Problema com pneu(s) UST..ou não!!

castroma

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Viva!

Na passado dia 8 de abril, depois da voltinha matinal com os amigos notei ao rolar em alcatrão ao chegar a casa que o pneu dianteiro tinha uma bolha :shock: e que bolha!! Ao inspeccionar melhor o dito verifiquei que aquela era apenas a maior delas, e que um pouco por todo o pneu haviam pequenos "inchassos".

De referir que o pneu é um Kenda Klimax 1.95 UST, pneu que uso há já bastante tempo e do qual já vou no 3º par sem nunca me ter sucedido tal coisa.

Mesmo assim pensei tratar-de de um defeito do pneu e socorri-me de um Larsen TT que lá tinha por casa para remediar para as voltinhas.

NA 3ª feira seguinte aquando de nova volta acabado de sair de casa e ainda em alcatrão noto de novo aquele ruido de pneu deformado :twisted: :twisted: quando paro vejo que o outro pneu (desta vez o traseiro) estava também ele cheio de inchassos e ainda maiores do que o outro da frente!!!!Parecia um ferrero rocher!! :mrgreen: :mrgreen:

Como se não bastasse o Larsen que puz na frente também já apresentava pequenos "altos"!!!! Carago pensei eu....será que tenho os pneus na puberdade??? :shock: :shock:

Não sei se fará algum sentido, mas leva-me a crer que o problema está no liquido anti-furo que uso há relativamente pouco tempo, o Hutchinson Rep´air!! È que até há pouco tempo usava outro mais conhecido no mercado, o Magik Seal sem nunca ter tido problemas e desde que uso este no espaço de 3 semanas 3 pneus cheios de inchassos???

Será que faz sentido?? Devo pedir uma indemenização á marca por me ter estragado 3 pneus??

Deixo aqui algumas fotos do pneu traseiro antes de o desmontar!

pbpic1277617.jpg

pbpic1277616.jpg

pbpic1277615.jpg

pbpic1277614.jpg



Cumps
Castroma
 

Pax

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Pelo sim pelo não usava Clearasil!

É pá mas que grande cena! Nunca tinha visto nada assim... :shock: :shock: :shock:

Realmente não sei o que possa ter causado isso...
 

L.Ramos

Super Moderador
:twisted:

:shock: :shock: :shock:

As lonas devem ter partido... e pode ser que o próprio Hutchinson Rep´air tenha sido o causador deste estrago. Deve corroer as lonas... :roll:

é mais um caso para...

csi2-thumb.jpg


:wink:
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

para além das rodas (totalmente inofensivas) a única coisa em comum a esses pneus todos parece ser o líquido da hutchinson. É bem capaz de estar a dar cabo dos pneus (da concorrência). Fala com o importador (vouga) sobre possíveis estragos.

Mais uma razão para eu não usar líquido anti-furo.

Jepas
 

jppina

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Creio já ter lido numa revista há muito tempo que a hutchinson não recomendava a utilização de liquido anti-furo a não ser o da marca pois poderia precisamente acontecer esse problema.

Agora parece que o liquido deles também não é compatível com outras marcas... Já tentaste utilizar num pneu Hutchinson a ver o resultado?

Pelo sim pelo não, irei utilizar esse liquido que me foi oferecido na compra duma caixa de 2 pneus Piranha nesses mesmos pneus para não ter problemas!
 

SPZXC

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Boas.....


Bem eu tambem é a primeira vez que vejo algo assim tão estranho, ( acho dificil ser do hutchinson Repair ) mas já agora gostava mesmo de confirmar, pois tenho uma LATA :s dessas no Camelback para reparar furos... :roll:

Se confirmares que defacto é do Liquido, diz qualquer coisa, queria evitar ter bolhas dessas nos pneus..... :lol:
 

lpsferreira

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SPZXC said:
Boas.....


Bem eu tambem é a primeira vez que vejo algo assim tão estranho, ( acho dificil ser do hutchinson Repair ) mas já agora gostava mesmo de confirmar, pois tenho uma LATA :s dessas no Camelback para reparar furos... :roll:

Se confirmares que defacto é do Liquido, diz qualquer coisa, queria evitar ter bolhas dessas nos pneus..... :lol:



O melhor é mesmo deitares esse liquido fora, pois ontem confirmei que realmente é do liquido o problema. Ontem também se passou o mesmo comigo no noturno (a minha primeira) das quintas feiras do BTT de Matosinhos.
Já se tinha passado o mesmo com um outro, mas pensei que fosse do pneu e agora que leio este relato, de facto foi o liquido que usei foi o hutchinson das duas vezes, por isso a única hipótese é ser mesmo do liquido. Depois colocarei fotos do pneu (não sei se ainda guardo fotos do 1º, uma vez que isso já me aconteceu o ano passado.
 

fitty77

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Porra, essa cena é esquisita como o caraças. Não será que, peranteum furo, o liquido vede no exterior, mas no interior não, e deixe passar o ar para a zona entre camadas, provocando essas bolhas? A quem acontece isso é que pode verificar se assim é ou não. Basta carregar na zona do "inchço" e ver se a borracha é fina (em principio será). Quer dizer que o ar passou de dentro do pneu para uma zona entre camadas, através de um furo. Mas que isso é lixado, lá isso é. É um pneu que vai para o lixo.... Digo eu
 

lpsferreira

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Cada vez mais me convenço que os pneus e os liquidos anti-furo não são grandes amigos!

No meu caso já são dois Maxxis Ignitor e um Kenda Nevegal (marca esta que rejeita completamente o uso de qualquer produtos nos seu pneus) que se encheram de bolhas e ficaram inutilizados.
De salientar que aconteceu com o liquido da Hutchinson e com o SLime (inicialmente pensei que fosse unica e exclisivamente problema do 1º liquido porque todos os relatos de pessoas com o mesmo problema coincidiam com o mesmo liquido utilizado).

Da última vez aconteceu com Slime e com o Kenda, conversas e mais conversas com donos de lojas, com mecânicos, com pessoal com os mesmos tipos de problemas e chego (outras opiniões existirão) à conclusão de que o problema será o uso do liquido nos pneus, pois era o único ponto em comum em todos eles, as marcas de liquidos variam.

Penso que com o passar do tempo e nuns masi rápido que noutros e dependendo do tipo de uso/terreno por onde se anda, à medida que os furos aparecem e principalmente quando existem alguns bem grandes, parece que as telas (supostamente por acção do liquido) começam a descolar entre si. De referir que não conheço caso algum em que o pneu rebentasse, apenas existiam bolhas enormes e em elevado número. A mim cada vez que me aconteceu isto nunca consegui remendar o pneu (se deitasse o pneu por cada furo maior que o liquido não tapa, estava desgraçado).

Convém referir que isto me aconteceu em muitos kms e que não deixarei de utilizar o liquido, apenas mudarei de marca.
Com pneus Specialized (não estou a fazer publicidade à marca, porque embora reconheça produtos excelentes nesta marca, detesto-a, não quer dizer que não utilize o que de bom têm) e Schwalbe não conheço nenhum caso.
 

ICC

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Esta é uma situação que nos deixa a pensar um pouco, os pneus UST não são nada baratos, os liquidos igualmente caros e depois estamos sujeitos a rebentar longe de casa...
 

redfixe

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Viva:
tive o mesmo problema com uns hutchinson phyton, com dr. nao sei das quantas,é um liquido cor de llaranja.
agora estou a utilizar o da Specialized
 

Ratolas

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Tenho umas Mavic Crossmax SL iguais ás do Castroma, vai para 2 anos e meio, uso Panaracer Fire Xc Pro á frente e Maxxis Larsen TT atrás, quase sempre com Magic Seal,por vezes com Slime e nunca tive nenhum problema destes.
O único problema é que ao fim de algum tempo o liquido vai tapando uns furos e acaba-se ou seca e quando se tem um furo maior já não veda. Quando desmonto o pneu tenho a trabalheira de tirar meia dúzia de picos e limpar aquela nhanha toda!
Tenho pneus remendados com tacos para tubeless e outros com os remendos Hutchinson para tubeless, até agora tudo ok, se surgir algum problema relatarei.
 

ICC

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Eu ontem fui ver (sim, só ver, ainda não posso pedalar) como estavam os meus tubeless, o Maxxis Ranchero com Slime, está impéc, assim como o Maxxis Larsen com Sincamaras! Espero que assim continuem!!
 

ZeTT

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A mim aconteceu-me o mesmo com 2 specialized fast trak tubeless, o primeiro foi o de trás, surgiram várias bolhas de pequenas dimensões, mesmo no centro do pneu e a specialized deu-me um pneu novo. Recentemente foi o pneu da frente com uma bolha de maiores dimensões e estou à espera da decisão sobre outro eventual defeito de fabrico. Em ambos os casos utilizava o slime. Em ambos os casos o interior do pneu não apresentava sinais aparentes de deterioração.

O que me parece estranho no meu caso é as bolhas aparecerem só debaixo dos tacos centrais, a serem causados por ar que passa pelos furos, deveriam ter aparecido em todo o piso do pneu, aleatoriamente.

Actualmente tenho larsenTT tubeless atrás, com Dr Sludge, o tal cor de laranja, e novamente specialized fast trak à frente com Joe´s no flats, que deve ser primo do Stan's no tubes. Depois relatarei eventuais problemas com estes.

Um amigo meu também teve o mesmo problema com 2 pneus Hutchison, estes praticamente novos e também usava slime.
 

Navid Imani

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Ha aqui várias questões que merecem uma reflexão mais profunda, mas ao ler as várias respostas, achei graça a um dos comentários (incrivelmente ciêntifico ;-)), que dizia "isso é a prova que UST e liquidos antifuro não combinam!" :) Então passado uma decada de sucesso com algumas marcas em que fica mais do que provado que a combinação UST e liquido autovedante é de longe a melhor solução, e com dezenas de milhares de garrafas vendidas pelo mundo inteiro (só eu já perdi a conta dos vários milhares de garrafas de MagikSeal vendidas cá em Portugal e clientes fidelizados desde 1999), aparecem comentários desses ???

1º - Nem todos os fabricantes de pneus tem os mesmos cuidados no fabrico de pneus de BTT (o mundo do BTT não tem o controlo de qualidade tão apertado como o mundo automóvel), e mesmo assim aparecem pneus no mundo automóvel e tambem nas motas com defeitos de fabrico. Quem se lembra da bronca que há uns anos atrás uns pneus duma marca de prestigio causaram em pneus para jipe, em que os jipes da Ford capotavam e morreram não sei quantas pessoas carbonizadas dentro dos jipes nos EUA ? (foi um processo que demorou anos para chegar a uma conclusão e descobrir se o culpado era a Ford ou o fabricante de pneus e finalmente viram que os pneus em causa estavam a ser fabricados no Mexico por uns operários que não estavam a seguir as normas correctas ! ).

Há pneus de algumas marcas cuja junção tela/borracha é cada vez mais frágil para poupar no peso. Então por vezes, nesses pneus, quando ocorre um furo, o autovedante se introduz e acumula entre a tela e o borracha criando bolhas. Será culpa do Autovedante ou da qualidade de fabrico do pneu ? Também já vi pneus UST sem qualquer liquido antifuro lá dentro em que o mesmo acontece (ou seja a tela se separou da borracha).

2º - Nem todos os liquidos antifuros são iguais. Comecei a importação do MagikSeal em 1999 mas demorei mais de um ano na selecção da marca que iria importar, porque a exclusividade de qualquer uma delas iria implicar um investimento de vários milhares de contos (sim na altura ainda era contos e não Euros ;-)), e hoje em dia dou graças a Deus ter estudado Eng. De Materiais visto que me ajudou muito na escolha. Em 1998 pedi os resultados de analises laboratóriais que comprovassem que os liquidos em questão não reagiam quimicamente com a borracha (levando a possível degradação), alumínio, aço e outros componentes. De entre 39 marcas contactadas na altura, só 3 é que enviaram os dados pedidos. Na altura escolhi o MagikSeal porque era a unica que utilizava propileno glicol não tóxico como veículo de transporte das fibras, enquanto que as outras duas marcas ainda utilizavam Etileno glicol tóxico. Outro motivo que avançei com essa escolha na altura foi que era a marca que melhor vendia para o segmento militar, policial , autocarros escolares, sector publico, e para mim qualquer produto que tinha tantas provas dadas nesses sectores tão exigentes, tinha que ser bom no btt tambem. Hoje em dia aparecem marcas de produtos autovedantes como cogumelos (muitos a base de latex) no sector do btt, mas quantos deles terão aprovação no sector automóvel que é MUITO mais exigente e que tem um controlo de qualidade muito apertado ?

Moral: Tanto pode ser defeito de fabrico ou fraca ligação tela/borracha dos pneus mencionados como pode haver algumas marcas de autovedantes, com menos controlo de qualidade e certificações, a inundar o mercado, mas ficar com a ideia que todos os produtos autovedantes são iguais é o mesmo que dizer que todas as bicicletas ou todos os pneus são iguais. Ao mesmo tempo por a parte problemas de fabrico dum pneu e deitar a culpa num autovedante qualquer parece ser uma solução ou escape bem mais simples do que apertar com um fabricante de pneus (normalmente multinacionais com muita força comercial e bons advogados ;-)).

Eu pessoalmente recuso andar com câmara de ar, e de certeza que pouca gente experimentou mais combinações malucas do que eu ao longo de quase uma decada ! ;-) Para mim Tubeless com autovedante "Rules" mas não meto lá para dentro tudo que aparece por ai (ok ok ...eu só meto MagikSeal porque sou tambem o importador mas acho que percebem o que estou a tentar dizer :)). Tambem acabei por me fidelizar a certas marcas de pneus. Percebo que o ser humano esteja sempre a procura de algo novo e melhor, mas quando descobro um pneu que realmente me agrada, não passo a vida a mudar de marca (na volta é sinal de estar a ficar velho ! LOL ;-)).

Abraços e boas pedaladas,
Navid "Fura-Kung-Fu"
 

marau

New Member
boas malta do pedal. tou com um problemazinho nos meus penus.
eu gostaria de montar penus de kevlar em rodas tubless, mas gostaria de saber se dá para fazer isso.
vou usar liquido no flats.

agradecia que me deçem uma ajudinha
obrigado
cumps. lisandro sousa
 
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