mm, 50mm. Os deore que vi são 50mm e é natural que funcionem melhor com a padaleira com linha de corrente igual de 50mm. Vou trocar na segunda-feira e depois digo se resolvi meu problema...
 

masterz

New Member
consegui uma afinação mais ou menos aceitavel :wink: parece que ainda vou poder fazer o meu passeio hoje :!:

mas continuo a ter o problema da corrente demasiado cruzada em algumas mudanças.

- usando o prato maior a frente: os tres maiores de tras não vou usar, fica a fazer uma vibração brutal, está a esforçar muito, corrente cruzada ao maximo (ve-se a corrente quase a quinar quando entra na pedaleira : | )

- usando prato do meio à frente, atras so nao vou usar o 1º prato, nesta situação o cruzamento já não é assim tao grande mas ainda ta a esforçar se o usar esta combinação

- usando o prato mais pequeno a frente esta tudo ok

conclusao em 27 não dá para usar 4.. dentro do possivel não é mau



já agora existe alguma especie de espaçador para por atras? entre a cassete e a roda?
 

klaser

Well-Known Member
Essa combinações que falou que não consegue usar não se devem usar de qualquer maneira,uma bike de 27 velocidades nunca tem as mesmas 27 utilizáveis,ou melhor,até dá pra usar mas não faz sentido.Por exemplo usar a pedaleira grande com o maior carreto atrás não tem lógica nenhuma,o ideal é nunca combinar "grande com grande" e "pequeno com pequeno".
Sobre o espaçador,talvez esteja a perguntar devido a linha de corrente efectiva da bike,que é muito importante.Essa linha efectiva muda de bicicleta pra bicicleta,depende da construção e é difícil de mudar.Consiste na linha,tendo como base o centro do quadro,que a corrente faz quando na pedaleira do meio com a cassete atrás.Por exemplo,o ideal era quando a corrente está na pedaleira do meio ela ficar paralela quando estiver exactamente no meio da cassete atrás...Isso nem sempre acontece,na minha agora nessa situação a linha efectiva se atinge quando a corrente está na 7 velocidade,efeito da pedaleira estar "mais para fora" e a cassete parece estar mais para dentro do que deveria.Por isso talvez tenha pensado em por um espaçador,pra cassete ir mais pra fora e ficar mais alinhada com a pedaleira.
Há bicicletas com linhas efectivas mais perfeitas que outras,não quer dizer que ambas não funcionem,mas quanto mais imperfeita for mais chance temos de ter problemas quando cruzamos a corrente....
 

klaser

Well-Known Member
Realmente o material tem sempre razão,a qualidade vale à pena. Mudei para um desviador Deore LX e todos os problemas de mudanças dianteiras que tinha desapareceram,tá afuncionar 5 estrelas !
 

masterz

New Member
o meu deore tb está a passar tudo na boa.

para a corrente cruzada é que parece que não ha solução
 

klaser

Well-Known Member
Cruzar a corrente sempre vamos cruzar,é assim mesmo,só não se deve abusar do cruzamento utilizando combinações sem sentido e pouco funcionais.Claro que uma bike com uma diferença entre o alinhamento da pedaleira com a cassete (centro de uma e outra) muito grande,mais eventuais problemas poderão ocorrer bem como desgaste mais rápido da transmissão.
 
Top Bottom