Problema com Suspensão Epicon

Athomic

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Boas,

Penso que estou com um problema na minha suspensão, mas venho confirmar convosco se será mesmo ou se é o comportamento normal da mesma!

Tenho uma Sr Suntour Epicon e a suspensão está nos 100mm. No entanto tenho estado a tentar encontrar a melhor regulação de pressão e reparei que, mesmo tirando todo o ar da suspensão, fazendo força para baixo no volante, de modo a comprimir a suspensão, esta não baixa mais do que a marca que se vê na foto em baixo:


Quando meto mais pressão de ar na suspensão, a unica coisa que noto é a diferença na rigidez, o curso mantém-se, nunca faz mais do que meio curso. Como é a primeira suspensão do género que tenho, pensava que se está configurada em 100mm, deveria fazer os 100mm de curso, a pressão do ar serviria apenas para regular a rigidez.

Sabem-me dizer se este comportamento é normal?
 
Não é normal.. Ja fizeste alguma revisão? Provavelmente ta a precisar de uma. Não sei bem como funciona essa suspensão, mas deduzo que que tenha um lado hidraulico, ao qual podera o oleo ter passado vedantes e estar num sitio onde não devia.
 

Athomic

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Sim, foi feita em Abril, mas não sei se na altura o comportamento era o mesmo porque não tinha feito nenhum teste. Hoje vou tentar fazer um novo teste: tirar o ar todo e ver até onde vai o curso e depois vou enchendo para ver se há alteração. Depois posto as fotos aqui.
 

SeteGu

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Tenho uma igual e a minha faz o curso todo... e quando digo todo e mesmo praticamente todo. A anilha, por vezes, chega mesmo até lá acima. Isto para dizer que isso não é nada normal até porque sem ar fica toda em baixo.
 

MiGuEl_82

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Athomic, eu tive uma Epicon que infelizmente me deu vários problemas do género, quase sempre resolvidos da mesma forma: envio para a garantia e troca da recarga de bloqueio e rebound. Se ao retirares todo o ar as bainhas não recolherem por completo então garantia com ela.
 
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Athomic

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Pois, era o que eu suspeitava, também pensava que teria de ser esse o comportamento. O problema é que não há garantia para ninguem, como comprei a bike usada e já fora de garantia resta-me pagar!

Como é a primeira suspensão do género que tenho, quando comprei não me lembrei de fazer o teste, só agora é que comecei a estranhar o comportamento! Mais logo vou fazer novamente o teste de tirar o ar totalmente para ver se se confirma!

Onde recomendam que leva a suspensão para verificarem? Pode ser na zona de Lisboa ou margem sul.
 

Athomic

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Confirma-se! Fiz o teste a a suspensão não está a fazer o curso todo, faz apenas metade.

A imagem em baixo segue a imagem com o máximo de compressão que consegui da suspensão, após retirar o ar todo:


Faltam cerca de 50mm para fazer o curso total!

Na imagem em baixo está a suspensão com 100psi, a anilha marca o máximo de compressão que consegui, que bate certo com a que consigo sem ar nenhum:


Ou seja, estou só a andar com 70mm de compressão! Vou ter de a levar a uma loja para análise! Conseguem-me recomendar uma loja de confiança?
 
Podes mantar para o Daniel Pombo - DPX Racing é na Lousã... Podes até mandar por correio é de confiança ele e faz trabalhos espetaculares... Podes ver aí pela net o que ele consegue fazer ;)
 

nunodias

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Será que essa suspensão não levou uns espaçadores (acho que é assim que se chama) para reduzir o curso da suspensão? Quanto a oficinas, subscrevo o que o andre.f.a.silva disse e também recomendo o Daniel Pombo na Lousã.
 

SeteGu

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Estas suspensões permitem cursos de 80/100/120/140 mm. Mas quando se retiram ou colocam espaçadores a altura da suspensão supostamente varia conforme o curso.

Aliás nesse quadro penso que o normal seja os 100mm e não os 120mm.
 

Athomic

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Pois, também acho isso! Os espaçadores servem para aumentar ou diminuir o curso da suspensão, que corresponderá à parte da bainha visivel exteriormente. Após ser configurado o curso, este fica todo disponivel.

No caso da minha, pelo que parece tenho-a internamente configurada para 120mm, mas há alguma coisa que a está a fazer ter só 70mm de amplitude!
 

FMCurto

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Quase de certeza que foi a cartridge do rebound que berrou, deve sero daquelas fechadas com Azoto, se não é dessas então pode passar por um hidrolock em que o oleo dentro do rebound sai para as jarras, embora acredite mais na primeira hipotese.Substituir deve ficar na casa dos 75€, mas se fores habilidoso e com jeito para mecanica podes tentar converter para banho aberto, envolve fazer 3 furos na cartridge e encher com óleo, não tenho aqui os links pq estou de férias mas posso por na próxima 2a ;)

Mas pesquisa em "Marzocchi convert nitrogen rebound" a cartrige é a mesma.
 
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Baba

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A Epicon não usa espaçadores, tem um "pino" que dependendo do buraco em que estiver colocado permite expandir mais ou menos a mola e dessa forma controlar o curso da suspensão desde os 80 aos 140mm, desse mesmo lado tem a câmara de ar. Do outro lado tem a cartridge de óleo que regula o rebound e o bloqueio da suspensão, isto é feito através de uns furos que permitem mais ou menos passagem de óleo. Para uma diferença de curso tão grande, eu apostaria mais num problema da camara de ar, que pode ir desde um oring ou a massa de vedação adulterada/seca à própria camara danificada. O mais certo é ser algo simples que seja possível de resolver com uma boa limpeza/revisão, mas sem desmanchar não há como ter certezas. De qualquer forma a epicon tem um funcionamento interno relativamente simples e não costuma dar grandes problemas.
 

MiGuEl_82

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Pela experiência que tive com a minha deixo-te um conselho: arranja-a e vende! Tem um óptimo trabalhar, é relativamente leve mas quando começam a dar problemas...
 

SeteGu

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Podes ter tido azar MiGuEl_82 ("ovos podres" há em qualquer produto) mas dito por quem as vendeu no passado (ás centenas) estas são das suspensões mais fiáveis que por aí andam. Para além disso de manutenção simples e barata.

As atuais Epicon, pelo que me foi dito por parte da mesma pessoa que agora também as vende, já não são assim.
 

Athomic

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Como um amigo meu tem uma Rock shox Reba dual air parada há 2anos, vou entregar as duas suspensões ao Daniel Pombo da DPX e depois fico com a que estiver em melhores condições. A outra tento vender.
 

Athomic

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Quanto mais penso no assunto, mais duvidas tenho! Caso estejam ambas a funcionar em pleno, justifica-se dar 50€ para ficar com a Reba (para além da manutenção que terei de pagar) ou acham que me mantinha pela Epicon?
 

SeteGu

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Nunca experimentei a Reba. Apenas a Recon Silver e achei a Epicon melhor.

Mas pelo que já li (e até pela diferença de gama/preço) a Reba funcionará melhor mas também terá uma manutenção mais cara.

Mas como disse nunca experimentei a Reba por isso a minha opinião acerca da mesma vale o que vale...
 

MiGuEl_82

Active Member
Tinha Epicon na 26, tenho Reba na 29 e, tendo noção de q comparar uma suspensão 26 c uma 29 n será propriamente justo, eu diria Reba.
 
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